Confira os melhores clipes independentes lançados em Novembro | 2022 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2022 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sexto ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Dezembro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listãocontinua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 102 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Novembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 102 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 3,4 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 101 artistas de 14 estados.
Revival dos anos 90 com direito a estética em estilo VHS e muitos figurinos se destacam no novo clipe da Duda Beat, “Tocar Você”, com direção de Cris Streciwik. No roteiro do videoclipe Duda luta contra um romance desgastante mas difícil de superar. Os anúncios e intervenções deixam o vídeo ainda mais divertido. A faixa é a última de Te Amo Lá Fora (2021).
Após lançar o disco ICARUS, BK’ disponibilizou o incrível videoclipe para “Seu eu não lembrar”.
“ICARUS foi um projeto pensado para ser um novo voo na minha carreira. Com ele, já estamos conseguindo alcançar novas perspectivas não só para o meu público, mas de um novo público novo também. O lançamento do clipe ampliará ainda mais essa visão, com a realidade debatendo com outros personagens da mitologia grega, aprofundando toda a história que queremos contar. Nosso fio condutor é o Ícaro, mas, como trouxemos para os dias de hoje, abrimos esses portal trazendo outros personagens para narrativa e mostramos como a busca pelo sucesso tem suas consequências”, afirma BK’.
Em sua narrativa a produção audiovisual se inicia com Ícaro caido e se relacionando com as tentações mundanas, esbarrando no primeiro momento com Hélio, a persofinificação do sol na mitologia, representado pelo ouro e pela cobiça. Entre as surpresas e easter eggs o vídeo conta com a Medusa, mostrando os perigos e a parábola de Narciso. Além do Minotauro e Carontes, transformando a narrativa em época. O vídeo termina com Nikolas retratando BK’ em sua versão de “O Queda de Ícaro”, com a interação em realidade aumentada.
O projeto foi criado pela AKQA Coala.LAB e tem direção de MLKBRUTAL, representado pela GLUE, em parceria com a produtora MERCURIA.
Nosso maior desafio foi tentar trazer a riqueza dos detalhes da mitologia para a atualidade. Como apresentar essa reinterpretação, indo mais a fundo da história e incluir isso na realidade de BK´ em ICARUS. Essa busca pelo sol, pelo sucesso e pelo poder. Tudo isso foi muito pensado para casar com grandes personagens da Grécia Antiga, trazendo ainda mais significado para o filme. Além de deixar o BK´ pendurado por tanto tempo de ponta cabeça, claro”, brinca o diretor do clipe, MLKBRUTAL.
“A nossa principal inspiração foi o próprio objetivo do álbum, evidenciar que as luzes das metrópoles, ao mesmo tempo que elevam, também corrompem o ser humano. E dentro desse contexto, encontramos em uma interpretação do mito de Ícaro, uma tradução simples, poderosa e universal para o conceito do disco: as luzes que nos atraem, são as mesmas que podem nos queimar. As pessoas estão sempre querendo subir cada vez mais alto em busca do sucesso, mas a ganância que nos move ao topo, é a mesma que pode nos levar à queda e a ruína”, finaliza Gabriel França, Diretor de Criação da AKQA Coala.LAB.
MC Tchelinho, do Heavy Baile, em feat com HG RealTrem lançou a canção “Faixa Preta na Linguada”. Com direito a passinhos, misturando takes e intervenções gráficas, o clipe mantém a estética divertida e envolvente do trabalho do grupo carioca, agora no projeto solo do músico. O material foi dirigido por Nico Matteis.
Antes nana, agora assinando seus trabalhos artísticos como Nana Lacrima, a artista baiana aproveitou para apresentar seu EP visual Claudio com direito a uma produção audiovisual que vai beber da fonte dos filmes de terror do diretor Dario Argento e Mario Brava, até por isso a estética escolhida para a trama foi a do Giallo. Ennio Morricone, Piero Piccioni, Goblin, Mina, Luigi Tenco e Bruno Lauzi também foram referências musicais que inspiraram a artista ao longo do processo de concepção do trabalho, que durou um ano.
A faixa título, “Claudio”, ganhou um videoclipe gravado em Salvador (BA) com direito a pré-estreia no no Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema (SSA), concorrendo na Mostra Competitiva Baiana de Curtas. A direção é de Calebe Lopes, com produção da Olho de Vidro.
“Antes mesmo de gravar as músicas, eu já imaginava um clipe que contasse a história de todo o EP, e que também fosse inspirado na estética e na linguagem de filmes giallo. Eu conhecia o cineasta Calebe Lopes, trocamos algumas referências e não demorou muito para que eu percebesse que ele era o diretor certo para o projeto”, explica Nana.
Calebe conta que tinha extremo interesse em fazer um giallo, mas ao mesmo tempo não queria um mero pastiche, que apenas copiasse os cacoetes do cinema daquela época. Para executar o projeto audacioso, bebeu de referências de três frentes específicas: o cinema giallo, o cinema que se inspira nos gialli e o cinema da pornochanchada.
“Pra mim era muito importante evitar uma cópia do cinema italiano, já que o clipe seria gravado em Salvador. Além das influências italianas, também teve inspiração brasileira, em a noiva do filme A Mulher Que Inventou o Amor (1980), dirigido por Jean Garrett, cineasta luso-brasileiro que tinha claras influências do cinema italiano de gênero daquela época, e de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto“, aponta Calebe.
Coincidência ou não e, certamente a psicanálise pode explicar, poucos dias após gravar o clipe na capital baiana marcado por mortes e suspense, o casamento de Nana chegou ao fim.
“Penso os assassinatos em “CLAUDIO” como uma questão íntima, em que todos temos algo para matar dentro de nós. Precisamos tirar pessoas, atitudes, momentos de nossas vidas para que recomeços sejam possíveis, sabe? E nem estou falando somente do casamento em si, mas de todas as transformações que passamos. Não à toa a carta de tarô que fala sobre mudança, é representada pela morte”, finaliza.
UPDATE: O clipe ganhou o prêmio de melhor roteiro de videoclipes lá no Festival de Curta na Serra, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro em Pernambuco.
A banda paranaense, Mulamba reflete esperança e outras perspectivas para a comunidade trans no clipe “Dandara”. Como ponto de partida elas tiveram o crime em que Dandara dos Santos, mulher trans nordestina, teve sua vida tirada, o grupo se uniu para imaginar com Caramelows, Mel e Agnes como seria se aquele fato não tivesse acontecido. A canção “Dandara” ganha um clipe narrando uma trajetória lúdica daquela que se tornou um símbolo da luta contra a transfobia.
“O videoclipe é um exercício de imaginação. Se Dandara não tivesse sido assassinada brutalmente por 6 homens em 2017 e ainda assim déssemos atenção a vida dela, que cenas substituiriam a do assassinato? Em uma ficção visual que busca trazer à tona alternativas de vidas trans e suas potências, temos como norte a sugestão de futuros atravessados pelo sonho e pela utopia, onde o prazer em ser uma travesti ganha foco e se distancia do vício em retratar a violência e a morte.
Combinamos essa premissa a uma estética minimalista e de animação, uma maneira mais sensível de se aproximar da história e, em um nível político, distorcê-la enquanto uma homenagem às vidas que foram perdidas e também às que ainda persistem, revitalizadas pela conexão com a potência subjetiva da narrativa”, conta a Mulamba
A banda Camurça optou por lançar uma animação para o single “Nas Veias de Gaia”, faixa que estará presente em seu debut, que será lançado em 2023. O vídeo é uma continuação para o de “Cuida” e conta com o personagem que aparece na animação anterior que teve produção de Handel Meireles, com roteiro de Enzo Camurça, vocalista da banda.
“‘Nas veias de gaia é tão bom de navegar’” é uma maneira de dizer que viver nesse mundo e nesse tempo vale a pena. Na luta contra os sufocos que passamos dentro de nossas mentes, observar a grandeza do que nos cerca pode ser libertador. Ao invés de um enfadonho discurso motivacional, a música foca em algo do tipo: “olhe ao seu redor, o universo está se expandindo, a vida está acontecendo com ou sem nós, então vamos nos desarmar e entrar na festa.”, conta Enzo
Já tem alguns anos que o Natal de muitas famílias é marcado pela ausência de familiares. Seja pela pandemia, e o distanciamento social, como também pelas rusgas e rupturas políticas. A torta de climão muitas vezes substitui o tradicional de peru de Natal, o que fez com que os natais de muitos tenham ganhado novas tradições. Passar o momento natalino do lado daquela família que você pode escolher. Esta muitas vezes consegue enxergar nas semelhanças e diferenças um lugar para chamar de seu.
É embalado neste espírito natalino que a Tuyo nos entrega o EP Depois da Festa. Entre sobras e taças de vinho vazias, os paranaenses radicados em São Paulo tinham como intenção ser menos “tristinhos” como eles mesmo contaram no pré-lançamento do registro mas da Tuyo sempre podemos esperar um pouquinho de choro e camadas de calor humano.
Tudo é intenso como sempre mas neste novo material que celebra a estreia na BMG, eles permitem compor com mais liberdade. Liberdade no sentido de se permitirem falar até mesmo sobre o amor romântico sem culpa. Liberdade de poder estar em uma major sem abrir mão da sua identidade.
Esta onde podem sim se orgulhar de poder produzir um curta-metragem que reflita todo esse natal que tanto sonharam em ter. O clipe, que conta com uma direção de arte lindíssima, diga-se de passagem, trás diversos artistas independentes que você deveria conhecer, muitos deles que já passaram por aqui, seja em matérias como em nossas listas. Vozes de resistência, valores e com vontade de modificar o modus-operandi da atual estrutura da indústria fonográfica.
O videoclipe para “Ela Sorriu Pra Mim” foi dirigido por Fernando Moreira, conta com direção de arte de Edi e Laís e direção de fotografia de Nicholas Bluff, Stylish de Jorge Moura e teve como produtora a Tangerina Produções.
A dupla de Recife (PE), Babi Jaques e Lasserre, apresentou a música “Nua” que faz parte do disco Sóis, previsto para 2023, com direito a clipe.
“Nua é o se despir de forma material de suas capas, para encontrar o brilho que acende você, assim como o sol que é o astro de maior força, que atravessa o seu coração e faz você realmente vibrar. Com sua força, ele brilha a si e ao outro.”, diz Thiago Lasserre.
Segundo informado, o clipe um ritual que celebra os prazeres, a vida, o amor, onde o casal se conecta pelo fogo, que rege o signo de leão. É uma metáfora interligada com os tabus e a moral social que nos reprime e afasta de nossa essência. É uma referência ao brilho do sol que é fonte de vida e inspiração e ponto principal do sistema solar.
Além dos 8 eleitos como melhores do mês de Novembro | 2022 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
Carol Biazin “Fica Pro Café” (Ivaiporã / PR), Rashid, Liniker “Ver Em Cores” (São Paulo / SP), Vitrola Sintética “Massa Muscular” (São Paulo / SP), Kaike “Caldo de Cana” (Belo Horizonte / MG), Oliva “Dois Pontos” (Porto Alegre / RS), Tasha & Tracie “Willy” (São Paulo / SP), Thiago Jamelão “SÓIS” (Goiânia / GO), Gabrre “Água de Beber” (Gramado / RS).
Day Limns & Di Ferrero “Muito Além” (Goiânia / GO), Der Baum “I Got a Soul” (ABC Paulista / SP), Débora Louize “Don’t Go Away” (Londrina / PR), Âncora “Neblina” (Rio de Janeiro / RJ), Depois da Tempestade “Indomável León” (Santos / SP), Supercombo “Aos Poucos” (Vitória / ES), HOZE “Porta-Malas” (Campinas / SP), Pense “As Cores São Bem Diferentes” (Belo Horizonte / MG), Mundo Inverso “Ansiedade Social” (Sorocaba / SP), Zero To Hero “For the First Time in a Long Time” (Taubaté / SP), Adorável Clichê “Gelo Fino” (Blumenau / SC).
Bella e o Olmo da Bruxa “Ventos do Norte” (Porto Alegre / RS), FBC “Se Eu Não Te Cantar” (Belo Horizonte / MG), Melim “Quintal” (Niterói / RJ), D-Rato & Luli Rodrigues “Incorporados” (Londrina / PR), Gabriel Sebastian “Sidro” (São Luís / MA), Astro Venga “Olho Mágico” (Rio de Janeiro / RJ), Annuar “O Fluxo” (Ribeirão Preto / SP), Rulez / Rataus “O Que Você Quer” (Rio de Janeiro / RJ), Odaya “Tá na Hora” (BA), Laylah Arruda e Sistah Chilli “Vai Dar Bom” (SP),
Piero Vieira “Pênalti” (São Paulo / SP), Lucas Sfair “Merda” (Curitiba / PR), Miquim “Minha Dor” (Três Pontas / MG), Monica Casagrande “Amar é a revolução” (SP), King in the Belly “Let Down” (Santa Rita do Sapucaí / MG), Naiá Camargo “Passará“, Conexão Planetária “Garota do Cabelo Colorido” (Rio de Janeiro / RJ), Felp 22 e Neo Beats “Cheia de Marra” (Rio de Janeiro / RJ), ROHMA & Fairy Adams “Manda Nudes”, PK “Bala na Bala” (Rio de Janeiro / RJ), Thiago Kimm “Coisa de Menina” (Rio de Janeiro / RJ), Devasto Prod ft. Bivolt, Vinex e MC Magal “ZSFreestyle” (SP), Os Ditos “Aguaceiro” (São Paulo / SP), R1CA “Dentes Podres”.
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 102 videoclipes coletados durante o mês de Novembro | 2022. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Novembro (2022) você mais gostou!
This post was published on 14 de dezembro de 2022 11:00 am
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…
This website uses cookies.