Confira os melhores clipes lançados em novembro de 2019 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes 2019

As listas de melhores clipes 2019 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo terceiro ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da Play TV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos.

Agora temos mensalmente a lista de melhores clipes do mês e a de sessions.

A de lyric videos foi encerrada, e singles ganharão espaço na programação do Dezgovenadoz sob a curadoria do Hits Perdidos na Mutante Radio (Toda quarta-feira às 16 horas)

Udigrudi na Play TV

Em Novembro continuamos a parceria com o programa Udigrudi da Play TV, onde o Hits Perdidos seleciona semanalmente alguns clipes para aparecer por lá.

Inclusive fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Vários clipes dos listões já tem aparecido na programação. Lembrando que o programa vai ao ar todos os domingos às 20:30h.

LISTAS 2019

Janeiro 
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro

Os Melhores Clipes lançados em Novembro

Neste mês de Dezembro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube –  e Spotify – com os 99 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes
lançados em Novembro

Em Novembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 99 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 3,3 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 98 artistas de 14 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE NOVEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1 Dani Vieira “Paralelo”



Um dos videoclipes que mais gostamos no mês de novembro foi o da Dani Vieira, de Salvador (BA). Muito por conta da ótima direção de arte e ótimo uso da locação. Inclusive o vídeo foi filmado no paradisíaco Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assina a direção, o roteiro e fotografia Alice Bento.

2 L’Homme Statue “Braços/Vela”



No dia 08/11 o multiartista Loïc Koutana, imigrante afro-francês no Brasil há cinco anos lançou o videoclipe para “Braços/Vela” sob o nome Lhomme Statue. O vídeo também marca sua estreia como cantor do artista que também é dançarino no TETO PRETO.

A sensibilidade é um marco da produção audiovisual assinada por Douglas Bernardt, conhecido por seu trabalho à frente de “Bluesman” do Baco Exu do Blues. O registro foi gravado no próprio apartamento de Loic, onde vive com o marido, e que em janeiro foi vítima de um incêndio acidental.

Dois dias após o incidente eles retornaram ao local e em apenas uma diária captaram todo o sentimento do momento através de takes e coreografias aliados a uma ótima fotografia.

“Gravar essa música e esse clipe foi uma das coisas mais difíceis e emocionantes que já fiz. Essa tragédia aconteceu ao meus 24 anos… saber que nesse período perdi tudo que tinha foi um grande choque e ao mesmo tempo uma grande lição”, revela Loic.

“Aprendi a desapegar e entender que meu corpo e minha arte são tudo que eu tenho e, a única que vou levar no final”, finaliza.

O disco cheio do projeto virá no primeiro semestre de 2020.

3 Lucas Santtana “Ninguém Solta
a Mão de Ninguém” feat. Jaloo,
Juçara Marçal e Linn da Quebrada



A mensagem social e a ligação com o momento do país é o grande trunfo da faixa “Ninguém Solta a Mão de Ninguém” do baiano Lucas Santtana em parceria com Jaloo, Juçara Marçal e Linn da Quebrada.

O registro é uma “homenagem aos que lutaram e aos que continuam lutando pela democracia no país”. Já a direção é assinada por Joana do Prado, João Wainer, Juliana Curi e Ju Borgez.

4 Papisa “Terra”



A magia, espiritualidade e o mistério entram no caldeirão da Papisa no sublime vídeo para “Terra” faixa que integra seu disco de estreia.

O vídeo conta com direção de Rodrigo de Carvalho (que já dirigiu clipes de artistas como Karol Conka, MC Tha e Jaloo) e as participações da astróloga e DJ Tatiane Lisbon, também conhecida com Papisa, e da atriz, dançarina e performer Lucilene Moreira.

“Entre as referências estão o remake do clássico filme de terror ‘Suspiria’ (2019), dirigido por Luca Guadagnino, e também a artista visual Hilma af Klint. O roteiro do clipe combina fatos terrenos, táteis, a um universo subjetivo criado em 3D, expondo as etapas emocionais que permeiam a consciência da finitude”, comenta Rita

O vídeo entrou na nossa seleção de 15 melhores do ano exibida com exclusividade na Play TV no começo de Dezembro.

5 Romero Ferro “Verdadeiro Amor”



Quem também aparece por aqui como destaque é o pernambucano Romero Ferro com o vídeo para “Verdadeiro Amor”. O registro filmado entre São Paulo e Bertioga (SP) foi dirigido por direção de Flávio Lamounier e Rodrigo Ladeira e é o quinto videoclipe do álbum FERRO.

“A primeira locação, no espaço do quarto, traz diferentes intensidades e cores de luz para simbolizar dias e horários diferentes, já a segunda na praia, vem com a luz bem mais fria e nublada, fazendo um contraponto, pois no litoral é onde, geralmente, associamos com uma luz quente, tempo aberto.

A distância e oposição dos lugares e imagens são justamente para criar contrastes. Colocamos ele tanto na intimidade do quarto, quanto na imensidão de um lugar aberto, de mar, espaços onde esse sentimento de ausência atravessa

Gostamos de trabalhar as nossas narrativas com leveza, trazer resoluções de formas mais metafóricas – então conversamos junto do Romero como abordar essas sensações da saudade, do amor pela perspectiva do fim e de alguém apaixonado (às vezes ‘cego’ de amor), em imagens que contam através de subjetividades”, comenta o diretor Flávio Lamounier

Sobre o resultado Romero comenta: “É o meu vídeo mais puro até agora. Eu consegui me mostrar de uma forma muito poética e verdadeira. Desde o início entendi que essa música me trazia saudade, uma mistura de falta, perda, distância e amor. Queria que todos esses sentimentos fossem retratados no clipe, e eles foram! O resultado tá lindo!”.

6 Bemti e Tuyo “Outro”



Recém contemplado pelo edital da Natura Musical o músico mineiro radicado em São Paulo Bemti se despedi do álbum Era Dois em grande estilo. A faixa que foi escolhida dessa vez para receber uma produção audiovisual foi “Outro”, canção que tem a participação do trio curitibano Tuyo.

O vídeo foi gravado em diversas locações entre elas o Festival Timbre (Uberlândia), Santana do Riacho e São Paulo. Com Luca Scarpelli e Rodrigo Sander. O Roteiro, a produção e a montagem são assinados pelo próprio Luís Bemti que é formado em audiovisual.

Além das ótimas escolhas de locação, o clipe traz uma sensível história de amor e fecha bem a narrativa da balada pop que parece ter sido feita para acender o isqueiro durante suas apresentações.

7 Letrux “Puro Disfarce” (Com Marina Lima)



A carioca Letrux talvez tenha uma das videografias mais divertidas do país e voltou a produzir um ótimo vídeo para “Puro Disfarce” faixa que tem a participação de Marina Lima e direção de Pedro Colombo. No vídeo as ilustrações, a psicodelia, a diversão e muitas cores ganham a cena.

8 Vivian Kuczynski “Fardos” (ft. Francisco)



A curitibana Vivian Kuczynski aos 16 mostrou sua estrela em Ictus e em Novembro lançou o vídeo para “Fardos” canção que conta com a participação de Francisco. A produção audiovisual teve direção de Maria Eduarda e Felipe Fonseca, além de
direção de fotografia de Gustavo Salun.

A coreografia, o teatro, a locação e o caos acabam dando corpo ao clipe e contribuiu para a narrativa visual de um álbum denso e bastante intimista. Destaque fica para o conjunto direção de arte + fotografia.

9 Hot e Oreia “Cigarro”



Após serem premiados no M-V-F-Awards 2019 pelo clipe de “Eu Vou” o duo Hot Oreia aparece mais uma vez por aqui. Desta vez com o vídeo para “Cigarro” que é mais uma vez ácido ao criticar a loucura de nossos tempos. Desta vez assinam a direção e roteiro Natacha Vassou e Lucas Espeto.

O vídeo vai do teatro de fantoches, em clara alusão política, ao circo, com rimas perspicazes, alfinetada o discurso da ministra Damares e críticas a fé cega. Ainda tem espaço para ilustrações e colagens que dão toda a teatralidade que a faixa exige.

10 Jandaia “Movimento”



Quem também aparece por aqui é a Jandaia, de Florianópolis (SC), grupo que conta em sua formação com Victor Fabri (Fabrin), e logo de cara já supreendeu com o vídeo para “Movimento”; este que foi produzido pela Invocado Filmes e foi dirigido pelo próprio músico.

Eles inclusive citam de maneira um tanto quanto filosófica que “Movimento” seria a libertação de tudo que te prende. A fotografia, a dança, as luzes e o movimentar conduzem o clipe que se destaca também pela espontaneidade de seu fluxo.

11 Apeles “Pássaro Nu”



A melancolia dos domingos sob a ótica de Eduardo Praça acaba transparecendo tanto na faixa como no clipe. “Pássaro Nu” traz cenas de uma São Paulo que além de não dormir: desperta um sentimento singular em cada um dos seus habitantes. 

Através das lentes do diretor Gabriel Vieira de Mello, Apeles escolheu logo uma virada de domingo para segunda-feira para traduzir esta sensação de vazio tão intenso de uma metrópole que durante o dia não deixa ninguém descansar.

12 Johny MC “Negro”



Amamos descobrir artistas montando as listas de videoclipes e esse foi o caso do Johny MC com seu clipe papo reto. O vídeo de “Negro” foi dirigido e editado por Rabú Gonzales. Com referências que vão de Martin Luther King Jr., passando por Racionais, Pantera Negra e ilustrando com suas rimas a realidade social.

13 Tuyo “Vidaloca” (Boss In Drama Remix)



A Tuyo que aparece na lista também no feat com o Bemti surge dessa vez ao lado do Boss In Drama no clipe para o remix de “Vidaloca”. Com espírito revival o vídeo faz um comeback para os anos 90 com a estética VHS e como locação teve o Fffront em São Paulo.

No registro um repórter, que no caso é o músico Sandro, passa por diversas aventuras na “Gado Tv” entrevistando e performando em uma noite na boate no melhor estilo Amaury Jr. O resultado é cômico e parece ter sido um set de gravações bastante descontraído. Assina a direção Renan Feldens Queiroz.

14 Young Lights “Down River”



Recentemente a Young Lights, de Belo Horizonte (MG), lançou o primeiro single de sua nova fase em Premiere no Hits Perdidos, “Down River”.

O single acompanha um videoclipe dirigido por Leonardo Branco e Lucas Campos. O roteiro é assinado por Limão Capeta Filmes e Young Lights, a direção de arte por  Lorena Maruch.

Participam o vídeo Chandra Drummond, Felipe Valderrama, Fernanda Azevedo, Gabriela Brasileiro, Gentil Nascimento, JP Cardoso, Luis Emílio, “Zé” Naves, Rodrigo “Batata” Nueva, Shairon Lacerda e Vitor “Boss” Ávila.

15 Raça “Bandidos e Divas”



O Raça caprichou no roteiro, e no drama, no vídeo para “Bandidos e Divas” faixa que tem a participação da Brvnks. A produção audiovisual que retrata a fuga de um preso (no caso o vocalista Popoto) de um hospital conta com participação especial da Bruna (Brvnks) e é assinada por Ed Raw e Renan Moraes.

16 Elza Soares “Lírio Rosa”



A carioca Elza Soares lançou em 2019 o álbum Planeta Fome e para divulgar o trabalho em novembro disponibilizou o videoclipe para “Lírio Rosa”.

O registro dirigido por Jordana Hissa mostra através de colagens no estilo lambe-lambe, montagens e efeitos visuais distintas interpretações dos versos da canção composta por Pedro Loureiro e Luciano Melo.

17 Tranco “Coldre”



O hardcore/metal estão bem representados na nossa lista com o videoclipe do quarteto paulistano Tranco. A produção audiovisual para “Coldre” é dirigida por Lucas Ribeiro e Felipe Locca e tem a preocupação de mostrar o choque de realidade dos tempos distópicos que temos vivido. Da insanidade a violência do cotidiano.

18 Betina “As Luzes de del Fuego”



Depois do lançamento de Hotel Vülcânia (2018) e Carne de Sereia (2016) a curitibana radicada em São Paulo, Betina, inicia a caminhada para apresentar seu terceiro disco em 2020.

E para se despedir em grande estilo ela durante novembro em Premiere no Hits Perdidos o videoclipe para “As Luzes de Del Fuego”. Canção na qual tem participação da poetiza Heloiza Abdalla e uma letra forte homenageando uma dançarina que lutou pela emancipação feminina.

A dançarina Luz del Fuego ficou conhecida na década de 40 por sua militância no movimento nudista brasileiro. Ficando marcada como um símbolo desta luta.

“Luzes de Del Fuego crítica o comportamento agressivo e a ilusão de autoridade/superioridade gerado pela ideia tóxica de masculinidade.

Narrado de um ponto de vista feminista mostra como a conclusão de quem vê de fora esses surtos é de que o indivíduo é alienado em sua própria construção falha e nociva.”, relembra Betina

O videoclipe para “As Luzes de Del Fuego” conta com conceito e direção de Raissa Nosralla. O vídeo faz o contraste entre a rotina acelerada de uma grande metrópole como São Paulo e o encontro espiritual com a natureza.

“A ideia do clipe nasceu das minhas profundezas e da minha aspiração pelo acesso a lugares que não exploramos. A jornada de um personagem que perpassa arquétipos e que se joga no tempo sabendo que nem ele mesmo tem consciência total de sua inefável existência.”, constata a diretora Raissa Nosralla.

O centro de São Paulo e o caos mental acabam funcionando também como combustível da produção que capricha no figurino, assinado por Raissa e Lenon Christian. No registro a anarquia e a rotina se confundem entre o tremor das câmeras, o fogo, a coloração e o movimentar dos personagens.

19 Holger “Não Vou Me Distrair”



A insanidade, a loucura e a crítica social vão de encontro no videoclipe da Holger que teve desenho e roteiro por DW, montagem realizada por Marcelo Vogelaar e animação assinada por Guilherme Carneiro. Vale o play!

OUTROS VIDEOCLIPES

Além dos 19 eleitos como melhores do mês nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Linn da Quebrada “Oração” (São Paulo / SP), Djonga “Recadin Pros Falador” (Belo Horizonte / MG), Rubel + Anavitória “Partilhar” (Volta Redonda / RJ e Araguaína / TO), Mineiros da Lua “Mais Uma Vez, Com Entusiasmo” (Belo Horizonte / MG), The Baggios “Vulcão” (São Cristóvão / SE), Sound Bullet “Shaby”  (Rio de Janeiro / RJ), Marcelle Disconexa “Memória” (Aracaju / SE), The Melties “Satan’s Royal Dance” (ABC / SP),

Rincon Sapiência + Rael “Me Nota” (São Paulo / SP), Gran Tormenta “Água” (São Paulo / SP), Zudizilla “Sem Distração” (Pelotas / RS), Emicida “Pequenas Alegrias da Vida Adulta” (São Paulo / SP), Edgar “Liquida” (Guarulhos / SP), Canto Cego “Corpo a Corpo” (Rio de Janeiro / RJ), Rafael Mike “Alfazema” (Rio de Janeiro / RJ), Das Neves “Trindade” (Santos / SP), Pedro Luis e Jade Baraldo “Faz Um Carnaval Comigo” (Rio de Janeiro / RJ), Gloria Groove “Mil Grau”  (São Paulo / SP), Sepultura “Isolation” (Belo Horizonte / MG)

Clipes de Novembro (Parte 2)

The Monic “Scars & Cigarettes” (São Paulo / SP), Grindhouse Hotel “Centaurus” (São Paulo / SP), Slam das Manas “Palavra é Visão” (Rio Grande do Sul), Lucas Felix “Canção Sem Nome” (São Paulo / SP),  Ü von Haus “Rolê” (São Paulo / SP), Lucas Adon “Compre Bem, Compre Mais” (Santo André / SP / Barcelona), Manger Cadavre? “Caminhos de Ferro” (Vale do Paraíba / SP), Gangrena Gasosa “Encosto”  (Rio de Janeiro / RJ),
Alceu Valença “Eu Vou Fazer Você Voar” (São Bento do Una / PE), Negra Li “Brasilândia” (São Paulo / SP), Valuá feat. Potyguara Bardo “Veneno” (Rio de Janeiro / RJ), O Campo “Ciudad” (Taubaté / SP), IZA, Ciara e Major Lazer “Evapora” (Rio de Janeiro / RJ), Slim Rimografia “Burla” (São Paulo / SP), MV Bill “Tim Maia” (Rio de Janeiro / RJ), Glória Groove “Magenta Ca$h (ft. Monna Brutal) (São Paulo / SP), Filipe Ret “ILUSÃO” (Rio de Janeiro / RJ),
OMULU, Luedji Luna, ÀTTØØXXÁ “Tô Te Querendo”  (Salvador / BA), Fióti + Rael + MarissolMWABA “Quero Te Ver Bem Amanhã” (São Paulo / SP), Héloa “Silêncio” (Aracajú / SE), Majur “Náufrago”  (Salvador / BA), O Mangue e Luiza Lian “Virada da Maré” (São Paulo / SP)

Clipes de Novembro (Parte 3)

Zuana “Breathe &” (Porto Alegre / RS), Kissa “Cafuné” (São Paulo / SP), Gabbs “Apesar” (Paraná), Thiago Jamelão “Sempre Quis” (Goiás), Carvel “Deserto” (Vinhedo / SP), Montanas Trio “Mundo Banal” (Maringá / PR), DAY “Geminiana” (Goiânia / GO), Peoria “Tragédia” (São Paulo / SP), Luana Flores “Guerreira de Lança” (Paraíba), Gabriel Peri “Tanto Fiz” (Guarulhos / SP),

Alexandre Marzullo “Elegia para Copacabana”  (Rio de Janeiro / RJ), Yamí “Yamí feat. Rita Beneditto”  (Rio de Janeiro / RJ), O Preço “Estupidez Humana” (São Paulo / SP), The Scuba Divers “The Winter’s Gone” (Santos / SP), Olívia de Amores “La Cancionera” (Manaus / AM), Fenrir’s Scar “Heal You” (Campinas / SP), Octorama “Tempo de Viver” (Paraisópolis / MG), Cainã e a Vizinhança do Espelho “Cidadão de Bem” (Linhares / ES), Nicolas Não Tem Banda “Homem Negro” (São Paulo / SP)

Mais Clipes de Novembro (Parte 4)

Varal Royal “Venha Fé” (Santo André / SP), Ágatha Pradnik “Três Marias” (Curitiba / PR), Marcozero “Platônica” (Porto Alegre / RS), Escambau “Fascista” (Curitiba / PR), Playmoboys e Oh! I Kill “Goodbyes R Never 4ever”  (Rio de Janeiro / RJ), Unabomber “A Celebração da Peleja entre o Molotov e a Máquina” (Rio de Janeiro / RJ), Facing Death “A New Reason for the Truth”  (Jundiaí / SP),

Cavalo Baio e Os Pinho “Honra” (Araucária / PR), BAMBU “Caião” Rafa Thor ft. Gustavo Forte (Jaboticabal / SP), Velocette & Denis de Sampa “Baile das Flores” ft. Gilmelândia (São Paulo / SP), Aparecido da Silva “Meu Carnaval” (São Paulo / SP), Ácidah “Não Dá Mais” (Porto Alegre / RS), Alarde “As Crianças Dançam” (São José dos Campos / SP), Polako “Eu Sozinho” (São Paulo / SP), Sofá a Jato “Cruzada”  (Porto Alegre / RS), Amoryn “Deixa a Alma Voar” (Rio de Janeiro / RJ), Os Bardos da Pangeia “Torre de Babel” (Bento Gonçalves / RS), Costume Blue “Fósforo” (Bauru / SP), Zoio 3D feat Pop Black “A sua canção”, Seu AntônioDuvido” (Botucatu / SP)

PLAYLIST NO YOUTUBE (Novembro)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 99 videoclipes coletados durante o mês de Novembro. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



Novembro Capa


PLAYLIST NO SPOTIFY

Desta forma chegamos a playlist com os clipes lançados no mês de Novembro (2019). Dos 99 vídeos do post, 97 possuem as faixas no Spotify.

Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma. Já outros singles por conta do artista (ou banda) não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify<-



Qual você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual clipe de novembro você mais gostou!