[Premiere] Personas mergulha de cabeça nas angústias e frustrações a dois

Após quase três anos de atividade a Personas, de São José dos Campos (SP), está prestes a lançar seu álbum de estreia e as expectativas, claro, são altas.

O trio formado por Rodrigo Cerqueira (Baixo/Vocal) e João Capecce (Guitarra) e Fernando Cerqueira (Bateria) em 2017 disponibilizou o EP Vazio de maneira independente.

Suas raízes, influências e inspirações estão calcadas no rock alternativo, revival do emo, post-rock e no cenário atual independente brasileiro. Para ilustrar isso, eles citam por exemplo bandas como Basement, Title Fight, Citizen e Terno Rei. Mas se você gosta de Turnover, Paws, Tigers Jaw Seahaven provavelmente irá gostar.

“Nós estamos trabalhando no álbum desde 2017, quando gravamos nosso EP (Vazio).  Tivemos um longo período para escrever, e por isso passamos por muitas influências diferentes.

Desde o começo nós sabíamos que a proposta do Nunca Foi Pra Dar Certo seria firmar nossa identidade como banda e fazer o tipo de música que nós gostamos de ouvir, todas as músicas tem alguma influência ou lembram alguma que nós ouvimos diariamente.

Apesar das músicas não serem interligadas por uma história, todas compartilham um conceito parecido, focando nas frustrações e angústias que passamos durante muitos de nossos relacionamentos interpessoais que por algum motivo fracassaram ou não deram certo, sempre da forma mais honesta e aberta possível”, conta o guitarrista João Capecce

O processo de gravação do novo álbum levou cerca de 4 meses e contou com a produção do Diego Xavier (Bike) e conta com a curiosidade de que sua mixagem foi realizada durante a turnê europeia do BIKE, mais precisamente enquanto eles estavam em Londres. Já a masterização é assinada por Cássio Zambotto.

“Nosso show sempre foi muito energético, sujo e dançante e isso algo que não reflete no nosso EP, mas o Diego entendeu isso logo de cara e nos ajudou s trazer essa energia para o álbum.

Nós já tínhamos gravado nosso single “Nada a Perder” com ele e sabíamos que aquela era a sonoridade que queríamos levar para o disco todo.”, relembra Capecce


Personas - Arthur Freire
Personas, de São José dos Campos (SP). – Foto Por: Arthur Freire

Premiere Personas

“Inquieto”

Nesta sexta-feira (24/05) o trio realiza uma Premiere dupla no Hits Perdidos. Afinal de contas eles não lançam apenas um single, mas dois. Respectivamente “Inquieto” e “Mergulho”.

“Inquieto” foi a primeira música que escrevemos para o álbum, ainda no processo de gravação do EP. Tivemos um longo período para escrever, e por isso passamos por muitas influências diferentes.”, conta João

Segundo a Personas, a faixa discorre sobre se sentir insatisfeito dentro de uma relação que já está desgastada.

“Faixas como “Inquieto” e “Não Se Esqueça” que tem um som remanescente ao do EP, com influências claras de Basement e Citizen Já e outras faixas como “Devaneios” e “Limítrofe,” que foram escritas já no final do processo de composição, e lembram bandas como Terno Rei ou o Hyperview do Title Fight“.”, analisa o músico



“Mergulho”

Já “Mergulho” segundo os integrantes é sobre se jogar de cabeça em um relacionamento e tentar fazer dar certo, apesar de todas as incertezas, angústias, paranóias e medos que envolvem uma relação a dois. Com guitarras energéticas, e distorções, a emotividade fica ainda mais intensa na canção que expõe as fragilidades deste cenário que beira o caos.

“O mergulho é usado como uma metáfora para quando nos entregamos dentro de um relacionamento, mesmo sabendo que isso é algo que pode nos sufocar e nos afogar”, finaliza Capecce

A capa do single, obra do artista Tih Ariel, é uma interpretação literal do nome da música. E ao menos para mim lembra bastante as ilustrações de bandas pop punk dos anos 90 como Motion City Soundtrack, New Found Glory Fenix Tx.



Ouça no Spotify


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s