Confira os melhores clipes independentes lançados em março | 2020 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2020

As listas de melhores clipes independentes 2020 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo quarto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da Play TV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos.

Listas de Melhores Clipes Independentes

⦿ Janeiro
⦿ Fevereiro

Udigrudi na Play TV

Em 2020 continuamos a parceria com o programa Udigrudi da Play TV, onde o Hits Perdidos seleciona semanalmente alguns clipes para aparecer por lá.

Inclusive fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Vários clipes dos listões já tem aparecido na programação. Lembrando que o programa vai ao ar todos os domingos às 20:30h.

Os Melhores Clipes Independentes lançados em Março | 2020

Neste mês de Abril trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube –  e Spotify – com os 90 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Março

Em Março inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 92 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,96 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 92 artistas de 11 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE MARÇO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1 Livia Nery “Estranha Melodia”



Com muito surrealismo e universos paralelos, o videoclipe da Livia Nery, de Salvador (BA), chamou bastante a atenção por aqui. As paisagens nos levam para filmes cult e experimentais, com destaque para a produção, figurino, montagem, animação, coloração e fotografia. O vídeo é uma produção da equipe da Blitzkrieg Content.

2 Letrux “Déjà Vu Frenesi”



A carioca Letrux acaba de lançar seu segundo álbum, Aos Prantos, que você pode conferir a resenha aqui. Para promover o lançamento, o single “Déjà Vu” ganhou um sensível videoclipe dirigido por Clara Cosentino. Segundo Letícia a composição nasceu após um banho de mar na Grécia.

“Banhada numa água Maria Callas e Platão, fui mergulhar e me baixou essa música. Psicografia musical aquática. Literalmente. Fiquei nadando, girando, cantando. Treco louco. Saí da água e corri pro celular pra me gravar e não esquecer”, contou a artista em suas redes sociais

O destaque fica para a belíssima locação, a suavidade dos movimentos, narrativa, sincronia, espiritualidade, edição e locação.

3 Diomedes Chinaski “Lágrimas de Crocodilo”



Para apoiar o lançamento do seu álbum Crocodiloboy, o rapper cearense Diomedes Chinaski disponibilizou um curta-metragem para a faixa “Lágrimas de Crocodilo”. O roteiro é marcado pela história de um personagem nordestino que migra para São Paulo.

O vídeo também traz imagens documentais e entrevistas que retratam o processo ainda muito atual de migração dos cidadãos nordestinos para a região sudeste brasileira, o que também diz a respeito sobre a própria experiência do Diomedes que largou a família e os amigos para buscar seu sonho.

“Seria fácil demais se esse filme fosse só sobre a xenofobia, mas isso acaba sendo algo muito pequeno. Nós, nordestinos, somos muito fortes para enfraquecermos por palavras. Muito orgulhosos para nos sentirmos menores que os outros e muito esforçados para não conquistarmos nossos espaços.

O curta é sobre algo que não é tão explícito, porque o breve momento que aborda a questão principal, que é a saudades, já fala demais. Quem veio de lá para cá vai sentir na pele o que eu quero dizer. E quem está lá, sem esperança nenhuma neste país, também”, conta Diomedes Chinaski 

Zé Brown (Faces do Subúrbio) e Don L também aparecem no vídeo dirigido pela cineasta Bárbara Vida, que também assina o roteiro ao lado do próprio Diomedes e a documentarista carioca Ludmila Curi.

4 ÀIYÉ “O Mito E A Caverna” (feat. Vitor Brauer)



A carioca Larissa Conforto lançou seu primeiro EP solo, com o projeto ÀIYÉ, em Premiere no Hits Perdidos (Confira Entrevista) via Balaclava Records.

“O Vitor fez a primeira parte da letra no início do ano, à distância, e eu fui terminar ela em Portugal, na iminência do desastre ecológico causado pelos incêndios na Amazônia.

Inspirada pela Alegoria da Caverna de Platão (do livro “A República“), que pra mim é a história da humanidade, e criando um paralelo desse mito com a construção desse “Mito” agora nos assombra e representa as mesmas velhas idéias que sempre assombraram o planeta, eu escrevi a segunda parte da letra, e adicionei o final.”, contou Larissa sobre a composição.

O Videoclipe

“E então veio o clipe. Eu queria discutir a nossa forma de interagir com a internet e com os novos meios de comunicação. A nossa politica hoje se resume ao twitter e whatsapp (!!).

Nosso presidente emite opiniões sobre o que lhe convém em suas redes, enquanto dá bananas aos jornalistas que lhe exigem respostas sobre o PIB, a taxa de desemprego, a fome.

E pior: a maior parte da população só tem acesso às mesmas empresas e produtos oferecidos “grátis” pelas mesmas empresas que utilizam nossos dados pra manipular o nosso comportamento. Isso é gravíssimo, e foi lindamente retratado pelo André Morbach, que dirigiu, roteirizou e montou o clipe, juntamente com o Felipe Macedo (BTFLY), responsável pelas animações 2 e 3D.”, finaliza Conforto

5 Duda Brack “Pedalada”



A carioca Duda Brack disponibilizou o videoclipe para “Pedalada”, composição em parceria entre a artista e Chico Chico, que estará presente no álbum produzido por Ney Matogrosso. Com temática carnal, o videoclipe dirigido e roteirizado por Ana Campos, Duda Brack e Rebeca Brack, utiliza de diversos elementos, cenários, bom humor e ação em seu roteiro.

A composição surgiu de um haicai que escreveu e Chico musicou.

“Criamos um arranjo que tinha uns improvisos no final e um atropelava a fala do outro virando um grande noize verborrágico”, lembra Duda

Duda estrela ao lado do ator Gabriel Leone, e o vídeo ainda conta com participações especiais de Alice Caymmi, Não Recomendados e do Porta dos Fundos. O vídeo promete ter continuação.

“É sobre a confusão entre o sujeito e objeto. O lance de projetar no outro algo que na verdade nós que estamos enxergando. “Pedalada” aproveita a reflexão de um lugar mais psicológico do ser humano para trazer à tona algumas construções sociais machistas, como uma forma de questioná-las”, explica Brack

6 Shower Curtain “All That You Do”



A cantora, compositora e instrumentista Victoria Winter, lançou um novo videoclipe através do projeto Shower Curtain, ela mesmo assina a direção geral da produção audiovisual um tanto quanto nostálgica. A faixa estará presente em seu segundo EP ao lado do projeto.

“Escrevi a música em uma época na qual eu me isolava muito, mas ainda tinha ondas de romantismo”, relata Victoria

A nostalgia vai desde os filtros escolhidos, passando pela decoração que nos leva para os anos 90, ambientação e sonoridade de seu bedroom pop. O roteiro ainda traz soluções interessantes de figurino e faz bem o uso das luzes. Carregando uma mensagem cheia de simbologias ao mesmo tempo que simples, introspectiva e juvenil.

7 Violet Soda “Girl!”



Quem volta a aparecer por aqui com um videoclipe repleto de colagens é a Violet Soda. Que explora o lado dark no vídeo para “Girl!”. Vinicius K e Marco Souza assinam a direção da peça audiovisual.

A animação traz recortes da cultura pop, como por exemplo, David Bowie caindo do espaço sideral, referência a fase espacial do músico inglês. Mas também mergulha de cabeça no universo macabro dos filmes de terror – e das mansões mal assombradas. As colagens sobrepostas com imagens da banda cantando acabam marcando a produção, entre caveiras, aranhas, castelos e molduras.

A vocalista Karen Dío conta que a faixa fala sobre se permitir viver uma nova experiência amorosa mesmo sob o medo do incerto.

“Nesse contexto, o “I’m falling” do refrão acaba ganhando duplo sentido, tanto de uma pessoa realmente caindo, quanto alguém que se entrega “de cabeça”, revela Karen

“O vídeo nos leva a um pesadelo cheio de Déjà vus e assombrado pela banda. Com uma mistura de elementos macabros, o clipe é como aqueles sonhos em que revisitamos cenários conhecidos, porém sempre com alguns detalhes diferentes.”, contou o diretor Vinicius K em entrevista para o portal TMDQA

8 Selvagens à Procura de Lei “Déjà Vu”



Você não está tendo um “Déjà Vu”, é mesmo a segunda canção da nossa lista de melhores clipes lançados em Março que conta com este nome. Desta vez com os cearenses do Selvagens à Procura de Lei. O vídeo é uma realização da produtora Awake, e a direção de Rodrigo Fleury, tem como inspiração a vida nas grandes cidades brasileiras.

“‘Déjà Vu’ fala de escolhas, destino e premonição. Retrata a luta mental de um jovem que acorda com sua percepção de tempo e espaço alteradas. A letra traz à tona os questionamentos e os julgamentos que fazemos sobre nossas escolhas durante a vida – que sempre vão existir. Mas, afinal, temos a capacidade de alterar nossos destinos ou já está tudo definido?”, explica Fleury.

O Roteiro

O vídeo retrata a história de Julio, um jovem que se encontra em uma batalha interna, mergulhado em uma rotina previsível e monótona. Um dia, ele acorda e começa a ter visões que despertam questionamentos e dúvidas sobre as decisões e atitudes que teve até aquele momento na vida.

O personagem se defronta com a confusão entre passado e presente, tornando impossível distinguir o que realmente está acontecendo. Ao andar pela cidade, ele tem um déjà vu que o faz viajar no tempo, onde encontra a felicidade ingênua de sua infância – mas também se depara com seu alter ego e a necessidade de vencer seus maiores obstáculos.

9 Ator Morto “Disfarçar”



Com recado forte em tempos de repressão, o videoclipe do Ator Morto se destaca por uma trama que revela o abuso de autoridade. Em “Disfarçar”, os integrantes são mantidos em cativeiro e sofrem com a represália dos milicos….mas a história acaba tendo um plot twist.

“Tentamos ilustrar como nossa liberdade está ameaçada pela política autoritária e ditatorial dos governantes em quase toda América Latina, numa linguagem mais leve porém muito séria.

A ideia surgiu de uma analogia com a letra da música, que não falava diretamente sobre isso, mas nos deu a chance de ilustrar algo que está novamente acontecendo e não pode passar em branco.

Não podemos correr o risco de viver esses dias escuros da nossa história novamente, pra isso sempre é bom lembrar que apesar de estarmos representando torturas no clipe isso já foi realidade pra milhares de pessoas. E como o fim da história a gente decidia, demos o troco nos torturadores.”, contou Alexandre Capilé em entrevista para o portal TMDQA!

10 Personas “Mergulho”



Com direito a Premiere no Hits Perdidos (confira), a Personas de São José dos Campos (SP) lançou o videoclipe para “Mergulho”.

A introspecção e a linguagem corporal acabam ganhando os holofotes que retrata com delicadeza sua conexão. O Mergulho acaba transparecendo até mesmo na estética da peça audiovisual.

“Foi a ideia do mergulho como metáfora. Utilizei o recurso do contraste entre a luz e a cor das cenas. Também usei cores complementares”, analisa Tiago 

Para trazer uma realidade à tona, eles optaram por escolher como casting para o vídeo um casal da vida real. Os atores Lucas Moretto e Verônica Maia interpretam a história e além disso o material conta com trechos da apresentação da Personas no evento Forgotten Emo Days 2, que aconteceu em janeiro.

“Escolhemos um casal de verdade porque queríamos representá-la de forma otimista, porém verdadeira.  Isso dado que ‘Mergulho’ é possivelmente a única música positiva no nosso álbum”, relembra o guitarrista João Capecce

Sobre a temática o vocalista e baixista Rodrigo Cerqueira não esconde o jogo e entrega o significado da canção.

“Queremos mostrar aqueles pequenos momentos em que nos apaixonamos cada vez mais por uma pessoa. O ‘Mergulho’ representa exatamente isso”, conta o músico

Entre takes de passagens do casal, os silêncios e os sinais a narrativa do videoclipe mostra como os laços são construídos através das ações mais simples do cotidiano. O clipe acerta nas cores e dá a sensação de mergulho profundo mas sem a sensação de sufocamento. No final: o amor vence!

11 Rod Krieger “Cores Flamejantes”



Prestes a lançar seu disco de estreia, Rod Krieger, Cachorro Grande, conversou com o Hits Perdidos em entrevista exclusiva onde revela detalhes dos bastidores do registro e conta mais sobre a vida em Portugal. O músico gaúcho que se mudou para Lisboa no ano passado lança hoje, a apenas dois dias do álbum, o videoclipe para “Cores Flamejantes”.

Com oitos singles, A Elasticidade do Tempo, mesmo antes do seu lançamento oficial já havia apresentado ao público quatro, e hoje apresente o quinto, através do vídeo. Já tinham sido lançados: Louvado Seja Deus (feat. Arnaldo Baptista), Todos Gostamos de Você, “Raio” e Despertar. Entre as referências do disco vão de David BowieGeorge Harrison a Syd Barrett. Além de BeatlesOs Mutantes e The Who, o Mod Rock que sempre acompanhou os tempos de Cachorro Grande.

Cores Flamejantes

“Cores Flamejantes” conta com a direção de Rayman Virmond e Ana Clara Piet, amigos brasileiros de Rod Krieger que estudam Cinema em Lisboa. As referências da produção audiovisual vão justamente de encontro com o universo imagético das bandas mods sessentistas.

“Cores Flamejantes foi feita em um dia em que tive uma nova percepção da realidade e marca muito a época que eu quis trocar o meu estilo de vida, buscar me conhecer melhor, voltar para a minha essência. O nome da música veio das cores dos chakras e de uma forma diferente de ver o mundo”, conta Rod Krieger

O vídeo foi gravado diretamente do estúdio HAUS, na capital portuguesa, e foi feito em uma única diária. A ideia é simples: basicamente é um jogo de luz natural enquanto os músicos performam. E talvez esse seja o destaque da produção, usar a luz ao seu favor em uma faixa com letra um tanto quanto transcendental.

“Com uma fotografia bem marcada e desenhada, eu e Ana optamos usar muitas sombras, espaços vazios no quadro, e somente luz natural. Definimos algumas cores que apareceriam de forma sutil nos planos, e de uma forma quase mágica, fizemos um teste no estúdio Haus na hora certa, estava uma luz natural com uma incidência perfeita dentro da sala. O espaço oferecia tudo que nós precisávamos e queríamos para o clipe”, comenta Rayman.

As Referências

Rayman ainda comenta mais sobre as referências para a produção audiovisual.

“Usamos como referência principal as fotos que a fotógrafa alemã Astrid Kirchherr tirou dos Beatles no começo dos anos 60, e que definiam muito bem a estética da banda naquela época. O alinhamento da direção de arte veio de forma muito natural, com o Rodolfo participando ativamente do processo. A ideia principal estava definida e alinhada às expectativas dos envolvidos!”, finaliza o diretor

OUTROS MELHORES CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 11 eleitos como melhores do mês de Março | 2020 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Apeles “Deságua” (São Paulo / SP), Cidrais “Escorpiana” (Curitiba / PR), Young Lights “When You Were Here” (Belo Horizonte / MG), Gali Galó feat Aíla “Fluxo” (São Paulo / SP), Zimbra “Lua Cheia” (Santos / SP), Gabriel Peri e π Teco Martins “Samba do Dia Inteiro” (Guarulhos / SP), Sebastianismos “Culto Al Culo”, Jota.pê “Garoa” (Osasco / SP), lllucas “Meias Novas Esquentam Mais do Que Abraços” (São Paulo / SP), Cícero “Falso Azul” (Rio de Janeiro / RJ), Rodrigo Alarcon feat. Mariana Froes “15b” (Sorocaba / SP), Dope Times “Dope Times” (São Paulo / SP), Feiticeiro Julião “Atlântida” (Recife / PE), Cardamomo “Lamparina” (Porto Alegre / RS).

Clipes Independentes de Março | 2020 | Parte 2

Rincon Sapiência e ÀTTØØXXÁ “Arrastão” (São Paulo / SP), Djonga “Hoje Não” (Belo Horizonte / MG), Zander “Todos os Dias” (Rio de Janeiro / RJ), Tatiana “Ascendente em Romantismo” (São Paulo / SP), Mari Blue “A Música Não Existe” (Rio de Janeiro / RJ), Oitão “Instinto Sujo” (São Paulo / SP), Chico Bernardes “Distante” (São Paulo / SP), Tatubeleza “Lado Oriente” (Rio de Janeiro / RJ), Zudizilla “Não sei se me ouvem” (Pelotas / RS).
Angular “Jogo de Cartas Marcadas”, Lafetah “Catuçaí” (Belo Horizonte / MG), Jay Horsth “O Fogo” (Belo Horizonte / MG), Clarice Falcão e Letrux “Eu Me Lembro” (Rio de Janeiro / RJ), BreuTabuada” (Brasília / DF), Gaê ft. Bemti “Ipê Amarelo” (Brasília / DF), Alice Marcone “Noite Quente” (São Paulo / SP), Lazarus “Correntes” (São Paulo / SP), O Preço “Não venha me julgar” (São Paulo / SP).

Clipes Independentes de Março | 2020 | Parte 3

Molodoys “Lucidez” (São Paulo / SP), Gabz “PELE” (Rio de Janeiro / RJ), Keops e Raony “Confessa” (Rio de Janeiro / RJ), Lechuga Zafiro ft. Linn Da Quebrada “Oração (Pense y Dance)” (São Paulo / SP), Marcus Valle “Se Proteja” (Rio de Janeiro / RJ), Titãs “Sonífera Ilha” (São Paulo / SP), Henrique Frederico “Bem Melhor” (Belo Horizonte / MG), Marky Wildstone “Angel Boy” (São Carlos / SP), Hate MossFog“, Dois Lados “Afaga-me” (Belo Horizonte / MG).

Abronca “174” (Rio de Janeiro / RJ), Marcus Alves “Queda Pra Cima” (Sorocaba / SP), Léo Soma “Mente O Que Sente” ft. Tuca Mei (Rio de Janeiro / RJ), Lagum “Hoje Eu Quero Me Perder” (Belo Horizonte / MG), Bordines “Guaíba” (Porto Alegre / RS), Bravaguarda “Abra Essa Janela” feat. Cyz Mendes (São Paulo / SP), Meus Amigos Estão Velhos “Autoestima” (Lauro de Freitas / BA), Hibizco “Alguma Coisa de Ruim” (Porto Alegre / RS), Pedro Mann, Marcelinho da Lua “Onda do Mar (Remix)” (Rio de Janeiro / RJ), Sávio, Damian “Saudade É” (Niterói / RJ), Old Dog “Pé na Estrada” (Passo Fundo / RS).

Clipes Independentes de Março | 2020 | Parte 4

Paz-me “A Vida é um Sopro” (Belo Horizonte / MG), Aydê “Deixa Acontecer” (Fortaleza / CE), Paredes Libertas “Triste Rotina” (Belém / PA), Cabeça Pilhada “1964 (Nunca Mais)” (São Paulo / SP), Dongo Dongo “O Duelo” (São Paulo / SP), Endigna “Falling Again” (São Paulo / SP), Kamau “Beat Torto, Papo Reto (Avulso #04)” part. Nego Max e Zudizilla (São Paulo / SP), Monoclub “Fado” (Sorocaba / SP).

Vírus “Ameaça”, O Cerne “Insônia” (Belo Horizonte / MG), Čao Laru “Não Estaremos Sós” (São Paulo / SP), Fafel “Sol Raiar” (Rio de Janeiro / RJ), Velocette & Denis de Sampa “Nos Teus Versos” ft. Carla Cristina (São Paulo / SP), Wolftrucker “Crazy Woman” (Porto Alegre / RS), Kikee “Em Troca” (Porto Alegre / RS), Rabo de GaloEfeito Molotov” (PR), Flor’s Flowers “Lies” (Uberlândia / MG), Lyria “Last Forever” (Rio de Janeiro / RJ), Froid “Faz Fila” (Rio de Janeiro / RJ), Consentrio “Insônia” (Pelotas / RS).

Não Alimente os Animais “Dionysius Crivo Apollo 92” (Caxias do Sul / RS), RSU “Gula” (Teresina / PI), Asu Asuni “Agartha” (Curitiba / PR), Alcoóliques “Sossega o Facho” (São Paulo / SP) e Marc Yann “Sem Lágrimas” (PR), Thiago Genthil “Ana Gabriela” (Rio de Janeiro / RJ), Saginata “Corpo de Cólera” (Juiz de Fora / MG), Larissa Gonçalves “Juntos”.


Os Melhores Clipes Independentes Março 2020


PLAYLIST NO YOUTUBE (Março | 2020)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 92 videoclipes coletados durante o mês de Março | 2020. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play. Porém três não podem ser colocados na playlist por conta das configurações do vídeo (mas estão hyperlinkados no post!).



PLAYLIST NO SPOTIFY

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Março (2020). Dos 92 vídeos do post, 83 possuem as faixas no Spotify.

Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma. Já outros singles por conta do artista (ou banda) não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify<-



Qual você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes em Março | 2020 você mais gostou!