Érika Martins é cantora, compositora, guitarrista, apresentadora, jurada de reality show musical, faz DJ set de rock, palestras sobre “O Pioneirismo das Mulheres no Rock Brasileiro”, entre muitas outras coisas. A artista ficou nacionalmente conhecida ainda nos anos 90 ao lado da Penélope, banda de Salvador (BA) na ativa de 1995 a 2004.

Nos últimos 5 anos ela também faz parte do Autoramas e além de cantar ainda assume as guitarras, moog e pandeirola. Mas Érika Martins também já lançou alguns discos solo. Até o momento foram 3, sendo o mais recente Modinhas (2013).

Uma marca na sua carreira sendo justamente os duetos, tendo já colaborado com Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso), Erasmo Carlos, Raimundos, Julieta Venegas (México), Wanderléa e Titãs.


Érika Martins Credito_Red_Produção_Audiovisual

Érika Martins Foto Por: Red Produção Audiovisual


Érika Martins e Titãs no Rock In Rio 2019

No sábado, 28/09, Érika Martins participou ao lado Titãs, do festival Rock in Rio, e na mesma época, lançou um novo single, produzido por Gabriel Thomaz,  “A Verdade Liberta” (Ouça). A canção é um presente do titã Sérgio Britto. Segundo Thomaz, a roupagem e estética do single remetem diretamente aos anos 90; ele até brinca que poderíamos rotular como “New Grunge“.

O Encontro

O Sérgio Britto um pouco antes do Rock In Rio me chamou para gravar no disco solo dele que ele está gravando. E é uma música inédita dele com a Rita Lee. Eu fui lá gravar, a música incrível, fizemos. Na hora que eu tava indo embora eu perguntei se ele não tinha alguma música para mim, ou se poderia compor alguma coisa, porque eu estava começando a gravar uns singles novos solo.

E aí ele me mandou no mesmo dia a noite, “A Verdade Liberta”. Ele falou: “Érika finalizei essa aqui para você, vê aí o que você acha”. E aí quando eu escutei, eu pirei, além de ter toda aquela coisa da composição dele que é incrível, o cara é mó hit maker, você escuta e sabe que é uma composição dele.

Além de tudo isso eu acho que a música tem toda a minha cara. Porque tem toda essa história, tem uma pegada bem anos 90 ali. Quando eu tava escutando ao lado do Gabriel – que produziu as faixas – ele começou a pensar de ir realmente por esse caminho totalmente anos 90 que é a sua cara. De Guitar Band e tudo mais que foi bem o início da minha carreira.

A pegada toda do single fizemos por aí, ele saiu um pouco antes do Rock In Rio, no meio de setembro mais ou menos, porque toquei com eles no final de setembro; e na sequência lancei outro single.”, relembra Érika Martins

O Vídeo de Quarentena

“Aí agora nesse período onde estamos tendo ideias e usando a criatividade para aquecer o coração das pessoas eu lembrei dela para fazer esse dueto com o Britto. Aí eu falei com ele e ele falou “claro”. Ele me mandou logo a versão ele cantando em uma parte no violão, e eu gravei em cima. Tivemos a sorte de ter o Claudinho Uchôa que é do Casanova Produções, para montar, porque não é uma coisa fácil, né?”, detalha Martins        

Porque Agora?

“A escolha de fazer essa música agora ela não foi aleatória. Porque assim, eu tenho um histórico de vários duetos, de várias participações durante a minha carreira toda e poderia ter pensado em outra. Mas essa, mesmo sendo a última que eu fiz, tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo.

Eu acho que quem for esperto, quem for mais sensível, deve aproveitar esse momento para procurar a sua verdade, realmente. E usar essa verdade na vida. Sabe tem um monte de gente soterrada cheia de problema a vida inteira, porque não tá vivendo o que realmente queria tá vivendo. As vezes tá na profissão que não queria tá, tá num casamento que não queria tá, tem uma vida infeliz, não faz o que realmente queria fazer.

Então talvez esse momento seja o momento exato para a pessoa repensar a vida, e cara, tamo aí percebendo o quanto a vida é frágil; e podendo repensar e a partir de agora fazer o que realmente gostaria de fazer, seguir a sua verdade”, finaliza Érika Martins

Confira o vídeo gravado no melhor estilo Quarentena, cada um gravando diretamente da sua casa e não deixe de aproveitar para conferir as lives que a Érika tem feito em seu perfil pessoal (@erikamartinsrock) durante o isolamento.

Lembrando que todo sábado no perfil oficial do Autoramas no instagram (@Autoramas) também tem rolado DJ’s Sets da Érika e do Gabriel.



Tributos aos Autoramas e Titãs

Lembrando que em 2016 lançamos um Tributo aos Titãs com 33 bandas homenageando os 30 anos do Cabeça Dinossauro e em 2018 foi a vez do Tributo aos Autoramas que contou com 41 bandas homenageando os 20 anos dos Autoramas.

A homenagem aos Autoramas ao lado da Érika Martins, com o single “A Verdade Liberta”; foram os grandes vencedores da categoria “Eu Sou Suspeito” da edição 2019 do Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira que aconteceu dentro da programação da SIM São Paulo.


Érika Martins Tributo Titãs Sérgio Britto


Ouça A 300 KM por Hora



Ouça O Pulso Ainda Pulsa