Perdas nem sempre resultam em desastres. Muitas vezes é preciso uma ruptura para que possamos enxergar algo além, desprender de algo ou alguém que não faz mais parte de nós. A relação com o corte vai muito além, e muitas vezes é preciso pra evolução e o seguir em frente, e parece que o duo de música alternativa KASSEL sabe bem sobre isso. 

Formado pelos amigos Renan Rocha e Rodrigo Soares, o duo lança seu single de estreia That Lost War, que chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (11/12). 

KASSEL “That Lost War”

O primeiro single da dupla, “That Lost War”, carrega o peso da ansiedade e dos conflitos gerados pela mesma. 

“Escrevi essa letra como forma de expressar e até aliviar a ansiedade. Tive algumas crises, repetindo na minha cabeça episódios ruins e criando fantasias e algumas ideias distorcidas da realidade. Reparei então que tudo isso era uma guerra perdida. Lutar contra alguns fatos da vida não iria me levar a lugar nenhum. Eu só precisava saber deixar”, relata Renan, compositor do duo. 


KASSEL - Ivã Santos

KASSELFoto Por: Ivã Santos


Em meio a um ano tão tempestuoso como 2020, falar sobre ansiedade requer paciência e muita coragem para quem tem esse tipo de transtorno. Em estudo recente foi visto que o Brasil tem o maior número de pessoas com ansiedade no mundo, o que se agravou com a pandemia somado a todo um histórico que varia de pessoa para pessoa. 

Para Renan, a música ajuda muito, mas que algumas vezes depende muito do momento.  

Acho que a música tem vários pontos de vista dentro desse aspecto. Ouvir, tocar, cantar e escrever são coisas muito distintas quando eu me sinto assim. Às vezes você pode pensar que cantar no chuveiro é algo que pode desestressar, ou o ato físico de tocar um instrumento pode gerir a sua atenção pra que tudo em volta se perca. Mas comigo, geralmente é mais fácil escrever, tentar transmitir o que eu sinto ou até fazer disso uma forma de escape.”

O que o duo vem produzindo conversa muito com o processo do escapismo, além de também incluir o lado negativo e como pode causar um processo de implosão se não explorado da forma correta.  

Passado e Presente

O duo já tem uma longa experiência, anteriormente eram integrantes da banda Two Places At Once. Renan cita que começou a escrever sobre o tema do novo projeto ainda em 2018 quando a Two Places ainda existia. O final da banda não tem uma relação direta, mas hoje Renan interpreta como uma forma de saber olhar para trás e se sentir bem pelo tanto que fizeram juntos. 

“Naquele ano (2018) fui morar em Nova Iorque de uma hora pra outra, em uma atitude repentina, meio que sem data pra voltar. E aí várias coisas me chamaram muita atenção envolvendo despedidas naquele período. Desde me despedir das pessoas que eu amo, até a vida que eu havia minimamente construído ou planejado e que agora estaria se dissolvendo. E o que sempre foi mais doloroso era o momento de dizer ‘até logo’ pra tudo. Ou a dúvida se talvez fosse ser um ‘adeus’. Então decidi escrever sobre o quanto o “deixar” poderia me fortalecer como pessoa”, relata Renan. 

Produção e Contribuições

A produção do single conta com um artista bem conhecido aqui do site, o saudade (leia entrevista). Além de produzir, Saulo (saudade) também contribui com teclados, sintetizadores e piano. De acordo com Renan, ambos se encontraram e firmaram amizade em Nova York (cidade onde Renan residiu em 2018) quando saudade se apresentou por lá.  

“Eu já tinha mostrado algumas músicas pra ele na época, e quando eu e Rodrigo decidimos formar a nova banda, o Saulo foi a primeira pessoa que a gente pensou pra produzir.” 

Além da participação do saudade, há também a de Leandro Bronze no baixo, Bruno Bade na bateria – além do próprio duo – Renan Rocha no vocal, guitarra e violão, e Rodrigo Soares na guitarra e vocal de apoio. A mixagem e masterização fica por conta de Otávio Bonazzi. 

Já o prelúdio This Is About Leaving“, conta com a mixagem de André Ribeiro e Masterização de Otávio Bonazzi. 

Capa do single e Arte

Já a capa do single é uma mistura de elementos do design contemporâneo e da pintura abstrata feita por Rodrigo Soares. 


Kassel Capa Single


Rodrigo conta que cresceu rodeado pelos quadros que sua mãe pintava em casa, e em 2019 resolveu dar seus próprios passos na pintura abstrata por influência da artista Mônica Vianna (mãe do Renan). 

“Desde o primeiro momento em que pensamos em começar esse projeto da KASSEL, tínhamos certeza de que gostaríamos de nos expressar através de outras formas de arte além da música.”

O Futuro da KASSEL

Além do single, a KASSEL lançará um prelúdio cujo título é justamente o mote do projeto This is About Leaving”. Instrumental, o foco da faixa é o título, e abre portas para outros singles que serão lançados em 2021. 

Essa temática nos serviu de inspiração desde a parte lírica até a forma de pensar as construções harmônicas e a identidade visual do projeto. Esse ano serviu como um grande laboratório, onde pudemos nos conhecer melhor como artistas”, afirma Renan. 

Enquanto isso, o duo está produzindo uma série de músicas para o próximo ano, acompanhadas de algo visual, seja vídeo ou lyric.  

“Esperamos muito poder levar esse novo projeto aos palcos assim que for seguro para todos.” 

KASSEL “That Lost War”