Hoje a dica vai para quem está procurando canais tanto para divulgar sua música como também para se informar sobre o que melhor tem acontecido no meio musical. Nosso foco será o Brasil e por isso fizemos uma lista extensa com Portais, Blogs, Podcasts, Web Rádios e Canais de Youtube de música.


Portais Blogs Sites Podcasts Web Radios e Canais de Youtube de Música


Sites, Blogs e Portais

O papel dos sites, portais e blogs de música tem um papel fundamental para a difusão da música independente brasileira. E também são ótimos termômetros para descobrir novos nomes e quem vem se destacando dentro da indústria tanto local como internacional.

Com 20 anos de história o Scream & Yell nasceu como zine do jornalista Marcelo Costa e participou do movimento de migração para o digital. Ele até mesmo costuma brincar sobre os primeiros layouts e formatação de textos lá de quando isso que chamamos de internet era tudo mato.

Com diversos colaboradores, o blog se destaca também por ter um selo com diversos lançamentos entre coletâneas e materiais autorais (Selo Scream & Yell). Além de entrevistas interessantes e listas de clipes, no fim do ano também temos a tradicional lista de Melhores do Ano da Cultura Pop (Confira a lista de 2019) sempre contando com um time vasto de jornalistas, músicos, formadores de opinião e apaixonados por todos os tipos de arte.

Fundado por Lucas Repullo, o Monkeybuzz também é uma das ótimas referências.

Sobre o Portal:

“De uma oferta cada vez mais variada de lançamentos, seja de bandas e artistas já conhecidos ou não, internacionais ou brasileiros, surge o Monkeybuzz, o site que alia a curiosidade de conhecer novos sons à vantagem de já surgir como um “macaco velho” que sabe o que trazer em primeira mão aquilo que merece ser ouvido.

Nós levamos novidades tão a sério que as trazemos de duas formas. Primeiro, funcionamos como o seu filtro para as bandas surgidas recentemente e os novos sons que definem o nosso tempo. Com isso em mente, produzimos diariamente notícias da cena nacional e estrangeira sem distinguir entre os artistas que você já ouviu falar e aqueles que você vai conhecer por aqui. Afinal, nosso principal foco é na qualidade da música – e isso não falta no Monkeybuzz.

Além das notícias, você encontra em cada uma de nossas páginas um conteúdo preparado sob medida para quem quer saber mais sobre estilos, tendências e curiosidades das várias faces da música, tanto em artigos especiais que exploram a fundo os temas, quanto em colunas periódicas que revelam pontos de vista variados sobre as diversas maneiras de se fazer, consumir e pensar música hoje em dia.

Os lançamentos de álbuns e EPs mais relevantes são resenhados por uma equipe que respira música 24 horas por dia, na missão de te trazer uma variedade completa de gêneros para que você encontre exatamente o som que não sabia que procurava. A navegação é muito simples e, quando você acessa uma página, logo vai ver sugestões de músicos e discos que vale a pena você conferir.

Monkey TV

E, como todo fã dessa arte, fazemos questão de boas apresentações ao vivo. Pra isso, temos a Monkey TV, com performances exclusivas de bandas e artistas que fazem um som de alta qualidade com algum diferencial que os destaca no cenário de seu gênero. Como se isso não bastasse, te ajudamos a programar seu roteiro musical com nossa Agenda e contamos tudo sobre grandes shows no Brasil e no mundo através de nossas resenhas.

Dessa forma, temos a certeza que vamos sempre te manter entretido e informado, colocando cada novidade em seu próprio galho para você colher os frutos da música em nossa época.”

NOIZE

Sobre a NOIZE:

“Nascida em 2007, a NOIZE Media é responsável pela publicação da Revista NOIZE e, com a NOIZE FUZZ e a GRITO, pelo desenvolvimento de projetos voltados à produção de conteúdo. Além disso, administra a rede de blogs BOOST, que abrange alguns dos principais blogs e sites de música do país.Em sete anos de distribuição gratuita, a Revista NOIZE consolidou-se como uma das mais importantes publicações especializadas sobre música do Brasil.

Sobre o Popload:

“Site de música e cultura pop editado e capitaneado pelo jornalista Lúcio Ribeiro, DJ e colaborador da
Folha de São Paulo. Inovador e relevante desde sua estreia, ainda no papel, deu espaço a inúmeros artistas independentes que não chegavam ao alcance da grande mídia. Passou pelos portais iG e UOL até virar um site independente em 2014. Em 2016, completou dez anos em versão online.”

Combate Rock

Com quase 10 anos de lutas, o Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.

Combate Rock também é um programa de webradio criado em 2010. Ao longo deste período, já esteve no Território Eldorado, Rádio UOL e Antena Zero.

Trabalho Sujo é o site do jornalismo Alexandre Matias que como ele mesmo brinca faz “Jornalismo-Arte” desde 1995. Ele também fez a curadoria do CCSP e mais recentemente do Centro da Terra.

Além das discotacagens apelidadas como “Vida Fodona”, o jornalista que já passou por diversos veículos ainda iniciou recentemente um canal de Youtube com entrevistas e da dicas de Quarentena. Recentemente ele começou uma newsletter (se inscreva aqui)

Criado pelo jornalista André Felipe de Medeiros a produção audiovisual é o foco principal mas também rolam entrevistas e algumas resenhas.

“Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.”
Criado em 2009 por Tony Aiex, o Tenho Mais Discos Que Amigos! nasceu como um blog de música e ao longo do tempo foi trazendo também para o projeto características de um portal de cultura pop. Ou seja, por lá encontrará notícias, entrevistas, especiais, playlists, podcast, colunas de opinião, cinema, séries, polêmicas sobre o mundo do entretenimento entre outros assuntos.

O blog foi criado por Joyce Guillarducci que descreve sua busca por apresentar novos artistas do Brasil e do Mundo de maneira bastante pessoal. O foco é música 100% independente. Assim como Hits Perdidos o nome também veio de uma brincadeira.

Sou apaixonada por música e adoro conhecer novos artistas. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem, assim como eu, cansou de ouvir sempre as mesmas bandas em rádios e sites dedicados. Tem muita música boa acontecendo por aí e as paradas de sucesso só nos mostram uma pequena parte disso. Eu quero mais, cansei do mainstream.”

Criado por Cleber Facchi que também integra o podcast Vamos Falar Sobre Música?. Ele descreve o projeto como:

“Resenhas, os últimos lançamentos do mundo da música, discografias comentadas, matérias especiais, clipes, shows, entrevistas e uma porção de novidades que fazem parte do cenário independente mundial, tudo isso você encontra no Miojo Indie. Cozinhamos a massa e ainda temperamos tudo para você.

AVISO: Miojo Indie é um blog de opinião. Entre por sua conta e risco.”

Nada Pop

O Nada Pop foi criado ainda em 2013 pelo editor Maurício Martins que descreve o portal assim:

“O Nada Pop é um site voltado para a divulgação de bandas punk, hardcore e alternativo.

Com início em novembro de 2013, a proposta do Nada Pop se resumia aos lançamentos, resenhas de álbuns e shows de grupos desse segmento. No entanto, no decorrer das atividades, houve o aumento e a necessidade do debate sobre os principais desafios de ter e ser uma banda independente no Brasil.

Sabemos como é difícil viver (sobreviver) no cenário musical independente do País, envolvendo questões artísticas e culturais, gastos com instrumentos, ensaios, gravações, transporte, merchans, entre outros.

Ao mesmo tempo, outras questões surgiram sobre retorno financeiro por meio da arte, respeito mútuo entre produtores, casas de shows e bandas, além da comunicação e participação do público com a arte produzida.

O Editorial

O Nada Pop incentiva a participação de músicos e do próprio público na realização de pautas e matérias que possam colaborar e mostrar visões diferentes sobre o nosso cenário musical. Temas e pautas que sobre o mainstream também são abordados, assim como outras vertentes do punk e hardcore, desde que os assuntos sejam pertinentes e possam contribuir para a valorização e fortalecimento da música independente.

O site não visa o favorecimento de grupos ou subgrupos e sua linha editorial acredita na independência como principal compromisso para a ética e manutenção do trabalho, sendo um retrato do nosso tempo para o futuro.

Junte-se a nós e faça você mesmo.”

Criado pelo jornalista Wladimyr Cruz, o Zonapunk também chegou na internet quando tudo era mato. Apaixonado por rock, o paulista também dirige produções audiovisuais e documentários sobre música. Ele conta um pouco mais sobre a história do site abaixo.

Sobre o Zonapunk

“Nascido em 1999, o ZonaPunk – ou ZP – é um dos mais antigos sites de rock da internet brasileira.

O “punk” do nome não é um limitador de estilo musical, mas sim uma representação do espírito independente e de trabalho auto-sustentável que sempre norteou o site. Falamos de tudo no rock, mas com nosso punk ethos.

Sem se prender a estilos, sub-grupos ou rótulos, com liberdade editorial e independência, o site abrange várias vertentes musicais, e se manteve atualizado nestas duas décadas sem pausas ou hiatos. Escrevemos e participamos ativamente do cenário independente nacional durante todo este período sem interrupções.

Nestes 21 anos de trabalho, o ZP expandiu seus horizontes indo além da área conhecida como world wide web, atuando também em outras frentes, bem como produção de eventos, shows, festas, selo fonográfico – tendo lançado mais de 20 artistas em mídia física, seja ela CD, LP ou DVD – e projetos especiais – como nossas exposições fotográficas anuais.

Em nosso banco de dados estão armazenadas mais de 30.000 notícias publicadas, 3.000 reviews de discos, 1.600 resenhas de shows e 350 entrevistas. Parte deste material será lançado em formato livro em comemoração a estas mais de duas década registrando e documentando a movimentação musical por estes lados.

Sem competir com nada e nem ninguém, sem pressa e sem linha de chegada, seguimos.”

Blog N’Roll

O Blog n’ Roll é um espaço reservado para os amantes da música boa. Resenhas de shows, livros, DVDs e CDs, entrevistas, histórias da música santista e nacional, além de um espaço dedicado às novas bandas predominam nas atualizações da página.

No entanto, abordamos também Cinema e TV, duas paixões que todos que escrevem no blog nutrem. Todavia, mantemos um espaço atualizado diariamente com resenhas e novidades desses setores.

Editor: Lucas Krempel
Sub-editora: Bia Viana

Colaboradores: Victor Persico (Som na Vitrola), Carlos Da Hora (Disqueria), Aldo Fazioli (Canto do Historiador), Bia Viana (Primeiro Acorde), Claudio Azevedo (Brasil Extremo e Mundo Extremo), Fernanda Durante (Pop Asia), Lucas Krempel (Falando Séries e Blog n’ Roll na AT), Flávio Viegas Amoreira (Poesia e Rock), Alex Ponciano (Caricaturista Repórter) e Bruna Faro (Faro de Rock).

O Volume Morto foi criado em dezembro de 2015 para tratar sobre a produção artística negligenciada ou ignorada, focando-se em práticas experimentais e possibilidades inventivas do som e da música

Escrito por GG Albuquerque. Jornalista e mestrando em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou como repórter cultural do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco e colabora/colaborou com a Vice Brasil, Portal Kondzilla, Outros Críticos e Revista Continente, entre outros.

Sobre O Inimigo

“A revista eletrônica O Inimigo foi bolada e idealizada em alguma mesa de bar em Natal (RN), em meados de 2008, por um punhado de jornalistas obcecados por música, dispostos a converter as discussões habituais sobre discos, bandas e riffs em algo além de desperdício de saliva. Naturalmente, o grau etílico teve grande influência na concepção da idéia que, como uma ressaca braba numa manhã de domingo, às vezes demora a sair da cabeça.

Eis o que de fato pretendemos: um site escrito por quem realmente gosta de música e acredita num tal de jornalismo musical que, não muito tempo atrás, costumava ser informativo, independente, opinativo quando necessário, provocador na medida certa e, acima de tudo, inteligente.

E é por nutrir uma estranha crença de que algo do tipo é essencial para que uma dita “cena musical” cresça, se movimente e dê frutos cada vez melhores, que nos propomos a arregaçar as mangas e sujar os dedos de tinta nessa empreitada.”

Sounds Like Us

Sobre o Sounds Like Us

“Como um quintal de casa, para onde se leva os amigos, se serve umas bebidas e uns quitutes e se convida para um bom dia (ou uma boa noite). É essa a experiência que nós, Vina e Amanda, esperamos promover no Sounds Like Us.

O site é resultado natural e direto de conversas intermináveis, de discografias comentadas, de álbuns ouvidos pela primeira vez, de encartes devorados, de lembranças ao vivo. É a síntese daquilo de que mais gostamos de compartilhar: a onipresença da música em nossas vidas.

Sim, é um projeto pessoal, totalmente independente, sem intenção de ganhar $$$, nascido da convivência amorosa, moldado aos nossos gostos. Sai o pudor de se falar das preferências, entra o sentido de se colocar Napalm e Sufjan lado a lado, sem preocupação.

Aqui, vamos colocar entrevistas, impressões, comentários, fotos, vídeos e longos palavreados sobre aqueles que nos movimentam e nos afetam musicalmente. Arte é o tipo de coisa inexplicável; o efeito dela, mais ainda.”

Indieoclock

Sobre o Indieoclock

“O Indieoclock foi criado em 12 de Maio de 2015, nosso objetivo principal é unir pessoas que ouvem e querem informações, sobre o gênero alternativo e Indie, em um só lugar. Somos uma equipe apaixonada por música que tem como foco levar ao público as notícias desse cenário alternativo.

Nos preocupamos em buscar informações e levar ao público, sempre priorizando a veracidade, relevância e curiosidade dos fatos. O Indieoclock veio para trazer entretenimento e deixar a rotina das pessoas mais leve, conectando-as com a música de diversas formas, muito mais que um site, somos um experiência.

O Indieoclock é uma página que acredita no quanto a música muda a vidas das pessoas, somos apaixonados por música e queremos levar toda essa paixão para nosso público. Acreditamos que música não é apenas ouvir, mas sim sentir, e com isso adoramos trazer proximidade das bandas com seus fãs.”

O site foi criado por Luciano Matos. Jornalista, nascido em Salvador em 1974, há mais de dez anos atua na cobertura do cenário musical da cidade, da Bahia e do Brasil, especialmente a produção contemporânea. Tem longo histórico na cobertura de festivais e eventos pelo país.

Atualmente é um dos produtores e apresentadores do Radioca, programa voltado a música brasileira contemporânea e discussões sobre o mercado musical. É também um dos curadores e produtores do Festival Radioca, que acontece desde 2015 em Salvador. Também atua como produtor de festas, curador e consultorias.

Criado por Otaner no fim de 2007 o La Cumbuca apresentas lançamentos, listas e realiza agendas de shows – e mais recentemente de lives.

A Revista O Grito! é um publicação online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da cultura pop como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro. Com uma linguagem despojada e diversos colaboradores pelo país temos atualização diária com notícias, resenhas, entrevistas e reportagens especiais.

Um dos diferenciais de nossa proposta é debater, dentro do espectro da arte e do entretenimento pop, assuntos relevantes dos dias atuais como mídia livre, feminismo, questões raciais e de gênero, ativismo jovem e representatividade LGBT.

Estamos comprometidos em dar visibilidade à cena independente e autoral, em especial destaque para os artistas pernambucanos.

Fundado em 2008 por Paulo Floro, Fernando de Albuquerque e Alexandre Figueirôa, a Revista O Grito! é hoje administrada pela O Grito! Mídia e Produção, produtora cultural e editora que realiza projetos editoriais, publicações customizadas e projetos relacionados à arte, mídia e tecnologia.

Criado por quatro mineiros, o Audiograma ganhou o mundo no dia 23 de janeiro de 2010 e, desde então, assumiu a difícil tarefa de ser mais um veículo de jornalismo musical na internet. Com o nome utilizado para definir um gráfico que mostra a percepção dos ouvidos a sons variados, o projeto começou a ganhar forma em outubro de 2009, como um “upgrade” de um trabalho anterior, que tinha o nome de Portal Music Life.

Com um conteúdo dividido entre entrevistas, resenhas, opiniões e reportagens, o Audiograma tem a proposta de informar, apresentar e criar discussões sobre a música, abrindo espaço para uma equipe que respira notas musicais, com uma respeitável experiência em diversos veículos do gênero e que está ligada em tudo o que acontece no cenário musical.

Criado em 2010 pelo estudante Gui Tintel (Twitter e Instagram), o It Pop é um blog sobre cultura pop, música e entretenimento, que busca abordar tópicos que rodeiam esses ambientes de uma maneira bem-humorada e, ainda assim, consciente das discussões que também os acompanham nos dias atuais. Também é parceiro da MTV Brasil.
O Floga-se está na ativa desde 2007 tendo como marca sua sinceridade nas resenhas e críticas profundas sobre lançamentos. Além de listas e área para downloads gratuito de discos. Como eles mesmos brincam em sua bio: Um site sobre bandas boas e outras nem tanto.

Revista Artemísia

Sobre a Revista:

“A Revista Artemísia surgiu em abril de 2018 e tem como proposta ser uma publicação online independente com o viés de comunicar assuntos pouco noticiados na mídia tradicional. Música, cinema, teatro, literatura, entre outras artes, são pautas recorrentes no site. Conteúdos de cunho social também são publicados, sempre com boa apuração e checagem dos fatos.

Mantemos nossa linha editorial independente, sem nenhuma intervenção política ou comercial. A revista é editada na cidade de Chapecó (SC), por este motivo, a maioria das publicações são voltadas para produções artísticas e acontecimentos da cidade. No entanto, a revista não limita-se em abordar somente a cidade, por isso artistas e questões nacionais também são publicadas.”

Rock em Geral

Site segmentado em rock do jornalista e crítico de música Marcos Bragatto.

Roger Lerina

Referência no jornalismo cultural do Rio Grande do Sul, Roger Lerina é editor de uma plataforma multimídia independente dedicada às notícias e novidades sobre arte e cultura. O site traz notícias, artigos e vídeos sobre cinema, teatro, música, artes visuais e eventos, com dicas da agenda cultural de Porto Alegre.

Com cerca de 6 anos de vida o Rarozine, no seu início com sua simples ideia, de cobrir os eventos locais, e escrever sobre a cena local, surgiu a necessidade de escrever cada vez mais, com a intenção de fazer resenhas, entrevistas.

Ao decorrer do tempo, foram produzidos mais de 80 festivais, com mais de 200 bandas que passaram pelo evento. Paralelamente a história se transformou em blog/site pra alcançar cada vez mais pessoas interessadas em música. Nos últimos tempos, o site idealizado por German Martinez realizou inúmeras entrevistas, resenhas, coberturas de shows.

Em 2019 iniciou um canal no Youtube, com mais conteúdo musical e neste ano iniciou uma revista impressa mensal sob assinatura.

Criado em 2007 o blog define seu conteúdo como: Música, cultura pop e de tudo um pouco fora do óbvio. O projeto também é parceiro de conteúdo da MTV Brasil.

Célula POP é a página de cultura tocada por Carlos Eduardo Lima, o CEL. A ideia é falar de música, cinema, cotidiano e tudo o que for assunto.

Escuta Essa Review

Sobre o Escuta Essa Review:

“O que é novidade na música você encontra no Escuta Essa Review! Resenhas, análises, impressões, podcasts com discussões acaloradas sobre os mais variados estilos musicais, do óbvio ao underground. Um guia para expandir suas fronteiras na música.”

O portal com foco em música folk foi criado por Maísa Cachos.

“O FolkdaWorld.com nasceu em dezembro de 2014, fruto de um projeto de conteúdo que precisei criar para uma aula da pós-graduação de Marketing Digital que estava cursando. Mas três anos antes disso, ele já existia num formato de um simples perfil no Tumblr no qual eu criava e compartilhava diversas postagens sobre universo folk: estilo, posteres, músicas, festivais, fotos históricas, etc.

O nome surgiu de uma brincadeira baseada na expressão fuck the world, que vem do inglês e cujo sentido é meio um dane-se o mundo. Mas para mim a intenção nunca foi bem essa, mas sim a de tornar o mundo mais folk. Principalmente, no que diz sentido a propagar o estilo musical que leva esse nome.

Eu sempre fui uma caçadora de novos artistas, nunca gostei de ouvir o que o mercado musical me impõe, mas de encontrar artistas que expressam em suas canções histórias que verdadeiramente me tocam. Quando menos percebi, acabei caindo no folk e me tornando uma apreciadora voraz do estilo em suas mais variadas vertentes. Foi então que notei o quão escasso era o conteúdo sobre ele na língua portuguesa, e decidi que queria fazer algo a respeito.

Os Desdobramentos

Ao longo dos últimos anos, criamos blog, site, canal no YouTube, Playlists no Spotify, Podcast; realizamos dezenas de lives no Facebook; apoiamos e participamos de curadoria em festivais; organizamos pocket shows… Enfim, passamos pelas mais diversas áreas do cenário.

O time também cresceu. Diversos colaboradores foram chegando e/ou sendo convidados para criar conteúdo, escrever, gravar, editar e produzir junto. Dezenas de pessoas têm passado por aqui para contribuir como podem, sempre de forma voluntária.”

Sobre o Azoofa

“O AZOOFA foi feito para quem gosta de música. Um grande funil musical em São Paulo para você buscar e conhecer quem faz um bom som ao vivo. Estamos atentos e conectados no cenário independente e de olho nos principais shows.”

O POP FANTASMA é cultura pop outsider, com os lados-B da música, do cinema, da televisão, dos quadrinhos, além de um certo senso de loucura na hora de buscar novas pautas. Escrito e editado pelo jornalista Ricardo Schott.

ROCKNBOLD

O ROCKNBOLD foi fundado em 2018, na plataforma Medium, com o intuito de trazer conteúdo musical de qualidade, incluindo reviews, reportagens, entrevistas e pequenos documentários. Seu objetivo é divulgar o trabalho de novos e velhos artistas, dar visibilidade à eventos e projetos independentes, trazer coberturas shows e entrevistas, entre outros conteúdos relacionados à arte e entretenimento.

A revista virtual foi criada por Bruno Eduardo e realiza coberturas de shows e festivais, resenhas, entrevistas. O foco é o rock’n’roll e suas vertentes.
Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em ‘O Globo’ e ‘Bizz’. Faz um guia para todas as tribos. Seus textos são sempre bastante atenciosos. Por lá realiza resenhas de álbuns, singles e shows, além de notas sobre o mercado fonográfico.
Portal de notícias com novidades do mundo da música.

NoiselessMusic

Blog com foco em resenhas de novidades da música brasileira e internacional.

MultimodoBR

Sobre o MultimodoBR

“A cena atual da música independente brasileira se mostra mais versátil do que nunca. Quebrando as barreiras da previsibilidade, temos no Brasil um grande catálogo de experimentações e fusões. Do Hip-Hop ao Metal, do Funk à MPB, da Música Eletrônica ao Rap, o Brasil continua produzindo músicas de peso, reafirmando a pluralidade do país.

São vários artistas e bandas de muitos estados brasileiros, que infelizmente não têm a notoriedade da grande mídia. Pensando nisso, nasce o MultimodoBR. Concebido em 2016, o MMBR é um site sobre música que tem como objetivo, dar mais visibilidade aos artistas e à música que é feita no Brasil hoje.”

Mad Sound é um veículo em busca de sons que trazem as pessoas de volta à vida — como escrito em “Mad Sounds”, música do Arctic Monkeys que inspirou seu nome.

O site tem foco nas cenas independente/alternativa do rock e do pop. Mas, como os gêneros se tornam cada dia mais híbridos, outras manifestações musicais são bem-vindas. O objetivo principal é sempre observar e compreender como a música se comunica com os ouvintes.

Entre a Liberdade e o Paraíso

Formado por um coletivo de jornalistas e escritoras com vivência em coberturas e na produção musical. Um espaço para compartilhar a arte feita por mulheres, principalmente na música.

Sobre o Tracklist

“O Portal Tracklist foi fundado em fevereiro de 2013 por Rodrigo Neves. Atualmente com uma equipe extensa, o objetivo do site é oferecer notícias diárias sobre o meio musical. Os gêneros predominantes são pop e rock nacional e internacional, porém, procuramos abranger todos os estilos musicais que sejam de interesse do nosso público.

O site possui outras vertentes, tais como reviews de álbuns, análises de clipes, coberturas de shows, colunas sobre variedades e matérias especiais. Nosso compromisso é levar o melhor da informação para você, leitor, que busca saber todas as novidades relacionadas à música. Fazemos isso com paixão ao nosso maior interesse.”

Urge!

O Urge! foi criado por Luciano Ferreira após uma série de Zines. Aqui você pode conferir a história toda, separamos um trecho abaixo assinado pelo jornalista.

“Com o fim do Pandemonium, a amizade se tornando um tanto distante, e num período de sentimento de extrema solidão, em maio de 2000 lancei o zine Urge. Nessa época, havia descoberto que uma nova geração de bandas que estavam fazendo barulho em um bar no final da Av. Getúlio Vargas chamado Mc Rei.

O Urge, conceitualmente, era uma ideia pessoal, pretendia falar mais de cultura pop, deixando de lado os textos de crítica social. Com Iggy Pop ilustrando a capa do primeiro número, com a experiência adquirida em diagramação, lancei o número 1, contando com textos de amigos: Ângelo (sempre comparecendo), Noel e Ângelo Fernandes Neto, primo de Ângelo. A música era o foco, com espaço para quadrinhos e cinema. Algo próximo do que é hoje o Urge Site.”, conta Luciano Ferreira

Revista Bravo!

A Bravo! é uma publicação da Editora Bravo!, de Helena Bagnoli e Guilherme Werneck, produzida sob licença da Editora Abril.

Este não é um blog operacional, é uma alternativa. Trata-se de um depósito virtual de discos, de preferência nacionais alternativos e independentes. Recentemente o blog também se tornou um selo independente.
Criado por Fabio Bridges, o blog conta com resenhas, shows e discos completos, documentários, podcasts, mixtapes, é também programa de rádio, realiza entrevistas e outros combustíveis para os movidos à música.

midsummer madness

Rodrigo Lariú, do selo midsummer madness, também coordena um blog onde traz notícias sobre bandas que pesquisa, sejam elas do Brasil ou do exterior. O Zine existe desde 1989 e o blog dá a continuidade a este trabalho em prol do independente.
“Criado no inverno carioca de 1989, o fanzine midsummer madness teve 9 ou 10 edições impressas. Em 1994 se transmutou na gravadora independente de mesmo nome – saiba mais em mmrecords.com.br . Atualmente é tudo isso e um pouco mais, com a ajuda de amigos.”
De Jundiaí (SP), o site realiza a divulgação de shows, lançamentos de discos e singles e entrevistas com artistas independentes.

Música Inspira

Sobre o Música Inspira:

“O Música Inspira foi criado em agosto de 2014, como uma página no Facebook, para inspirar por meio da música, trazendo citações de canções e também testemunhais de músicas que inspiram a vida de alguém.

Depois, em junho de 2015, um novo rumo: criação do site, como conhecemos hoje, com conteúdo  dando ênfase ao pop e em artistas que fogem do mainstream. O site traz  ainda seções diversas como a de reviews de álbuns, mixtapes, posts de inspiração, notícias musicais e também do mercado da música como business.”

Inferno Santo

Inferno Santo é uma plataforma independente de notícias voltadas à música alternativa do Espírito Santo. Em operação desde 2017, foi fundado pelo músico e engenheiro ambiental João Depoli.

Com um conteúdo original de matérias sobre as bandas e artistas residentes ou de origem capixaba, sua cobertura engloba desde nomes aclamados no cenário nacional a grupos emergentes e promessas locais. Além de registrar os lançamentos e os shows que acontecem pelo estado, trabalha com entrevistas exclusivas e matérias especiais focadas na temática.”

Sobre o Oganpazan:

“O Oganpazan é um portal da internet destinado à discussão, crítica e divulgação da produção musical contemporânea, tendo como foco a cena musical independente no Brasil. Sendo um portal soteropolitano é natural haver uma atenção maior sobre o que se passa na cena independente da capital baiana. Contudo as fronteiras do Oganpazan seguem os limites das fronteiras da internet. Interessa-nos reverberar através do Oganpazan toda produção presente dentro de nosso circulo de interesse musical.”

Road To Cydonia

Inaugurado em Abril de 2013, o Road to Cydonia é um site de recomendações musicais feito por fãs e direcionado para fãs. Focando em bandas e artistas brasileiros independente, o site não é um veículo jornalístico e não trabalha com notícias nem com um giro frequente de posts.”

SobreOTatame

“Somos um site com conteúdos e de iniciativas acerca de cidadania, cultura e comportamento e o nome “SobreOTatame” é uma metáfora ao palco de luta que é a vida.

Nossas iniciativas são:

– SobreOTatame Sessions
– Elas SobreOTatame

Nosso objetivo é contar histórias, tentar levar conteúdos e iniciativas que agreguem e gere uma informação positiva, principalmente do estado do Maranhão. Seja por meio de uma entrevista sobre ansiedade, uma dica de filme ou a valorização do cenário musical.”

União das Mulheres do Underground

Blog colaborativo que visa divulgar a presença das mulheres no underground brasileiro, seja tocando em bandas, promovendo eventos, produzindo zines, lançando material com selos, fazendo grafites, ilustrações… Toda iniciativa DIY produzida por mulheres é bem-vinda.”

Crush em Hi-Fi

O editor João Pedro Ramos define o projeto como:
“Um blog sobre música para quem é perdidamente apaixonado por música. Bandas independentes, entrevistas, listas, música de todos os tipos, formatos, cores e velocidades. Diariamente, um post com uma novidade musical para você.”
Plataforma de conteúdo, notícias e gravadora de música eletrônica.

Brasileiríssimos

Projeto de valorização da cultura brasileira.

Rolling Stone Brasil

Rolling Stone Brasil é uma revista publicada no Brasil entre 2006 e 2018 pela editora Spring. É uma das diversas versões internacionais da Rolling Stone, publicada nos Estados Unidos desde 1967. Atualmente é um portal de notícias sobre Música, Cinema, Política, Moda, Entrevistas, Notícias, Fotos, Vídeos, Críticas e muito mais.

Minuto Indie

O Minuto Indie é um canal de Youtube fundado em 2014 por Alexandre Giglio mas já tem alguns anos que também é um portal de notícias trazendo novidades do mundo da música.

1001 Videoclipes

Sobre o 1001 Videoclipes:

“Esse blog vai levar você a diferentes estilos visuais e mostrar o poder do videoclipe e os sentimentos que ele causou em toda uma geração!

Cada clipe citado é contextualizado historicamente com comentários sobre os bastidores e curiosidades das gravações e/ou a vida dos artistas. Você vai encontrar alguns dos seus vídeos preferidos e descobrir muitos outros que merecem ser conhecidos.”

Data Clipe

O Data Clipe é um blog de cultura pop, criado em 2010, e direcionado ao lançamento de videoclipes que tem como objetivo maior antecipar a avaliação das últimas e principais estreias da web, afim de concentrar o maior número possível de lançamentos relevantes para seus leitores em um único lugar.

Shoegazer Alive

Blog e programa de rádio com foco em shoegaze, dream pop e seus gêneros correlatos.

Mulher na Música

Portal da SÊLA com foco de trazer notícias, lançamentos, coberturas e bastidores das Mulheres Na Música.

Collectors Room

Sobre o Collectors Room:

“No ar desde 2008, a Collectors Room é o primeiro site brasileiro feito por e dedicado aos colecionadores de discos. Em todos esses anos publicamos mais de uma centena de entrevistas mostrando as coleções de apaixonados por música em todo o Brasil.

Mas o site vai além das coleções: a Collectors Room se transformou, com o passar dos anos, em um grande portal dedicado ao rock e ao heavy metal, com notícias, reviews, matérias especiais e muito mais, sempre focando nos estilos musicais que amamos.”

Bonustrack!

Sobre:

“Surgimos da necessidade de um grupo de amigos em falar sobre sua maior paixão: a música. Nossa visão principal é o cenário alternativo. Queremos evidenciar ao nosso interlocutor que existe música boa sendo feita em qualquer tempo, no que consideramos um mundo das artes paralelo ao que se encontra instituído.”

Sopa Alternativa

Sobre o Sopa Alternativa:

“O Sopa Alternativa é conteúdo que alimenta: Artes visuais, música, cinema, seriados, trilhas sonoras, HQs, leituras, mulheres negras no rock e uma pitada de pimenta.”

Ziriguidum

Sobre o Ziriguidum:

Esse espaço múltiplo e multimídia foi criado em 1996 por Beto Feitosa e Flávia Souza Lima com o objetivo de sempre valorizar o que de mais relevante acontece no cenário da música brasileira. O espaço é a versão online da Revista Ziriguidum.

Per Raps

Sobre o Per Raps:

“O Per Raps surgiu como uma ideia em meados de 2007 de dois amantes do rap, e um ano após se tornou realidade. Hoje já são mais de 10 anos de trabalho, mais de 1100 conteúdos, e dezenas de integrantes (atuantes em diversas cidades do Brasil) se juntaram à dupla dando ao Per Raps o status de coletivo.

Abordar temas que envolvam o hip-hop, sejam eles novidades, curadoria de eventos, resenhas musicais, entrevistas, lifestyle, negritude e acima de tudo, o pensamento crítico, faz parte da essência do site.

Per Raps – Música, hip-hop, cultura de rua e pensamento crítico.”

ZonaSuburbana

Portal voltado ao mundo da cultura hip hop. O ZonaSuburbana traz conteúdo sobre RAP & HIP HOP! Música, informação, comportamento e atitude.

Rap Mais 

Criado no final de 2016, o Portal Rap + é um site de entretenimento, notícias e afins do mundo Hip Hop. O Portal nasceu como hobby de um estudante de Publicidade e Propaganda e desde então vem se dedicando para crescer cada vez mais entre os sites de Rap Brasileiro.

DJ Sound

A Revista DJ Sound existe desde 1997 e vem investindo na cobertura dos principais eventos, assim como apresentando os artistas e profissionais que fazem parte do mercado da música eletrônica (House, Dance, Techno, Rap, Drum’n’Bass, Trance, Electro, Deep, Psy).

Guitar Load

Sobre o Guitar Load:

“A Guitarload é o principal portal de notícias sobre o universo da guitarra e a maior revista digital do país. Criada e mantida por apaixonados pelo instrumento!”

Papel Pop

Webiste brasileiro de entretenimento: música, cinema, famosos, TV, consumo e tecnologia.

Headbangers News

Criado em 2017 o Headbangers News é um site dedicado ao heavy metal.

Wikimetal

“Fundado em 2011, o Wikimetal foi criado por um grupo de amigos apaixonados por música. Decidiram então criar um portal especializado em rock e heavy metal.

Whiplash

Fundado em 1994 como um Zine (em papel), distribuído a seguir nas BBS (nos primórdios do cyberspace brasileiro). Em 1996 se tornou o primeiro site de Rock e Heavy Metal do Brasil. O site é colaborativo.

Passagem de Som

Sobre o Passagem de Som:

“Falar de música se tornou algo maior que qualquer mídia e se apaixonar por música é a base de um relacionamento de muitas possibilidades, tantas que não conseguimos nos contentar somente com a Revista Som. Dessa forma surgiu o Passagem de Som, um portal com uma proposta simples em sua estrutura, que é trazer a informação com maior agilidade e personalidade.

Proporcionando maior interação com nosso visitantes, o Passagem de Som continua sendo formado por pessoas apaixonadas por música e que gostam de falar desse assunto em todas as suas possibilidades, porém, não quer esperar terminar o mês para fazer isso. Com muito dinamismo, o portal tem como meta trazer uma fonte ainda mais rica de informação, além de promoções e muita diversão!”

Rock de Verdade

Site de noticias do mundo do rock, e com muito foco nas bandas independentes, já na ativa a mais de 8 anos.

Portal Rock Press

Site de Rock e suas subdivisões (Blues, Progressivo, Punk, Psicodélica, Metal, Garage Rock…). Espaço aberto também para Cinema, Artes Visuais, HQs, Literatura…)

A Escotilha

Sobre A Escotilha:

“Nossa proposta no portal Escotilha é ampliar a visão sobre a cultura a partir de diferentes olhares. Estamos menos interessados na atualidade dos lançamentos e mais empenhados a acrescentar nuances no consumo de cultura de nossos leitores.

Contamos hoje com várias editorias com o objetivo de facilitar sua navegação pelo site: em “Cinema & TV”, refletimos sobre as facetas da produção audiovisual; em “Literatura”, ensaios e resenhas sobre a aventura do livro; em “Música”, colunas que analisam a cena musical atual e os movimentos passados; em “Teatro”, um olhar sobre espetáculos paranaenses e nacionais; em “Artes Visuais”, reflexões e análises sobre obras de artes visuais e plásticas em suas várias nuances; na categoria “Crônica”, nossos colunistas trazem leituras do cotidiano, em textos sempre marcados pela leveza típica deste formato; e ainda encontramos espaço para algumas colunas que dialogam de forma plural com várias linguagens.”

Duo Fox

Criado em 2014 o foco é jornalismo cultural, música, arte, cinema e muito mais.

deepbeep

Sobre o deepbeep:

“O deepbeep é uma plataforma digital dedicada à música eletrônica, alternativa e contemporânea. Publicamos notícias e atuamos nas redes sociais, além de oferecer semanalmente nossos tradicionais podcasts exclusivos de artistas nacionais e internacionais que sempre contam boas histórias com música, entrevista e fotos.

Desde 2009 já foram mais de 800 podcasts em suas diversas formas e estilos, que juntos, somam mais 1.000 horas de música online e ininterrupta.”

Festivalando

Festivalando, site pioneiro sobre viagem para festivais de música, co-criado por duas colecionadoras de shows e viagens pelo mundo, Gracielle Fonseca e Priscila Brito. A missão aqui é agregar experiências e compartilhar tudo com quem também é apaixonado por festivais de música e viagem.

RND

Sobre o RND:

“O Rap Nacional Download ou simplesmente RND esta presente desde 2008 na internet, trazendo pra você praticamente todos os downloads do rap profissional brasileiro, alem de notícias e matérias exclusivas, voltamos no inicio de 2012 com força total, agora de cara totalmente nova, projetado para fornecer o maior conteúdo de Rap Nacional.”

Revista 440Hz

Sobre:

“Essa é uma revista sobre música para quem gosta de música. E, para isso, queremos que entusiastas com qualquer grau de conhecimento técnico degustem e que os profissionais se deliciem.”

Soterockpolitano

Sobre o “Soterockpolitano”

“Foi criada para fortalecer o cenário da música independente local e também divulgar conteúdo local de shows, lançamentos de álbuns de bandas, apresentar novas bandas ao público, além de entrevistas e muito mais.

Queremos promover a difusão de informação de cultura alternativa e a divulgação da cena musical existente na cidade e também promover intercâmbio, para uma maior integração e movimentação da cultura em Salvador e no interior da Bahia em geral.”

Eles também atuam como Selo Independente e fazem Podcasts.

Eu Quero Falar de Música

Sobre o Eu Quero Falar de Música:

“Começamos em junho de 2018 com o único objetivo de falar de música independente, nova e brasileira. Ao longo do tempo ganhamos cara nova, força e estabelecemos novas conexões.”

O Subsolo

Criado em 2015 O Subsolo é um blog voltado para a divulgação bandas independentes do cenário nacional.

Esteriltipo

Criado em 2013 o foco são os universos do rock e do metal. Com espaço também para bandas independentes. Comandado por Ricardo Cunha, ele busca desvendar as histórias por trás dos álbuns.

O Colecionador

Sobre O Colecionador:

“Somos 5 amigos que são loucos pelo cenário independente brasileiro, especialmente do norte e nordeste. Em nosso blog falamos sobre tudo o que envolve esse meio. Não temos rotina de postagem. Esse projeto é despretencioso e é apenas sobre o prazer de se ouvir bons discos.”

Canais de Youtube

Youtube: Canais de Sessions

Podcasts

Vamos Falar de Música?
Popcast
PWRCAST
Queijo Quente
Álvaro & Barcinski & Forasta & Paulão
Do It Yourcast
PodLixo
Fast Foward
Hi Hat Girls (Confira Entrevista para o Hits Perdidos)
Silêncio no Estúdio
Rádiofobia Classics
Folkalizando
Bravo!
Papo Pop
mono
deepbeep
PodCLAV
Stagecast
Blasfêmea
Música Crônica
Chiado Podcast
Podcast, Mano
Mundo Independente
Jooqebox
Mr. Tambourine REC
Sabe Som
Perdidos no Ar
Programa É Rock
LetraCast
poeiraCast
Boombop Shuffle
Outra Frequência
Som no Prato
Sons do Brasil
Música em Rede
Originarias
Culture-se
Rock n’a Sala
Meninas do Brasil
Sala de Estar
Escuta! (Nexo Jornal)
Sobre Canções
Diversas
Vivendo de Música

Facebook

Grupos

Sinewave
Música, Copyright & Tecnologia
midsummer madness
Death Disco Machine

Twitter

Instagram

Web Rádios

Newsletters

SIM São Paulo
Melvin
Boombop Shuffle

Mundão Sound System
Trabalho Sujo
Semibreve
BALANEWS
UBC
Tenho Mais Discos Que Amigos!

Sentiu falta de algum canal?

Conta para gente, a ideia é atualizar a lista por aqui constantemente.
A publicação desta é apenas o ponto de partida.