Not Like You reúne 65 covers e homenageia os 35 anos do midsummer madness
Com apenas 15 anos, ainda no inverno de 1989, Rodrigo Lariú criou o fanzine midsummer madness contando mais detalhes sobre bandas que estavam aparecendo no frutífero underground brasileiro daqueles tempos como Pin Ups, Second Come e Squonks, sua cobertura não se restringia a bandas locais e também abraçada as do exterior.
A grande virada de chave para o que se tornaria um dos selos independentes mais importantes do Brasil aconteceu no ano de 1994 com a repercussão da cassete transformou o zine num selo musical. Desde então se passaram 35 anos com centenas de lançamentos, conexões feitas nos mais diferentes campos do Brasil e a independência do não se curvar como norte. Trabalho esse que nos 30 anos ganhou uma série de materiais físicos lançados pela Natura Musical em 2019.
A 30 em 3 (saiba mais), coletânea de comemoração de 30 anos do midsummer madness, foi dividida em 3 partes: um vinil, um cd duplo e uma fita cassete. Setenta e nove músicas, 79 bandas, divididas em 3 diferentes suportes: a fita cassete, onde começamos, o CD para onde evoluímos e o vinil, que também lançamos. Todas estas músicas também serão lançadas no formato digital no site mmrecords.com.br, no Bandcamp e no streaming. Além da coletânea, o projeto também incluiu um fanzine de 36 páginas com estórias e a história do midsummer madness.
Cinco anos depois o aniversário veio acompanhado de outra coletânea. Not Like You, que traz bandas do midsummer madness e artistas convidados tocando apenas músicas dos outros, as famosas “covers”. O lançamento oficial aconteceu oficialmente no dia 14/11.
O material que reúne 65 músicas divididas entre 53 artistas em 2 volumes, sendo o volume 1 da Not Like You com 31 bandas regravando músicas que integram o catálogo lançado pelo selo. Uma curiosidade fica por conta de algumas bandas terem voltado da inatividade justamente para participar da homenagem.
Já o Volume 2 da Not Like You reúne 34 versões de músicas de outros artistas, uma variedade que passa por nomes como The Breeders, Sonic Youth, Kid Abelha, Legião Urbana, Radio Dept., Weezer, Replicantes, Chico Buarque, Arnaldo Baptista, 13th Floor Elevators, Nirvana, entre outros.
A ideia da “Not Like You” surgiu quando o midsummer madness lançou outra coletânea comemorativa, a “30 em 3” em 2019 para comemorar os 30 anos do zine/selo.
“Criei um grupo de WhatsApp só para integrantes e ex-integrantes de bandas do selo. Quando joguei a ideia da coletânea no grupo, vários músicos falaram que gostariam de fazer versões de músicas de bandas do midsummer madness.”, comenta Lariú
Ao selecionar as 79 faixas que fazem parte da coletânea, Rodrigo Lariú percebeu que existiam muitas covers no catálogo. Dali surgiu a ideia de reunir estas releituras.
“Foi assim que a coletânea virou um disco duplo com 37 faixas inéditas, a maioria covers de músicas lançadas pelo midsummer madness.”, conta o responsável pelo selo
Para assinantes, ela está disponível na íntegra desde o dia 05/11, assim como todo o catálogo do selo.
A partir de uma assinatura anual que varia entre £45 e £60 (visto que o responsável pelo selo reside na Inglaterra), quem participa tem acesso também a lançamentos futuros, além de conteúdo exclusivo, descontos em compras físicas e discos físicos (vinis, cds e cassete) de brinde durante o ano.
01) Devilish Dear – “Invisible Man” (The Breeders)
Gravado no home studio, João Pessoa (PB) em Julho de 2024. Faixa inédita.
02) Moon Pics (feat. Sara Cândido) – “Against the Tide” (Radio Dept.)
Produzido, gravado e mixado por Adriano Caiado. Sara Cândido toca na banda Oxy. Faixa inédita.
03) Vulkano – “In The Aeroplane Over The Sea” (Neutral Mik Hotel)
Produção Aureo Gandur e Roberta de Freitas Faixa inédita.
04) Fish Magic – “Patchwork” (Tindersticks)
Gravado e Masterizado no Casa Alta (RJ). Mixado por Clayton Martin no Estúdio Submarino (SP) em Maio 2024. Faixa inédita.
05) Pin Ups – “Sunday Morning” (Velvet Underground)
Gravado no Music Bunker. Zé Antônio (guitarra), Alê Briganti (voz e baixo), Flávio Cavichioli (bateria) e Adriano Cintra (guitarra). Pedro Pelotas (teclados). Mixagem e masterização por Zé Antônio e Rodrigo Brandão em Novembro 2016.
“Sunday Morning” está no EP “Covers” lançado apenas em CD e vendido em tiragem limitada com a reedição do álbum “Lee Marvin” em vinil, via midsummer madness e Assustado Discos.
06) Henrique Laurindo e os Consagrados – “Maurício” (Legião Urbana)
Drum and bass recorded by Cris Bertoldi, Maringá- BR. Guitar & Vox recorded in Chiswick, London. Mixed by Henrique Laurindo. Drums – Renato Tezolin, Bass – Cris Bertoldi, Guitar & Vox – Henrique Laurindo. Faixa inédita.
07) Valv – “Say It Ain’t So” (Weezer)
Gravação da bateria por Henrique Matheus no Estúdio Frango no Bafo (BH), baixo por Bruno Retes (TBP Studio), guitarras e vozes por Filipe Monteiro (iZebel Studios). Arranjo por Valv. Gravado entre Julho e Agosto em Belo Horizonte. Faixa inédita.
08) The Books – “Fuckin’ Surfin’ Bastard” (Os Replicantes)
Gravado no Coda & Magneto Studios, São Paulo, 2000. Lançado em 2000 como mm47 no EP “Raw Fi Songs”
09) Loomer – “Never Say Goodbye” (My Bloody Valentine)
Lançada originalmente na coletânea “Fuzz Feelings” em 2014, pela Howlin Records.
10) Pancake – “Crash” (The Primitives)
lançada originalmente na fita cassete “Pancake Corner” pela própria banda em 1997 e relançada como mm58 em 2000.
11) The Tamborines – “Our Secret” (Beat Happening)
Recorded by The Tamborines at The Cube, Shepherds Bush, London, 2011. Mixed by Henrique Laurindo. Drums – Lulu Grave. Guitar – Renato Tezolin. Shaker – Lau Fernandes. Acoustic Guitar & Vox – Henrique Laurindo. Additional instruments by The Tamborines. Gravada para ser lançada como lado B do single “Bewitched” mas nunca chegou a ser lançada. Faixa inédita.
12) Digital Ameríndio – “Summer Babe” (Pavement)
Gravado e mixado por Sandro Rodrigues, em Junho de 2024, em casa. Faixa inédita.
13) Electric Lo Fi Seresta – “Como Eu Quero” (Kid Abelha)
Gravado, Mixado e Produzido por Electric Lo-Fi Seresta. Agosto, 2024, Rio de Janeiro. Faixa inédita.
14) Driving Music – “Love Vigilantes” (New Order)
Gravado, produzido e mixado por Fábio Andrade no home studio, 2010.
15) Pelvs – “This is The Day” (The The)
Gravada ao vivo, one take, no Freezer Studio em 2002. Lançada originalmente na “1991-2012 – Caixa (Volume 3)” pela própria banda e distribuída via midsummer madness.
16) Churrus – “Can’t Feel My Soul” (Teenage Fanclub)
Lançado originalmente em Março de 2017, como parte do single “Once Again” via midsummer madness. Mixado e masterizado por Pedro Garcia.
17) Echo Upstairs – “Not the same” (Dinosaur Jr)
Gravado no Estúdio Aurora em São Paulo e lançado originalmente no tributo ao Dinosaur Jr. “Little Fury Things” organizado pelo The Blog That Celebrates Itself em 2018.
18) Lautmusik – “Over and over” (Skywave)
Lançado originalmente no Tributo ao Skywave, “Got That Feeling”, organizado pelo The Blog That Celebrates Itself em 2015.
19) Stellar – “The Top” (The Cure)
Gravado no Estúdio Freezer em 1997 por Sol Moras e Stellar. Lançada originalmente como parte da mm28 “Transmigrations” em 1997.
20) The Cigarettes – “40 Days” (Slowdive)
Lançada originalmente no “Just For a Life, a tribute to Slowdive”, organizado pelo The Blog That Celebrates Itself em Fevereiro de 2017.
21) Aerowillys – “Don’t Cry No Tears” (Neil Young)
lançada originalmente na mm32 “Songs to Listen Far From Earth”. VRS Marcos tocou todos instrumentos, mixou e masterizou. 1998.
22) Grisa – “Forever Dolphin Love” (Connan Mockasin)
Gravado no Canil Recs, Juiz de Fora (MG), Agosto de 2024. Faixa inédita.
23) Low Dream – “Jesus, Come Back to Earth” (Arnaldo Baptista)
lançado originalmente na coletânea “Onde É Que Está Meu Rock´n´Roll?” pela gravadora Dabliú em 1999 e relançado em 2001 em CDR pelo midsummer madness na compilação “Soundscapes”.
24) Early Morning Sky – “Bell” (Swirlies)
lançada originalmente no “Protect Yourself From Aliens – Swirlies Revisited” organizada pelo The Blog That Celebrates Itself, em 2018. Relançada como mms40.
25) Slowaves – “Oh My Love” (John Lennon)
Originalmente lançada no single “Like Ghosts” (mm57) em 2019.
26) Private Dancers – “In Bloom” (Nirvana)
Gravada ao vivo em one take para um tributo ao álbum “Nevermind” do Nirvana em 2011 para a PlayTV. Apoio: Estúdio Fábrica e Produtora 2 Olhares.
27) Grape Storms – “A Letter to Elise” (The Cure)
Lançada originalmente em 1998 e relançada em 2000 em cassete e CDR pelo midsummer madness (mm48).
28) Second Come – “Justify My Love” (Madonna)
lançado originalmente no album “You” (Rock-It!, 1991). Relançado em 2015 por Second Come e midsummer madness em CD e digital.
29) Banana Scrait – “Someday?” (Concrete Blonde)
Lançado originalmente como faixa extra na fita “Banana Scrait” em 1995 (mm18). Gravada ao vivo num show da banda.
30) Minds Away – “Send in the Clouds” (Silver Jews)
Lançado originalmente no EP digital “Talking Closer” (mm176) em Abril de 2021.
31) DON – “Slip Inside This House” (13th Floor Elevators)
lançado originalmente no EP “Gene”, 2018.
32) Os Gambitos – “Closedown” (The Cure)
lançado originalmente no mms83 “Meiembipe”, 2021
33) Enzzo – “Come Together” (The Beatles)
lançado originalmente na fita cassete “Lorenzzzo” (mm35) em 1998.
34) The Gilbertos – Samba e Amor (Chico Buarque)
lançada originalmente na fita cassete “Baby’s Not a Home” (mm37) em 1998
This post was published on 29 de novembro de 2024 10:00 am
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
Os shows internacionais mais aguardados no Brasil em 2025 2025 nem chegou ainda, mas uma…
Melhores Álbuns Internacionais (2024) Pela primeira vez faço uma lista única e exclusivamente de 50…
This website uses cookies.