Os Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2021)

Confira os melhores clipes independentes lançados em Janeiro | 2021 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2021

As listas de melhores clipes independentes 2020 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo quinto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da Play TV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes lançados em Janeiro | 2021

Neste mês de Fevereiro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube –  e Spotify – com os 72 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Janeiro

Em Dezembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 72 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,32 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 71 artistas de 12 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE JANEIRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Guilherme Held e Rubel “Pra Bem Perto de Mim”



Depois de lançar um dos melhores álbuns nacionais de 2020 o guitarrista, compositor e cantor Guilherme Held lança o segundo clipe de Corpo Nós. “Pra Bem Perto de Mim” é uma parceria com Rubel que ganhou um vídeo em animação confeccionado por Lola Ramos. O vídeo se destaca pela coloração e pela construção da narrativa que nos aproxima em tempos marcados pela saudade.

“Pra Bem Perto de Mim é um clipe sobre memória e saudades. Eu juntei imagens de momentos que são singelos e cotidianos, mas são esses os momentos que ficam na nossa memória e nos trazem nostalgia.

Ao longo do clipe essas memórias vão se mesclando com imagens de sonho, assim como a gente mistura memória e imaginação na nossa cabeça, e esse é um território que eu quis explorar com as cores e movimentos. Mas acho que acima de tudo é uma música sobre amor e saudades, e é o que eu procurei colocar em cada uma das memórias desenhadas que compõem o clipe”, conta Lola Ramos.

“A Lola entendeu a essência de vibe nostálgica que “Pra Bem Perto de Mim” quer passar da letra à mixagem. Tudo vira uma coisa só, Corpo Nós”, diz Guilherme Held.

2) Jup do Bairro “O Corre”



Quem volta a aparecer com grande destaque por aqui é Jup do Bairro com o divertidíssimo vídeo para “O Corre”. Dirigido por Rodrigo de Carvalho, a produção traz consigo referências que vão de Pitty, Avon, Dragon Ball Z, Rebeldes, Rouge, Fresno e muito mais. O figurino e a produção em 3D se destacam também.

3) Edgar “Prêmio Nobel”



Depois de disponibilizar o clipe para “Também Quero Diversão!” o multiartista Edgar continua a apresentar os singles que aparecerão em seu novo disco de estúdio. O rapper que tem planos de disponibilizar o álbumUltraleve (Deck), no mês de março, em meio a pandemia teve que ser adaptar o formato do lançamento para o atual momento.

“Prêmio Nobel” é mais uma canção produzida em parceria com Pupillo e já está disponível nas principais plataformas de streaming. Já no videoclipe o conceito de interatividade e na imersão em meios virtuais já apresentado no vídeo anterior, reverbera na produção que consegue unir a necropolítica brasileira, o drama dos subúrbios ao universo dos games.

A temática dos jogos de tiro em primeira pessoa dos anos 90, de jogos como Counter Strike, acaba ajudando a estabelecer uma experiência imersiva que nos leva para uma realidade cruel vivida no país em meio a problemas como a desigualdade social e o poder da milícia. O meio ambiente também transparece ao longo das rimas do artista assim como o rotineiro clima apocalíptico.

“Em uma perspectiva de videogame, o clipe de “Prêmio Nobel” traz uma proposta quase didática do que acontece nas favelas do Brasil, onde diversas pessoas têm a vida atravessada pela incompetência e necropolítica dos governantes desse país.”, afirma Edgar que assina a direção ao lado de Alexandre Pina e o roteiro da obra

4) Gustavo Bertoni “Patience”



Gustavo Bertoni, da Scalene, em janeiro lançou dois clipes, um com Apeles, e outro solo. No vídeo para “Patience” o processo de autonhecimento e descoberta é revelado em meio a imensidão na natureza, evidenciando os conflitos e seus desdobramentos de maneira bastante poética. A direção é assinada pela Front Filmes.

“Esse clipe encerra uma fase e ao mesmo tempo me reconecta com a época que a compus – período desafiador, de dor e perturbação e transformação”, conta Bertoni.

5) Pappa Jack “Sentinela”



Os cariocas do Pappa Jack lançaram o intenso e cinematografico videoclipe para “Sentinela”. A produção conta com a participação de atriz Julianna Firme sob direção de Doug Martins.

“‘Sentinela’ aborda a fé, a espiritualidade e a dificuldade de combater os próprios demônios. É uma música que alterna momentos tristes e suaves com passagens mais agitadas, tentando justamente transparecer que para sair de um estado de sofrimento é preciso gerar movimento, excitação.

Dessa forma, mesmo falando sobre ansiedade e depressão, ‘Sentinela’ também leva a mensagem de que é possível ter a redenção, mas apenas através do autoconhecimento e da fé em si mesmo”, reflete o vocalista Lucas Sabrini.

6) Matheus VK feat. Késia Estácio “Água na Boca”



O novo single, e clipe, do baiano Matheus VK para “Água Na Boca” conta com a participação de Késia Estácio. O vídeo é dirigido por Júlia Rocha e Daniel Venosa. Já a produção da música é assinada por Kassin, Tomás Tróia e Lux.

“Hoje, em pleno 2021, sinto, em diversas situações, vergonha de ser homem. E um desses lugares é na cama, onde o machismo estrutural fez estragos principalmente através da cultura dos filmes pornôs. Homens são retratados como máquinas de ereção infinita, as mulheres são hiper objetificadas e os casais não tem conexão alguma.

Diante desse quadro absurdo, fiz uma música que descreve o momento onde o homem está totalmente entregue a troca e mergulha na busca do prazer da sua parceira. No clipe, brincamos com essa ideia do homem que se esforça de todas as formas para conseguir encontrar o caminho que leve sua deusa ao Nirvana. Eu acho que isso é o mínimo que o homem deve fazer”, brinca VK

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 6 eleitos como melhores do mês de Janeiro | 2021 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Jair NavesTodo o Meu Empenho” (Brasília / DF), Soledad “2013” (Fortaleza / CE), Vintage Culture “Cali Dreams” (São Paulo / SP), Lagum “Musa do Inverno” (MG), Billy “Expurgar” (Rio de Janeiro / RJ), RØKR “Noir” (Recife / PE), Gustavo Bertoni e Apeles “Ricochet” (Brasília / DF).
Haikaiss “Salva Vidas” (São Paulo / SP), Marcio Costta “Bye Bye” (São Paulo / SP), MC Carol “Levante Mina” (Rio de Janeiro / RJ), Os Últimos Escolhidos do Futebol “Bom Bom” (Bauru / SP), Tropkillaz “OOH! (I Like It!)” (SP).

Melhores Clipes Independentes Janeiro | 2021 | Parte 2

Gustavo Galo “Queridos Dias Difíceis” (São Paulo / SP), Lucas Gonçalves “Uma Nota” (MG), Nervosa “Under Ruins”, Penny In Space “Night On Earth” (São Paulo / SP), Submerso “Canto Dos Desolados” (São Paulo / SP), Lamparina “Conversa Fiada” (Belo Horizonte / MG), Rashid, Drik Barbosa e Wesley Camilo “Um Mundo de Cada Vez” (São Paulo / SP).

Elder Effe “Doravante Hotel” (Castanhal Grande / PA), Edi Rock e Thiaguinho “Um Novo Amanhã” (São Paulo / SP), Midra “Ser Feliz” (Palmares / PE), Ananda Jacques “Amor de Cafeína” (Sorocaba / SP), Semper Volt “Arrepiou”, Marina Sena “Me Toca” (Belo Horizonte / MG), Tôrta “Você Não Faz Ideia”.

 

Melhores Clipes Independentes Janeiro | 2021 | Parte 3

Bravaguarda “Sabe” (São Paulo / SP), Nina Oliveira “Passarinho” (Guarulhos / SP), Trapézio “Steady” (São Paulo / SP), Carol Reigado “O Que Eu Quero de Você” (Araraquara / SP), Paula Azzam “Quem Tem Tem Fé Tem Tudo” (São Paulo / SP), Mauren McGee feat. SoCiro “Encontrar” (RJ), Valuá e Baka “Malícia” (Rio de Janeiro / RJ).
Backdrop Falls “Big Lie” (Fortaleza / CE), Brina Costa “O Machismo Nosso de Cada Dia”, Ana Gabriela e Melim “Não Te Largo, Não Te Troco”, Souela “Mesmo Longe” (Limeira / SP), Ju Santana “Modo Swing”,“A realeza da ciranda” (Felipe Reznik, Lia de Itamaracá e As Filhas de Baracho) (PE), Orquestra Voadora “Revoar” (Rio de Janeiro/ RJ).

Melhores Clipes Independentes Janeiro | 2021 | Parte 4

Cigarros Índios “Inverso” (Araçatuba / SP), Lion Heart “Embaixo da Lua” (Rio de Janeiro / RJ), Joana Bentes “Kintsugi” (Belo Horizonte / MG), Abayomi feat. Orlando Julius “Adará” (Rio de Janeiro / RJ), Hotel Básico “Quanto Mais Eu Vejo” (São Paulo / SP), Raoni Figueiredo “Contém Gatilhos” (PA).
Gabriel Reis “Eu”, Nom “Debaixo da Marquise do Comércio” (Porto Alegre / RS), Gustavo Pinho “Barco” (BA), Taboo “Descalço” (MG), Festina Lente “Improvisando no Sofá” (ES), GASP “Paper Ring” (GO), Filipe Toca “Jack Johnson” (RN)

Melhores Clipes Independentes Janeiro | 2021 | Parte 5

Clandestinas “Nenhuma a Menos” (Jundiaí / SP), All The Postcards “Trinta e Nove Milhões” (Angra dos Reis / RJ), Dizin “Human Bomb (Explode)” (São Paulo / SP), Anguere “Você Não Sabe de Onde Eu Vim” (Rio Claro / SP), Atemiz “Vênus” (São Paulo / SP), Italo Azevedo “Antes do Início” (CE), Juan Duarte & Guillerrrmo “Monja Rebelde”, Tita Lima “Novidade” (São Paulo / SP).

Caverjets “Prato do Dia” (Rio de Janeiro / RJ), Brandão “Mustang” (Fortaleza / CE), Liférica “Então, é isso?” (Taboão da Serra / SP), Axel Lór “Reinado” (Salvador / BA), Cabeça Pilhada “Terezinha Satanás” (SP).


PLAYLIST NO YOUTUBE (Janeiro | 2021)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 72 videoclipes coletados durante o mês de Janeiro | 2021. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Janeiro (2020). Dos 72 vídeos do post, 69 possuem as faixas no Spotify.

Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma. Já outros singles por conta do artista (ou banda) não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify<-



Qual dos melhores clipes independentes você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes em Janeiro | 2021 você mais gostou!

Rafael Chioccarello

Editor do Hits Perdidos, organizador dos Tributos aos Titãs, Pato Fu e Autoramas. Parceiro da Mutante Radio, Spotify e Curador do UDIGRUDI, programa de videoclipes da Play TV. Nas horas vagas pesquisa sobre música e tenta assistir a maior quantidade possível de shows. Siga o Hits no Instagram: @hitsperdidos

Recent Posts

As Melhores Live Sessions | Julho (2021)

As Melhores Live Sessions | Julho (2021) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem…

30 de julho de 2021

O “Comingback” do Parcels é uma das melhores notícias de 2021

Parcels revela “Comingback”, segundo single do 1° álbum de inéditas desde 2018  Os australianos do…

28 de julho de 2021

TikTok e ECAD fecham contrato para pagamento dos direitos autorais

Não é de hoje a polêmica da arrecadação dos direitos autorais por parte do TikTok.…

28 de julho de 2021

Terno Rei vai do Inferno ao Paraíso no clipe para “Medo”

Que o Terno Rei tem planos de lançar os primeiros singles do sucessor de Violeta,…

27 de julho de 2021

No clima das Olimpíadas 2021: Conheça artistas do cenário musical de Tóquio

Com a chegada das Olimpíadas 2021 o mundo volta os olhos para Tóquio onde durante…

26 de julho de 2021

Músico faz medley bem humorado para clássicos do emo dos anos 2000

O músico e Youtuber fez uma paródia para clássicos do emo dos anos 2000 Acidentalmente cai…

23 de julho de 2021

Este site utiliza cookies para melhor personalização para você.