Por aqui já fizemos listas dos países: Austrália (Parte 1 | Parte 2), PalestinaTurquiaPaíses ComunistasHolandaCoréia do Sul, Colômbia (Videoclipes), Artistas Africanos, Porto Rico e Espanha. Foi conversando com a Victoria Saavedra, de Bogotá, que decidimos trazer para vocês um especial com bandas colombianas.

Nossa série de volta ao mundo musical continua de uma forma mista, Victoria Saavedra que reside em São Paulo há mais de dez anos selecionou 9 artistas.

Nós também decidimos pesquisar um pouco e trazemos 22 artistas do país.
Totalizando a lista com 32 artistas e bandas colombianas.


Victoria Saavedra - Foto Por Sofia Colucci - artistas e bandas colombianas

Victoria SaavedraFoto Por: Sofia Colucci


1) Victoria Saavedra

Victoria Saavedra é parceira musical de artistas como Samuel Samuca (Samuca e a Selva), Luedji Luna e Barroso Eus. Também compositora, ela traz para seu ritmos latino-americanos, como a cumbia colombiana e a nossa típica MPB, entre muitas outras.

No primeiro single de trabalho “Peripécias”, ela faz “uma mistura da champeta (ritmo afro-colombiano, que foi a ideia inicial para o arranjo), samba reggae afro baiano e congo de ouro”, como descreve Saavedra

A Lista com Artistas e Bandas Colombianas

Victoria contou um pouco mais sobre como foram suas escolhas para a lista com Artistas e Bandas Colombianas.

“Sou cantora e compositora, nascida colombiana e moro em São Paulo já faz exatos 10 anos e meio. Em 2017 lancei o meu primeiro trabalho autoral, Remanso Entre Raízes. Esse projeto me deixou muitos aprendizados e deixou claro que o meu ponto de partida na música é o universo canção e dos ritmos latino-americanos.

Para 2020 tinha preparado o lançamento do meu segundo disco, Peripécias, mas por causa da pandemia fiz algumas mudanças no cronograma.

De qualquer jeito esse ano vai ter muita música e novidades rolando, a primeira é que já está disponível nas plataformas digitais o primeiro single desse projeto, o single tem o mesmo nome do disco, “Peripécias”. No comecinho de Agosto está programado o lançamento do clipe e até o fim do ano vai ter ainda outros dois lançamentos, um deles inclusive tem a participação de um dos músicos da lista :)”, revela a artista



Aqui começa a lista de Victoria Saavedra

2) Herencia de Timbiqui



“Banda que só vem crescendo e colhendo sucessos nos últimos anos. São 11 músicos nascidos em Timbiquí, Cauca, Colômbia que deixam no palco uma sonoridade que está focada na raiz negra do litoral do pacífico colombiano.

Marimba de Chonta, cununos, bombo chocoano, toda a ancestralidade misturada com elementos da música urbana. Como diríamos na terrinha ‘pura sabrosura‘”

3) Zully Murillo



“Mestra absoluta das cantorias e como compositora, é toda uma poetisa. As suas músicas narram vivencias e situações do dia a dia e tem se convertido em clássicos da música colombiana.”

4) Nidia Góngora



“Mulher e artista inspiradora, dona de uma voz que carrega a ancestralidade da música do pacífico colombiano. Nominada ao Grammy e com dezenas de shows ao redor do mundo, Nidia com certeza uma das artistas mais importantes da cena musical independente da Colômbia.”

5) Andrés Correa



“Cantautor de uma sensibilidade impressionante. Andrés consegue descrever os mundos que ele imagina nas suas letras. A música do Andrés traz leveza e sinceridade mesmo que o assunto seja uma realidade dura da nossa humanidade.”

6) Maria Mulata



“Cantora e compositora de música regional colombiana. María Mulata tem a versatilidade de quem tem tido a oportunidade de conhecer e estudar com grandes mestres da música regional do atlântico, misturado com uma infância vivida entre os diversos ritmos da região dos andes colombianos.”

7) Gregório Uribe



“Tive a oportunidade de estudar com Gregório e posso dizer que é um músico absolutamente talentoso e carismático. Com o acordeão, a voz, um violão, um tambor, qualquer instrumento pode com certeza começar uma festa com a presença dos ritmos que dão vida à musica colombiana.”

8) ChocQuibTown



“Eu sou completamente apaixonada por essa banda de Hip hop colombiano. A sonoridade ChocQuibTown é uma mistura de funk, música eletrônica, junto com os ritmos tradicionais da costa do pacifico da Colômbia, como: bonde, currulao, bambazú aguabajo. Além que a vocalista da banda é a definição perfeita de poder feminino… sou fã demais.”

9) Los Rolling Ruanas



“Essa banda é muuuuito boa e muito divertida. Começaram fazendo covers de rock em versão de charanga, um ritmo popular da música colombiana. Depois começaram a fazer as suas próprias composições que só continuou aumentando o sucesso. Com instrumentos regionais e a famosa, Ruana, esses colegas estão arrasando demais e mostrando o melhor da Colômbia.”

10) Monsieur Periné



“É uma banda que tem uma conexão muito legal com o público. São uma banda de pop principalmente, mas eles trazem elementos de muitos estilos musicais. A Catalina e o Santiago que são os bandleaders são incrivelmente talentosos e versáteis.”

A partir daqui o Hits Perdidos assume o controle da missão de apresentar para vocês artistas e bandas colombianas.

11) Bomba Estéreo



Com indicação ao Grammy, participação em trilhas sonoras e na NPR a Bomba Estéreo provavelmente é uma das bandas colombianas mais conhecidas no Brasil. O som traz diversas misturas, de ritmos como a Cumbia Psicodélica, e é bastante envolvente que permite com que dancemos e nos emocionemos ao mesmo tempo.

12) Systema Solar



Misturando techno, dance music, hip hop, cumbia, champeta, bullerengue, som sistema entre outros ritmos caribenhos a Systema Solar é um grupo conhecido a nível mundial. O coletivo de artistas é de Santa Maria e está na ativa desde 2006.

13) J Balvin



Nascido em Medellin José Álvaro Osorio Balvín, conhecido com J Balvin, tem feito sucesso e com carreira consolidada que passeia por ritmos como reggaeton e pop latino. Porém poucos sabem que ele fez parte de muitas bandas de rock antes de se arriscar no rap. 6 anos depois veio o tão sonhado contrato e as coisas começaram a acontecer cada vez em uma velocidade mais rápida.

14) Lido Pimienta



Natural de Barranquilla, Lido Pimienta tem sido um fenômeno da música colombiana. Seu som mistura ritmos indígenas, afro-colombianos, synthpop e música eletrônica. Ela vive no Canadá e tem origens Wayuu.

15) Catalina Avila



De Bogotá, Catalina Avila além de se dedicar a música também é atriz. Pude conhecer o trabalho da artista através da ótima coletânea Estamos! organizada pelo Leonardo Vinhas para o Scream & Yell. Recentemente ela lançou uma parceria com Fernanda Takai (Pato Fu)

16) Los Toscos



Recentemente Ava Rocha lançou Sal Gruesa que integra um projeto ainda mais audacioso dos veteranos do Los Toscos. A banda colombiana composta por Enrique Mendonza, Santiago Botero e Benjamin Calais continua o projeto que une Los Toscos a outros artistas, como Carmelo Torres e Tonny Malaby, com quem eles lançaram discos que precederam sua parceria com Ava, cujo objetivo principal é a experiência de residências artísticas que resultam em obras sonoras.

O objetivo somar, fazendo o choque entre a vanguarda musical colombiana e a criatividade destes encontros. O próximo lançamento deles, inclusive, será com as músicas de Negro Leo.

17) Montañera



María Mónica Gutiérrez, ou Montañera, é cantora e compositora natural de Bogotá. Ela também integra os projetos El Último Boabdil, Suricato e Ságan. A música folclórica é o norte deste projeto solo da artista.

18) Salt Cathedral



Atualmente Salt Cathedral vive em Nova Iorque mas nasceu na Colômbia. Pop, dub e dancehall acabam transparecendo no álbum de estreia Big Waves / Small Waves.

19) Las Yumbeñas



Las Yumbenãs é uma banda de pop punk / punk rock de Bogotá.

20) La Ramona



Liderada pela cantautora colombiana Daniela Ramona, La Ramona é uma banda de Blues e Rock & Roll da capital colombiana.

21) Babelgam



O som da Babelgam agradará a quem gostar de Dream Pop, o trio de Bogotá é composto por Juan Tuaty, Eduardo Quintero e Adolphe Beltrán.

22) Los Malkavian



Post-Punk da escola Joy Division e com referências de shoegaze, a Los Malkavian é natural de Medellín. O quarteto formado por Alex Pela, Mario López, Jean Pierre Guarín e Carolina Castaño está em atividade desde 2013.

23) MOÜGLI


 


Em atividade desde 2016 a MOÜGLI, de Bogotá, explora diferentes texturas eletrônicas e explora características de diversas sonoridades para compor o seu som.

24) Mala Bengala



Outra das bandas colombianas que iremos apresentar no post é a Mala Bengala. O som tem influências do Space Rock, New Wave, Pop, música eletrônica e até mesmo da ficção científica.

25) Margarita Siempre Viva



Com influências de DIIVMi Amigo InvencibleEl Mató a un Policía MotorizadoThe Black Keys a Margarita Siempre Viva é uma banda de Medellín.

26) Higuita en Chanclas



Uma descoberta sensacional da lista é a banda que tem um nome um tanto quanto divertido: Higuita En Chanclas. Se você viveu os anos 90 provavelmente você pegará a referência. O som da banda de Medellín passeia por gêneros como post-punk, dance music, música eletrônica e o rock.

27) Encarta 98



Em atividade desde 2015, a Encarta 98, de Bogotá, tem como influências diretas Beach House, Slowdive, DIIV e My Bloody Valentine. O som do shoegaze, dream pop e do emo acabam também entrando como referências para a sonoridade.

28) NERDS



De Bogotá a NERDS rotula seu som como pop ruidoso e tem em sua formação Diego,
Felipe, Andres e Oscar. Em 2019 eles lançaram seu álbum de estreia, Pretéritos Perfectos.

29) Nina de Kiev



Tendo lançado seu último EP em agosto do ano passado a banda Nina de Kiev é natural de Bogotá e em sua formação conta com Juan (Baixo), Armando (Bateria), Vero (Vocais, Sintetizadores) e Jairo (Guitarra).

30) Los Elefantes



Em atividade desde 1996 o som da Los Elefantes, de Bogotá, tem como referência o Ska entre outros ritmos jamaicanos. Suas letras são ácidas e usam como recurso o humor.

31) Skampida



Em atividade desde 1998 a Skampida em seu som funde rítmos como ska, punk, klezmer, polka, rockabilly e power core. Para quem gosta de bandas inventivas que misturam diversos estilos provavelmente será uma grata surpresa.

32) LADAMA



A pernambucana Lara Klaus é baterista da banda que é baseada nos EUA. Além de Lara, LADAMA também é formada por mais três mulheres, cada uma de uma região diferente das Américas: Mafer Bandola (bandola llanera/voz – Venezuela), Daniela Serna (tambor alegre/voz – Colômbia), e Sara Lucas (guitarra/voz – EUA).

Nada como fechar uma lista como esta conectando todo o continente, não é mesmo?

OYE MUJER canaliza a força das mulheres diante das crises globais, da destruição climática sem precedentes e políticas de imigração injustas. Os convidados especiais em destaque no disco incluem Betsayda Machado e Mesticanto (Venezuela), Spok e Lucas dos Prazeres (Brasil) e Eliot Krimsky (Nova York).



Playlist No Spotify

Preparamos uma playlist no Spotify com as 32 dicas de artistas e bandas colombianas presentes no post.

Siga o Hits Perdidos no Spotify