Lista

Os Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)

Confira os melhores clipes independentes | Novembro (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2023

As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Videoclipes 2023

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)

Neste mês de Dezembro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 95 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Novembro

Em Novembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 95 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 3,16 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 90 artistas de 17 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE NOVEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Mateus Fazeno Rock “Jesus Ñ Voltará”



O cearense Mateus Fazeno Rock divulgou em novembro o videoclipe para a faixa título do seu segundo álbum “Jesus Ñ Voltará” (feat. Jup do Bairro). O material ganhou uma animação dirigida por Diego Maia que também realizou o clipe de “Aquela Ultraviolência”, presente no primeiro álbum de Mateus.

“Os clipes têm elementos que se encontram e a ideia é que isso tenha uma linha contínua e deságue em outros trabalhos nossos. Dois seres encantados que são vividos por mim e Jup do Bairro estão aprisionados por um poder arbitrário estatal nessa realidade paralela que criamos no clipe. E eles vão encontrar nesse processo uma maneira de libertarem esse encanto e esses saberes. É uma forma de fazer o imaginário tão literal do álbum se transformar em algo encantado e que rompa um pouco as expectativas”, resume Mateus Fazeno Rock.

2) Marina Sena “Dano Sarrada”



Marina Sena foca na sensualidade no clipe para “Dano Sarrada”. Com direito a ter como locação uma mansão exuberante, ele relembra uma noite ardente. O material tem direção de Marcelo Jarosz e direção criativa de Vito Soares. Como referência direta a produção tem a cena de Nicole Kidman no filme “De Olhos Bem Fechados” de Stanley Kubrick. Na cena Tom Cruise imagina uma traição dela com um jovem marinheiro.

“Eu sinto que o Vício Inerente como um todo fala de um desejo, e Dano Sarrada inaugura essa sensação, de uma quase obsessão de um pelo outro, e a referência ao filme vem desse lugar.”, conta a mineira

3) Terrapeixe “Game Over”



A banda Terrapeixe lançou o videoclipe em novembro para “Game Over”, a música surgiu durante o momento mais crítico da pandemia e tem como temas o assombro pelos tempos e a esperança de uma virada de jogo. A produção audiovisual que tem como destaque as locações e coesão da narrativa é fruto da parceria entre os diretores Sasah Lazarev e Tiago Rios com a intenção de que extrapolasse o sentimento para o audiovisual.

“A construção imagética do clipe perpassa, num primeiro momento, sobre a formação de dois mundos, mas que coabitam um espaço comum, um espaço noturno, solitário e afetivo ao mesmo tempo. É aqui que o clipe traça sua arquitetura narrativa, entre um homem em seu quarto permeado de referências icônicas de videogame e um grupo de amigos flanantes na noite carioca. Essas figuras parecem caminhar lado a lado, unidos pelas teclas e botões de um Atari antigo e comandos de consoles dos anos 90”, explica Tiago.

“A composição aborda uma preocupação com o momento pandêmico e político do mundo, mas, especialmente, da América Latina, sem perder a fé na virada do jogo. Ou seja, expressa esta dualidade: a incerteza quanto ao futuro e a vontade de retornar às ruas, esvaziadas não só do movimento dos corpos mas também dos sonhos.

“Game Over” é um ônibus circulador que passeia pelas cidades em busca da partilha da alegria e da resistência. Uma trilha sonora para a opção ‘continue’ que, nos videogames, nos permite tentar novamente o caminho”, afirma Tiano Cris, que integra a banda junto com Guilherme Gonçalves, Victor Moreto e Vinicius Neves.

As cenas foram gravadas em ruas da região central do Rio de Janeiro, além de um antigo galpão e um bar que emprestaram um clima underground e festivo às cenas em grupo, contrastantes em relação ao cenário do personagem principal, que guarda a grande revelação da história.

“Nossa busca atmosférica é um mergulho de cores magentas e quentes que a cidade proporciona, dos postes de luz das ruas antigas da cidade, das telas e faróis. Como num jogo de videogame nossos personagens estão sempre em movimento, buscando um fim, ou ao menos, uma diversão sincera, para os problemas da vida”, completa Tiago.

4) Apeles (feat. Gustavo Bertoni e YMA) “Lábios Mentem à Distância”



Apeles continua a mostrar os singles que farão parte de seu próximo disco e em novembro “Lábios Mentem À Distância”, parceria com YMA e Gustavo Bertoni, ganhou um videoclipe. Atua Samantha Rossettii, dirige Daniel Barosa & Cinza, coloração por Caio Mazzilli.

“Samantha foi vítima de um desencontro com seu relógio no retorno do horário de verão, e excepcionalmente foi a primeira a chegar ao Estasis aquela noite. Desmentindo a gentrificação musical dos dias atuais, a casa ainda era a única a tocar os clássicos e onde os licores avermelhados ainda tinham um preço honesto. Aproveitando a pista vazia, Samantha fechou os olhos e deslizou quando o DJ soltou ‘Alle Prese con una Verde Milonga’, lenta demais para quando a casa lotasse – e assim descalçou os pés, aproveitando o chão ainda cheirando à eucalipto.

No primeiro movimento das luzes, olhou para suas mãos e elas se alongaram – subitamente, começou a acariciar os próprios cabelos que pareciam crescer e cair, como a lava que escorre de um vulcão que vem para limpar o cinismo. Num transe sóbrio, Samantha voltou ao lugar de onde não gostaria de ter saído: o palco, o frenesi, a redenção mínima do coração refeito, e dançou diferente pois ninguém estava ali; e sentiu diferente pois ninguém sentia ali; e bebeu diferente pois ninguém bebia ali.

Quando os primeiros habituês do Estasis chegaram, a pista estava vazia.”, texto de Helio Flanders sobre a narrativa do vídeo

5) Samo “O Jeito Que Ela Me Ilude”



O humor é o ingrediente nem tão secreto assim do videoclipe para “O Jeito Que Ela Me Ilude” dos catarinenses da banda Samo. Explorando o rap e o hip hop, o grupo faz rimas em cima de beats de boombap com elementos da música hispânica. O absurdismo, o lado cômico e a criatividade são o brilho da produção audiovisual dirigida por Agustin Mica que trouxe um cenário à la velho oeste para brincar com as rimas satíricas.

6) Camilo Solano “Desculpa o Áudio”



O cantor, compositor e quadrinista Camilo Solano transformou um simples situação do nosso cotidiano em “Desculpa o Áudio”, que além de uma música, virou quadrinho e videoclipe. O quadrinho da história bem humorada, inclusive, foi lançado na renomada CCXP 2023.

“Estava assistindo a uma live, em determinado momento uma pessoa faz essa piada ‘Desculpa o áudio, mas…’ e foi aí que me liguei o quanto a gente pede desculpa para enviar mensagens de áudio e muitas vezes fica mais se desculpando do que dizendo realmente o que gostaria de falar.

Pensei em fazer uma música como se fosse um áudio de WhatsApp onde durante o áudio todo não é dito o que se quer dizer realmente, só o pedido de desculpas. A música é curta para funcionar assim. Foi a mistura de colocar uma poética em algo ordinário do dia de qualquer pessoa. Além de amar áudios por mensagem. Tô aqui defendendo o áudio!”, resume o músico.

Para juntar os universos dos quadrinhos e da música, Camilo convocou Jorge Teivelis Neto com intervenções de animação do também quadrinista Leo Finocchi (da HQ “Hello No!”, My Little Pony, Historietas Assombradas e Sítio do Picapau Amarelo).

“A maior diferença de se fazer música e quadrinhos é a mídia mesmo. O lugar onde se pretende levar a ideia. Por isso que essa música fica ainda mais especial, pois ela está em três mídias diferentes. No clipe, no gibi e na música. Os quadrinhos são uma mídia sem som. Solitária.

O som está na cabeça da gente, é um momento a sós com você mesmo. Na música pode ser também, mas a possibilidade de ser compartilhada e fazer de muitas pessoas um só ser na mesma vibração, pode acontecer com mais frequência. É tudo muito mágico. Conseguir produzir um videoclipe com direção do Jorge Teivellis e animações do Léo Finocchi, foi a cereja do bolo desse projeto”, comemora o multiartista

7) Sofia Freire “Minha Imaginação”



De Recife (PE), a cantora, compositora e produtora musical Sofia Freire para divulgar o novo disco, Minha Imaginação, que tem como inspiração escritoras como Hilda Hilst e Virginia Woolf, lançou o videoclipe para a faixa título.

O material foi totalmente produzido pela artista em sua própria casa, utilizando uma combinação de técnicas digitais e analógicas. Entre sobreposições, que criam texturas já incorporadas à identidade visual do disco, uma abordagem psicodélica ganha espaço, entregando em vídeo um retrato visual da imaginação, abstrações e sinapses. O experimento D.I.Y. dialoga com o campo dos sonhos presentes na narrativa da música.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 7 eleitos como melhores do mês de Novembro | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Tuyo “Maravilha” (Curitiba / PR), Karol ConkáTasha & Tracie “Negona” (PR), Lou GarciaVk Mac “Olhos de Lion” (Salvador / BA), Fresno “Eu Nunca Fui Embora” (Porto Alegre / RS), Pense “Sala de Controle” (Belo Horizonte / MG), Dead Fish “Dentes Amarelos” (Vitória / ES), Duda Beat “Saudade de Você” (Recife / PE), Duda Brack “Víbora Ligeira” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)| Parte 2

Vivian Kuczynski “Isabela Pétala” (Curitiba / PR), Nina Camillo “Flor da Pele” (MS), Melly “Bandida” (BA), Sarah Abdala “Ar” (GO), Gabriel Aragão “Turva” (Fortaleza / CE), Favourite Dealer “Maison Blanch” (Curitiba / PR), Aurora Rules “Som do Movimento” (Goiânia / GO), ROHMA ft. Jonas Sá “Eu só queria aprender a amar”, Selvagens à Procura da Lei “Por Todo o Universo” (Fortaleza / CE), Raça “144” (São Paulo / SP), Olivia “CLAP clap!” (PR).

Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)| Parte 3

Budah e Lourena “Ele Me Falou” (Cariacica / ES), Ouró Benu “Sob o Sol” (Rio de Janeiro / RJ), Udi “Aturar” (Salvador / BA), Rael “Vem Com Tudo” part. Gloria Groove e Tropkillaz (São Paulo / SP), Babi Ceresa Ivete Sangalo “Tela Crua” (Brasília / DF), ROD “Igrejas e Terreiros” (feat. Rafa Kabelo) (BA), PriscillaBonde Do Tigrão “Quer Dançar” (Itapecerica da Serra / SP), BENJAMÍN “sinto muito” (SP), Felipe S “Cai a Tarde” (Recife / PE).

Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)| Parte 4

Liah Soares “Sentado à Beira do Caminho” (Marabá/ / PA), Papi “Santinha Pero No Mucho” (Curitiba / PR), DFONNSO “Da Boca pra Fora” (Miracema / RJ), Laura Becker “Vento de Lá” (Rio de Janeiro / RJ), Bruxax “Tela” (São Paulo / SP), Sid “Eu não quero ser Ninguém” (Brasília / DF), Miri Brock “Nem Vem” (Porto Alegre / RS), Mateus Beurlen “Love is Never Wrong” (AL), Jota.Pê “Ouro Marrom” (Corumbá / MS), Dennis e Anitta “Monstrão” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes |Novembro (2023)| Parte 5

AngraLenine “Vida Seca” (São Paulo / SP), Noturnall “Shallow Grave” (São Paulo / SP), L7NNON “Olhares” part. JãoGui (Rio de Janeiro / RJ), Lourena e Marcelo Falcão “Minha Arte” (Rio de Janeiro / RJ), Síntese “Éter, Dom & Maldição” (São José dos Campos / SP), Carlos Cavallini “Sempre Mar” (Vitória / ES), MC Hariel “MODIFICAR” (São Paulo / SP), Alienação Afrofuturista Dr. Drumah “The Black Bwoy (Inna Babylon City)” (BA), Venusto “Pele” (Brasília / DF), Carol Juno “Voar”, Roger Deff “Amor Pela Quebrada” (Belo Horizonte / MG), Cleo “Karma” feat. King Saints (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)| Parte 6

Lellê “Pegada de Cria” (Rio de Janeiro / RJ), Lia Helen “Meu Bem” (SP), Grisa “Pieces” (SP), Marcelo Gross “E o Vento Levou” (Porto Alegre / RS), Vulgo FK “Não Tenho Tempo” (São Paulo / SP), Cleo “Fuck” (Rio de Janeiro / RJ), Christine Valença “Ópticas” (Rio de Janeiro / RJ), Dharma NumbComplexo” (São Paulo / SP), Felipe Vaz “Igreja São Jorge” (Duque de Caxias / RJ), Lara “Faíscas”, Radioativa “Envelhecer” (Rio de Janeiro / RJ), Henrique Ventura “Don’t Love Me” (MG), Gabi Rossini “Casa Verde” (São Paulo / SP), Cleo “Mente Pra Mim” (Rio de Janeiro / RJ), LELLÊ feat. Dj Cabide “Oi Filha” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)| Parte 7

Sobs “Nosso Lance” (Campo Grande / MS), JulicoMúsica” (São Cristóvão / SE), Zepelim e o Sopro do Cão “Domínio” (Campina Grande / PB), Dani Gondim e Marcinho “Nuvens de Chantilly” (CE), A Olívia “Deixa Minguar” (feat. Natalia Nó) (São Paulo / SP), Querida, Faça As Malas! “Ginkgo Biloba” (São Paulo / SP), Decola “Ódio nos Olhos” (RJ), Rota de Pedestre “Incenso” (RS), Gritto “Tatarada” feat Coronel (RS), Déborah Cecília “Segredo de Passarinho” (BA), Decco Torres “DEMORÔ” (Piracicaba / SP), Cleo “Vício” (Rio de Janeiro / RJ), Fosco “Prepotência” (Brasília / DF), Coiotes S.A. “Cola Com Nois” (MG), Nathy Mc “Stalker” (Curitiba / PR).

Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023)| Parte 8

Bizibeize “Quem Te Perguntou?” (Florianópolis / SC), Rare G ft. Azevedo “Quando cê volta?” (Rio de Janeiro / RJ), Chefin “10 Carros” (Rio de Janeiro / RJ), D Rhuam “Caneta de Ouro” (São Paulo / SP), Pedro Jules “Bailarina” (RS), DUDALU “Te Vejo Melhor No Escuro (feat. Renan Guerra e Mayam) (RJ), Ravih “Além do Seu Portão” (São Paulo / SP), Zuana “Segura” (Porto Alegre / RS).



PLAYLIST NO YOUTUBE (Novembro) | 2023)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 95 videoclipes coletados durante o mês de Novembro | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Novembro | 2023)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Novembro (2022). Dos 95 vídeos do post, 92 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-




Qual dos melhores clipes independentes | Novembro (2023) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Novembro (2023) você mais gostou!

This post was published on 13 de dezembro de 2023 10:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Bemti embala nostalgia dos anos 2000 e sampleia riff da música africana em “Melhor de Três”

Nesta quarta-feira (24) Bemti dá o pontapé inicial para apresentar sua nova fase que se…

24 de abril de 2024

Malu Maria e Dustan Gallas (Cidadão Instigado) revelam com exclusividade os bastidores de “Nave Pássaro”

No dia 15/03 foi lançado o disco Nave Pássaro, produzido pela cantora e compositora Malu…

22 de abril de 2024

Dirty Grills, duo feminino de garage rock, mostra em EP sua voz de resistência

Com referências de punk rock, grunge, stoner, garage e rock'n'roll, o duo Dirty Grills, de…

19 de abril de 2024

Papisa revela com exclusividade os bastidores por trás de “Amor Delírio”

No dia 12/04 foi a vez da Rita Oliva, a Papisa, lançar seu segundo disco…

18 de abril de 2024

Turnstile retorna a São Paulo em noite marcada por festival de “rodas punk” do começo ao fim

Turnstile em São Paulo: retorno da banda a cidade aconteceu na terça-feira (16) Após vir…

17 de abril de 2024

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2024)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

16 de abril de 2024

This website uses cookies.