No dia 01/03/2018 em comunicado divulgado a imprensa anunciamos a parceria com um título que resume muita coisa: “Udigrudi e Hits Perdidos unem forças para incentivar cena independente”.

“O canal PlayTV irá anunciar no dia 4 de Março a parceria do programa Udigrudi, que exibe videoclipes de bandas independentes, com o site Hits Perdidos. A ideia principal é ambos compartilharem conteúdos entre si, sendo assim, promovendo cada vez mais o cenário da música independente.

Percebemos ao longo de 2017 que tanto Udigrudi quanto Hits Perdidos têm um carinho especial pelos clipes de artistas independentes brasileiros, depois de uma live sobre como fazer clipes, para a qual convidamos o curador do Hits, Rafael Lopes, conta o gerente de programação e produção da PlayTV, Rodrigo Lariú.

A História do Udigrudi e a Parceria com o Hits Perdidos

Desde 2012, semanalmente, a produção do Udigrudi peneira clipes de artistas e bandas independentes e os exibe no programa, que conta com uma hora de duração. O Hits Perdidos, por sua vez, desde 2016, servindo inclusive de fonte para o programa da PlayTV.

Agora juntos, Udigrudi e Hits Perdidos vão compartilhar o conteúdo um do outro com as suas audiências. Toda semana, a partir de 4 de março, o site irá sugerir para a audiência do programa seus clipes favoritos que serão exibidos no programa. Por outro lado, o site divulgará o programa do canal por assinatura.

Aos poucos queremos ampliar a parceria, tentando ser o mais completo possível na divulgação e promoção dos bons videoclipes independentes nacionais. Para fazer isso, vamos publicar nas redes sociais um do outro, dicas de como produzir e divulgar seu clipe, sempre valorizando as boas produções, separando o joio do trigo”, antecipa Lariú.

Hoje o Hits Perdidos vai publicar matéria com dicas para artistas enviarem seus videoclipes para todas as TVs. “Apesar da parceria envolver apenas a PlayTV, achamos importante mostrar aos músicos todos os canais de TV que abrem espaço para videoclipes independentes atualmente”, esclarece Rafael, editor do Hits Perdidos.

“Desde 2012, são quase 2500 clipes independentes exibidos na PlayTV via Udigrudi. Somos com certeza o programa de TV que mais abre espaço para novos artistas no Brasil”, conclui Lariú.



A Resistência do Videoclipe na TV

Dito e feito publicamos a matéria em março de 2018 com entrevista com Rodrigo Lariú, diretor do programa e idealizador do selo independente midsummer madness que desde o fim da década de 80 resiste no front de amplificar a música independente.

A abertura deste canal e guia foi extremamente útil para instruir artistas independentes com diversas dúvidas de como realizar os trâmites burocráticos de como exibir seu videoclipe na TV.

Até por isso resolvemos criar um Passo A Passo com todo o procedimento da ANCINE para que facilitasse não só com que o videoclipe entrasse na programação da PlayTV mas a todos espaços da grade das emissoras que ainda fortalecem o formato em sua programação.

Confira nosso Passo a Passo para
exibir seu Clipe na TV

Desde sua primeira exibição na MTV americana o videoclipe como conhecemos mudou muito. Tanto na tecnologia e profissionalização, como no formato. Hoje em dia eles já são pensados para a Web, algumas produções são milionárias e muitos não pensam mais em lançar um novo single sem ter um clipe como suporte.

Apesar disso nas TVs o espaço é cada vez menor.

A História do Hits Perdidos no Udigrudi…

O primeiro encontro antes de imaginarmos uma parceria aconteceu nos estúdios da PlayTV, na Vila Olímpia, em São Paulo. Mais precisamente no dia 30/08/2017 quando fui convidado para um programa com a seguinte provocação: Videoclipes: Como Fazer? Um papo sobre a Produção de Videoclipe Nacional.

No programa também tivemos a participação do Biel Basile (Baterista d’O Terno) e do casal que compõe o Couple Of Things, Diana Boccara e Leo Longo. Um papo leve e até mesmo divertido em uma tarde onde pudemos falar mais sobre a arte do clipe.



Eu não poderia imaginar que após aquele bate-papo faríamos a parceria mas ela acabou se desenhando a convite do Lariú. Foram quase dois anos e meio de programa desde então. Onde foi um aprendizado constante em entender o que funcionava, quais as possibilidades e até mesmo como reinventar o Udigrudi.

Criamos os selinhos de “Favorito do Hits Perdidos” e “Gostamos Muito” da PlayTV, iniciamos as Premieres (antes na TV do que na Internet), abrimos o espaço para diretores e artistas produzirem vídeos para comentarem mais sobre as suas criações. E acredite até o último programa estávamos empolgados na criação de mais novidades.

Confira o Clipe da Oxy sendo eleito como um dos Melhores do Ano pela audiência em 2018

O Fim da PlayTV

No dia 15/05/2020 a PlayTV deixou de ser exibida na televisão a cabo. O espaço foi vendido para a TV WA onde ainda foram exibidos alguns episódios inéditos e reprises do Udigrudi.


Udigrudi PlayTV Comunicado


Nesta segunda-feira (24/08) anunciamos o fim da trajetória do Udigrudi. Foram quase 10 anos de programa, muitas alegrias e parcerias. Saber de histórias de artistas, bandas, equipes, fãs e amigos que se juntavam nas casas e bares para assistir a primeira exibição do seu clipe na TV é emocionante.

Nada como a sensação de alegria compartilhada e de levar música independente para a Televisão. Por isso a vírgula. Acredito que esta história não acabou por aqui.

Caso você tenha alguma sugestão sobre como o programa pode continuar e que seja possível o aniversário dos 10 anos ganhar uma nova forma de ser lembrado, entre contato conosco, deixe um comentário aqui ou no post oficial do Udigrudi no Facebook.

Mas por enquanto é o fim.

Eu só posso agradecer a oportunidade, confiança, parceria, e amizade construída ao longo dos últimos anos com o Lariú.

Seu trabalho se estende não apenas ao programa, e ao midsummer madness, mas a sua incansável luta pela música independente. Sempre acreditando em sonhos de pessoas como você que está lendo este texto agora. 30 anos de muita luta que merecem muito respeito e todos os cumprimentos. Mesmo mediante a todo o cenário e descaso do governo com a cultura, resistiremos!


Udigrudi PlayTV acabou