Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)

 Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)

Confira os melhores clipes independentes lançados em Dezembro | 2022 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2022

As listas de melhores clipes independentes 2022 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sexto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Clipes (2022)

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)

Neste mês de Janeiro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listãocontinua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 59 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Dezembro

Em Dezembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 59 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 1,90 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 58 artistas de 12 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE DEZEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Tangolo Mangos “le_pasSarim.exe” 



Após quase 2 anos de produção a banda Tangolo Mangos, de Salvador (BA) lançou o videoclipe para a faixa “le_paSsarim.exe”, a mais experimental como relatam seus integrantes. O material foi produzido em stop motion e conta com uma temática pirata que dialoga com o tom bucólico e vanguardista da canção.

A produção audiovisual foi co-dirigida por Felipe Vaqueiro e Filipe Seabra, é uma produção independente, realizada com baixo orçamento, segundo eles mesmos ressaltam em seu material de divulgação. A maior parte da obra foi construída quadro-a-quadro utilizando modelos de LEGO e cenários construídos com isopor, tinta e diferentes itens de papelaria. Para a realização das cenas em stop motion foram tiradas mais de 3000 fotos, que juntas e aceleradas, se transformaram numa sequência animada de imagens.

Em sua narrativa o vídeo conta a história de uma tripulação pirata que é surpreendida e atacada por monstros do oceano. Entre as referências eles citam o filme Piratas do Caribe, o anime One Piece e o desenho As Trapalhadas de Flaphack. Além da estética pirata eles misturam também o lado cibernético presente no EP tngl_mngs.rar (2020). A odisseia mostra os bonecos de LEGO animados e coloridos sendo sugados para um ambiente de colagens e sobreposicões de vídeo, se valendo de processamento de efeitos de vídeo analógico inspirados nos trabalhos de artistas visuais como rollinos (Gabriel Rolim). Foram utilizados para complementar a saga ainda imagens dos arquivos da própria banda mescladas a trechos de filmes, desenhos, séries, propagandas e matérias jornalísticas ligadas ao tema da pirataria – seja ela tradicional ou moderna, dos mares ou das cópias digitais ilegais.

Além dos cinco integrantes da banda participaram da equipe os artistas audiovisuais Olga Costa, Raís Canhadas e Rayna França, , que também assume a co-direção de arte ao lado de Vaqueiro, Seabra e João Denovaro. A captação das filmagens live action foram capitaneadas por Airí Romeu, com assistência de Tota Fernandes e do restante da equipe. Eles revelam ao final do vídeo que tem planos de continuar a história do clipe, afinal eles querem que cada uma das canções presentes no EP ganhem um projeto audiovisual para acompanhar.

2) João Bernardo e Mateus Aleluia Filho “Levanta Voo” 



João Bernardo lançou o single “Levanta Voo” no fim de 2022 com direito a participação de Mateus Aleluia. O material acompanha um videoclipe em animação desenvolvida pela artista argentina Fiona Ayelen Aman, sendo finalista em duas categorias no prêmio m-v-f- awards 2022, melhor animação de melhor direção estreante.

“Fiquei muito feliz com a indicação do festival e o resultado da parceria com o Mateus em ‘Levanta Voo’. A canção tem uma ancestralidade profunda. E o Mateus Aleluia entoa nela cânticos como “Eu não sou escravo, vim pra ser rei”, num afro-samba gravado com violão de sete cordas e percussão. Acredito que o resultado tenha ficado impactante e, em breve, vamos dividir todo esse contexto com o público”, comenta João Bernardo.   

Segundo os realizadores o conceito, idealizado por Fiona, se desenvolve alinhado ao aspecto espiritual do single. Gira em torno de um olhar espiritual. De acordo com a diretora “o olho que está dentro da gente percorre a natureza, vai ao céu, volta a ser natureza, depois, se encontro na figura humana”.

Ela ainda complementa: “Conexão, profundidade e simplicidade são as palavras que me guiaram no processo”.

3) Lucas Santtana & Flore Benguigui “The Fool on The Hill”



O músico baiano Lucas Santtana optou regravar a canção “The Fool On The Hill” de Paul McCartney, faixa lançada em 1967, com uma nova roupagem passando por outros ritmos, como funaná, de Cabo Verde, samba carioca e o samba-reggae baiano. A versão ainda conta com a participação de Flore Benguigui, vocalista da banda francesa L’Imperatrice.

 “Apesar de ser um fã tardio dos Beatles, nunca imaginei que faria uma versão deles. Quando a mensagem do álbum “O Paraíso” foi se formando, essa canção se fez presente por si própria. “The Fool On The Hill” foi composta por Paul McCartney, em 1967, inspirada na experiência dele com um guru indiano. Eu sempre a escutei como se ele falasse de um pajé.”, diz Lucas.

O clipe em animação foi dirigido por Claire Valles et Lucile Paras e tem produção assinada pela Sombrero & Co.

4) ELLA “highlies”



Para o seu single de reestreia a curitibana Ella preparou um videoclipe cinematográfico par a”Highlies”, faixa que antecipa seu EP. A direção geral da produção audiovisual é dividida por Carolina Bassani e Thiago Prestes, com direção criativa de Marcella Malczewski e Priscilla Busato e direção de fotografia de Léo Silva.

“‘Highlies’ é drama. É sobre você estar perdido e tentar se encontrar em coisas que sei lá talvez não te façam tão bem. E mesmo assim você se entrega, se doa, e no final só se machuca. Você se ilude e escolhe não enxergar tudo que está na tua cara… E é com essa música que eu inicio essa nova fase”, conta Ella.

5) Natália Xavier feat. Maria Fernanda Batalha “Penélope”



A cantora paulistana Natália Xavier propõe em seu álbum de estreia, Eu Também Sou Teus Rios, trazer canções que fazem uma investigação autobiográfica sobre identidade e valorização das raízes. “Penélope”, ganhou em dezembro um videoclipe poético que discute o papel feminino na sociedade. Com direção de arte da Agência Nebá, o vídeo é dirigido por Alice Gouveia Barroso e pela artista.

“‘Penélope’ é uma música simbólica e de protesto, tem o congo de ouro como clave guia da sonoridade. Já o clipe traz a busca pelo belo que não se desvincula do desejo ético de habitar um mundo onde todos os corpos sejam verdadeiramente livres”, conta Natália

6) Gustavo Bertoni “Hyaline”



O brasiliense Gustavo Bertoni lançou no meio de dezembro a faixa “Hyaline”, material gravado em Los Angeles (EUA), e que adianta o novo disco do artista que será lançado ainda no primeiro semestre. A faixa ganhou um videoclipe minimalista acompanhado de um piano antigo, modelo Kawai, e que segundo ele tem um “som raro e esquisito”.

Para contemplar a temática sobre novos olhares e pontos de vista ele aproveitou e lançou um clipe minimalista mas conceitual trazendo taques dele tocando mas também estampando em sua face pinturas e ar teatral.

A direção, roteiro, produção, câmera e edição são assinados por Gustavo de Mattos Jahn. Já a produção por Bia Tanaka.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 6 eleitos como melhores do mês de Dezembro | 2022 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Luísa SonzaXamã “MAMA.CITA (hasta la vista)” (Tuparendi / RS), Luedji Luna “3 Marias” (Salvador / BA), MAJUR “Mapa de Estrelas” (Salvador / BA), Martins “Passa” (PE), Vanessa da Mata “Vem Doce” (Alto Garças / MT).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)| Parte 2

Mateus Beurlen “Sunflower” (AL), Day Limns e Bullet Bane “Castelo de Areia” (Goiânia / GO), Mariah Nalah “Muita Bad Pouca Idade” (Barueri / SP), Hungria Hip Hop “Só era Nós” (Brasília / DF), Banda Gente feat Letrux “Fumaça” (Rio de Janeiro / RJ), NPKNScatterbrained” (Curitiba / PR), Rapha Moraes Seba Prada “Todos os Cantos” (PR), Turmallina “Febre” (SP).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)| Parte 3

Grisa “Expectations” (SP), Jair Naves “A Luz Que Só Você Irradia” (Araguari / MG), Omi Okun “Sete Flechas” (Rio de Janeiro / RJ), Benji & Rita “Zênite e Nadir”, Jaffar Bambirra “À-VÓS” (Rio de Janeiro / RJ), 3030 “Dentro de Um Instante” (Porto Seguro / BA), Luiza Possi “Luz” feat. Rincon Sapiência (Rio de Janeiro / RJ), LOOAVoltar” (PR), SOBRETVDO “Afogo em Alto Mar” (São Paulo / SP), EBONY “100MILI” (Queimados / RJ), Rael “Direção” (São Paulo / SP), CASALI “Jogo é Jogo” (Salvador / BA), Acústico Rockfeller “Time to Give In” (Nova Hamburgo / RS), Treva “Onde Morre O Sol” (SP).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)| Parte 4

Tz da Coronel “Se Você For Embora 💔” (Cabo Frio / RJ), Mel di Souza “Somos hoje um Pouquinho” (Brasília / DF), Resp “Noite Infinita pt2” (Curitiba / PR), JulianoNenung & Albo “A Lua Pelos Cabelos” (RS), 808 Luke & Fúria “SORRIR :)”, Felipe Câmara “Calcanhares” (SP), THE JHAEZ “Cypher” com BRAGA JHAEZ, LEITE041, GABI LEKA, KBLO, SANTANNA041 (Curitiba / PR).

Gabriellê “Por um triz (Bugada)” (São Paulo / SP), GustahXamãMc Don Juan “Toda Malévola” (Rio de Janeiro / RJ), Luana Camarah “Amor FDP” (São Paulo / SP), WD “Desculpa Se Eu Não Falo De Amor” (Rio de Janeiro / RJ), Maduli “Juntin” (GO), SPFunk Feat. Mc Jota, Neg e Rappin Hood “Por acaso” (SP), Space Animals “Lullaby” (SP), Gerônimo “Bilhete Premiado” (Santos / SP).

Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022)| Parte 5

Povão “Só Pra Quem É De Verdade” part. Bel (São Paulo / SP),  WD, Jojo Maronttinni “Verdadeira Brasileira” (Rio de Janeiro / RJ), Sara Não Tem Nome “Cidadão de Bens” (Belo Horizonte / MG), Juliano Caravela e Daniel Perroni Ratto “Quem Sabe” (SP), Romaní “Vida Breve Vida” (Piracicaba / SP), Joy Sales “Signos Fincados” (São Paulo / SP).

O Abelha “Uma Música de Natal” (Belo Horizonte / MG), Batuta “Sai do MEI” (Fortaleza / CE), bernardo feat. André Prando “Cidadão de Bem” (Belo Horizonte / MG), Antonio Sobral “Eu Te Amo” (SP), MC RR, Menor RK, J.o.t.a.v.e, Nego Bala, MC Franklyn, Menor Jhow, AK Tajino “Set Boca Do Lixo 2.0” (SP).

Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022) - Tangolo Mangos eleito o melhor clipe do mês


PLAYLIST NO YOUTUBE (Dezembro | 2022)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 59 videoclipes coletados durante o mês de Dezembro | 2022. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Dezembro | 2022)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Dezembro (2022). Dos 59 vídeos do post 58 estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022) - Playlist Capa



Qual dos melhores clipes independentes | Dezembro (2022) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2022) você mais gostou!

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!