A Lista das Listas 2019 assim como a cada ano vem revelando diversos aspectos e tendências da música brasileira. Surpreende e serve de termômetro para descobrirmos mais sobre o que mais se destacou ano a ano.

Ela não é nada previsível. É complexa, eclética, híbrida, cheia de ritmos e muitas vezes até surpreendendo. Se você espera encontrar hits radiofônicos e sertanejo, talvez ficará surpreso em ver que quase não aparecem. E quando aparecem estão bem longe do primeiro escalão.

Mas existe fórmula mágica para entrar na lista? Essa é uma ótima pergunta. A lista dá um peso igual para cada publicação que cita o disco. Independente de ser o Jornal O Globo, a Rolling Stone ou um blog de nicho com foco em hardcore.

Para nós a média das aparições acaba por sua vez trazendo um panorama do impacto. Impacto este que acaba se traduzindo em line ups das grandes casas de shows, circuito de SESCs e nos principais festivais do país. No fim de 2019 escrevemos um artigo com a opinião de diversos especialistas sobre o que faz um disco entrar nas listas de Melhores do Ano (leia).

Você ainda pode conferir os textos sobre as listas anteriores aqui: 20182017

Quem fez a Lista das Listas 2019?

Neste ano a coleta e análise da Lista das Listas 2019 ficou sob a responsabilidade do idealizador Pena Schmidt junto do Elson Barbosa (Sinewave), Rafael Pereira Lopes (Lumio Lab) e Rafael López Chioccarello (Hits Perdidos).

Aos poucos vamos ir disponibilizando alguns recortes da lista. São análises com diferentes pontos de vista mas que mostram o poder dos dados coletados e como eles tem o potencial de contribuir com a indústria cultural brasileira. Ela que se renova a cada ano e mostra diversas formas de resistir em meio ao descaso da cultura por parte do governo atual.

Ela tem a cara do Brasil justamente por mostrar nossa pluralidade nos mais diversos sentidos. Nos discursos, formas de expressão, frequências, realidades e preferências. Para mais análises você pode acompanhar nossas atualizações através da página oficial do projeto no Facebook (aqui).


Lista das Listas 2019 Videoclipes


Lista das Listas 2019: Os Melhores do ano em Videoclipes

Por isso hoje traremos para vocês uma ótica bastante diferente de se analisar a Lista das Listas 2019. Porque não mostrar os videoclipes de alguns dos artistas apontados com os Melhores Discos do ano?

Hoje apresentamos para vocês a Parte 1 da lista com 50 videoclipes de artistas que ficaram dentro do TOP 150 mais citados na Lista das Listas 2019. Foram mais de 155 listas analisadas e estes álbuns estiveram entre os mais citados. O recorte dos videoclipes serve para ilustrar a preocupação em investir também na produção audiovisual, sendo assim um apoio fundamental para o lastro ainda maior do lançamento.

Tem espaço para o Pop, o Rap, o Metal, o Hardcore, a MPB, Alternative Rock, Emo, Dream Pop, Post-Rock, Reggae, Folk, Funk e Brega.

Nessa primeira parte temos os artistas: Black Alien, Teago Oliveira, Jeremaia, maquinas, Brvnks, Mc Tha, Pélico, Luísa e os Alquimistas, YMA, Violet Soda, Hot e Oreia, Papisa, Moons, DEF, Saskia, Rincon Sapiência, Rakta, Sessa, Jair Naves, Terno Rei, El Toro Fuerte, Boogarins.

Djonga, Cigana, Emicida, Statues On Fire, Bruno Capinan, Baiana System, Uganga, Selvagens à Procura de Lei, Elza Soares, Vivian Kuczynski, Zudizilla, Jards Macalé, Bárbara Eugênia, Dr. Sin, Céu, FBC, Labirinto, Luísa Sonza, Anitta, Liniker e os Caramelows, Lulina, Pietá, Tássia Reis, Jão, Pitty, Livia Nery, Scalene e Jaloo.



Você também pode contribuir para a Lista

Ainda existem diversas análises a serem feitas e você pode ajudar com que ela fique cada vez mais completa. Como lembra Pena em seu artigo:

“O trabalho deve prosseguir, ampliar o alcance, queremos povoar as planilhas com dados e dividir com vocês. Precisamos voluntários, estagiários e estímulo.

A partir desta conversa segue o baile. A grande planilha estará disponível para interessados. Mande um email para listadaslistas@gmail.com