A Turquia é uma nação que se estende do leste da Europa ao oeste da Ásia e mantém conexões culturais com os antigos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano. Sua música pop é plural e mistura estilos do ocidente com o oriente, o pop, o jazz e o folk tem uma carga muito forte dentro da música pop local. Por isso hoje vamos nos aprofundar em apresentar para vocês bandas da Turquia.

O Anatolian rock ficou bastante conhecido por sua fusão entre o folk tradicional e o rock produzindo uma geração de grandes lendas da música local. Como por exemplo, Cem Karaca, Barış Manço, Erkin Koray, Fikret KızılokMurat Ses, Moğollar, Kurtalan Ekspres, Mavi Işıklar, Apaşlar e Kardaşlar.

Mas no post de hoje vamos fazer um passeio na música atual para entender mais sobre o que tem despontado na região. É o quarto post da série após passar pela Austrália, Palestina e Especial do rock nos países comunistas.


Bandas da Turquia

Gaye Su AkyolFoto: Divulgação


1 Gaye Su Akyol



Gaye Su Akyol é uma artista turca nascida em 1985. Seu som mistura rock psicodélico, surf rock, pop com folk local. Até o momento lançou três discos, sendo o último em 2018. Em sua música ela traz críticas a política de Erdoğan e também canções românticas. Entre as influências ela cita Nick Cave e Nirvana.

2 Jakuzi



Jakuzi é um duo de synth pop / darkwave / new wave formado em Istambul em 2015. Entre as referências eles também citam kraut rock, disco, e claro, o post-punk. Até então eles possuem dois discos, sendo o mais recente de 2019.

3 Palmiyeler



A Palmiyeler é um quarteto de rock de garagem de Istambul formado em 2013. Em seu som garageiro eles adicionam doses de psicodelia, Surf rock e pop. O grupo é assinado desde 2017 com um importante selo de música local, a Tantana Records.

O D.I.Y. é bem enraizado na cultura interna da banda, eles mesmos produzem seus próprios videoclipes, posters de shows e capas de discos. Em 2018 eles lançaram seu segundo álbum, Akdenis.

4 She Past Away



Talvez a She Past Away seja uma das bandas da Turquia mais bem sucedidas e conhecidas internacionalmente da nossa lista. A banda de post-punk formada em 2006 é bastante conhecida por sua sonoridade darkwave e o visual de seus integrantes. Eles são de Bursa e Até agora já lançaram três discos. Disko Anksiyete, o mais recente, é de 2019.

5 The Away Days



Representando o dream pop na lista temos a The Away Days, de Istambul. Na ativa desde 2012, em 2013, eles já se mandaram para o SXSW com apenas um EP no bolso. Essa ida fez com que colhessem frutos e logo em seguida tivesse a oportunidade de tocar no renomado The Great Escape Festival ao lado de grupos como Portished e Paul Banks.

Eles já foram comparados a artistas como RIDE, School of Seven Bells e Swervedriver. Uma das bandas da Turquia para você ficar de olho em 2020!

6 Kaan Boşnak



Kaan Boşnak tem 28 anos e também é líder de uma banda indie de Istambul, a Yüzyüzeyken Konuşuruz. O som passeia pelo rock alternativo e suas demos solo foram lançadas em 2018.

7 Kalben



De Iskenderun, Kalben nasceu em 1986 e aos 14 anos comprou seu primeiro violão. Em 2014 sua apresentação no Sofar Sounds da Turquia, bateu um pouquíssimo tempo recordes em visualizações.

8 AYYUKA



Formada em 2001 a AYYUKA é um grupo de improvisação, não tendo limites para as combinações de estilos de referências que entram em seu caldeirão. O significado do nome é até um tanto quanto misterioso e filosófico e tem duas interpretações:

“A parte mais alta do céu” e “O idioma para contar que o segredo foi revelado”.

9 Lin Pesto



De Ankara, na Turquia, a Lin Pesto representa o Pop em nossa lista. O interesse pela música e tecnologia fez com que o projeto começasse a postar no Youtube covers que fazia…com o tempo o autoral foi surgindo. As noites da cidade inspiram sua música um tanto quanto viajante. Em 2019 foi lançado Son (ouça aqui).

10 Hedonutopia



Também de Istambul o duo Hedonutopia, formado em 2008, lançou recentemente seu terceiro álbum, Yakamoz Sandalı. O Downtempo e o Ambient acabam entrando no som do projeto que mistura música eletrônica ao pop.

11 Ekin Beril



Erin Beril, nascida em Carnakale, começou muito cedo na música tendo vencido uma série de concursos locais. Já chegando a emprestar sua voz para campanhas publicitárias e outros projetos dentro da música.

Em seu som ela tem músicas em inglês e em turco. Mas foi no Youtube que seu destaque veio com centenas de milhares de views em suas canções.

12 Brek



Brek é o projeto de synthpop/hypnagogic pop do produtor turco Berk Sivrikaya. Seu som é alucinógeno, eletrônico, quebradiço e visceral. Para muitos lembrará até mesmo a estética de projetos caseiros lo-fi.

13 Lalalar



Representando a Dance Music e a eletrônica temos uma das bandas da Turquia digamos assim mais diferentonas. A Lalalar, é um projeto um tanto quanto: chapante. Eles até mesmo descrevem seu som de uma forma um tanto quanto peculiar.

“Lembra a trilha do seu programa Cult dos anos 80, e simultaneamente soa como psicodelia western spaghetti, funk turco e samples de música eletrônica chapante.”. O single mais recente do projeto saiu em dezembro e você pode ouvir clicando aqui.

14 Feyyaz Yigit



Feyyaz Yigit é um músico turco nascido em Düzce. Seu som bebe da fonte do rock psicodélico mas não deixa também de se influenciar pela riquíssima música folk local. Ele também é ator e escritor.

15 Tuğçe Şenoğul



O Dark Pop, os sintetizadores e o dark ambient se unem no som da Tuğçe Şenoğul. Muita melancolia acaba reverberando no álbum, Gölgelerine, do projeto de Istambul.

16 Nova Norda



 

O som da Nova Norda pode ser definido como electropop. Seu som é bastante melódico e ela logo se destacou após lançar seus primeiros singles oficiais. Em algumas faixas o piano acaba entrando como elemento para somar em suas composições.

17 Nilipek.



De Esmirna, Turquia, Nilipek. nasceu em 1988 e até então lançou dois álbuns de estúdio, Sabah (2015) e Döngü (2017). Seu som traz referências de rock alternativo e folk. Basta ver esta apresentação para se apaixonar por ela.

Playlist com Bandas da Turquia

Para fechar claro que teríamos uma playlist no Spotify do Hits Perdidos para acompanhar a lista toda. Não deixe de seguir nosso perfil por lá para conferir playlists exclusivas!

-> Siga o Hits Perdidos no Spotify <-