Lista

Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)

Confira os melhores clipes independentes lançados em Setembro | 2022 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2022

As listas de melhores clipes independentes 2022 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sexto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Clipes (2022)

* Janeiro
* Fevereiro
* Março
* Abril
* Maio
* Junho
* Julho
* Agosto

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)

Neste mês de Setembro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 93 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Setembro

Em Setembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 93 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 3,10 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 93 artistas de 13 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE SETEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Planet Hemp feat. Criolo “Distopia”



Distopia” é uma canção que traz guitarras altas e pujantes, rimas firmes de Marcelo D2 e Bnegão que se sentem bem a vontade em dividir o protagonismo, e a participação de Criolo acaba sendo bastante emblemática por si só. Visto que o rapper paulistano fez linha de frente contra o governo e as atitudes escracháveis durante seus lançamentos, seja através de um clipe sobre a distopia social e a vanguarda do atraso, como protestando ativamente em períodos sensíveis da pandemia.

Vale lembrar que ele perdeu a irmã vítima da COVID-19 e acabou imortalizando sua luta em “Cleane“; e em “Boca de Lobo” ele já havia criticado com veemência as atitudes do governo e suas políticas públicas.

O vídeo para “Distopia” tem inclusive direção assinada por Marcelo D2 e foi produzido pela sua produtora Pupila Dilatada. Nele o quinteto formado atualmente por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru ao lado de Criolo, aparece em takes que alternam cenários urbanos de protestos e batidas policiais, além da natureza.

Claro que a “família tradicional brasileira” não ia passar impune em meio a um clima hostil. Pois mesmo com tamanhos absurdos, e escândalos de corrupção, a postura de defender o inominável lembra tempos nebulosos da história da política brasileira. Entre hipocrisia, balas e livros religiosos, a cena central na qual Bnegão aparece ao lado diz muito sobre o negacionismo e ostracismo que entrou nas casas dizimando lares – e afastando parentes. Se o clima é de guerra, o Planet Hemp não foge a luta.

“Gravado em quatro dias pelo Rio de Janeiro e dividido em doze cenas, o clipe de “Distopia” é um grande trailer do que vem por aí no audiovisual de todo o disco”, declara Marcelo D2. 

2) Molho Negro “Não Nasceu Para Brilhar”



Para promover o álbum Estranho, o Molho Negro lançou o videoclipe para “Não Nasceu Para Brilhar”. O vídeo dirigido por Cassiano Geraldo e Murilo Benites traz em seu roteiro uma viagem ao subconsciente do vocalista e guitarrista João Lemos.

“A ideia era fazer um clipe estranho, assim como a proposta do disco. Por isso, pensamos em retratar um sonho lúcido do João, no qual mostramos diferentes ações, que se passam dentro de uma casa. Essas cenas muitas vezes têm relação direta com a letra da música, outras mostram coisas sem nenhum sentido.”, conta Murilo

“A nossa ideia foi brincar com aquele momento que você está entre o dormir e o acordar, e todo estímulo externo influencia no seu sonho, permitindo que as coisas mais absurdas aconteçam.”, rebate Cassiano em entrevista para o portal Tenho Mais Discos que Amigos

A criatividade, que lembra até mesmo os cortes de “Imitation Of Life” do R.E.M., fez uso de técnicas e efeitos especiais que fez com que a equipe que participou levasse mais tempo ensaiando e preparando o elenco, do que gravando propriamente.

Eles contam que foram utilizados recursos como zoom e reverse, dando impressão que a narrativa toda leva muito mais tempo do que os períodos gravados e gerando efeitos que transformam os sonhos de João em verdadeiras viagens por cômodos de uma casa, festas na piscina e reuniões entre amigos.

A direção de fotografia ficou sob a responsabilidade de Lucas Buzzo, a fotografia still foi realizada por Caio Brito, na produção a própria banda se juntou Rapha Peres e Brito. O material foi gravado na Vila Eva, tendo a locadora a Bemloc Filmes.

Já o elenco contou com João Lemos, Raony Pinheiro, Antonio Fermentão, Alexandre Scapin, Amanda Monteiro, Caio Brito, Carolina Costa, Elika, Henrique Almeida, Jessica Ferrari, Juan Henrique, Letícia Tomaz, Lorena Bentes, Mateus Braga, Paulo Rosa, Pedro Spadoni, Rei Baleia, Wallacy Williams e Yasmin Leite.

3) Camila Brasiliano e Felipe Borim “Água”



Para promover o EP em parceria, Camila Brasiliano e Felipe Borim, disponibilizaram o videoclipe de “Água”, faixa que integra Sóis. As três faixas que compõe o EP ganham as telas através do trabalho da artista visual Lola Ramos, que desenhou e concebeu todos os videoclipes, que também serão disponibilizados no formato de curta.

 “Logo de cara gostamos muito do traço e dos desenhos dela. É impressionante como Lola conseguiu captar muito bem a intenção de cada uma das músicas, e juntos construímos um roteiro que constrói a busca de nossa personagem, chamada Clara, numa investigação dentro de si mesma. Criamos uma narrativa em que a observamos em diferentes momentos de sua saga existencial: na infância, na juventude e na meia idade”, define Camila

“Água”, “Luz” e “Sós” contam a história de Clara, tanto através das músicas e arranjos, quanto nos vídeos de Lola Ramos, artista brasileira que vive em Barcelona

4) Jovem Dionisio, Marcos Valle “Melhor do Mundo”



A banda curitibana Jovem Dionisio continua a caprichar em seus videoclipes e “Melhor do Mundo” chega logo em parceria com o incrível Marcos Valle. Com roteiro bastante criativo, a ida ao elevador se mistura com animações psicodélicas que criam narrativas paralelas para o ouvinte adentrar ao universo da canção.

A direção é assinada por Felipe Fonseca e a direção de Fotografia por Monochroma Films (Xerxes Frozi e Cadu Millet).

“Após 60 anos de carreira têm coisas que nos dão mais prazer ainda e fazer esta música com a Jovem Dionísio foi um desses momentos”, contou Valle

“A faixa tem um pouco de tudo. Aquele som de MPB tranquilo no começo com acordes calculados, bastante piano rhodes e uma onda mais discotecagem com a chegada nos refrões. Ele é tão gente boa, o cara mais simpático do mundo. Ficamos tão à vontade que sentimos que poderíamos ser filhos do Marcos Valle e morarmos com ele.”, resume Gabriel (Mendão) da Jovem Dionisio

A parceria tem uma história toda diferente. Valle conta que instigado pelo filho contemporâneo da banda, mandou uma melodia para os paranaenses.

“Eles gostaram e trouxeram adaptações e letra. Eu gostei muito da forma que os meninos produzem e estou feliz com o resultado”, comemora o veterano

5) Uiu Lopes “Horizonte”



O baiano Uiu Lopes no fim de setembro lançou o videoclipe para “Horizonte”, faixa que estará presente no disco de estreia do músico. Com e estética em preto e branco, o roteiro traz em sua narrativa uma epopeia distópica de um personagem perdido entre o passado e o futuro, uma parábola viva sobre a obsolescência programada, revela a equipe.

No roteiro o personagem Smile, interpretada pela artista YMA, apresenta os maiores avanços tecnológicos a ID, personagem interpretado pelo próprio Uiu, que interage com estes objetos vindos de um presente ainda desconhecido a ele.

A provocação bem humorada de Smile, sugere pensamentos e manipula as ações de ID, como se brincasse de maneira maligna com o personagem. O objetivo é trazer uma releitura da passagem bíblica da tentação de Jesus no deserto, transportando essa narrativa para o absurdo ambiente da era digital. A movimentação dos planos foi executada em sincronia com a dinâmica musical da faixa e para isso a escolha de certos recursos como a lente zoom foi certeira, permitindo um dramático tom “western”.

Dirigido por MOOLUSCOS, o procura referências nos clássicos do cinema em P/B, principalmente do cinema novo brasileiro, como “O Pagador de Promessas” e a obra do diretor sueco Ingmar Bergman, além disso existe o flerte com a linguagem tiktoker.

6) Fresno “Casa Assombrada”



A Fresno aproveitou setembro para disponibilizar o clipe para “Casa Mal Assombrada”, terceira faixa do último álbum cheio do grupo gaúcho, Vou Ter Que Me Virar. Fazer terapia é um convite para o autoconhecimento, pois, no caminho, se identifica falhas, mas também se aprende a administrar os sentimentos. É algo libertador e assustador ao mesmo tempo. Foi esse o processo que levou Lucas Silveira a compor a canção.

O material acabou ganhando as telas em videoclipe dirigido por Gabriel Twardowski e produzido pela Flavor Studio.

“Pensei muito sobre o que a gente realmente tinha que cumprir quando falamos sobre casa assombrada em um vídeo, porque é um assunto muito clássico. Foram meses pra entender até que ponto a gente podia fazer algo novo e demonstrar isso com personalidade, assim como a música retrata o novo momento da banda”, explica Gabriel

O roteiro mostra a banda tocando a canção dentro de uma casa que está desmoronando, de maneira lúdica, entra tão de cabeça que encaixa perfeitamente no quebra-cabeças explanado em sua letra. A combinação entre o real e o virtual, entra também dentro da estética do grupo em seus mais recentes lançamentos e os efeitos especiais ajudam na imersão.

“‘Casa Assombrada’ é um dos carro-chefes de Vou Ter Que Me Virar. Ela causa uma identificação muito grande com o público, porque cada pessoa que ouve tem os seus próprios fantasmas para lidar”, comenta Lucas. 

Anteriormente as faixas “Já Faz Tanto Tempo”, com participação do Lulu Santos, e “Vou Ter Que Me Virar”.

7) Cecília Cecilina “O Canto dos Sapos”



O segundo single de Cecília Cecilina, “Canto dos Sapos”, também ganhou um videoclipe que foi inspirado no maior clássico dos estúdios Ghibli.

“Pensei em produzir um clipe em Pedralva, mas minha visita a Cachoeira da Usina, que fica em Conceição das Pedras (MG), me inspirou muito. A cachoeira fazia parte de uma usina hidrelétrica que foi abandonada. A natureza tomou conta do lugar e o que foi deixado se transformou nesse cenário, que me lembrou muito de “A Viagem de Chihiro”.

A sensação de estar lá era de beleza, mistério e uma certa pulga atrás da orelha. Sempre que visitava o lugar, me sentia observada e, na minha cabeça, claramente algo se reacendia no lugar quando a noite chegava. Desde então, imagino as velhas estruturas da usina ganhando vida com o cair do dia, com seus seres vestidos de Folia. O audiovisual veio como uma materialização do mundo que criei, inspirada em Chihiro, mas com a minha própria leitura.”, revela a artista

O clipe de “O Canto dos Sapos” contou com o talento de seus amigos de Pouso Alegre e sua família, que a ajudaram com os figurinos, na elaboração das comidas e também atuando no clipe. Isso inclui sua mãe, Pricila Stephan, que a ajudou a costurar as máscaras de meia; Gabriel Stephan, Nathália Tobias e Laura Conti, que atuaram como a trindade de seres deste clipe; Ana Elise e Deborah Souza, que foram assistentes e peças-chave para a gravação; Willian Prado, direção, elaboração de roteiro, direção de fotografia e edição; Vallada, que trouxe a estética e o design do disco pra jogo; Arianne Vitale, que emprestou a máscara de Folia, que veio direto do seu projeto Figurino em Ação; e, por fim, Sabrina Moraes, criadora do vestido branco que a cantora usou e do corset usado por uma das entidades – peças que fizeram a história existir.

8) Iza e Ivandro “Mó Paz”



Com direito a roteiro assinado por IZA, Felipe Sassi e Caio, e direção criativa de IZA, Felipe Sassi, INDIO e Nídia Aranha, o projeto Três trouxe ao mundo uma trilogia de videoclipes com começo, meio e fim. “Mó Paz” conta com a participação de Ivandro, artista português que IZA conheceu durante sua viagem para em Portugal, este ano.

Já o clipe traz em sua narrativa bastante lúdica sobre um romance que começa despretensioso no metrô e com muita criatividade o cenário vai se transformando na vida a dois. Tudo de maneira bastante ritmada, coreografada, com ótimos efeitos visuais e leveza. Ao longo do mês foram disponibilizados também o de “Mole”, que abre a trilogia, e “Droga” que encerra.

“O projeto Três é muito especial para mim porque ele é o carro chefe do meu álbum. As músicas que vieram antes, “Gueto”, “Sem Filtro” eFé”, estarão no disco, mas “Mole”, “Mó Paz” e Droga” são a primeira porta pro novo trabalho. Esse é um projeto que eu sempre quis fazer, sempre quis conectar a história das músicas, e surgiram muitas canções no processo de criação desse álbum que logo está chegando”, conta IZA

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 8 eleitos como melhores do mês de Setembro | 2022 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Bruna Brandão “Astronauta do Destino” (Aracaju / SE), Montanee “The Widower” (Rio de Janeiro / RJ), Lori “Prison of my Mind” (São Paulo / SP), Criolo e Ney Matogrosso “Algoritmo Íntimo” (São Paulo / SP), Paolo Ravley “Selvagem” (MA), ÀVUÀ “Bentivi” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)| Parte 2

Caio Prado “Reconciliar” (Rio de Janeiro / RJ), Rachel Reis “Motinha” (Feira de Santana / BA), WRYSem Medo de Mudar” (Sorocaba / SP), Marcelo Tofani, X Sem Peita “NANANI NANÃO” (MG), Fióti “Vem pra curar” part. Marissol Mwaba (São Paulo / SP), Marina Gasolina “Struck” (Curitiba / PR).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)| Parte 3

Camila Taari “Consulta” (Londrina / PR), Pabllo Vittar e Mc Carol “Descontrolada” (São Luís / MA), Luedji LunaNova Deli” (Salvador / BA), Der Baum “Dreamers in the night” (ABC Paulista / SP), Iza “Mole” (Rio de Janeiro / RJ), Jova “A fantasmagórica fantástica história de amor de Adoniran e Nair (FFHAAN)” (RJ), Ananda Jacques “Faxina” (Sorocaba / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)| Parte 4

Terra Mãe “Saudade” (Campinas / SP), Bel Aurora “Páprica” (São Paulo / SP), LaMona Divine feat. Luísa e os Alquimistas “Zueira” (SP), Gab Ferreira “Take Control” (Criciúma / SC), Bia Nogueira “Calma” (MG), Iza “Droga” (Rio de Janeiro / RJ), Ana Morais “Gatilhos.mp3” (Rio de Janeiro / RJ), Yago Helbig “Love Again” (RS), Renata Dalmora “Talvez” (São Paulo / SP), Hotelo e Tati Quebra Barraco “Bem Acompanhada” (São Paulo / SP), Rashid “Não Sabem de Nada” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)| Parte 5

Batupé “O Mito” (BA), Olivêra “Só sambo com você” (Belo Horizonte / MG), Braba “Nosso futuro jantar” (Belo Horizonte / MG), YVES feat. Brenda Luce “Lado a Lado” (RJ), YOHAN, Siamese, Sanvtto “Manda Ver”, Pri Lacerda “Não Quero” (Curitiba / PR), Leonna “Covarde” (Santo André / SP), Casali “Sem Compromisso” (Salvador / BA), Vivi Rocha “Vagalume”  (São Paulo / SP), Belle “extraterrestre” (São Paulo / SP), Pavilhão 9 “Lados Opostos” (São Paulo / SP), The Bombers “O Fantasma” (Santos / SP).
Frescobol “Quando o Milo ainda era na Minas Gerais” (feat. Marina Vello) (São Paulo / SP), Alexandre Gois e Joaquim Pessoa “Formigueiro” (PE), Sex Beatles “OUI JE REGRETTE TOUT!” (Maceió / AL), Wills Tevs “Vamos Fazer um Trato” (São Paulo / SP), Kell Smith “Música para Recomeços” (São Paulo / SP), Cidade Dormitório “Aribé I” (Aracaju / SE), Gabriellê “Banho de Alecrim”, EDMO “Uma canção pra derrubar presidente” (SP), Amagatos “Metropolia” (SE), Fernanda Porto “Mãe Sampa” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)| Parte 6

Blues de Dois “Dia de São João” (ABC Paulista / SP), Pedro Johns “Three Sundays in a Week” (Curitiba / PR), Supla “As It Was Punk” (São Paulo / SP), FOGU “Tanta Coisa” (São Paulo / SP), Victor Xamã “Garcia (INTRO) & Oito Correntes” (Manaus / AM), Disstantes “Mentiras (Faz Fake)” Part. Dani Vallejo (Rio de Janeiro / RJ), XAUIM ft. Hosanna “A Tarde Inteira” (BA), hoovaranas “Ego” (PR), Coletivo Estoril “Estrela do Mar” (São José dos Campos / SP).

Marianna “Meu Vício É Você”, Nikito Labrae “Bounce” (SP), Resp ft. omar “Teus Olhos” (Curitiba / PR), A Banda dos Corações Partidos “Que Amor é Esse?” (feat. Stella) (SE), Luca Latorre “Assunto nós dois”, Delacruz & Lukinhas “Aperta Start” (Rio de Janeiro / RJ), Staut “Novo de Novo” (Taquara / RS), Franciscos “Nada De Nós Dois” (Sorocaba / SP), Pat Winter “First Trip” (São Paulo / SP), Gangrena Gasosa “Rei do Cemitério” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022)| Parte 7

O Fatiota “Voo”, In The Rosemary Dreams “Teleincision” (Curitiba / PR), Marina “Maldade” (Rio de Janeiro / RJ), MC Paiva e Vulgo FK “Lei da Atração (Love Funk) Oldilla” (São José dos Campos / SP), akaStefani, omar, cleozinhu “todos meus amigos num mosh” (São Paulo / SP), Hungria Hip Hop “Temporal” (Brasília / DF), KAPP “Burning Lips”, O Abelha &  Banda Ilusão Sonora “Chuva” (Belo Horizonte / MG), CT “Escolhas” feat Aurora (Rio de Janeiro / RJ).

Robinho Duó “Daquele Jeitex” part. L7NNON (Rio de Janeiro / RJ), MonchMonch “Netuno”, Origami Aquém “Tarot” (SE), Bielzin “Muita Atividade” ft. BorgesTZ da Coronel (RJ), Raillow feat. Dhoug “Bairro do 15” (São Paulo / SP).



PLAYLIST NO YOUTUBE (Setembro | 2022)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 93 videoclipes coletados durante o mês de Setembro | 2022. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play. Neste mês ela conta com 92 vídeos pois o vídeo de Luedji Luna está disponível com exclusividade no Facebook (você pode assistí-lo clicando sobre o nome da faixa).



Qual dos melhores clipes independentes | Setembro (2022) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Setembro (2022) você mais gostou!

This post was published on 11 de outubro de 2022 11:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

15 de janeiro de 2025

terraplana passeia por um parque de diversões no videoclipe para “charlie”

"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…

14 de janeiro de 2025

M-V-F- Awards 2024: Conheça os finalistas e vote agora nas categorias abertas ao público

M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…

13 de janeiro de 2025

100 Hits Perdidos de 2024 – Playlist Oficial

Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…

23 de dezembro de 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…

20 de dezembro de 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…

19 de dezembro de 2024

This website uses cookies.