Confira os melhores clipes independentes lançados em Abril | 2022 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2022 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sexto ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Maio trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 79 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Abril inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 80 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 2,66 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 80 artistas de 15 estados.
O rapper Zudizilla, de Pelotas (RS), lançou recentemente o disco Zulu Vol. 2: De Cesar a Cristo, que tem produção do próprio artista junto a diferentes beatmakers, além de participações como as de Emicida, Coruja BC1 e Joabe Reis. Para complementar o projeto, ele lançou no dia 01/04 o filme, Vozes do Silêncio, como parte indissociável da obra, abordando o universo dele como pessoa negra gaúcha e ampliando o horizonte para toda a população negra no Rio Grande do Sul. Ambos projetos aprovados no edital da Natura Musical.
Com roteiro assinado pelo próprio rapper e direção de Kaya Rodrigues e Luis Ferreirah, o curta Vozes do Silêncio elabora uma sensível reflexão sobre a identidade negra gaúcha, apontando para a invisibilidade dessa população como resultado direto do racismo estrutural presente na história da formação do Rio Grande do Sul.
Uma das obras de referência para Zudizilla desenvolver este projeto partiu do livro Vozes do Silêncio do autor gaúcho Agostinho Dalla Vecchia. Outra inspiração foi a pesquisadora gaúcha Winnie Bueno, criadora da Winnieteca, uma iniciativa que promove a conexão de pessoas negras com a literatura.
“Esse trabalho nasce de uma vontade de registrar audiovisualmente a existência, resistência e permanência do povo preto no território Sul Riograndense”, comenta Zudizilla.
Para o rapper, o curta propõe um debate sobre as identidades negras existentes no Rio Grande do Sul retratando em arte o seu tempo, “exatamente como aprendi com Ms Nina Simone”.
Loïc Koutana, o L’homme Statue, após divulgar o vídeo para “Ser” apresentou em abril o clipe para “Canto de Sereias” com direção de Fred Ouro Preto. Nascido em Paris, de família natural do Congo e da Costa do Marfim, L’homme Statue vive no Brasil há mais de 6 anos.
“Eu decido tomar o controle sobre o meu corpo, a minha sexualidade e quem eu sou. Quero que as pessoas lembrem de mim pelo fato de ser. Esse é o meu maior poder. Ser é ser pelado, ser você mesmo, ser fraco, ser forte. Eu alcancei mais níveis a cada vez que fiquei mais frágil. Fui mais eu mesmo”, diz Loïc que é cantor, dançarino, modelo, performer e influenciador digital
Em sua música-manifesto, ele mergulha em si mesmo, confidenciando emoções, expondo vulnerabilidades, pedindo a proteção daquelas que vieram antes, reverenciando a sua mãe e todas as divindades femininas que o abraçam, também, como uma força da natureza. Aqui, representada pela sua própria arte e todos os seus atravessamentos.
Segundo o diretor o vídeo é guiado por três atmosferas diferentes que refletem, de maneira muito poética e afetuosa, os movimentos da vida, a introspecção, a pureza e o renascimento.
Após a pré-produção no interior o duo fluminense gorduratrans gravou o single em setembro de 2021 no Estúdio El Rocha (SP) por Fernando Sanches que também assina a masterização. “enterro dos ossos” começou a ser composta em janeiro de 2020, assim como o restante do álbum que tem co-produção de Roberto Kramer e Fernando Dotta, com mixagem de Kramer.
A sonoridade faz resgate ao som mais cru e lo-fi do primeiro disco mas com uma produção mais elaborada e ainda mais calcada no indie rock, shoegaze e emo dos anos 90. Não é difícil ouvindo lembrar de nomes como Superchunk, Built to Spill, Jawbox, Samiam e Dinosaur Jr. até por isso a estética do videoclipe que conta com direção de Dani San e Gabriel N. Andreolli e produção compartilhada entre DGTV, Balaclava Records e gorduratrans, traz tons em azul escuro, desentendimentos e luz baixa.
O sentimento de ressaca, e de memórias ambíguas, que datas assim nos trazem, são traduzidos na letra que catalisa estes momentos de confraternização que nem sempre são os mais bem digestos. Seja por brigas ou por desavenças adormecidas que vem à tona.
As cenas foram gravadas nas ruínas da Usina Monte Alegre e no Estúdio Lab Sounds, localizados em Piracicaba, interior de São Paulo, e dentro da casa de shows Villa Country, em São Paulo.
Direção: Dani San e Gabriel N. Andreolli; Atores: Rafael Américo e Wagner Santos; Direção de Fotografia: Dani San e Tony Molina; Direção de Arte: Gabriel N. Andreolli; Edição: Dani San e Gabriel N. Andreolli; Assistente de Produção: Camila Mergulhão; Gaffer: Fabiano Quaglia; Sound FX: Roberto Kramer; Lettering: Popoto Martins; Produção: Balaclava + DGTV + gorduratrans.
De Salvador (BA), Baco Exu do Blues em parceria com a HBO MAX lançou o videoclipe para “Gotham É Aqui” para comemorar a chegada do novo Batman a plataforma de streaming. Misturando Gotham e a realidade das grandes metrópoles brasileiras, música e clipe dialogam com a realidade muitas vezes fria e visceral dos grandes centros urbanos e suas dificuldades, ciladas e desafios.
A “Gotham brasileira” questiona a ambiguidade inerente a este universo além da DC, onde muitas vezes é difícil saber quem é herói e quem é o bandido. O vídeo foi dirigido por Gotacx (Cristiano Trindade).
No novo clipe do rapper Rashid ele traz inspirações que vão de Akira passando por Matrix e Blade Runner a Nação Zumbi.”Pílula Vermelha, Pílula Azul” tem espaço para a crítica social, a alienação e o mundo artificial dos influenciadores digital. Assim como o nome da canção, a decisão por qual caminho seguir, presente em nosso dia-a-dia é representada metaforicamente pelas pílulas.
A canção tem versos de “Banditismo Por Uma Questão De Classe” (1994), faixa do clássico álbum Da Lama ao Caos (1994), do Nação Zumbi; e de “The Message”, do grupo norte-americano Grandmaster Flash and the Furious Five, materiais que surgem em seu trabalho de pesquisa e que assustam por sua atemporalidade.
“A gente se acostumou a falar do futuro projetando avanços tecnológicos, como carros voadores. Eu quis dar um olhar ao futuro do gueto, onde as coisas vão se remendando para permitir a nossa existência”, analisa o rapper.
“Estou buscando novas formas de me expressar e novas construções para a minha poesia. Pela primeira vez, eu interpreto dois personagens diferentes dentro da mesma música”, comenta o músico sobre a nova fase artística.
O roteiro do clipe dirigido por Levi Riera Vatavuk, traz dois protagonistas pretos separados por uma questão de classe, crítica a um capitalismo selvagem.
“Eles representam dois ideais que facilmente ocupariam a mente de um mesmo indivíduo. No fim, isso acaba pressionando as pessoas pretas que, muitas vezes, ficam divididas entre o coletivo e o indivíduo ou entre a causa e o sucesso pessoal”, frisa Rashid
Para comemorar um ano do seu disco, Você Não Sabe de Nada, O Grilo lançou a animação para “Onde Flor”. A produção audiovisual foi dirigida por Lucas Kozuki e acompanha o caminho da música do momento da sua feitura a entrega aos palcos. A dureza do processo criativo sendo paleável e retratada de forma leve nos lembrando até mesmo a estética dos desenhos do Cartoon Network com direito a cores vivas.
No fim de abril a cantora Giovana Alonso, de Araraquara (SP), que assina seu projeto como Alluy, lançou o videoclipe para o single “Button Eyes”. Para o vídeo a artista revela trazer influências do filme Coraline e representar a história da faixa de forma sombria. Como locação, a produção audiovisual teve o Museu dos Bonecos, trazendo em sua narrativa, fotografia e direção de arte elementos dos filmes terror.
Ficha Técnica: Alluy (roteiro e direção de arte), Tiago Kuurtz (roteiro, direção, direção de arte e edição) e Márcio Pontes (direção de arte e proprietário do Museu dos Bonecos – local cedido para filmagem), com participação do ator Felipe Bergamim.
Além dos 7 eleitos como melhores do mês de Abril| 2022 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
Lylith Pop “De Volta à Liberdade” (Porto Alegre / RS), Owerá “Resistir pra Existir” (São Paulo / SP), Mc Caverinha “O Preto Mais Caro” (Mogi das Cruzes / SP), Marcão Baixada, Rodrigo Caê “Tenho Que Correr” (Belford Roxo / RJ), Clarissa “Bonita e Miserável” (Rio de Janeiro / RJ), Elza Soares “Meu Guri” (Rio de Janeiro / RJ).
Casaprima “Meu” (PE), Diego Tavares e Lara Aufranc “Antes de Me Deixar” (SP), Paige “Cara, Hoje é Meu Aniversário” (MG), Teco Martins “Plante A Sua Comida!” (São Paulo / SP), Thunderbird “Eu Vou de Bicicleta” (São Paulo / SP), recreio “Por que o Ódio?” (Porto Alegre / RS), Lagum, Marina Sena “Veja Baby” (Belo Horizonte / MG), Neila Kadhí “Apetite” (BA), Tiago Picado “Clausura” (Rio de Janeiro / RJ), Thiago Jamelão “Morada”.
Caetano Brasil feat. Leandro Domith “Soluços” (Santo Amaro / Bahia), Babi Jaques e Lasserre “Pólvora” (Recife / PE), AQUAFABA “Vênus” feat Aline Wirley e Ícaro Silva, duo chipa “Sr. Salim” (SP), Flav & Nanno “Fora da Lei” (Birigui / SP), ALMAR e Luana Berti “Preto e Branco” (Rio de Janeiro / RJ), Excluídos “Meu Coração Pede Mais” (São Paulo / SP), Abacate Contemporâneo “Transmutar-se” (Londrina / PR), Ciça Moreira “Fobia” (Piracicaba / SP), Samba Esquema Russo “Cazuza Já Morreu” (RJ), Oruam ft. MC Cabelinho “Filho do Dono” (Rio de Janeiro / RJ), Vitor Soltau “uma constelação nos teus olhos” (Balneário Piçarras / SC), Mica Condé + SóCiro “Caixa Postal” (Rio de Janeiro / RJ), Azul é a Cor de Netuno “Estelar” (Montes Claros / MG), Mc Super Shock “3 no Ventilador” (AP).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 80 videoclipes coletados durante o mês de Abril | 2022. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Abril (2022). Dos 80 vídeos do post, 77 têm as faixas disponíveis no Spotify.
Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma. Já outros singles por conta do artista (ou banda) não ter material por lá.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Abril (2022) você mais gostou!
This post was published on 4 de maio de 2022 11:04 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.