Lista

Os Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)

Confira os melhores clipes independentes lançados em Agosto | 2022 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2022

As listas de melhores clipes independentes 2022 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sexto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Clipes (2022)

* Janeiro
* Fevereiro
* Março
* Abril
* Maio
* Junho
*Julho

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)

Neste mês de Agosto trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 86 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Agosto

Em Agosto inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 86 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,77 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 85 artistas de 17 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE AGOSTO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Terno Rei “Brutal”



No dia 11/09 o Terno Rei lançou o sensível videoclipe para “Brutal”, faixa presente no disco Gêmeos lançado em março via Balaclava Records. A produção acaba emocionando justamente pelo bom uso das sombras e por conseguir de forma muito delicada mostrar o sentimento de perda através de gestos de um senhor em sua casa escura, visivelmente consternado, que culmina na ida ao show do grupo e ainda tentando achar forças para se sentir vivo.

“Esse clipe de Brutal foi especial para gente por várias razões – é uma música que a gente pira, estávamos muito ansiosos para tocar na Ópera e nunca fizemos nada tão ousado / teatral como isso. E… ficou lindo demais graças ao talento dos times”, diz a banda agradecendo à equipe de palco, à VIRA-LATA, em especial ao diretor Giordano Maestrelli, à produção da The Youth & Co, ao Nico’s Studio pelas mixagens e ao ator Paulo Matos.

2) BaianaSystem “Catraca”



O BaianaSystem continua a produzir belas produções audiovisuais e desta vez “Catraca” ganhou o trabalho em conjunto com co-direção dos realizadores Léo Suricate, Renata Monte e Mumutante. Gravado em Fortaleza (CE), o videoclipe capta o momento quente do Brasil, com direito a bandeira preta, sucata de ônibus como cenário, palhaços e mascarados incendiários e outras simbologias que não é muito necessário explicar já que a postura da banda tanto no palco como em sua iconografia fala por si própria.

O filme é o resultado de uma parceria entre os selos Máquina de LoucoVetinflix e a produtora cultural Peixe-Mulher. Em seu roteiro ele a história de um passageiro de ônibus, vivido pelo multiartista Abu, e que em sua viagem acaba experimentando um psicotrópico. Em transe, ele se une a um grupo de revolucionários, dispostos a romper fronteiras e destruir um dos ícones da segregação: a catraca.

Diversos nomes da periferia, de diferentes linguagens artísticas, como Maurício Batuta, Blecaute, Fluxo Marginal, Larissa Ribeiro, Princesinhas do Passinho, Jamaicano e Helen de Sá, além da Direção de Fotografia de Murilo da Paz participam da produção.

“A ideia inicial era que o Catraca fosse um clipe de dança, focava no corpo e no ritmo da música, mas à medida que outras pessoas se uniam ao projeto, ele ficava maior. Depois de nove meses e um lockdown, chegou Renata e Mumu pra tocar a direção comigo”, explica Léo, co-criador da Vetinflix, ainda em 2021, que deu asas a iniciativa.

Para Renata, da Peixe-Mulher, o processo de realização do clipe quebrou com a lógica comum de produção audiovisual. “Grande parte da equipe teve sua estreia neste projeto. Houve uma troca muito potente entre quem estava aprendendo com a prática e profissionais com anos de mercado, onde os veteranos eram responsáveis pelo suporte e o protagonismo estava nas mãos dos estreantes. Foram cerca de 40 pessoas envolvidas no set”, analisa a diretora.

As máscaras do clipe, carregam forte influência do afrofuturismo. Feitas a partir de materiais recicláveis, como relógios, placas de computador e fitas de rádio, as “cabeças” foram criadas e produzidas pela figurinista cearense Cris Rodrigues.

BaianaSystem e a Vetinflix retornam a parceria. Em 2020, Léo protagonizou o clipe de Cabeça de Papel, do remix com Tropkillaz, em conjunto com a página de humor Suricate Seboso e o selo Máquina de Louco.

3) Cecília Cecilina “Vestidos” (part. Ivan Vilela)



Cecília Cecilina, aparece em nossa lista de Melhores Clipes Independentes logo com seu clipe de estreia, o bucólico-surrealista, “Vestidos”.

A música começa com um causo, contado por Ivan Vilela e deságua em uma memória afetiva da artista, onde dançava no quarto da sua mãe, usando um vestido de tule preto cheio de flores. Com esse vestido, criava cenários incríveis e tramas complexas, com bailes, danças, cortejos: “Memória gostosa que eu carrego até hoje e mentalizo sempre que vou entrar num palco. Fui brincar de performar o Capeta dessa vez e achei foda como me joguei na contação dessa história”, revela Cecília.

Filmado em seu sítio, com objetos que a artista já tinha para montar a cenografia e as comidas compradas no mercadão da cidade, a produção do videoclipe foi toda realizada com seus amigos, família e agregados importantíssimos. Todos participaram e construíram as narrativas.

Segundo a artista as máscaras e adereços de cabeça mais elaborados foram feitas no Figurino em Ação, laboratório de práticas performativas, realizado por Arieanne Vitale (outra pousoalegrense-paulistana). As demais foram feitas pela cantora e sua mãe, com coisas que tinham em casa. O vestido de cetim verde, assim como todo figurino das entidades foram pensadas por Cecília e costuradas por Jandira Braga. Assim como toda artesania, o projeto levou tempo, tomou sol e respirou muitos dias.

4) BAGUM & Livia Nery & Vandal “Era Você / BIKINIH & CEROLH”



Unindo três nomes de diferentes cenários de Salvador, o encontro entre Livia Nery, da MPB, Vandal, do hip hop, e da BAGUM, que mistura Jazz, experimental, psicodelia e ritmos afro-brasileiros, se dá na dobradinha cinematográfica para as faixas “Era Você / BIKINIH & CEROLH”, presentes no mais recente EP do grupo soterapolitano.

A tônica dos encontros e da aproximação, revela nas imagens imortalizadas no videoclipe distintos cenários da cidade e dá espaço tanto para as dissonâncias como para as convergências entre os artistas. A direção e o roteiro são assinados por Alan dos Anjos, Lucas Raion, na direção de fotografia, e Bel Abreu assina a direção de arte.

5) Baco Exu do Blues “20 Ligações”



Baco Exu do Blues lançou neste ano o álbum Quantas vezes você já foi amado?, e em agosto apresentou o vídeo para uma das faixas mais aclamadas do disco, “20 Ligações”. Nela ele traz cenas de um romance vivido entre ele e a atriz Thainá Duarte. Com roteiro como se fosse um conto de fadas, o vídeo se propõe a mostrar sob as lentes um romance quase perfeito mas que acaba eventualmente não dando certo.

A gente tinha que captar todas as nuances do amor na forma mais profunda e do amor também na hora de se deixar, em todos os detalhes. Estou muito feliz com o resultado”, comemora Baco Exu do Blues.

6) Tim Bernardes “A Balada de Tim Bernardes”



Para promover o disco Mil Coisas Invisíveis, Tim Bernardes lançou o videoclipe para “A Balada de Tim Bernardes” já no fim de agosto. O músico paulista também apelou para o lado sensível e emotivo na produção utilizando de momentos filmados em VHS durante a infância, somado a takes do making of das gravações do disco recém-lançado via Coala Records.

“Parece que esse clipe começou a ser filmado há 31 anos”, brincou Tim durante o lançamento

As cenas mais recentes foram filmadas com uma câmera analógica restaurada pelo diretor Andrei Moyssiadis (que assina o clipe juntamente com o próprio Tim Bernardes). Nos vídeos antigos, é possível ver cenas dele junto dos seus primos e irmãos brincando com instrumentos musicais e criando cenas teatrais.

“O maior trabalho foi descobrir como fazer esse mosaico entre presente e passado de uma maneira esteticamente forte e que misturasse os universos de estúdio, de família, dos vinis, das coisas que me formaram musicalmente. No fim, eu fiquei muito contente”, pontua Tim.

“Eu já tinha uma parte dela, só que fui adicionando versos… Por um lado, essa letra é muito pessoal. Geralmente, as minhas composições são feitas de um eu lírico encaixado no outro e nesta tem várias coisas pessoais”, explica Tim.

“Agora, nessa montagem com cenas da vida do cantor e compositor, o público confere um pouco mais do que o forma enquanto pessoa, mas não só.

Também fala da minha relação com a música, como eu tenho ela como um espaço mais sublime, sagrado na minha vida, de uma maneira cotidiana, simples e direta – sem se levar tão a sério”, finaliza o músico revelando que a faixa é autobiográfica e demorou anos para ser finalizada.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 6 eleitos como melhores do mês de Agosto | 2022 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Dan Stump e Vitor Xamã “Sambatango” (Manaus / AM), Jonathan Ferr ft Zudizilla & Coruja Bc1 “Lá Fora” (RJ/RS/SP), Vitor Wutzki “E eu andei” (SP), SAFFIRA “Raio & Trovão”, Josyara “Essa Cobiça” (Juazeiro / BA), Samuca e a Selva “Feitiço” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)| Parte 2

Gaivota Naves “Dois”, Molho Negro “23” (Belém / PA), O Grilo “Cajueiro” (São Paulo / SP), Ana Gabriela e Anavitória “No Escuro” (SP/TO), ROHMA “Solo Io”, Chorou Bebel feat. Duarte “Rouquidão” (ES), Der BaumFar Away” (ABC Paulista / SP), ÀIYÉ “Fou de Toi (chapada de você)” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)| Parte 3

Leandro Ferraz “Certeza do Amanhã” (São Paulo / SP), Bruno Maury “até o céu” (RJ), Water Rats “Watch Your Head” (Curitiba / PR), MAPA “Moeda da Sorte” (Salvador / BA), recreio “Empatia” (Porto Alegre / RS), Mukeka di Rato “Luzia” (Vila Velha / ES).

Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)| Parte 4

ZAINA WOZ “Tua Pele Nua” (Florianópolis / SC), Acidental “Pesadelo Na Cidade” (SC), recreio “Fumaça Pura” (Porto Alegre / RS), Forte Norte “Hoje” (São Paulo / SP), Yasmin Limas “Desde Pequena” (Indaial / SC), Anitta e Missy Elliott “Lobby” (Rio de Janeiro / RJ), Marcelo Tofani “Certificar” (MG), Gui Fleming “Hoje Eu Corri Feito Um Rio” (Rio de Janeiro / RJ), Crime Caqui “Feito pra Durar” (Versão Alternativa) (Sorocaba / SP), Nanny “Não Falo Mais Sobre Você” (Rio de Janeiro / RJ), Pelos “Lágrimas Brancas” (Belo Horizonte / MG), BlubellLurba & Antiprisma “Maria Bethânia (Caetano Veloso)” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)| Parte 5

Isa Salles “Lar”, Coral “O Jogador e a Cartomante” (MG), TriboQ “Feito Glitter” (Rio de Janeiro / RJ), Caio G “Já Foi” (Rio de Janeiro / RJ), Andrea Martins “Bolero” (Salvador / BA), Diego Tavares “Tentei Lembrar” (RJ), Luíza Lapa “Sinto Sua Falta” (Brasília / DF), Bruna Pena “Scrooling” (Curitiba / PR), Klüber “Ninguém Precisa” (Curitiba / PR), Luciana Maya “Pra Longe de Mim” (Uberaba / MG).

Bruna Thimoteo “Eu vou me assumir” (Guarapuava / PR), Badi Assad “Fruto” (São João da Boa Vista / SP), Dani Carmesim “Resumo da Ópera” (Recife / PE), Backdrop Falls “Closer to the edge” (Fortaleza / CE), Amanda Coronha feat Pedro Novaes “Tara” (Rio de Janeiro / RJ), Valentin part. Amanda Gabana “Agora Eu Preciso Pagar Contas” (RS), REAHRDD “Bendito Samba” (PR), 3030 e Vitão “Te Decifrar” (Porto Seguro / BA).

Melhores Clipes Independentes |Agosto (2022)| Parte 6

Filarmônica de Pasárgada “Cartão Postal” (São Paulo / SP), Janu “Direção” (AL), CPM 22 feat. Sérgio Britto “Tudo Vale a Pena?” (São Paulo / SP), Pedro Palma “Mote” (SP), Ana Cacimba “Turmalina Negra” (MG), Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília “Minha Flor” (Rio de Janeiro / RJ), TZ da Coronel “No Love” (Cabo Frio / RJ), Daniel CruzADORA “Facilita” (SP), Isabella Bretz e Rodrigo Lana “Cicatriz” (MG), Junior Alegri “Perfume” (Jaraguá do Sul / SC), El Pavuna “Quando o Amor Acontece” (Rio de Janeiro / RJ), Dogge “Navegar” (GO), Lucca DL “Fantastic”, Hayya “Próxima Parada” (Santos / SP), Daniel Arena “She Leaves” (SC).

Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022)| Parte 7

Sergio Ramalho Renato Villaça “Caê cantando é Caetano” (GO), Augusta Barna “Acaju” (MG), Valéria Custódio “Água pra se Benzer” (SP), Siamese “Hipnotizar” (Andirá / PR), Max ÚnicoMC KekelBruno Martini Nanno “Ex Trouxa” (Rio de Janeiro / RJ), Juliah e Cheddy “História de Nós Dois” (Rio de Janeiro / RJ), Rafael Dutra “Vento Bom” (Belo Horizonte / MG), Felipe Tedesco “Qual Que Vai Ser” (Santos / SP).

JcBlack ft. Drew Emici “Reunião no Privê” (Salvador / BA), Caco “S.U.V” (Curitiba / PR), Felipe Mic “Se o Corre é de Verdade” Part. Cocão Avoz (Taubaté / SP), Flor ET “Vermelho” (RS), KantPedro Qualy Chiocki “Cilindradas”, MC Dricka Gaab  “A Noite” (São Paulo / SP), DAFREE, MC Anjin “Nike Air Max” (Belo Horizonte / MG).



PLAYLIST NO YOUTUBE (Agosto | 2022)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 86 videoclipes coletados durante o mês de Agosto | 2022. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Agosto | 2022)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Agosto (2022). Dos 86 vídeos do post, e 87 faixas presentes por conta de um clipe duplo, 85 têm as faixas disponíveis no Spotify.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-




Qual dos melhores clipes independentes | Agosto (2022) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Agosto (2022) você mais gostou!

This post was published on 13 de setembro de 2022 11:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Festival Rock na Praça celebra seus 20 anos neste domingo (04/12)

O indivíduo não é nada sem sua cultura, sem o entretenimento. Cultura é patrimônio e…

1 de dezembro de 2022

Referências a músicas brasileiras em Cyberpunk 2077 abrangem mais de 50 faixas

Quando lançou Cyberpunk 2077 dois anos atrás, a CD Projekt RED recebeu inúmeras críticas por…

1 de dezembro de 2022

Balaclava Fest revela o line up completo da edição de 10 anos; Pluma, Bruno Berle e Jennifer Souza são confirmados

O selo musical, produtora cultural, editora fonográfica e revista, Balaclava, apresenta hoje, o line up…

30 de novembro de 2022

Rita Zart eleva a potência feminina em videoclipe para “O Que Range”

A gaúcha Rita Zart, fundadora e que integra até hoje o Coletivo Gogó, é cantora,…

29 de novembro de 2022

“Sêr Estrela”, Jennifer Souza homenageia Vander Lee em canção interestelar

Assim de mansinho em plena segunda-feira de Copa do Mundo Jennifer Souza, conhecida por seu…

28 de novembro de 2022

FERALKAT olha para o abismo em “Existo”, single ganha clipe produzido inteiramente por mulheres

A vocalista, guitarrista e tecladista da banda curitibana The Shorts, Natasha Durski, apresenta mais um…

25 de novembro de 2022

This website uses cookies.