A pandemia do Coronavírus fez com que todos ficassem em casa e redobrou nosso cuidado com a saúde. Com diversas dificuldades enfrentadas pela população em geral, o medo pela incerteza do futuro têm motivado bandas independentes a contribuir com diversas iniciativas humanitárias. Nesta última semana foram divulgadas algumas campanhas para levantar fundos.


coronavírus Evil Matchers


Como foi o caso da banda belo-horizontina de Glam Punk, Evil Matchers, que disponibilizou seu novo EP, Nowhere Ride (2020), anunciou campanha para levantar fundos para a Santa Casa de Belo Horizonte.

Nota Oficial da Evil Matchers

“Nós da Evil Matchers sempre acreditamos em ações diretas como instrumento da evolução político-social, sejam as mesmas feitas por meio de shows, protestos, atos políticos, dentre outras. O Rock n Roll e principalmente o Punk Rock, nos ensinaram a ser antissistema e a criticar a hipocrisia e as mazelas da sociedade.

Além da posição crítica perante a atuação de governos e de determinadas organizações, toda nossa vivência no underground nos ensinou uma outra coisa extremamente importante; fator crucial da nossa sobrevivência: A UNIÃO. Creio que, sem o apoio dos nossos, dificilmente estaríamos aqui para continuar nosso trabalho.

Vivemos hoje uma crise global com um futuro bem alarmante. E nada poderia ser pior para a classe artística que já sofre muito com a falta de apoio, de casas especializadas e da carência de projetos de incentivo cultural, perder uma das suas principais formas de renda que são os shows, os espetáculos e apresentações.

A Quarentena

Fomos privados de encontrar com amigos e familiares, de fazer nossos shows; do convívio social, tudo pelo bem comum, para não sermos um vetor de transmissão do vírus e a única coisa que podemos fazer é ficar dentro de casa. A sensação de impotência, inquietude e de principalmente não fazer nada é extremamente horrível. Pensando nisso estamos organizando esta ação.

Tendo em vista o trabalho heroico dos profissionais da saúde, apesar de termos um governo ausente que negligencia a crise, atrapalhando os esforços desses profissionais que lutam contra a pandemia. Um governo que desabona centros de pesquisa públicos, instituições de ensino e age contra a ciência, nós não poderíamos ficar quietos diante dessa situação.

A Ação

Pensando em uma ação direta a fim de ajudar a quem realmente luta, escolhemos apoiar um hospital filantrópico: a Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se de instituição de renome na área médica do estado de Minas Gerais, que atende exclusivamente os usuários do Sistema Único de Saúde, mas que apresenta situação econômico-financeira bem delicada.

Muitos procedimentos realizados no hospital são sub financiados e a instituição recorrentemente sofre com atrasos nos repasses efetuados pelo governo – principal fonte de recursos da unidade. Para melhorar esse cenário, a Santa Casa BH conta com doações que geram recursos e condições para a continuidade de projetos de revitalização e melhoria operacional.

Por isso, nos sentimos na obrigação de fazer algo: durante a crise do Coronavírus. TODAS as doações arrecadadas no link do nosso site oficial, (onde você poderá fazer o download gratuito do nosso EP – Nowhere Ride, caso queira) serão destinadas à Santa Casa de Belo Horizonte.

Como Contribuir

Você poderá doar através do link de doação direta, do PagSeguro e PayPal e o dinheiro arrecado, será doado no último dia dos meses de março, abril, maio (e os meses que sequenciarem a quarentena) onde realizaremos um depósito direto para a Santa Casa de BH, que é referência no tratamento GRATUITO VIA SUS dos casos de COVID-19 e entre outras doenças em Belo Horizonte. Instituição que irá abrir mais 10 leitos de CTI para combater à pandemia.

Postaremos em nossas redes sociais os depósitos realizados como prestação de contas e uma mensagem de agradecimento pela solidariedade daqueles que contribuírem com esta causa.

Como Agir

Cuide de quem você ama e fique em casa. Se não puder encontrar, ligue ou faça videoconferência. Não deixe que a crise prive o contato com quem você ama. Tome cuidado com quem diminui e subestima o valor dos profissionais da saúde e sobretudo de quem dedica a vida pela ciência; principalmente com as falsas notícias que atuam como um desserviço para nossa sociedade.

Fiquem em casa, abram uma cerveja, escutem o Nowhere Ride BEM ALTO!

Obrigado pela leitura deste textão!
Amamos vocês e principalmente aqueles que se sensibilizaram com a causa 

Mobilize

E não se esqueça: DEFENDA O SUS!
Saúde é nosso direito social amparado pela Constituição da República Federativa do Brasil.
Participe também da campanha da Evil Matchers + Santa Casa BH no tratamento da COVID-19bit.ly/EM_SantaCasa. Doe em evilmatchers.com, siga a gente no Instagram e nos ajude a divulgar a campanha. Agradecemos de coração!

Rock Triste Contra o Coronavírus



Bandcamp Rock Triste Contra o Coronavírus

A ideia veio de Vitor Brauer (Lupe de Lupe, Desgraça, Xóõ, Geração Perdida de Minas Gerais) quando pensou em gravar um cover da música “Lavar as Mãos” de Arnaldo Antunes (Ouça) e doar todo o dinheiro do lucro para uma instituição que ajudasse pessoas em necessidade.

Quando entendeu a facilidade do projeto, decidiu chamar seus amigos mais próximos no grupo de whatsapp em que jogam o fantasy game “Cartola“; logo depois a ideia se estendeu aos amigos músicos que preenchem esse gênero criado por fãs chamado “rock triste”.

O rótulo engloba bandas de muitos gêneros, mas que possuem um ar reflexivo, às vezes pessimista, às vezes otimista, em suas letras e composições. De Governador Valares (MG), o artista através de suas conexões mobilizou artistas e bandas de diversos cantos do país. 

As bandas participantes da iniciativa contra o coronavírus são Grupo Porco, Soft Porn, Tuyo, Amandinho, Pata, Não Não-Eu, Emerald Hill, Fernando Motta, Bruna Mendez, Celso e Mafius, Eliminadorzinho, Theuzitz, Fogo Caminha Comigo.

Além de Coisa Horrorosa, Wagner Almeida e Avenoá, Chico de Barro, Trash No Star, ÁIYÉ, Terno Rei, Tom Gangue, Paola Rodrigues, La Leuca, Born To Freedom, Brvnks e Lupe de Lupe.

A Iniciativa: Rock Triste Contra o Coronavírus

“Rock Triste Contra o Coronavírus” é uma iniciativa de artistas brasileiros para ajudar comunidades carentes nesse momento de necessidade. Toda sexta, até outubro, será lançado um cover para angariar fundos para a ação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas contra o coronavírus.

Os participantes frisam que o lucro será revertido para a instituição.

Nenhum artista participante receberá lucro por essa coletânea. Todo o dinheiro que você der quando compra o disco será enviado diretamente à conta do paypal da coordenação do movimento (após paga a porcentagem do bandcamp). Você também pode transferir ou depositar diretamente para a coordenação do movimento.

Os dados da conta você pode encontrar no bandcamp oficial do projeto.

Sobre o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas:

“O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Um movimento formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária.

O movimento acredita que a reforma urbana é um meio, um instrumento; ela faz parte da luta maior da classe trabalhadora para construir uma sociedade diferente, com igualdade, dignidade e direitos para todos: a sociedade socialista.

Para o MLB, a luta pela moradia é o motor principal da luta pela reforma urbana, pois através dela conseguimos mobilizar milhares de pessoas, pressionar os governos e chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo povo pobre nas grandes cidades.

Nesse sentido, tem importância fundamental a organização e realização das ocupações. A ocupação educa o povo para a necessidade de lutar organizado e desenvolve o espírito de trabalho coletivo. Ocupar é um ato de rebeldia, de confronto com a ordem estabelecida, de questionamento à sagrada propriedade privada capitalista. Logo, enquanto morar dignamente for um privilégio, ocupar é um dever!”

Heavy Conecta :: Você e Heliópolis



O que é a Campanha?

Serão arrecadadas cestas básicas e kits de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade impactados pela pandemia da Covid-19 na maior comunidade de SP, a Heliópolis, fortalecendo os laços de amor e solidariedade.

A Campanha visa auxiliar trabalhadores de baixa renda que com a crise não têm como alimentar suas famílias; crianças que tinham nas escolas e nos projetos sociais, agora fechados, a garantia de um prato de comida no dia.

Mecânica

As doações que permitirão que essas famílias possam comer e se prevenir. No site da campanha existem 5 opções de doações de produtos essenciais para a sobrevivência dessas famílias.

Site da Campanha

www.benfeitoria.com/heavyhouse

Ong Parceira: @unasheliopolis

A campanha é feita em conjunto entre a casa de shows Heavy House e a Associação de Moradores de Heliópolis que organiza e mobiliza a região no combate ao vírus. A UNAS é uma entidade referência mundial pela sua capacidade de organizar e mobilizar a comunidade. Tem parcerias com o poder público, a iniciativa privada e organizações sociais que apoiam projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social, esporte, juventude, empreendedorismo, direitos humanos e movimentos de base. São 52 projetos sociais que impactam diretamente mais de 10 mil pessoas todo mês.

Mais Detalhes

A UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu no ano de 1978 através da mobilização de moradores da favela de Heliópolis em sua luta pelo direito à moradia. É uma referência entre as organizações de periferia por sua capacidade de articular parcerias e mobilizar a população: foi Eleita Melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local, premiação concedida pela Revista Época e Instituto Doar.

Atualmente, atende diariamente 3 mil crianças de 0 à 4 anos em seus Centros de Educação Infantil e 1.400 crianças e adolescentes de 6 à 14 anos em seus projetos sociais. Todas essas crianças e jovens recebem além de cuidados diários, alimentação básica todos os dias. Devido ao Coronavírus e ao isolamento social, essas crianças não estão tendo o direito à alimentação adequada em suas residências. Por isso precisam de sua ajuda!

Cada doação pode salvar uma vida! Para isso estamos arrecadando recursos financeiros para garantir o básico necessário em relação a alimentação e kit de higiene e limpeza. A cada R$ 150,00 você doa uma cesta básica + kit de higiene e limpeza a uma família de Heliópolis.

A Heavy House é um bar em Pinheiros que, devido à quarentena, foi obrigado a fechar. Nesse período, a casa está organizando Live Sets com Djs renomados uma vez por semana, que servirão de pano de fundo para apoiar as famílias de Heliópolis que estão impedidas de sair para trabalhar e conseguir garantir a sua sobrevivência. A crise do Covid-19 atinge a todos, mas principalmente a essa população em situação de vulnerabilidade. Cada ajuda é valiosa e pode salvar vidas!

Até o fechamento deste post a iniciativa já tinha arrecadado cerca de R$28 mil.

As dificuldades são grandes, mas o Amor é maior!

Gods & Punx: The Quarantine Sessions

Outra ação veio por parte dos cariocas da Gods & Punks que está mobilizando uma ação com o intuito de ajudar famílias impactadas pela pandemia da Covid-19. O quinteto de stoner/space rock anunciou o lançamento do EP Different Dimensions (The Quarantine Sessions), exclusivamente no Bandcamp oficial da banda.

100% do dinheiro recebido com o download deste disco será destinado para ajudar famílias com necessidade durante a crise econômica e social provocada pela doença que avança em todo o mundo. O EP está disponível e sendo vendido por 1 dólar mas você pode ser generoso e doar mais, claro, inclusive incentivamos isso! 

Os ganhos serão encaminhados para o projeto Apadrinhe um Sorriso, que tem distribuído alimentos e água a pessoas em extrema pobreza. O registro que conta com 4 faixas acústicas e uma inédita está sendo lançado apenas cinco meses após o terceiro álbum do quinteto And the Celestial Ascension (2019).


Gods & Punks Coronavírus

Gods & PunksFoto Por: Rodrigo Freitas


Entrevista Gods & Punks

Conversamos com Ale Canhetti que além de integrar a banda ainda assina a mixagem e todas as composições.

Ale Canhetti: “Tem muito artista fazendo live e lançando disco como forma de entreter e ajudar as pessoas que estão em quarentena, e isso é realmente muito bom. Porém, quisemos fazer um pouco diferente e ajudar não só quem está em casa no ar condicionado, com internet, Netflix, Spotify e Youtube, procurando conteúdo para combater a ansiedade e solidão que vem com tempos assim.

Quisemos fazer algo para quem está ainda pior. Quem está em locais precários, sem pode trabalhar informalmente, muitas vezes em barracos com menos cômodos do que pessoas, sem saneamento básico, segurança e acesso à informação.

Achamos que a solução seria fazer algo para que as pessoas comprassem e nós repassássemos o dinheiro para essas pessoas necessitadas. Aí o ciclo se fecharia: O conteúdo iria para as pessoas que procuram conteúdo e a ajuda iria para as pessoas que precisam de ajuda.”

A Vizinha

“Para isso, procurei uma vizinha minha que está sempre envolvida em projetos beneficentes. E ela está participando de um projeto chamado #JuntosVenceremos. A ONG que ela faz parte, chamada Adote Um Sorriso, além de outras, estão distribuindo cestas básicas, água e mantimentos para pessoas em extrema pobreza no Rio de Janeiro.

Resolvemos então que toda semana iríamos doar tudo que conseguiríamos com os downloads do EP até o final da crise pandêmica.”, finaliza Canhetti

Faça o Download e Contribua agora mesmo clicando aqui