Já se passou um mês da quarentena e nossa maneira de consumir música ao vivo definitivamente irá mudar por um bom tempo. Mega shows em estádios ou festivais com grandes aglomerações provavelmente demorarão um bom tempo para voltarem a existir nas mais perfeitas condições. Não demorou muitos dias para termos uma verdadeira enxurrada de lives. Mas como monetizar sem ter um patrocínio por trás? Desde então foram levantadas discussões para entender quais seriam as plataformas de streaming e maneiras para Monetizar a sua live.

Sem o poder do pop, sertanejo e música de massa, a realidade é bem diferente. Sem mega patrocinadores como cervejarias, lojas de departamento ou grandes redes, o independente tem que buscar a ajuda de cada um.

Durante um papo no twitter com a Julie Sousa, da Hi Hat Girls e Bora Marcar, nos questionamos sobre quais seriam plataformas de streaming para monetizar as lives das bandas e produtores de conteúdo. Pensando no custo benefício, decidimos pesquisar por possibilidades para apresentar para vocês. Apesar de não termos testado na prática as ferramentas trazemos hoje algumas para vocês estudarem e avaliarem seus prós e contras.

O Insight

Tudo começou por conta do repasse nulo do instagram e da monetização não tão relevante para iniciantes no Youtube. A plataforma conta inclusive com o Super Chat que aceita doações durante as suas lives (porém exige que o canal tenha 1000 inscritos). O próprio Youtube explica aqui sobre como funciona.

Algo que inclusive nos últimos dias tem tido uma reviravolta dentro do instagram como aponta o texto do site Industria Musical da Espanha. Uma plataforma de streaming conhecida é também o Twitch que também funciona através de doações e é bastante popular na comunidade gamer mas existem outras possibilidades e vamos mostrar algumas.

A ideia é basicamente mostrar diferentes plataformas com propostas distintas para facilitar e maximizar o repasse. Ou seja, outros métodos de monetização. Vale a pena explorar as dicas e ver quais se encaixam dentro da realidade do seu projeto.


Plataformas de Streaming


O Momento

Claro que lives não são a solução para tudo e o ideal é somar diferentes ativações digitais para compor a renda neste momento de isolamento social. Como por exemplo, venda de merchs e conteúdos exclusivos, collabs com marcas, ativação de mailing e outras formas de agregar valor ao seu trabalho.

É a hora de repensar como lidar com o digital e todas maneiras possíveis para isso. Afinal, o show tem que continuar, e alinhar o planejamento estratégico é fundamental para isso. Sua banda tem site? Já pensou em um e-commerce? Não seria uma boa hora para um projeto de financiamento coletivo ou para repensar o uso das suas redes sociais?

São algumas das possibilidades entre tantas outras.

Plataformas de Streaming para Monetizar a sua live

Sempre Ao Vivo

É uma plataforma de streaming brasileira onde você cria e transmite seu evento ao vivo e é remunerado pela audiência através de venda de ingressos ou doações.

Site Oficial: https://www.sempreaovivo.com.br/

As Vendas

Como Funciona?

1) Preencha o Formulário do Evento
2) Análise e Configuração do Evento
3) Transmissão do Conteúdo
4) Interaja com a audiência via chat
5) Continue rentabilizando o seu conteúdo (O vídeo fica disponível na plataforma que pode ser acessada via site ou APP para IOS ou Android)

Para Quem Assiste


Plataformas de Streaming


Sound Club Live

O Sound Club Live é uma plataforma onde o artista tem seu próprio canal e pode transmitir o seu show, a sua live, seu ensaio, seu conteúdo de qualquer lugar a qualquer hora para o seu público.

O diferencial é que aqui o artista recebe pelo seu show independente de número de inscritos, seguidores ou algoritmos. No Sound Club Live, o artista tem o controle do seu público e com isso sabe exatamente quanto vai receber assim como em um show presencial.

Em um ambiente de transformações, o Sound Club se reinventa e propicia a indústria da música ao vivo um novo formato de apresentações! Afinal, o show tem que continuar.

Baixe o APP aqui


Plataformas de Streaming


Entenda mais sobre o aplicativo no vídeo abaixo


View this post on Instagram

Em meio a situação que nos encontramos devido a pandemia, uma série de dúvidas, medos e incertezas surgiram durante à crise. Sabemos que a música foi um dos primeiros setores a sentir o efeito desse distanciamento social, e que nos tem colocado em desafios inimagináveis. Mudanças e medidas que foram necessárias, nos fazem repensar o futuro da indústria criativa e todo nosso coletivo. . . Se tratando da cadeia produtiva artística, o impacto sofrido na indústria foi direto. Músicos, produtores, equipes técnicas, roadies, fotógrafos, contratantes, fornecedores, entre diversos profissionais do segmento operacional, sofrem as consequências das suspensões de shows e festivais, sem saber quais medidas adotar para continuar seu trabalho de forma remunerada. . . Em um momento difícil como este, nos perguntamos – Como continuar seguindo nosso trabalho durante essas mudanças? Quais alternativas podemos tomar para enfrentar esse desafio fora dos palcos? . . Observando os panoramas da indústria da música, a Sound Club encontrou uma saída e solução para continuarmos juntos nessa : o Sound Club Live! O Sound Club Live é uma plataforma onde o artista tem seu próprio canal e pode transmitir o seu show, a sua live, seu ensaio, seu conteúdo de qualquer lugar a qualquer hora para seu público. O diferencial é que aqui o artista recebe pelo seu show independente de números de inscritos, seguidores ou algoritmos. No Sound Club Live, o artista tem o controle do seu público e com isso sabe exatamente quanto vai receber, assim como em um show presencial. . . Em um ambiente de transformações, O Sound Club se reinventa e propicia a indústria da música ao vivo um novo formato de apresentação! Não vamos deixar que as cortinas se fechem ou as luzes se apaguem…. Afinal, o show tem que continuar….

A post shared by Sound Club (@soundclubapp) on


Stageit

É uma plataforma de streaming americana para live streaming. Nela é possível transmitir suas lives através de um laptop. Com direito a chat online e permitindo a monetização do conteúdo gerado através do pagamento de entrada nas lives. A ferramenta ainda permite um complemento de gorjeta durante a transmissão.


Plataformas de Streaming Stageit


Netshow.me

A Netshow.me Live, realize facilmente a transmissão ao vivo do seu evento por meio de uma interface intuitiva. A plataforma conta com personalização da página de transmissão, restrições de acesso, pay-per-view, captação de informações da audiência, relatórios, streaming adaptativo, arquivamento automático entre outras opções.

O setor da cultura tem sido um dos mais afetados pela quarentena, e, nos últimos dias, um dos que mais tem recorrido ao uso de plataforma online para shows, disse o fundador da Startup Daniel Arcoverde em entrevista para o portal WHOW.

“Percebemos um aumento rápido de empresas do universo cultural, como artistas e bandas. O desafio desses artistas têm sido monetizar os shows em plataformas do tipo. Monetizar nunca é trivial. Quando você fala em venda online, tem todo um funil de conversão que é preciso desenvolver bem em todos os pontos.

Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de manter o evento acontecendo em tempos de reclusão do público. O desafio é conseguir distribuir esse conteúdo de forma certa para comprarem. Faz diferença quando o artista tem um projeto estruturado e um bom mailing para vender o seu trabalho.”

Site Oficial: https://netshow.me/transmissao-ao-vivo/

LiveMe

Outra das plataformas de streaming disponíveis é a LiveMe, basta baixar o aplicativo para transmitir lives e começar a monetizar. A plataforma oferece diversas possibilidades para quem pretende fazer isso, apenas se divertir por lá ou até mesmo ambos. A LiveMe não tem muita restrição, desde que respeites as regras da comunidade, para assim receber as recompensas pelos streams.

Além disso, vários eventos são promovidos, podendo aumentar os ganhos financeiros dos participantes ou simplesmente aumentar a interação. Neles, tanto os streamers, quanto os espectadores podem oferecer itens, comprar e interagir com o objetivo de um determinado evento.

Site Oficial: https://www.liveme.com/

Openstage

Openstage é uma plataforma que permite que artistas e fãs interajam. Permitindo venda de ingressos e eventos especiais. Os artistas então têm a capacidade de alcançar seus fãs mais engajados e obter resultados para tomar decisões baseadas nestes dados coletados.

Conheça o APP

Acesso Ingresso

Ferramenta de venda de ingressos para eventos online com gerenciamento financeiro e controle de acesso dos links de ingressos vendidos, garantindo monetização de eventos e shows. Com área restrita para assistir as lives mediante pagamento. A ferramenta ainda permite comprar os ingressos antecipadamente.

Site: www.acessoingresso.com.br

Além das Plataformas de Streaming….

Além delas você pode usar plataformas de doações como o Patreon, o Apoia-se e o Padrim.

Você pode através das plataformas dar acesso a conteúdos, experiências e produtos exclusivos. Tudo vai depender da sua estratégia, volume de engajamento e ticket médio do seu público. Se tiver mais público fora do país o Patreon pode ser uma boa pois o pagamento é em moeda estrangeira, se seu público for brasileiro as outras duas são mais vantajosas por permitir pagamentos em real.