[Guia] Como fazer para o seu clipe aparecer na TV?

O videoclipe é o método mais eficiente de mostrar seu som na internet com maior eficiência. Em tempos onde vale trabalhar 1 ou 2 singles (ou 3) e não um EP – ou disco – cada mergulho como diz a Narcisa “é um flash”.

Não adianta ir conta a corrente. Ainda recebo contato de bandas que insistem em vender um CD sem ao menos disponibilizar seu material em streaming, o que realmente acho um absurdo.

Acredito que a arte e a maneira de arquitetar o marketing (ou se quiser chamar de como vender seu peixe) ainda seja a forma de sair do seu nicho. E se você tem banda você sabe bem do que estou falando.

Por aqui no Hits Perdidos desde 2016 divulgamos clipes independentemente da fase da carreira em que o artista está. Porque de fato o que importa é ele entregar um material com uma boa qualidade. E um bom videoclipe pode ser um começo de tudo.

Muitas vezes pensam que um videoclipe para ser bom precisa de uma mega produção e milhares de reais investidos. Porém não é bem assim. Os videoclipes independentes que figuram as listas do Hits Perdidos muitas vezes se destacam por uma boa ideia ou um ótimo roteiro.

São mais de 15 meses listando o que acontece de melhor dentro do universo do independente e chegou a hora de fazer com que as bandas possam ir além. Tanto em nível de profissionalismo como em tentar guiar como fazer todo esse processo de maneira correta.

Criar uma lista com 70 ou 110 clipes independentes talvez seja um ótimo parâmetro para saber o que está sendo produzido. Porém muitas vezes mascara – e confunde – quem está no caminho certo desta longa trajetória. Costumo observar muitas bandas conseguindo estabelecer metas e levando seu trabalho de maneira séria para encarar os maiores tipos de desafios.

É algo que admiro muito pois realmente acredito que o sonho de viver de música é difícil. Porém existe formas de fazer com que seu trabalho seja visto e apreciado. A Play Tv por exemplo é um canal que se atenta a isso e através do programa semanal Udigrudi e desde 2012 já exibiu mais de 2500 videoclipes independentes.

O que é bastante impressionante em tempos em que temos que lidar com uma mídia cada vez mais fechada a exibir videoclipes (independentes ou não).

Em agosto de 2017 o editor do Hits Perdidos, Rafael Chioccarello, foi convidado a participar do Udrigrudi na Play TV. Foi uma grata surpresa pois no programa justamente o tema foi discutir videoclipes. O que faz de um clipe ser bom? O que te chama mais a atenção? Qual seu favorito? Como inovar? Foram questionamentos abordados.


Screen Shot 2018-02-22 at 15.17.33
Rafael do Hits Perdidos no Udigrudi em Agosto do ano passado. – Foto: Reprodução Instagram. 

Após a participação o contato entre a produção da Play Tv e o Hits Perdidos se intensificou. Foram meses de conversas e muitas trocas de ideias sobre videoclipes. O que naturalmente rendeu uma parceria.

Os listões de videoclipes já eram uma das fontes de pesquisa do canal para identificar potencias bons clipes para exibir na programação. Porém nada como uma alinhamento de ideias e de como fazer. No fim de fevereiro era concretizada a parceria Hits Perdidos e Play Tv.

No dia 04/03, neste domingo, irá ao ar às 20 horas o primeiro episódio em parceria do Udigrudi com parceria do Hits Perdidos. Mas como irá funcionar? Iremos ajudar com que os clipes independentes tenham ainda mais espaço dentro do canal como o curador do Udigrudi deixa claro.

“Percebemos ao longo de 2017 que tanto Udigrudi quanto Hits Perdidos têm um carinho especial pelos clipes de artistas independentes brasileiros, depois de uma live sobre como fazer clipes, para a qual convidamos o curador do Hits, Rafael López”, conta o gerente de programação e produção da PlayTV, Rodrigo Lariú.


udigrudi


A trajetória do Udigrudi em apoiar a música independente também vem de longa data. Desde 2012 semanalmente o garimpo por produções audiovisuais acontece por lá. São mais de 2500 clipes exibidos dentro da programação. O que só mostra com que a parceria ente Udigrudi e Hits Perdidos fosse inevitável.

Toda semana a partir deste domingo (04/03) teremos clipes indicados pelo Hits Perdidos na programação do Udigrudi. Lembrando que o programa vai ao ar aos domingos às 20 horas.

“Aos poucos queremos ampliar a parceria, tentando ser o mais completo possível na divulgação e promoção dos bons videoclipes independentes nacionais. Para fazer isso, vamos publicar nas redes sociais um do outro, dicas de como produzir e divulgar seu clipe, sempre valorizando as boas produções, separando o joio do trigo”, antecipa Lariú.

A ideia é tentar identificar o que acontece de melhor dentro do cenário independente. Mostrando quem mais se aproxima de se profissionalizar e entender o mercado que está inserido. E para isso em parceria resolvemos criar selos especiais de aprovação.

Os favoritos da equipe de curadoria da Play TV à partir de agora carregam o selo de “Gostamos Muitos”, já os escolhidos pelo Hits Perdidos levarão o selo “Favorito Hits Perdidos“.

O conceito é esse: mostrar o melhor que está sendo feito longe da grande mídia, ajudar a revelar novos talentos da música brasileira e conectar cada vez mais o independente ao mainstream.

“Apesar da parceria envolver apenas a PlayTV, achamos importante mostrar aos músicos todos os canais de TV que abrem espaço para videoclipes independentes atualmente”, esclarece Rafael, editor do Hits Perdidos. 



Como fazer seu clipe aparecer na TV?

Para alguns essa seria a pergunta de um milhão de dólares mas não é bem por aí. Conversamos com o Rodrigo Lariú um cara com uma longa trajetória dentro da música independente nacional. Tendo trabalhado na MTV, Canal Brasil, um dos fundadores da Abrafin, dono do selo Midsummer Madness e há quase 9 anos gerente de produção e programação na Play Tv.

[Hits Perdidos] O que um videoclipe precisa para passar na Play TV?

Rodrigo Lariú: “Para um clipe ser exibido na PlayTV, o artista tem que enviar os seguintes dados para udigrudi@playtv.com.br :

– link do vídeo (pode ser youtube, vimeo; pode ser link não listado se o clipe ainda não tiver sido lançado). Não é necessário o envio do arquivo de vídeo, a não ser que seja solicitado posteriormente pela produção.

– o Udigrudi sempre insere uma cartela antes da exibição do clipe com as seguintes informações: nome do artista/banda, cidade (pode ser a cidade natal do artista ou a cidade onde ele está baseado); influências (listamos 3 influências musicais do artista, para aumentar o interesse da audiência, então, quem quiser indicar estas influências, ajuda bastante); e site (o site oficial do artista).

– além das informações obrigatórias acima, se o artista quiser enviar mais detalhes sobre ele próprio, às vezes inserimos textos no meio dos clipes contando novidades ou curiosidades sobre as bandas.

– é importante que ao enviar link + informações que o artista autorize via email a exibição do mesmo. Se preferir, podemos enviar um termo de autorização que pode ser assinado pelo artista e devolvido via email.

– recebemos muitos clipes toda semana, então, pode ser que seu clipe não seja exibido imediatamente; ele fica numa fila de seleção. Importante dizer que o simples envio do clipe (link) + informações não garante a exibição do mesmo no Udigrudi. Nós fazemos uma seleção obedecendo a critérios técnicos e artísticos. Não há restrição de estilos musicais. Se o clipe for selecionado para exibição, o artista será avisado por email ou via facebook. Toda quinta feira nós publicamos na página do facebook a lista de artistas que terão clipes exibidos na edição do domingo seguinte.”

[Hits Perdidos] O que inviabiliza de passar na TV?

Rodrigo Lariú: “O que inviabiliza totalmente:

– aparecimento muito destacado de marcas; sabemos q alguns videoclipes têm apoio de marcas mas o merchandise na TV custa mais caro ;).

– áudio ruim (muito baixo, mal gravado, estourando, etc) e vídeo ruim (baixa resolução).

– clipes com créditos naquele estilo que a MTV usava antigamente, com nome da música, nome da banda, gravadora, diretor, etc… Só aceitamos clipes sem este tipo de crédito. Outros tipos mais artísticos de crédito precisam ser avaliados caso a caso.

– não costumamos exibir videoclipes de músicas que são versões de outros artistas, ou seja, preferimos dar destaque à músicas autorais (exceções podem ser analisadas).

– não exibimos clipes de artistas ligados às 3 grandes multinacionais; preferimos dar destaque à produção independente.

O que não é desejável:

– sua banda tocando ao vivo num show não é necessariamente um clipe;
– sua banda tocando num estúdio de ensaio não é necessariamente um clipe;

O que é desejável:

– escolha sua melhor música, aquela que você acha a melhor. Um bom clipe sempre tem uma boa música.

– tente produzir um clipe criativo. Produções caras não necessariamente significam bons clipes.


play


[Hits Perdidos] Legalmente como uma banda deve proceder para mandar o material nos conformes para a Play Tv?

Rodrigo Lariú: “O Udigrudi está no ar na PlayTV desde setembro de 2012. Exibimos uma média de 10 a 12 clipes inéditos na TV desde então. São aproximadamente 2400 clipes desde então.

Os videoclipes nacionais tem melhorado muito desde 2011, 2012, existem inúmeros casos de artistas que ampliaram sua divulgação por causa de bons clipes, por exemplo, A Banda Mais Bonita da Cidade, por exemplo Emicida, Grandphone Vancouver, isso para citar os mais antigos. Então, entendemos o Udigrudi como o espaço da PlayTV onde mostramos a nova música independente brasileira.

Outro detalhe importante: desde 2012 está em vigor a Lei 12.485 que obriga canais de TV paga a exibir uma determinada quantidade de horas de obras audiovisuais brasileiras, e os videoclipes podem se encaixar nesse tipo de conteúdo.

Isso significa que vários canais de TV paga (ou TVs a cabo, como são conhecidas) tem interesse em exibir estes clipes. Para certificar seu clipe como obra brasileira apta a cumprir essa exigência (ou obra brasileira qualificada) é necessário tirar certificados na ANCINE. Para saber o passo-a-passo de como se cadastrar na ANCINE e tirar estes certificados, mande email para o udigrudi@playtv.com.br  que explicamos.”

Além da Play Tv onde vale a pena tentar espaço?

Dentro da TV a cabo além da Play TV temos videoclipes sendo exibidos na MTV, Multishow, Bis, Woohoo e Music Box Brasil. Ou seja vale a pena ir atrás dos curadores e entender cada um dos processos para que seu videoclipe veículo além da web. Afinal de contas quanto mais pessoas seu trabalho chegar, melhor.

Não deixe de enviar material para o Hits Perdidos pois se seu videoclipe cumprir todos os critérios apontados nesta matéria, ser criativo, ter roteiro bom, boa fotografia…talvez ele entre na seleta lista de selecionados dos “Favoritos do Hits Perdidos“. Escolha sua melhor música e capriche na produção!


play


Sobre a PlayTV

É um canal de conteúdo jovem, que tem como carro chefe os animes e uma grade voltada para a música, tecnologia e games. Sua programação hoje está disponível pelos canais da TV paga NET-122, SKY-181, OI-143, ClaroTV-118, VivoTV- 255, GVT-86. O canal tem uma grande distribuição, presente no pacote básico de todas as operadoras citadas acima.

Serviço:
Udigrudi
Data: domingo 04 de março
Horário: 20h às 21h
Classificação etária: Livre
Facebook

One thought on “[Guia] Como fazer para o seu clipe aparecer na TV?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s