Muito além da Pororoca: Playlist reúne 50 bandas da Surf Music Nacional

Muito se fala sobre a onda da Surf Music em suas origens, de grupos como o The Ventures, The Beach Boys, The Safaris, The Atlantics, The Trashmen, The Astronauts, The Sandals, The Sentinals, The Pyramids, The Revels… mas muitos esquecem que no Brasil temos uma excelente cena recheada de ótimas bandas.

Nem precisamos ir para o underground para ver o impacto da surf music quando chegou no país. O The Angels (The Youngsters) por exemplo chegaram a acompanhar Roberto Carlos (no disco É Proibido Fumar – 1964) e gravar com Célia Vilela.


jordans_surfin_with_the_jordans.
O The Jordans iniciou suas atividades no bairro da Mooca em 1956.

Outros grupos foram além e aderiram a estética como Os Incríveis, The Jordans, Jet Black e The Clevers que na metade da década de 60 fizeram história na surf music nacional. Mas claro que a história não ia se abreviar e que surgiriam ótimas bandas para revitalizar o espírito desta buena onda.

Uma boa dica é sempre acompanhar o Surf Report do Leopoldo Furtado que além de ter programa na web radio Antena Zero ainda escreve uma coluna para o Blog’n’roll (do jornal A Tribuna de Santos). No fim do ano passado o blog Universo Retrô também fez uma matéria indicando 10 bandas da Surf Music Nacional.

Ainda vale se atentar ao olho clínico do selo de Surf e Garage Rock Reverb Brasil que sempre está atento a lançar novidades do gênero no país. Na Mutante Radio também tem o Zurf, programa dirigido por Ricardo Drago e focado em surf music instrumental.

Em 2007 saiu a ótima coletânea Brazilian Surf A Go-Go: The atack of the tiki waves Vol. 1 através dos selos Groovie Records e Gravadora Discos. A seleção das canções ficou a cargo de Gabriel Thomaz (Autoramas, Little Quail & The Mad Birds), que também cuidou da representação brasileira do álbum através de seu selo. O disco foi lançado apenas em LP.



Playlist no Spotify

Playlist SurfBR

Para entrar na onda certa e no clima do verão selecionamos 49 bandas que conhecem bem os atalhos do Pipeline. Para isso preparamos uma Seleção Especial no Spotify do Hits Perdidos (siga o Hits no Spotify!).

A playlist conta com sons dos artistas e bandas:

Surf Aliens, Light Strucks, Os Brutus, Jubarte Ataca, Paquetá, Os Gatunos, Aloha Haole, The Raulis, Os Aquamans, Kingargoolas, Intóxicos, Footstep Surf Music Band, The Mullet Monster Mafia, Beach Combers, The Pulltones, Ted Boys Marinos, Hitchcocks, Repelente de Tubarão, Terremotor, The Dead Rocks, Ivan Motosserra, Capitão Parafina & Os Haoles, Violentures, Los Muertos Viventes, Gasolines, Netunos, Retrofoguetes, Os Pontas, Baleia Mutante, Los Pollos Caipiras, Monstros do Ula Ula, Super Stereo Surf, Pata de Elefante, Tiki Moondog, O Boi Solitário, Autoramas, Movie Star Trash, Brian Oblivion e Seus Raios Catódicos, Esquivo Devoluto, Búfalos D’Água, Surfadelica, Jacaré Junkie, Os Infalíveis, Quentin Brothers, Strato Feelings, Estrume’n’tal, Os Ambervisions e Limbonautas.

Faltou alguma? Indica para a gente que adicionamos!


6 thoughts on “Muito além da Pororoca: Playlist reúne 50 bandas da Surf Music Nacional

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s