Itaú Cultural divulga a lista de contemplados pelo edital Arte como Respiro
O site do Itaú Cultural anunciará nesta sexta-feira, 08/05, os selecionados para o segundo edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, lançado no início do abril.
O edital tem como proposta acolher e apoiar os artistas sujeitos a atuar isoladamente e sem remuneração durante o período de recolhimento. Voltado aos projetos de música, nas categorias Autoral e Podcast, recebeu mais de 12 mil inscrições de todo o país. Foram selecionados 200 trabalhos dos 26 estados e Distrito Federal, que serão apresentados ao longo dos próximos meses.
Com diversos editais para ajudar os artistas de diversas áreas dentro do campo da cultura (audiovisual, teatro, literatura..). Por aqui vamos anunciar os contemplados do edital de música.
“O resultado trouxe uma diversidade intensa de todas as regiões, não apenas das capitais como também de artistas das cidades do interior do Brasil”, conta o gerente do Núcleo de Música, Edson Natale.
De acordo o gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, os gêneros musicais são variados, sotaques diferentes e uma representatividade bastante presente da música brasileira da atualidade. Ele ainda conta sobre o objetivo do projeto a a força da produção musical brasileira contemporânea.
“Foram contemplados muitos artistas jovens, que estão se destacando nas suas cenas locais e artistas que têm suas trajetórias mais conhecidas. O objetivo de mergulhar na música em várias possibilidades foi atingido, tanto nas questões históricas como nas artísticas. A força da produção musical brasileira mostra a importância dessa arte na compreensão e concepção das pessoas e como a gente pode entender o Brasil como país. Vem muita coisa boa para se ouvir, dançar e pensar”, complementa Natale.
Itaú Cultural: Inscrições e Resultados
Entre mais de 12 mil trabalhos recebidos, os programadores do Núcleo de Música e de outros núcleos da instituição selecionaram 160 projetos, na categoria Autoral, que receberão até R$ 5 mil brutos; e 40 na categoria Podcast, contemplados com R$ 2,5 mil brutos – ambos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho.
Todas as regiões estão contempladas no resultado deste edital de música. No Sul, o Rio Grande do Sul conta 11, Paraná seis e Santa Catarina um. No Nordeste, a Bahia saiu com 20 selecionados, 18 são de Pernambuco, oito do Ceará, seis da Paraíba, cinco do Maranhão, quatro do Rio Grande do Norte e três de Sergipe. Piauí e Alagoas, tiveram dois selecionados, cada um.
Da região Centro-Oeste, seis são do Distrito Federal, três de Goiás, dois do Mato Grosso do Sul e um do Mato Grosso. O Norte é representado no edital por cinco projetos do Pará, dois do Amazonas, dois de Tocantins e um do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. No Sudeste, São Paulo soma 41 trabalhos contemplados, Rio de Janeiro, 28, Minas Gerais, 18 e Espírito Santo, dois. Em cada estado tem contemplados tanto da capital quanto de cidades do interior.
Vencedores da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência
Entre os selecionados estão trabalhos autorais de artistas de destaque na música instrumental ou em suas regiões como Amaro Freitas (PE), Makely Ká (MG), Dingo Bells (RS), The Baggios e Taco de Golfe (SE), ou Josyara (BA). Além de artistas reconhecidos nacionalmente como Manoel Cordeiro, Nelson Sargento, Jards Macalé, Zélia Duncan e Odair José; assim como jovens compositores e compositoras.
A categoria Podcast do edital do Itaú Cultural resulta em projetos com uma pegada mais histórica, como por exemplo, o Casa A Elétrica de Porto Alegre, a segunda fábrica de discos do Brasil e projetos de entrevistas e reflexões contemporâneas, a respeito de movimentos, tendências e novos métodos de produção musical.
Observação
Os trabalhos selecionados neste edital serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe do Itaú Cultural, dentro do prazo de até dois meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia. Fica a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou por meio dos canais e mídias dos próprios artistas.
Selecionados Itaú Cultural: Categoria Autoral
Diego Arantes Souza Torres de Mello (Os Descordantes) | AC