Os 25 melhores discos lançados por mulheres em 2020
Com todo setor da cultura impactado pela pandemia, paralisando a todas atividades e eventos onde as manifestações artísticas aconteciam.
Se sabemos como nesses espaços já são raras as presenças femininas imagine num mercado fonográfico onde os meios de produzir música ainda é em sua maioria dominado pelos homens brancos heterossexuais, muitos deles herdeiros de poder ou diretamente beneficiados pelas redes de oportunidades dentro desse universo.
Resolvi fazer o levantamento desses 25 álbuns, que criam um panorama médio da produção musical feminina no país, mas com nomes conhecidos e outros nem tanto que vem construindo suas trajetórias e apresentando suas estéticas através de suas presenças na internet em forma de playlists, videoclipes, shows online e diversas plataformas possíveis hoje.
Sugiro que façam uma audição cuidadosa e atenta de cada trabalho, pois são muitas sonoridades diferentes e interessantes e, que mesmo diante da nebulosa paralisação dos shows se lançaram no universo digital com suas narrativas artísticas pessoais. Vale experimentar cada projeto celebrando essas produções. Parar pra ouvir mesmo, pois são todas realizadoras muito vitoriosas e corajosas ao se lançarem em seus projetos musicais nesse momento, diante de tanto obstáculo colocado dentro da rede social, pessoal e cibernética de produção musical no país.
Que em 2021 possamos ouvir ainda mais mulheres e toda diversidade que merecemos.
Esse levantamento foi realizado não só a partir de listas já publicadas nas redes como de audições e pesquisas particulares.
Sabemos que haverão mulheres que ainda não ouvimos e que merecem estar numa lista. Seguimos ouvindo o que chega até nós, buscando sempre e compartilhando com todas pessoas.
Há duas menções honrosas que não podiam ficar fora: uma para um álbum audiovisual experimental e outra para um álbum de rap lançado no finzinho de 2020 que achei importante incluir.
Ouçam mais mulheres.
Gostou da lista com Os 25 melhores discos lançados por mulheres em 2020? Na sua opinião, qual faltou?
This post was published on 9 de fevereiro de 2021 12:13 pm
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…
This website uses cookies.