Os Melhores Clipes Independentes | Setembro | 2020

 Os Melhores Clipes Independentes | Setembro | 2020

Confira os melhores clipes independentes lançados em Setembro | 2020 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2020

As listas de melhores clipes independentes 2020 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo quarto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da Play TV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui)

Listas de Melhores Clipes Independentes

⦿ Janeiro
⦿ Fevereiro
⦿ Março
⦿ Abril
⦿ Maio
⦿ Junho
⦿ Julho
⦿ Agosto

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes lançados em Setembro | 2020

Neste mês de Outubro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube –  e Spotify – com os 106 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Setembro

Em Setembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 106 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 3,53 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 106 artistas de 15 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE SETEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Mulamba & Ekena “Carne de Rã”



Há um ano era lançado o EP colaborativo Ventre Laico Mente Livre no qual mergulhou no debate os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em cinco faixas interpretadas por artistas diferentes. Entre elas o encontro entre a banda paranaense Mulamba e a paulista Ekena. No dia 28 de setembro, Dia de Luta Pela Discriminalização do Aborto, elas lançaram o videoclipe para a faixa presente no projeto, “Carne de Rã“. O registro foi dirigido por Helena Freitas.

“Eu nunca abortei, mas já ajudei em vários processos de aborto, isso dentro da minha arrogância, me trouxe a permissão de cantar sobre o aborto”, conta a vocalista Cacau Sá.

“Eu sabia o quanto o meu apoio era importante pra elas e sem questionar ajudava. Ajudarei sempre a acabar com algo que não queiram. Nunca, em nenhum momento, me senti culpada de alguma forma. O abraço do depois cheio de novas possibilidades me blindava de qualquer peso social”, completa a integrante do sexteto Mulamba que também conta em sua formação com Amanda Pacífico (voz), Caro Pisco (bateria), Érica Silva (baixo, guitarra e violão), Fer Koppe (violoncelo) e Naíra Debértolis (guitarra, baixo e violão) 

Confira Entrevista Exclusiva com a Mulamba

A sensibilidade para tratar de um assunto tão delicado, inclusive, é marcante no vídeo que conta com as interpretações de Lourdes Miranda, Lia Petrelli e Terená Kanouté.

“A arte é uma forma de sensibilizar as pessoas pra temas que estão presentes no nosso cotidiano, mas que a hipocrisia coletiva faz a gente fingir não ver”, conta Terená. 

“A narrativa semiótica do clipe “Carne de Rã” é sobre isso: a culpa e a invisibilidade sofrida pela mulher, controlada pelas mãos sufocantes do patriarcado”, disserta a diretora do vídeo, Helena Freitas

As luzes, as interpretações, a semiótica os movimentos e os gestos tratam de passar a mensagem de uma forma clara, sensível e intensa. A fotografia, e o contraste das imagens, reflete sobre todos sentimentos envolvidos. Questionador por natureza, o vídeo apoia a luta pelo direito de ter controle sobre o próprio corpo. A discussão é mais do que válida em um momento onde o país tem passado por conflitos em relação ao tema a nível nacional – e com grande mobilização.

2) L_cio “ALGO_1”



Repleto de metáforas, com uma excelente fotografia, uso da luz e edição quem aparece na segunda posição é o videoclipe para “ALGO_1”, do L_cio (Laercio Shwantes). O diretor Diego Martins aproveitou da imersão da música eletrônica e da oportunidade de gravar no Copan para criar uma história que amarrasse muitos simbolismos em uma trama marcada pelo suspense.

O vídeo conta com a atuação do ator Jesuíta Barbosa e produção da LADYBIRD. A ideia surgiu de um projeto fotográfico realizado pelo diretor no próprio apartamento, no início da quarentena.

“De repente, me vi isolado numa caixa modernista sinuosa, com outros 5 mil moradores desconhecidos”, recorda. Dentre tantas possibilidades de reflexões que o momento proporcionou, a mais impactante foi a de reconexão interior. “A música eletrônica traz essa vibe de criação que me conecta à minha essência e por isso foi natural transformar o projeto num clipe.”, conta Diego

Sobre a trama ele ainda comenta: “Até que, enfim, a angústia do personagem cede lugar para a redescoberta do prazer de olhar para si mesmo”, revela Martins. 

3) Gilsons, Mariana Volker “Devagarinho”



Uma ótima parceria também ganhou um clipe a altura. A Gilsons, banda do trio formado por familiares do grande Gilberto Gil, recentemente lançou a parceria com a cantora Mariana Volker, a faixa “Devagarinho”. A produção conta com direção e roteiro de Pedro Alvarenga, direção de fotografia de Bernardo Negri e até mesmo narração da atriz Fernanda Montenegro.

No elenco temos Natasha Jascalevich (@natashajascalevich) e Vyctórya Devin (@bruxacosmica) que encantam pela arte da dança que transmite toda a leveza da letra da canção bastante solar e apaixonada. Tudo isso através de uma coreografia e um ótimo uso da luz e sombras.

4) Sergiopí “Quem É Você no Meu Tempo?”



Preste a lançar seu segundo disco solo Sergiopí, do selo LAB 344, apresenta a faixa “Quem é você no meu tempo?” através de um delicado videoclipe produzido pela Moa Filmes e tem direção de Henrique Alqualo.

Com inspirações no universo de David Lynch, o clipe tem como personagem central a atriz Milena Pessoa. Os sonhos, o universo do imaginário, as luzes, o contraste do azul e o vermelho, ajudam a prender a narrativa que vai mostrando seus elementos e simbolismos aos poucos e desta forma criando uma narrativa densa e atemporal.

Sobre o que podemos esperar sobre o álbum o músico conta.

“Tem alegria e caos no processo criativo desse disco. Tem dream pop, ambient, trip hop, mas com sotaque brasileiro. É um trabalho mais de coletivo, mas na calada da noite sou eu sozinho com meus ‘Eus’ e fantasmas”, revela Sergiopí.

5) As Baías, Rincon Sapiência “Respire”



Com direção de Rafael Carvalho, roteiro de Studio Curva e direção de arte assinada por Rui Mendes, Igor Peticov e Diogo Pinheiro Pinaffi, o videoclipe d’As Baías em parceria com Rincon Sapiência também aparece entre os nossos destaques do mês.

O single que fala sobre a importância de respirar e amar, também passa a mensagem sobre superar situações adversas mas sem deixar de viver tudo intensamente. Um manifesto musicado sobre lutar por nossas verdades como contam As Baías. A fotografia, figurino e simplicidade da narrativa é o grande destaque.

“É um clipe sensorial, leve onde a música se encaixa com as imagens naturalmente. Além desses elementos, a ideia também era trazer um link com o clipe de ‘Coragem’. Portanto, temos elementos semelhantes, como o espelho e uma intenção de rosa no final, que já faz uma passagem para o próximo clipe”, comenta Rafael.

Ele reforça os cuidados de segurança e higiene nas gravações: “Fomos com uma equipe bem reduzida e respeitamos todas as normas de segurança, por conta da pandemia”.

6) Flavia K “O Mundo se Moveu”



É bem verdade que não são produzidas tantas animações mas nesses tempos onde temos vivido é uma ótima solução. Foi a solução para o clipe de “O Mundo se Moveu” da paulista Flavia K. Assinado pelo ilustrador e designer Reginaldo Ferreira, do Forky Studio (SP), o vídeo junta o literal a colagens, fantasia, efeitos especiais e muitas cores.

“Faz tempo que eu queria lançar um clipe em animação e ainda não tinha dado certo. Eu estava procurando alguém para fazer um lyric vídeo para essa música quando conheci o trabalho do Reginaldo e achei que as ideias dele ficariam mais legais para fazer um clipe todo, não apenas ilustrar a letra, então ele ficou livre para compor e imaginar as cenas, usar o estilo de colagens que ele tem para inventar o que ele via que combinava com o som”, conta Flavia K. 

7) Dingo Bells “Antes de Dormir”



A animação também foi a solução encontrada pelos gaúchos da Dingo Bells que lançaram um EP acústico na última semana. O vídeo de “Antes de Dormir” teve direção, desenhos e animação realizados por Eduardo Stein Dechtiar que ajudam a construir a narrativa no imaginário dos fãs.

8) Midnight Mocca “Far From Everyone”



Produzido pelos artistas Kessy Almeida e Matheus Fleming o vídeo para “Far From Everyone”, do Midnight Mocca, de Belo Horizonte (MG), foi feito na base de colagens para acompanhar a letra que fala sobre a solitude. Para quem gosta da arte das colagens e animações: é um prato cheio.

9) Catavento “Quebra Alma”



A Catavento, de Caxias do Sul (RS), lançou oficialmente o primeiro single após o álbum Ansiedade na Cidade (2018). Com direito a paisagens naturais do interior da serra gaúcha e direção de Eduardo Panozzo, ex-membro da banda, a leveza e a liberdade acabam reverberando ao longo da produção audiovisual.

“Essa música é dedicada ao amor próprio. Ninguém pode ser você e é aí que mora o seu poder. Se reconstrua sempre que precisar, ache novas formas de sentir, de se expressar. Seja estranho, seja você. Tá aí. Quebra Alma, porque nada quebra a alma.”, explica Léo Sandi, que assina a composição, voz principal e guitarra base da canção.

O clipe mostra a jornada de uma pessoa que está indo a um encontro que sempre foi – e sempre será – consigo mesmo. Sabendo disso, não resta nada a não ser contemplar o caminho.”, completa Léo

10) WRY “Morreu a Esperança”



Prestes a lançar seu novo álbum via OAR, o WRY apresentou em Setembro o videoclipe para “Morreu a Esperança“. Crítica ao retrocesso político e a insanidade dos nossos tempos a banda de Sorocaba (SP) escolheu como cenário “Um lugar que foi abandonado, histórias que foram interrompidas, uma escola de ciências enterrada pela ignorância.”.

Dirigido pelo vocalista e guitarrista Mario Bross, o vídeo é um protesto pelo descaso que acontece não só no interior de São Paulo mas como no país todo com a educação e a cultura. O personagem palhaço é quase auto explicativo mas os simbolismos, metáforas e reflexos disso tudo acabam transparecendo em sua narrativa.

OUTROS MELHORES CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 10 eleitos como melhores do mês de Setembro | 2020 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Luiza Lian “Geladeira” (São Paulo / SP), Heavy Baile “Noturno 150” (Rio de Janeiro  / RJ), Luedji Luna “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água” (Salvador / BA), Siso, Julia Branco “A Onda” (MG), Lorena Nunes “Calma” (Fortaleza / CE), Pedro Mann “Faz Tempo” (RJ), Carpechill feat. Dadds “Libertar” (SP), Guaxe “Desafio do Guache”, Viratempo feat. SARTØR “Smoke” (São Paulo / SP), Liège “Querência” (Belém / PA), Celeste “Manto” (Porto Alegre / RS).

Rodrigo Novo “Cego” (Vitória / ES), Disaster Cities “Automatic”, AÍLA ft. Luísa Nascim “Amor e Sacanagem” (Belém / PA), Nobat feat. Giovani Cidreira “Cárcere” (MG), Leo Fressato “Vênus com Jasmim” (Curitiba / PR), Anná “Colagem” (Mococa / SP), Mulungu “Deus Tempo” (Recife / PE), The Baggios “Hendrixiano” (SE).

Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020 | Parte 2

ABCYÇWOK “Sweet Moog Of Mine” (SP/MG), Sepultura “Guardians Of Earth” (Belo Horizonte / MG), Marisa Brito “Todos Que Eu Amo” (Belém / PA), Xaxim “Aruanda”, Miguel EV “Não Dá” (Igrejinha / RS), Elisa Maia “Sol de Setembro” (Manaus / AM), Abby Cole, The Outs e Slowaves “A Lone Song”.
Jonathan Tadeu “Sentir Ódio Cansa” (Belo Horizonte / MG), ana paia “admitir” (Sorocaba / SP), Teto Raso “Ponto de Vista” (Porto Alegre / RS), BK’ “Do Nectar Freestyle” (RJ), Mitomano “Zeigeist Diarrhea” (SP), Rohmanelli “Não me ligue mais” (Florianópolis / SC – IT).

Parte 3: Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020

43 “Revolução Mental” (PR), O Cientista Perdido “Não Cabe em Você (Part. Lucas Edu)” (Brasília / DF), ASA “Nova Inteligência” (SP/BA), Bixarte MC feat Luana Flores “Assiste Meu Sucesso (Remix)” (PB), Aya “A Verdade” (SP), Wan Lo “Passo Raiva”.

Sandro feat Sebastianismos “Sudamerica” (Porto Alegre / RS), Julico “Eu São/Curtis Says” (SE), ABRONCA “Fiz pra você” feat. Rod 3030 (Rio de Janeiro / RJ), OHomemSó “Avivar” (SP).

Os Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020 | Parte 4

nana “Independência ou Morte” (Salvador / BA), Cardamomo “Bertha” (Porto Alegre / RS), Bumbo Caixa “Ser Estar” (São Paulo / SP), Alambradas “Palco do Meu Quarto” (SP), Froid, Yung Buda, Chris “DIOR”. Cigarras “Paranóia de Fumo” (Curitiba / PR), Fugere “Storm Song” (MG), Siamese, Ardlez “Phyno” (Curitiba / PR), Cris Corrêa “Comedido Serenar” (Porto Alegre / RS), Combover “Fake Satisfaction” (São Paulo / SP), Alfamor “Sábado Sangue” (Porto Alegre / RS).

Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020 | Parte 5

DuSouto feat. Mc Priguissa “Mexilena” (Natal / RN), Amsterdan “Gafanhotos” (Rio de Janeiro / RJ), Flora Matos “I Love You” (Brasília / DF), Ga Setubal e Luiza Lian “Volúpia Pura” (SP), Orquidália “Roda-Gira” (Florianópolis / SC), Fish Ventura “Samsara” (Florianópolis / SC).

Afroito “Obará” (Recife / PE), Xavier_Feat. Allen Alencar “Temporal” (Fortaleza / CE), O Limce “Eu Resisti” (RJ), Tamarindus “Tamarineira” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020 | Parte 6

Justu “As Favas” (Ribeirão Preto / SP), Chelo Lion and His Yellow Fingers “Medicinal Plant” (Uberlândia / MG), Exclusive Os Cabides “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas” (SC), Loyal Gun “Going Nowhere” (SP), Fiusa “Barco a Vela” (part. Caio Weber) (Itaquaquecetuba / SP), RAW “I’m Tired”,

Kill Moves “Timeless Visions” (Belo Horizonte / MG), Guardiano “Presente”, Putz “Fantasma-Solidão” (São Paulo / SP), The Midas Reverse “My Fade Away” (Porto Alegre / RS), Gabriel Feijão “Pistas” (Rio de Janeiro / RJ), Lara Thomaz “Paciência” (SP), Gabrre “De noite eh dia de sair” (RS), Lucas Bernoldi “Muito Demais” (Taubaté / SP), Késia Estácio “Clima de Prazer” (RS).

Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020 | Parte 7

Camargo “eu que lute” (Sorocaba / SP), MASM “Solo”, Matheus Engenheiro “Chega Devagar”, Claudio Lyra “Não Tem Mais Créditos” (Rio de Janeiro / RJ), Edi Rock “Só Deus” (SP), Remobília feat. Mateo Piracés-Ugarte “Sol no Rosto”, Tai Veroto “Capitão” (Santos / SP), Arthus Fochi “Cinema Nacional” (RS), Jequitibás “Metamorfose” (Guaxupé / MG), Trapézio “Nigh” (São Paulo / SP), Dormente “E Se Eu Falhar” (Sorocaba / SP), Yannick Hara “Eu Quero Mais Vida, Pai” feat. Sara Não Tem Nome (São Paulo / SP).

Os Melhores Clipes Independentes Setembro | 2020 | Parte 8

Jagunço “Saber Demais” (RS), Guevara Songs “Febre”, Lua e Coruja BC1 “Pensei” (SP), Jag “Bali” (Prod. $prite & Marck) (Fortaleza / CE), Heitor Vallim “Chasing The Sun” (Santos / SP), Antínoo “O Som do Amor”,

Melhores Clipes Independentes Setembro 2020


PLAYLIST NO YOUTUBE (Setembro | 2020)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 106 videoclipes coletados durante o mês de Setembro | 2020. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Setembro (2020). Dos 106 vídeos do post, 103 possuem as faixas no Spotify.

Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma. Já outros singles por conta do artista (ou banda) não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify<-



Qual dos melhores clipes independentes você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes em Setembro | 2020 você mais gostou!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!!