Confira os melhores clipes independentes | Março (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Abril trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 113 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Março inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 113 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 3,64 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 110 artistas de 17 estados.
Um dos clipes mais belos do mês é definitivamente o de Julia Mestre para o single “Deusa Inebriante”. O material anuncia a nova fase da artista que também compõe a Bala Desejo e estará presente em seu segundo disco solo, ARREPIADA, previsto para este ano.
Com direção de Amine Chalita, que também dirige o vídeo para “Meu Paraíso” da artista com Lux & Tróia, a estética p/b, a fotografia, a cenografia e a coreografia se destacam. A estética explorada pela produção audiovisual é a do cinema dos anos 1920 e tem como protagonistas da trama Gabriela Cerqueda e a própria Julia em cenas envolventes.
“Sinto que ao mostrar esse meu lado, posso me aproximar do público com o que quero mostrar/anunciar da minha nova fase na carreira solo. Escolhi ‘Deusa Inebriante’ para apresentar o novo álbum porque a faixa mostra uma nova camada”, diz a artista.
Quem também caprichou no lançamento durante março foi Larissa Conforto com seu projeto solo, ÀIYÉ. Explorando novos ritmos na estética do novo material que chegará ao mundo via Balaclava Records, como o reggaeton, o funk carioca, aliado ao tão brasileiro carnaval (com seus tamborins e chocalhos), a faixa mira em espantar as relações tóxicas.
“Já são anos viajando e pesquisando ritmos latinos, e senti que chegou a hora de mesclar mais os idiomas que permeiam minha vida. No disco tem canções em português, inglês, espanhol e yorubá. São línguas presentes na minha trajetória”, conta Larissa
“Se a Rosalía pode colocar um tamborim no reggaeton, por que eu não posso colocar o reggaeton dentro de um bloco de carnaval?”, provoca a artista sobre a fusão de estilos
Para deixar o clima da produção audiovisual ainda mais imersivo ela trás tanto para a música como para os cenários a inspiração na carta de tarô XV que representa a tentação, as obsessões, a dependência, sentidos aflorados em uma relação tóxica. Sobre a composição ela deixa claro que a toxidade representava serve tanto para relações românticas como para relações profissionais ou de amizade que alimentamos sem perceber. Os cortes rápidos, as luzes, as cores, a composição do cenário e figurino acabam se destacando ao longo da trama que tem co-direção por Anne Santoro e Matheus Fractal, roteiro e concepção por Anne Santoro, Matheus Fractal e Larissa Conforto.
“É pra invocar o nosso poder interno de dizer CHEGA”, frisa Larissa sobre a composição em parceria com Diego Poloni
De Teresina (PI) mas radicado em Fortaleza (CE), Getúlio Abelha, aproveitou março para finalizar a era do álbum Marmota, lançado em 2021, com direito a revisitar o episódio vivido pelo artista com Britney Spears.
O clipe para “Voguebike” foi gravado no Maranhão com direção de Lucas Sá (também responsável pelo vídeo de “Sinal Fechado”) que também assina o roteiro em parceria com o artista. No plot, o filme foge do campo literal da história da canção e flerta com o surrealismo e o absurdo. Os figurinos, a escolha de cenários e efeitos especiais para deixar tudo ainda mais viajado, claro, são os destaques da odisseia.
“Sempre existiu muita demanda dos fãs e seguidores para essa música ganhar um videoclipe. E eu também sempre soube que seria o último lançamento do álbum. O clipe traz referências de onde vim, da minha trajetória e para onde eu quero ir….
O roteiro beira o nonsense e para trazer ainda mais surrealismo para essa história e veracidade para o que minha mente maluca pensou, usamos o recurso de 3D”, conta Getúlio Abelha.
Acompanham o músico como protagonistas a atriz Áurea Maranhão e a performer Frimes, em um roteiro que teve a reconstrução do beijo que deu na perna e Britney Spears há 11 anos. “A cena viralizou. Todos falaram que eu mordi a perna dela, mas foi só um beijo. E querendo ou não isso faz parte de um momento pop e icônico da minha trajetória artística”, conta.
Com “loiras gostosas”, como define o cantor, em homenagem às divas da música global dos anos 2000 e coreografias no estilo voguing, o artista sonha acordado com tudo que viveu e seu voo para o que vem pela frente.
“Imagina carregar seu peso pedalando e o de outras pessoas? Tem que valer muito a pena. No fim das contas, Voguebike fala de amor, paixão e companheirismo. Não deixa de ser uma música romântica e une o universo do forró com o voguing e a música eletrônica. A mensagem principal é essa: confiar e estar com alguém que vale a pena em uma bicicleta sem freio”, reflete Getúlio
Walber Sousa, foi o assistente de direção, já a produção executiva é assinada por Ana Carolina Sousa e Rec-Beat Produções. A direção de produção foi coordenada por Sâmia Oliveira, a de fotografia por Ruy Castro e Gabriel Bruno, a direção de arte é assinada por Neila Albertina, já o figurino ficou sob a responsabilidade de Danton Brando.
Para comemorar os 5 anos de carreira, K a m a i t a c h i, disponibilizou a epopeia de “6 Balas” com segundo ato. Ele mescla a temática de velho-oeste com a história do protagonista cangaceiro, K a m a i t a c h i conta esse segundo episódio com a mesma quantidade de detalhes presentes na primeira. Retomando a narrativa após o final marcante do ato I, com nosso protagonista como “rei dessa cidade”, ele volta para “encerrar sua epopeia”.
“Depois de muito tempo sem suas atividades ilícitas, nosso protagonista tão querido retorna para encerrar a sua epopeia.
Essa sequência faz parte de toda a história descrita lá na primeira música lançada em 2018, sendo parte de um encerramento de ciclo, além disso, a música traz elementos marcantes da cultura pop”.”, conta o músico sobre o momento comemorativo
A animação foi realizada em conjunto por Blackmonitor, Hippy e Jr.
Para promover seu novo álbum, ainda sem nome revelado, programado para maio, a Supercombo lançou em março o single “Intervenção. Com letra pautada na saúde mental, o roteiro transforma os integrantes da banda em personagens de um hospício sombrio e melancólico.
O clipe reflete a questão da saúde mental com um médico – vivido pelo vocalista Leo Ramos – curioso e explorador, que usa de seus pacientes – interpretados pela baixista Carol Navarro e pelo baterista André Dea – como cobaias, tendo auxílio de um vigia – o tecladista Paulo Vaz.
Para promover seu novo álbum, Ave mulher, a cantora e atriz pernambucana, Natascha Falcão, lançou um videoclipe para a faixa título logo no começo do mês. A faixa tem como inspiração uma lenda do agreste pernambucano, na qual a ave em questão simboliza abundância, entrega e alegria.
O videoclipe foi dirigido pelo filmaker Rikko Oliveira e revela ainda mais o talento da artista como atriz. O figurino, a fotografia, a atuação e a produção acabam se destacando.
“Encontrei um videomaker chamado Rikko Oliveira, que faz um trabalho muito lindo e me identifiquei muito. Ele faz um trabalho com animes e foto de moda, muito sofisticado esteticamente. Eu olhei e pensei que esse era meu olhar também.
Eu e ele ficávamos muito espantados como casavam as nossas referências, o match da vida! Foi muito lindo porque tivemos uma reunião, trocamos ideias, ele montou a equipe dele em São Paulo, pegamos uma diária no estúdio que ele trabalha e a gente fez esse clipe. E a ideia era ser mesmo uma coisa meio clipe, meio fashion film”, conta a pernambucana
Deadcat, é um projeto de um cantor, músico, compositor e produtor que esconde sua real identidade por trás de um personagem. “Scarlett” é uma faixa que trás referências de house-funk, um sample do tema do filme “E o vento levou”e tem clima de pista de dança…por isso mesmo o videoclipe emerge nesse ambiente.
O clipe trás para si o mistério, o sangue, cenas inusitadas, e claro, gatos. “O clipe que você assistirá a seguir é um conto que, na verdade, não faz muito sentido e sobre pessoas que não existem. É apenas estranho.”, diz o artista que não revela a sua identidade
O figurino é inspirado por referências dos anos 80, especialmente thrillers indie, videoclipes antigos, e filmes americanos dessa mesma época, criaram uma atmosfera creepy para o filme – e estética do projeto. Em seu roteiro por uma noite, os convidados da mansão puderam se sentir na pele de Deadcat e viver uma experiência diferenciada incorporando o animal pelas ruas da cidade. Com destaque na produção e elementos ricos, o roteiro mostra situações debochadas e de maneira com que o contraste entre high e low como pilares do clipe.
A direção criativa é assinada por monkey-land, a direção de criação pela dupla Leonardo Claret e Yan Esteves, a direção de cena por (Steve) Bruno e a coordenação de produção por Bruna Martinelli. Já a direção de produção por Thiago Freire.
A cantora cantora, compositora, produtora musical e performer trans não-binária, Viridiana, lançou o videoclipe para “Pérolas de Plástico”, via PWR Records, em março trazendo em sua sonoridade uma imersão na música disco e na house music em uma faixa marcada pelo empoderamento trans.
A produção audiovisual foi foi dirigida por Theo Tajes e tem a direção de arte assinada por Luisa Casagranda, parceira de Viridiana em todos os trabalhos do projeto até agora. O material foi registrado no Cubo Filmes, em Porto Alegre, traz a artista gaúcha imersa num universo aquático dançante e fantástico.
“Durante um show em Porto Alegre, toquei ela e todo mundo amou, a resposta foi muito positiva. A partir daí falei para a minha produtora: temos que lançar essa música como single”, explica Viridiana.
O cantor e compositor, Cícero, lançou um novo single, “longe”, com referências que vão do piseiro ao surf rock.
“Fiz essa música depois de ouvir muito João Gomes. Fiquei encantado com a voz, melodia e poesia dele. Perdi a conta de quantas vezes ouvi ‘Eu tenho a Senha’. Sem dúvida foi uma grande influência junto com o surf, que comecei a praticar durante a pandemia, e ia ouvindo ‘Pet Sounds’, dos Beach Boys, no carro. Foi isso, uma fusão de Beach Boys com João Gomes.”, conta ele.
A solidão, os lutos e as lutas coletivas, tendo o amor como canal para uma sociedade melhor, é através de sua poesia que o músico se expressa na faixa. O clipe consegue transmitir de forma bem humorada, através de um personagem, a rotina de quem sofre com as consequências, e dissabores, da vida urbana em nossos tempos.
O próprio músico assina a direção do videoclipe que conta com direção de fotografia de Lyza Oliv, Any Duarte na assistência e montagem por Duarte e Cícero. Já a cenografia foi coordenada por João Pedro Person, o urso, verdadeiro protagonista da trama foi interpretado por Jonas.
“Controllah”, foi gravada durante a última passagem do Gorillaz pelo Brasil, em 2022, no qual aproveitaram a passagem pelo MITA Festival no Rio de Janeiro para gravar ao lado de Mc Bin Laden. Na sessão foram gravadas duas canções e está é apenas a primeira a ser oficialmente revelada.
A parceria foi um sucesso chegando a posição #24 na parada do Spotify Brasil, com mais de 501 mil streams em um único dia. Na Apple Music Brasil, a faixa é a 25ª mais tocada do país e, na Deezer, a 92ª.
“É uma vitória para o funk e para o movimento”, comemorou o artista nos stories do Instagram.
“Funk sendo ouvido no mundo todo. [O lançamento] é trazer para o nosso País um feat de respeito e grandeza”, completou no dia do lançamento oficial
No domingo (05/03) MC Bin Laden anunciou em sua conta no twitter que “Controllah” iria ter seu clipe revelado às 20 horas no canal da produtora GR6 Filmes. O vídeo traz diferentes personagens dos filmes interagindo com um músico como se estivessem sido liberados do “manicômio”.
Além dos 10 eleitos como melhores do mês de Março | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
Selvagens à Procura de Lei “O Verão Passou, Mas O Sol Continua Aqui” (Fortaleza / CE), Tangerim “Voltas e Voltas” (PR), Vic Brown “Fica” (São Paulo / SP), VOVO “Baby” (São Paulo / SP), MC Soffia “Lady da Quebrada” (São Paulo / SP), Rafael Porrada “Mary Kay” (Salvador / BA), Hungria Hip Hop “Quem é o Boss” (Brasília / DF).
Rockstrada e Vespas Mandarinas “Não Quero Mudar” (Socorro / SP), Fuze “Bora Se Perder” (Rio de Janeiro / RJ), Brandão085 “Quem sou eu?” (Fortaleza / CE), Ykaro “Epifania” (São Paulo / SP), Azzy “Morango” (São Gonçalo / RJ), Yunk Vino “Red Dot” (Carapicuíba / SP), Duquesa “Eu te dei, amor” (Feira de Santana / BA), Danzo “Moda de Favela” (São Paulo / SP), Filipe Ret “DEUS PERDOA” (Rio de Janeiro / RJ), Young Mafia “Joia Rara” (RJ), Kryour “Why Should I Know?” (São Paulo / SP).
Bem Me Quer “Clima de Rave” (Rio de Janeiro / RJ), Danilo Timm “EnganoDesengano” (Brasília / DF), Natalhão & Amanda Sarmento “Fora Da Rota” (Rio de Janeiro / RJ), Somaa “Alívio” (Joinville / SC), Edgar “Sem Medo” (Guarulhos / SP), Nath Rodrigues “Sussurro” (MG), Kassel “Zero” (RJ), Black Pantera “Não Fode o Meu Rolê” (Uberaba / MG), Frabin “Chemistry” (SC).
O Hipertrópico “Pré-Pago” (PR), Puerignis “Virtual Luxury” (Cataguases / MG), Venusto “Tagarelar” (Brasília / DF), Esquadrão Sonzera Total “A Motoqueira” (Rio de Janeiro / RJ), Tritom & Maninho “Ela é um Hit” (Niterói / RJ), MAR ABERTO, Maneva “Tô Em Casa”, AIUKÁ “Axé” (Bento Gonçalves / RS), Kobracaio & Os Vida Cobra “Você Me Diz” (São Paulo / SP).
Luan Pereira e MC Ryan SP “Ela Pirou na Dodge Ram” (Suzano / SP), Teto “Minha Vida é um Filme” (Jacobina / BA), Teresa Bz “Que Tudo Seja Flor” (São Paulo / SP), BAAPZ “Maré de Azar” (Juiz de Fora / MG), Arquelano “Cansado” (Fortaleza / CE), Mc Luanna & Mc Jean “Notas” (SP), jøta “o pior de mim” (Sorocaba / SP), Kyan x Yung Nobre “Bota a mão no chão” (Praia Grande / SP), Welisson “Iludido” (Estreito / CE), Odin Chan “Traje Esportivo” (Salvador / BA),
Biu Bruxa “Seu Biu mandou dizer” (Recife / PE), L7NNON “Bonita” part. Camila Zasoul | Me Espera (Rio de Janeiro / RJ), ZAYTAN “Vida Em Touch Screen” (Vitória / ES).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 113 videoclipes coletados durante o mês de Março | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Março (2022). Dos 113 vídeos do post 113 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Março (2023) você mais gostou!
This post was published on 5 de abril de 2023 11:00 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.