Lista

Os Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)

Confira os melhores clipes independentes | Outubro (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2024

As listas de melhores clipes independentes 2024 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo nono ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui, seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify, BlueSky, Threads…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)

Neste mês de Novembro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 79 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas as formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas, o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Outubro

Em Outubro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 79 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,54 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 79 artistas de 12 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE OUTUBRO. ALIÁS, NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Saffira “Flecha Fatal”



No dia 18/10 a cantora e compositora paulistana Super Saffira lançou o videoclipe para “Flecha Fatal” no qual explora a libertação de vícios. Os vícios vão do amor tóxico, passando pela busca de prazeres momentâneos, entre o desejo e a destruição.

“Cada vez mais percebo que o mundo anseia por mensagens que tocam a alma e nos façam refletir. Quero ser uma artista e um ser humano que inspira a transformação nas pessoas para que elas sejam encorajadas a explorar suas próprias jornadas de autodescoberta e crescimento”, comenta a artista em comunicado a imprensa

A combinação entre poder, velocidade, mistério e simbologias orientais funcionam como alegorias para a mensagem que o diretor Pedro Vieira Xavier queria passar como mensagem. Máscaras japonesas, flechas e espadas combinadas a cenas de perseguição retratam uma batalha entre o espírito e a mente.

“Embora seja uma música de empoderamento, essa é apenas uma das camadas do que pode ser compreendido. Em um nível mais profundo, ela simboliza a libertação dos meus próprios vícios emocionais e mentais, e fala sobre sermos mais fortes do que nossos próprios pensamentos e desejos”, finaliza.

2) boasorte “incêndios/ indícios”



De Presidente Prudente (SP), a Boasorte lançou na quarta (16/10) o videoclipe para “incêndios/indícios” em Premiere no Hits Perdidos. O material foi dirigido por Milena Moura e Pedro Borba, e conta ainda com a participação do ator Anderson Negreiro, reconhecido por seus papéis em Sintonia” (Netflix) e “Aruanas” (Globoplay); ele faz par com Cassio Scapin, o eterno Nino do Castelo Rá Tim Bum.

Em seu roteiro, a produção audiovisual retrata a crise conjugal enfrentada por um casal gay de meia-idade leva um dos parceiros — interpretado por Cassio Scapin — a sair de casa em busca de experiências que o ajudem a se sentir vivo, mas que vira uma série de acontecimentos inesperados.

Ao longo da trama, o personagem acaba por dizer “sim” para todas as situações que cruzam seu caminho, tendo que encarar seus medos e as consequências das suas escolhas, desde as mais planejadas até as mais subjetivas.

Entre as curiosidades está para Cassio que nunca tinha andado de skate antes do videoclipe. Sobre a participação o ator comenta: “Foi uma delícia participar do clipe, todo o processo foi muito tranquilo e eu adorei colaborar com pessoas tão jovens.”

Entre as locações, a produção audiovisual gravada ao longo dos dois dias entre o Centro Histórico de São Paulo, o Metrô de São Paulo e a Represa Billings. A produção quis ressaltar justamente os contrastes entre as vivências urbanas e rurais.

Com referências do rock dos anos 90, e flertes com o shoegaze, o som pop do grupo em “incêndios/indícios” ganha uma trama bastante lúdica, onde Cassio se perde, seja nas ruas, como no campo, para se encontrar em meio a conflitos que parecem ter ficado por debaixo do tapete por muito tempo.

São pequenos gestos e trocas, sejam com os protagonistas, como com os coadjuvantes, que mediante uma narrativa leve, consegue traduzir a complexidade das diferenças e as chances que a vida dá de resolver os embates em meio as micro-agressões silenciosas e apatia.

3) Zé Ramalho “Chão de Giz”



Em produção pela equipe de jovens da YNOT com roteiro de Hillary Freitas e direção geral de Day Porto e Hillary, e de fotografia de Jesus Mendes e Portugal, “Chão de Giz” de Zé Ramalho, lançada originalmente em 1978, ganhou um videoclipe no Dia da MPB (17/10).

“Comecei a escutar a música em looping e pesquisar o que ela me trazia, mas senti uma vontade muito grande de entender que história havia atrás daquela obra que carregava tamanha personalidade, melodia e melancolia.

Foi então que descobri que Zé Ramalho havia se apaixonado por uma mulher mais velha em um carnaval de João Pessoa, que era comprometida com um homem importante da sociedade, e, no fundo, não queria nada com ele. Assim, escrevi a ficção a partir do fato original”, explica Hillary.

4) Gab Ferreira “If U”



Gab Ferreira, de Criciúma (SC), apresentou em 2023 seu disco de estreia, visions, via Balaclava Records. O material foi seu primeiro trabalho após 3 anos de “Lemon Squeeze”, mixtape lançada de forma independente. O material anterior tinha como referências artistas como Mac Demarco, Homeshake, Yellow Days, Clairo, IMDDB e Kendrick Lamar.

A artista catarinense define seu estilo como darkpop e tem como inspiração a cidade e sua cena noturna após lançar seu EP Forbidden Fruits (ouça) neste ano no selo paulista no qual trouxe referência para o trabalho de nomes como Lykke LiCHINAH e Oklou, disponibiliza hoje em Premiere no Hits Perdidos o videoclipe para “If U”.

A produção audiovisual tem direção de Hernando Ramírez e Nathalia Schultz, e mistura a magia, a espiritualidade, o lúdico, o sensorial e até mesmo a telecinese.

Composta por Gab Ferreira e com produção de OWLT, “If U” em si tem referências de drum&bass, hyper pop, eletrônica e darkwave.

São os efeitos visuais e locações na cidade de São Paulo, do centro histórico, passando pelo comércio aos parques que a jornada transporta o espectador por meio da telecinese, mostrando além do desconforto urbano, o refúgio na natureza e, consequentemente, a libertação espiritual em meio ao colapso.

No vídeo, Gab até mesmo levita e tem poderes sobrenaturais em meio a uma rotina que aprisiona e a obriga a procurar um refúgio.

5) Rodric “Uma Bela Mentira”



Para representar a modernidade líquida, entre paixões, desejos, abusos e traições, o mineiro Rodric, natural de Varginha, utilizou como recurso a mitologia greco-romana no videoclipe para “Uma bela mentira”.

O roteiro produzido pelo próprio artista que assina também a direção de arte narra a história do casal gay (Gustavo e Henrique), que vivencia um contexto em que “nada é feito para durar”. O material foi gravado em São João del-Rei (MG) e foi lançado no dia 21/10. A direção geral e de fotografia fico sob a responsabilidade de Thiago Coelho.

“É um misto de vivências e aprendizados que agregam no meu processo criativo. Eu vivi uma história similar ao que é contado no videoclipe. E doeu! Doeu muito, rs. E eu transformei a minha vivência em arte. A minha arte diz muito sobre isso. É o que eu sou, a maneira como eu vivo e como me posiciono no mundo.”, conta o artista

Rodric conta que a produção audiovisual para “Uma Bela Mentira” bebe na fonte de dois autores marxistas: Marshall Berman com o seu livro “Tudo que é sólido desmancha no ar” e o Bauman com os livros “Modernidade Líquida” e “Vida e Consumo”.

“Um mundo sob constantes mudanças e transformações das instituições e da vida privada. Se por um lado a modernidade líquida oferece a possibilidade de mudanças, por outro, as pessoas estão cada vez mais indecisas sobre o que querem, e as relações tornam-se descartáveis, sejam elas homoafetivas ou não”. Mas o clipe ensina a seguir em frente, encontrar um amor recíproco e compatível com o que você acredita.”, reflete Rodric

6) Tuyo “Dógui”



Para divulgar o álbum Quem Eu Quero Ser, novo disco voltado para o público infantil, o trio curitibano Tuyo disponibilizou um videoclipe em animação para o single “Dógui”. O clipe fofinho para a canção é ilustrado com algumas das memórias infantis dos brinquedos com os quais eles sonhavam, voltando para um tempo onde tudo era brincadeira e faz-de-conta. A cereja do bolo é que o vídeo homenageia o cão Roberto, que esteve presente durante toda a produção do disco.

“Nós quatro moramos bem próximos então ficou fácil viver alguns meses de conversa e estudo pra recuperar nossas experiências da infância, tanto nas anedotas e comportamentos quanto na memória do que a gente achava legal musicalmente”, conta a Tuyo

Sobre a canção eles comentam: “Aqui executamos um plano antigo de trazer uma espécie de garage music pra conversar com os nossos violões. Em primeira pessoa justificamos o encontro da criança com o animal de estimação.

Um cenário que ultrapassa contrastes culturais, que permeia as infâncias todas ao redor do mundo e em qualquer uma das épocas. Esse relacionamento da criança com o animal num episódio vivido ou imaginado por toda e qualquer pessoa na infância em toda e qualquer circunstância”.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 6 eleitos como melhores do mês de Outubro | 2024 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Marina Gold “Tempo Voa” (São Paulo / SP), Meno Del Picchia “Fogo Bom” (São Paulo / SP), Luneta Mágica “Águas Poluídas” (Manaus / AM), Angra “Faithless Sanctuary” (São Paulo / SP), Coisa Nossa, Raya e Mantuano “Ouro” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)| Parte 2

Pense “Tudo Que Temos de Lembrar” (Belo Horizonte / MG), O Grilo “Ainda é Verão” (São Paulo / SP), Olivia Yells “Sedate Me” (Curitiba / PR), Roça Nova “Tucano do Bico Verde”, Jovem Blues “RnB matou a fome” (MG), Zéis “Fumaça” (Fortaleza / CE), Cynthia LuzCriolo “SUBIRUSDOISTIOZIN” (SP/MG).

Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)| Parte 3

Carmino “Memórias Póstumas de Carmino” (Guabiruba / SC), k a m a i t a c h i “Charlie e o Cacto Cérebro” (Rio de Janeiro / RJ), Congadar “Benção prá Vovó” (Sete Lagoas / MG), Renata SwobodaMeu Dengo” (SC), Bea Duarte “Vibes” (São Bernardo do Campo / SP), Cyro Sampaio “Viu!?” (Rio de Janeiro / RJ), SIRENA “Boomerang” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)| Parte 4

Vitor Ramil “Teu Vulto” (Pelotas / RS), Rod Melim “Mina Sereia” (Niterói / RJ), Gabriel Gonti “Doce Flor” (Patos de Minas / MG), Iorigun “Recomeçar” (BA), Samwise “Pra te dizer”, menores atos “terremoto” (Rio de Janeiro / RJ), NAIMACULADA “Eu Sei” (São Paulo / SP), Eduardo Pereira “Eu ainda sei quem sou” (Maceió / AL), Mombojó “Coração Bobo” (Recife / PE), Sugar Kane “Lembro Bem” (Curitiba / PR), XAMÃ “O Cara Do Trem” (RJ), swave “longe do fim” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)| Parte 5

Mc Sid ” Sem Tempo Pra Perder” (Brasília / DF), MOMO. “Rio”, Vaine “O que o silêncio faz” (Uberlândia / MG), Mudriniz “Me Diz” (São Paulo / SP), Ossamenta “Nascedouro”, Ramon Valdez “Onde se Escondeu?” (Francisco Beltrão / PR), DUDY “f e v e r e i r o” (PR), Bonifrate “Corisco (Parte 3)” (Paraty / RJ), Camélia “Soul Brasil” (São Paulo / SP).

Thiago Quiçá “Som do Amor” (Aracati / CE), Andaluz ft. Dj Erick Jay “Riverside” (São Paulo / SP), ZéVitor “Santo Dia”, Siamese “Iphone” (Andirá / PR), Paula Fernandes “Até Ontem” (Sete Lagoas / MG), Hugo Xaber e Amandona “Geladeira” (Belo Horizonte / MG), Peu Heise “Num Instante” (Piracicaba / SP), Thiago Malakai “Infalível” (SP), Kyan & Mu540 “Vilão da Mídia!” (Praia Grande / SP), Los Brasileros feat Kurt Sutil7RDZink “Joga” (SP).

Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)| Parte 6

Cabal, Gaab e Edie feat. MC Luanna “SENHORITA XX” (São Paulo / SP), Jefté “Poeta do Caos”, Cronista do Morro “Carta para o presidente” (Belo Horizonte / MG), Kentsbond “Tiro Onda” (São Paulo / SP), Yunk Vino “US!” (Carapicuíba / SP), Lukete “Tetris” (PB), João Gordo “Morena Tropicana” (São Paulo / SP), Duoderiz & The Flame Orchestra “Alma Forte” (São Paulo / SP), CACO/CONCHA “Cassis Cornuta” (São Paulo / SP), Selenita “Selenita Song” (Brasília / DF), Carbônica “Eu Não Queria Isso Pra Mim” (Guarulhos / SP).

Gabriela Viegas “A Dor do Amanhã” (Belo Horizonte / MG), Durães “Soul” (Belo Horizonte / MG), Edgar “Chave de Ouro” (Guarulhos / SP), C.L “6AM”, niLL “18 Horas de Luz” (Jundiaí / SP), UIMÃ “Sal do Sol” (PB), Bê Vieira “Criança” (Florianópolis / SC).

Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024)| Parte 7

Spinardi “Panacota”ft. Pedrones (São Paulo / SP), Nilo e MC PH “Chefe é Chefe” (São Paulo / SP), LEONINO “Flow Abebe Bikila” (BA), Negrayscow “Nosso Salvador” (Petrópolis / RJ), MC Menor JP “Menina de Vermelho” (Igarapava / SP), B1ll “Cruz Caída” (BA).


Saffira é destaque na lista de Outubro – Foto Por: Pedro Vieira Xavier e Heitor Pontes

PLAYLIST NO YOUTUBE (Outubro) | 2024)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 79 videoclipes coletados durante o mês de Outubro | 2024 (O vídeo da Tuyo não pode entrar na playlist de vídeos por ser conteúdo para crianças). Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Outubro | 2024)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Outubro (2024). Dos 79 vídeos do post, estão disponíveis no Spotify 78 sons que entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Gab Ferreira na capa da Playlist deste mês. – Foto Por: Kim Costa Nunes


Qual dos melhores clipes independentes | Outubro (2024) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Outubro (2024) você mais gostou!

This post was published on 5 de novembro de 2024 12:03 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Novembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Novembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

2 de dezembro de 2024

“Not Like You”, a coletânea de 35 anos do midsummer madness e seus 65 covers

Not Like You reúne 65 covers e homenageia os 35 anos do midsummer madness Com…

29 de novembro de 2024

Confira a programação completa da 2ª edição do Festival Transforma Música

Programado para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, a segunda edição do Festival…

28 de novembro de 2024

Nina Maia revela as nuances por trás de “INTEIRA”

No fim de outubro, uma das grandes revelações do ano do cenário musical paulistano, a…

27 de novembro de 2024

O Nó de Belo Horizonte chega a São Paulo

Há pouco menos de três meses foi lançado um debut muito significativo aqui em Belo…

26 de novembro de 2024

Crumb destaca a beleza da introspecção em meio a curvas psicodélicas no aniversário do Cine Joia

Da última vez que pude assistir Lila Ramani (guitarra e vocal), Bri Aronow (sintetizadores, teclados…

25 de novembro de 2024

This website uses cookies.