Nossa volta ao mundo continua e dessa vez fomos até a terra do sol nascente para trazer para vocês uma lista com 25 artistas e bandas japonesas em atividade. Muitos lembram das icônicas bandas dos anos 80 e 90, que são ótimas por sinal, e muitas outras que possuem boas composições e trajetórias mas que já encerraram suas atividades, sendo assim fizemos o recorte com as bandas que continuam produzindo e lançando novos materiais.


CHAI por SaraAmroussiGilissen artistas e bandas japonesas

CHAI em Londres (UK) – Foto Por: Sara Amroussi Gilissen


25 artistas e bandas japonesas em atividade

1) tricot

De Kyoto, no Japão, a tricot não abre mão de cantar em seu idioma local mas nem por isso não tem reconhecimento longe da ilha. Na ativa desde 2010 o pop acaba indo de encontro com o math rock do grupo que já conta com quatro álbuns de estúdio, sendo o último Makkuro lançado no dia 29 de janeiro.



2) toe

O toe é uma das bandas mais impressionantes do math e recentemente estiveram no Brasil com direito a SOLD OUT nas apresentações. Em atividade desde 2000, o quarteto de Tokyo conta com quatro discos, o lançamento mais recente é That’s Another Story (2018).



3) Kikagaku Moyo

Kikagaku Moyo é uma banda de rock psicodélico de Tokyo no Japão. Seu nome, inclusive, significa “padrões geométricos”. O quarteto que nasceu da parceria entre Go Kurosawa (Bateria / Vocais) e Tomo Katsurada (Guitarra / Vocais) surgiu inicialmente como um coletivo e eles costumavam tocar nas ruas da capital do Japão.

Até então eles tem quatro álbuns: Kikagaku Moyo (2013), Cosmic Eye/Sound effect), Forest of Lost Children (2014), Beyond Beyond is Beyond), House in the Tall Grass (2016, Guruguru Brain) e Masana Temples (2018, Guruguru Brain).



4) CHAI

CHAI é um quarteto de Nagoya em atividade desde 2012. Suas referências são vastas indo de Punk rock, alternative rock, passando pela dance music e o post punk.

Quando questionadas quais os artistas favoritos são citados grupos como Basement Jaxx, Jamiroquai, Gorillaz, CSS, Chvrches, Justice e The Chemical Brothers. Têm dois álbuns de estúdio até o momento Pink (2017) e Punk, lançado em 2019.



5) Joji

Joji é o nome artístico de George Kusunoki Miller e além de músico e produtor ele também é uma personalidade da internet, youtube e comediante. Ele lançou no fim de setembro seu segundo álbum Nectar (2020) e a internet explodiu com isso. Seu som mistura ritmos como R&B, trip hop, pop e lo-fi.



6) Acid Mothers Temple

Em atividade desde 1995 o Acid Mothers Temple é uma das bandas japonesas mais conhecidas da lista tendo até mesmo colaborado com a banda brasileira Ema Stoned. Liderada por Kawabata Makoto, no som o rock psicodelico se une ao experimental. São tantos lançamentos que existe até uma página no wikipédia só para compilar todos eles, acredita?



7) Asian Kung-Fu Generation

Uma verdadeira entidade da cena de música japonesa é o Asian Kung-Fu Generation de Yokohama que está em atividade desde 1996. Conseguindo transitar entre o powerpop, o punk rock e o rock alternativo, a fusão de gêneros é algo muito natural dentro da proposta da banda que é considerada por muitos uma dos melhores do país. O nono álbum de estúdio Hometown foi lançado em 2018.



8) Mitski

Nascida no Japão mas radicada em Nova Iorque Mitski é dona de uma discografia de respeito e trabalhos belíssimos. Curiosidades: a artista de indie rock canta como poucas, toca guitarra baixo e piano; além disso ela já morou em 5 países antes de se estabelecer nos Estados Unidos. Seu quinto álbum, Be the Cowboy, foi lançado em 2018.



9) Luby Sparks

Com referências dos anos 90, do Dream Pop e shoegaze, a Luby Sparks é uma banda de Tokyo formada em 2016 mas que vem se destacando com ótimos singles, o que a fez entrar em nossa lista. Outra banda de shoegaze da cidade que vale destacar é a Tokio Shoegazer.

A Luby Sparks só tem um álbum de estúdio mas vem lançando periodicamente novas músicas, como é o caso de “Birthday”, single lançado em janeiro e disponível no bandcamp do grupo.



10) Otoboke Beaver

De Kyoto a Otoboke Beaver é uma banda e punk rock que chamou bastante a atenção da mídia por sua agressividade e estilo próprio. Após uma série de EPs lançados ao longo dos anos a banda formada em 2009 lançou seu primeiro álbum de estúdio Itekoma Hits no ano passado.



11) te’

te’ é uma banda de post-rock com influências de hardcore com referências de bandas como Mogwai e Tortoise. Em atividade desde 2004 a banda de Tóquio conseguiu reconhecimento e notoriedade em seu nicho.



12) Boris

De Nagata a Boris é uma banda experimental / doom metal / psicodelia de Tóquio em atividade desde 1992. Para vocês terem uma ideia a banda é tão inventiva que já lançou mais de 20 álbuns de estúdio, além de EPs, compilações e álbuns colaborativos.



13) Coaltar of the Deepers

Coaltar of the Deepers é uma banda de shoegaze e post-rock com elementos de heavy metal, bossa nova e música eletrônica de Tóquio formada em 1991. Atualmente na formação de duo, o projeto conta com 6 álbuns de estúdio sendo o EP mais recente Rabbit lançado no fim de 2018.



14) Babymetal

Babymetal é uma das bandas japonesas da capital do país, seu som funde o que kawaii metal, uma espécie de mistura de j-pop e metal, power metal e metal alternativo.

Com dez anos de atividade, apenas duas integrantes originais compõe a formação atual que conta com uma banda de apoio para seus shows denominada “Kami Band”. Já se apresentaram até mesmo no cultuado Download Festival.



15) Eastern Youth

Da ilha de Hokkaidō, a Eastern Youth é um trio de punk rock com referências de post-hardcore, emo e indie rock. Chegando a citar nomes como Fugazi, Jawbreaker, Jets to Brazil, Stiff Little Fingers e Discharge como suas principais referências sonoras.

Uma curiosidade é que nos primeiros anos eram uma banda Oi!/skinhead. Ao todo a banda já lançou 18 álbuns sendo o mais recente neste ano que leva o nome de 2020.



16) Hitsujibungaku

Hitsujibungaku (significado “Ovelha) é um trio de rock alternativo da região de Shimokitazawa e Tóquio em atividade desde 2012 quando as integrantes se conheceram durante o colegial.



17) Regal Illy

Regal Illy é uma banda formada em 2014 de shoegaze mas que não se limita ao gênero e tem como característica em seu som a introspecção. A literatura, inclusive é uma das grandes influências do trio de Tóquio.

A vocalista, Honoka, cita como suas maiores referências My Bloody Valentine e os conterrâneos do Shonen Knife que bem que poderiam integrar a nossa lista.



18) Gesu NO kiwami Otome

Gesu NO kiwami Otome (significado: Donzela no limite da rudeza) é uma banda Japonesa formada em 2012 pelo líder da banda indigo la End, Enon Kawatan, que descreve seu estilo como hip hop progressivo. O grupo conta com três álbuns de estúdio sendo o mais recente Daruma Ringo (2017).



19) Number Girl

Number Girl é uma banda de rock de Fukuoka que mistura estilos como post-hardcore, noise rock, experimental e rock alternativo em seu som. Já foram inclusive comparados a grupos como Pixies, Sonic Youth e Hüsker Dü. Depois de muito tempo parada a banda retornou no ano passado mas ainda sem álbum inédito, o último Num-Heavymetallic foi lançado em 2002.



20) Yonige

Yonige é um trio feminino de Nayagawa, Osaka. O som flerta entre o alternativo e pop, existe muito pouca informação na internet em inglês para saber mais, é uma banda relativamente nova ainda.



21) Bo Ningen

Estabelecida em Londres o quarteto Bo Ningen de noise rock e rock alternativo está em atividade desde 2006. Uma curiosidade fica pelo fato de já terem tocado de forma colaborativa com os alemães do Faust e as inglesas do Savages. O terceiro e mais recente álbum, III, foi lançado em 2014.



22) tokyo jihen

Tokyo Jihen é mais uma das bandas japonesas de Tóquio que voltou no ano passado depois da vocalista Ringo Sheena abandonar a carreira solo. Entre as referências sonoras do grupo estão o rock experimental, o avant-pop e o acid jazz. O quinto álbum da banda, Dai Hakken, foi lançado em 2011.



23) Tokyo Ska Paradise Orchestra

Em atividade desde 1985 a Tokyo Ska Paradise Orchestra é uma banda japonesa de ska, jazz e rock. Na linha de frente o grupo conta com 10 veteranos da cena da capital do Japão.

Na conta eles já tem 23 álbuns, sendo o mais recente Glorious (2018), alguns shows no Brasil e até mesmo faixa com participação especial do Emicida (“Olho pro Céu”).



24) The Gerogerigegege

Em atividade desde 1985 o The Gerogerigegege é uma banda noise experimental de Shinjuku, Tóquio. Conhecida pelos seus shows intensos, exibicionistas e até mesmo escatológicos a banda tem uma horda de fãs no mundo todo. Ao todo eles já contam com 17 álbuns de estúdio sendo o mais recente tendo sido lançado em 2019.



25) Mouse On The Keys

A Mouse On The Keys é um trio instrumental de post-rock de Tóquio que nasceu em 2007. Até o momento eles contam com três álbuns de estúdio sendo o mais recente, Tres (2018).



Playlist: 25 artistas e bandas japonesas em atividade

É claro que não íamos deixar vocês sem uma playlist com as faixas dos 25 artistas e bandas japonesas em atividade. Confira a nossa lista no Spotify e siga o Hits Perdidos por lá para playlists exclusivas (clicando aqui).



Veja Também….

Por aqui já fizemos listas dos países: Austrália (Parte 1 | Parte 2), CanadáPalestinaTurquiaPaíses ComunistasHolandaCoréia do Sul, Colômbia (Videoclipes) e 30 Bandas Colombianas, Artistas Africanos,Porto Rico e Espanha.