O rapper Rashid, depois de trabalhar por quatro meses seu novo álbum realizando a divulgação do registro em partes, finalmente disponibiliza sua terceira parte. Tão Real conta com 18 faixas e uma série de participações especiais.

Entre os nomes o paulistano traz no elenco participações de diversos estilos. Como por exemplo, Duda Beat, Dada Yute, Luccas Carlos, Drik Barbosa, Wesley Camilo, Emicida e Lukinhas, Tuyo e Srta. Paola.

Tão Real assim como Em Construção (2017), também teve uma estratégia de marketing bem orquestrada. Se Em Construção ele lançou por mês uma faixa – com direito a clipe – escrita durante o mês do lançamento e dialogando com seu entorno, desta vez ele decidiu optar por um novo caminho.

Partiu o disco em três partes (que chamou de Temporadas), cada lançamento com 6 faixas inéditas, mas não deixou de pensar na estética do audiovisual – tão presente em nossos dias. Feito Netflix, o Tão Real foi dividido em três temporadas.

Junto às músicas, a cada temporada ele lança episódios de um documentário, podcast e entram conteúdos extras no site oficial do disco, como pôsteres para download. A Season Finale acontece nesta quarta-feira (22/01) com direito a videoclipe para “Pipa Voada”, com Emicida e Lukinhas. Tão Real é o sucessor de Crise (2018).


Rashid

RashidFoto Por: Kleber Oliveira


Tão Real: Série Original do Rashid (2020)

Após divulgar a |Primeira Temporada| e a |Segunda Temporada| chega a vez da |Terceira Temporada| que culmina na divulgação do álbum na íntegra. O lançamento Sony Music Brasil fecha um ciclo com uma carga bastante pessoal e emotiva.

Suas frustrações como o cancelamento da apresentação no Lollapalooza – que finalmente acontecerá na edição de 2020 – relatos do cotidiano, sonhos e derrotas acabam construindo a verdade de Tão Real. O improviso, colagens, autorreflexão e o cotidiano continuam a serem marcas de seu trabalho que além do Rap traz influência do R&B – e utiliza também de recursos como spoken word.

O disco conta com 18 faixas e 70 minutos de duração, e será lançado nos palcos em breve com direito banda completa e convidados. Antes disso, no sábado, 25 de janeiro, Rashid faz duas apresentações gratuitas no aniversário de São Paulo.



Terceira Temporada

A terceira temporada, ou parte do álbum, conta com as faixas “V-I-S-Ã-O”, “Blindado”, “Pipa Voada (Part. Emicida e Lukinhas)”, “Meu Amigo Tempo (part. Tuyo)”, “Casca” e “Eu (Part. Srta Paola)”.

O sangue nos olhos equaliza em “V-I-S-Ã-O” que conta sobre sua guinada dentro do rap, olhando para o passado mas valorizando a construção de sua caminhada. O cotidiano, a evolução tecnológica, o ódio e as redes sociais entram nas rimas que interagem até mesmo com o futebol europeu. Revisita sua carreira de maneira digna e cita até mesmo Racionais MCs.

Proteção entra em cena em “Blindado”, com beats mais lentos e a rima afiada. A construção e as vitórias ganhando palavras de exaltação. Sem descuido e com força de vontade, os metais com a tristeza de um jazz antigo acabam ecoando no horizonte.

Pipa Voada

“Pipa Voada (Part. Emicida e Lukinhas)”, talvez o single central desta Terceira Temporada, tem uma levada mais pop e até mesmo traz um violão que se divide com os beats. A faixa romântica que exalta as conquistas mostra um lado mais leve do rapper. Com cara de rádio e com direito a rimas de improviso dos convidados.



O vídeo que traz planos abertos e clima de romance, tem a direção é de Gabriel Camacho, com quem Rashid já trabalhou nos clipes de “Bilhete 2.0” e “Pés na Areia (promessas)”.

“Meu Amigo Tempo (part. Tuyo)” é delicada e conta com a participação do grupo curitibano. Tuyo é um dos novos nomes do R&B / Synthpop / Soul que tem mais se destacado no país. A passagem do tempo, seus nuances, inconstâncias e seus luxos acabam transparecendo. Exalta as conquistas, lembra da pressa do dia-a-dia e reflete sobre o medo das viradas do ponteiro.

“Casca” coloca o dedo na ferida fala sobre reflexão interna, tristeza, hipocrisia, política e até mesmo racismo velado do cotidiano. O vazio e as expectativas alheias anulando por sua vez quem é de verdade. Uma canção precisa para nossos tempos onde “ficar bem na fita” muitas vezes é valorizado mais do que deveria. Riffs de guitarras ruidosos acabam também somando na ambiência entre beats e as rimas.

Quem tem a missão de encerrar a Temporada 3 – e o disco – é “Eu (Part. Srta Paola)” que traz um piano e um tom forte confessional. Entre o Soul e o R&B, Rashid, confessa seus receios, fraquezas e expectativas. Do desespero a consagração.

Ouça Rashid: Tão Real (2020)



Tracklist:

1. “Conceito (de rua)” – produção Renan Samam, scratches DJ Mista Brown
2. “Não Pode” – participação Luccas Carlos – produção Skeeter
3. “Todo Dia” – participação Dada Yute – produção Skeeter
4. “A Busca” – produção Rashid
5. “Tão Real” – produção DJ Duh, scratches DJ Mista Brown
6. “Superpoder” – participação Lellê – produção DJ Duh
7. “SSNS” – produção Grou
8. “Bem Loko” – participação Rincon Sapiência – produção Rashid e Julio Mossil
9. “Apavôru” – produção Nave
10. “Sobrou Silêncio” – participação Duda Beat – produção Dogz
11. “Carrossel” – produção TALHØ
12. “Um Mundo de Cada Vez” – participação Drik Barbosa e Wesley Camilo – produção Luiz Café e Stau
13. “V-I-S-Ã-O” – produção Rashid
14. “Blindado” – produção LR Beats
15. “Pipa Voada” – participação Emicida e Lukinhas – produção Dogz
16. “Meu Amigo Tempo” – participação Tuyo – produção Julio Mossil
17. “Casca” – produção Mestre Xim
18. “Eu” – participação Srta. Paola – produção Rashid


Rashid

RashidFoto Por: Moysah


Serviço shows:

Rashid no Aniversário de São Paulo

Sábado, 25 de janeiro
Grande Cortejo Modernista | início às 14h; show Rashid e Karol Conka às 15h
Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades | Show Rashid às 21h | gratuito