A Lista das Listas 2019 assim como a cada ano vem revelando diversos aspectos e tendências da música brasileira. Surpreende e serve de termômetro para descobrirmos mais sobre o que mais se destacou ano a ano.
Ela não é nada previsível. É complexa, eclética, híbrida, cheia de ritmos e muitas vezes até surpreendendo. Se você espera encontrar hits radiofônicos e sertanejo, talvez ficará surpreso em ver que quase não aparecem. E quando aparecem estão bem longe do primeiro escalão.
Mas existe fórmula mágica para entrar na lista? Essa é uma ótima pergunta. A lista dá um peso igual para cada publicação que cita o disco. Independente de ser o Jornal O Globo, a Rolling Stone ou um blog de nicho com foco em hardcore.
Para nós a média das aparições acaba por sua vez trazendo um panorama do impacto. Impacto este que acaba se traduzindo em line ups das grandes casas de shows, circuito de SESCs e nos principais festivais do país. No fim de 2019 escrevemos um artigo com a opinião de diversos especialistas sobre o que faz um disco entrar nas listas de Melhores do Ano (leia).
Você ainda pode conferir os textos sobre as listas anteriores aqui: 2018 | 2017
Neste ano a coleta e análise da Lista das Listas 2019 ficou sob a responsabilidade do idealizador Pena Schmidt junto do Elson Barbosa (Sinewave), Rafael Pereira Lopes (Lumio Lab) e Rafael López Chioccarello (Hits Perdidos).
Aos poucos vamos ir disponibilizando alguns recortes da lista. São análises com diferentes pontos de vista mas que mostram o poder dos dados coletados e como eles tem o potencial de contribuir com a indústria cultural brasileira. Ela que se renova a cada ano e mostra diversas formas de resistir em meio ao descaso da cultura por parte do governo atual.
Ela tem a cara do Brasil justamente por mostrar nossa pluralidade nos mais diversos sentidos. Nos discursos, formas de expressão, frequências, realidades e preferências. Para mais análises você pode acompanhar nossas atualizações através da página oficial do projeto no Facebook (aqui).
Por isso hoje traremos para vocês uma ótica bastante diferente de se analisar a Lista das Listas 2019. Porque não mostrar os videoclipes de alguns dos artistas apontados com os Melhores Discos do ano?
Hoje apresentamos para vocês a Parte 2 da lista com 50 videoclipes de artistas que ficaram dentro do TOP 150 mais citados na Lista das Listas 2019.
Foram mais de 155 listas analisadas e estes álbuns estiveram entre os mais citados. O recorte dos videoclipes serve para ilustrar a preocupação em investir também na produção audiovisual, sendo assim um apoio fundamental para o lastro ainda maior do lançamento.
Tem espaço para o Pop, o Rap, o Metal, o Hardcore, a MPB, Alternative Rock, Emo, Dream Pop, Post-Rock, Reggae, Folk, Funk e Brega.
Nessa segunda parte temos os artistas: Fresno, Thiago Pethit, Pin Ups, Nego Gallo, Bernardo Bauer, Karina Buhr, Surra, Dead Fish, Yung Buda, Adriana Calcanhotto, Tantão E Os Fita, Apeles, Breu , Ave Sangria, Bruna Mendez, Mineiros da Lua, francisco, el hombre, Coruja BC1, Drik Barbosa, Julio Secchin, Dona Onete, Nomade Orquestra, Supervão, Clarice Falcão, Rap Plus Size, Rosa Neon, Chico César, Raça, Giovani Cidreira, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes.
Juliana Perdigão, Marcelo Jeneci, Deafkids, Tiago Iorc, Flaira Ferro, Ludmilla, Lucas Santtana, BIKE, Antiprisma, Vanessa da Mata, torre, The Monic, Romero Ferro, Derrota, Pabllo Vittar, Marcelle, Manger Cadavre?, Luiza Brina, Jade Baraldo e Guaxe.
Ainda existem diversas análises a serem feitas e você pode ajudar com que ela fique cada vez mais completa. Como lembra Pena em seu artigo:
“O trabalho deve prosseguir, ampliar o alcance, queremos povoar as planilhas com dados e dividir com vocês. Precisamos voluntários, estagiários e estímulo.
A partir desta conversa segue o baile. A grande planilha estará disponível para interessados. Mande um email para listadaslistas@gmail.com“
This post was published on 25 de maio de 2020 12:55 pm
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…
This website uses cookies.
View Comments