Os Melhores Clipes Independentes lançados em Fevereiro + Playlist no Spotify

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions.

Confira a lista de Janeiro

Nos últimos dias inclusive divulgamos a grande novidade da parceria com o programa Udigrudi da Play TV, onde o Hits Perdidos selecionará semanalmente alguns videoclipes para aparecer por lá. Inclusive com um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Inclusive alguns clipes de fevereiro já apareceram no programa que foi ao ar no domingo passado (04/03). Lembrando que o programa vai ao ar todos os domingos às 20 horas.


Udigrudi - 341 - Primeiro Hits


Neste mês de fevereiro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube –  e Spotify – com os 68 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Em fevereiro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 68 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona é termos uma média de 2,42 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 15 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE FEVEREIRO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


1 Bike “Terra em Chamas”



O Bike de São José dos Campos (SP) teve um 2017 e tanto com seu disco Em Busca da Viagem Eterna estrelando em diversas listas de melhores do ano. Para encerrar esse ciclo eles no dia 31/01 lançaram durante um show realizado no icônico palco do CCSP o videoclipe para “Terra em Chamas”.

Este multicolorido e repleto de colagens que dão toda aquela sensação de expansão e distorção da realidade, bem psicodélico. Acredito que muitas pessoas gostariam de morar nesse clipe. A direção do vídeo ficou por conta de Leo Lucena.


2 The Baggios “Desapracatado”



O clipe de “Desapracatado” do The Baggios de São Cristovão (SE) é definitivamente um dos mais divertidos do mês e foi lançado logo no dia 01/02. A faixa que integra o álbum Brutown (2016) ganhou um curta-metragem gravado na luxuosa Las Vegas. Naquele ambiente louco de cassinos, farra, desespero e badalação.

O vídeo inclusive foi dirigido pelo vocalista Júlio Cavalcanti e tem como protagonista Carlo Bruno Montalvão que trata de correr de um lado para o outro abusando dos “passinhos freestyle“, piruetas e loucuras.

Gosto muito da fotografia, roteiro e bom uso das cores. Não é a toa que foi escolhido pelo Hits Perdidos para passar na tela da Play Tv.


3 Lupa “Lunático”



Desde o ano passado os videoclipes da Lupa de Brasília (DF) tem se destacado por aqui e desta vez não foi diferente. A faixa escolhida desta vez, com clipe lançado no dia 28/02, foi o segundo single do álbum Lupercália (2017), “Lunático”.

O video que foi produzido pela Toranja Filmes e conta com a direção de João Gabriel Caffarelli é literalmente ligado nos 220V. Com direito a tortura e protesto. No vídeo eles questionam o que chamam de violência contra a individualidade de cada um, e pregam pela aceitação.


4 Cat Vids “Waiting”



Um dos grandes destaques deste mês foi o vídeo do Cat Vids (São Paulo / SP) para “Waiting”. Com uma narrativa tragicômica de um “Gato” que procura por sua “Gata” mas que se depara com uma situação não muito romântica.

Você se diverte e fica um pouco triste pelo gato no final mas sem mais SPOILERS. A faixa está presente no EP Radical e teve o clipe dirigido por Luis Sconza. O vídeo lançado no dia 26/02 tem roteiro assinado por Sconza e Pedro Spadoni.


5 Vanguart “Todas as Cores”



O Vanguart de Cuiabá (MT) no dia 27/02 disponibilizou o ardente e envolvente videoclipe para “Todas as Cores”. Cheio de cores, metáforas e expressões de duplo sentido o vídeo é um capricho a parte.

O roteiro, a direção e a pós-produção são assinados pelo Couple of Things, um coletivo formado por Diana Boccara e Leo Longo. A faixa está presente no álbum Beijo Estanho que foi lançado no ano passado via DeckDisk.


6  Chicas “Cinelândia”



O videoclipe da Chicas do Rio de Janeiro foi uma grande surpresa por aqui. A fotografia e a linguagem são os grandes destaques do vídeo para “Cinelândia”. Este que teve a produção feita pela OrlaToons e direção e edição assinadas por Orlando Ávila.


7 Vagale “Onde a Poeira Ainda Desce”



A Vagale de Campinas (SP) no dia 25/02 lançou um clipe impecável para “Onde a Poeira Ainda Desce”. Com direito a escultura, dramatização e bom uso da luz. O vídeo foi produzido pela One More Films e conta com as participações de Amanda Barroso (Pintora/Tatuadora), Karolayne Barroso (Maquiadora) e Ramiro Lopes (Ator).


8 Disaster Cities “Mice and Trash Cans”



Se você é fã da estética dos filmes de terror e curte um conteúdo intrigante com certeza vai se apaixonar pelo videoclipe de “Mice And Trash Cans” do Disaster Cities. O projeto  que faz uma conexão Chapecó (SC) / São Paulo (SP) conta com músicos das duas cidades e tem lançado seus materiais através do selo carioca Abraxas.

O show do lançamento de seu primeiro disco, LOWA, aconteceu inclusive no último fim de semana em abertura para os alemães do Kadavar.


9 Tagua Tagua “Rastro de Pó”



O primeiro clipe do gaúcho Felipe Puperi (ex-Wannabe Jalva), que assina seu projeto como Tagua Tagua, para “Rastro de Pó” é impressionante. Diria até que está mais para um documentário do que para um clipe. O que só mostra como o trabalho foi bem feito.

Tem inclusive a preocupação em retratar a tradição da guerra de espadas com fogos de artifício do interior da Bahia. Esta que é tão perigosa que acabou de tornando uma prática ilegal. A direção é de Douglas Bernardt. Já o single é a segunda faixa do EP Tombamento Inevitável.


10 Mamamute “Saara”



A Mamamute de São Paulo lançou no dia 23/02 o videoclipe para “Saara”. Segundo os músicos a ideia é transportar o espectador para a natureza e por isso escolheram como locação a cidade de São Thomé das Letras (MG).

Os destaques ficam para a narrativa, câmeras e na imersão em seu conceito. O vídeo é assinado por Rodrigo D’Sales da produtora Hey Jude Filmes.


11 Guantas “Dia Seguinte”



Se tem algo que não podemos esquecer é de que não necessariamente um videoclipe precisa ser uma megaprodução para ser bom. E o clipe dos paulistanos da Guantas para “Dia Seguinte” é a maior prova disso.

Lançado no dia 02/02, o vídeo não esquece que é um produto de entretenimento e brinca com o pesadelo da ressaca de maneira bastante divertida. O vídeo foi dirigido e editado pelo vocalista Nacho Martin e teve o roteiro elaborado por Diogo Rampaso e Nacho.


12 Danilo Moralles “Sujeito de Sorte”



Quem disse que versão não merece videoclipe? No ano passado o músico paulistano Danilo Moralles lançou o segundo videoclipe de sua carreira, “Sujeito de Sorte”. A faixa é uma versão para o clássico do Belchior e faz parte de seu disco de estreia que foi lançado através do selo Joia Moderna.

O video que foi lançado no dia 22/2 conta com uma coreografia que foi inspirada em Pina Bausch e foi filmado em Parapiacaba (SP). Sobre o vídeo o diretor Sillas Henrique que teve parceria na fotografia de Ana Alexandrino comenta:

Danilo criou uma coreografia própria para a música, inspirado em Pina Bausch. Com seu macacão e molhado de chuva no meio dos escombros e máquinas abandonadas, ele se torna esse sujeito que busca esperança em tempos sombrios.

Em “O Canto” reverenciamos Man Ray, em “Sujeito de Sorte” brincamos com as possibilidades do ambiente como Gordon Matta-Clark. Com Thaís Soares e Lucas Silvestre nas câmeras, unimos forças e buscamos criar um universo onírico que só um sujeito de sorte poderia habitar”, comenta o diretor.

Acredito que os efeitos na câmera e o jeito louco da performance são os pontos que fizeram com que o vídeo estivesse em destaque na lista. A pergunta que fica é: Antes de ouvir essa versão você já tinha cogitado dançar Belchior?


13 Components “Colisão Lunar”



Celebrar o fim da humanidade, esse é o plot irônico do novo videoclipe da Components de Goiânia (GO). “Colisão Lunar” contou com a direção e roteiro realizados por Biel Lara e participação de figuras carimbadas da cena goiana como o cantor Carlos Brandão e integrantes da banda Sheena-Ye. A faixa integra o disco A Capacidade De Retornar Ao Estado Original.

“Essa letra foi a que mais nos agradou e que tem um aspecto um tanto absurdo. Ela fala de um fim do mundo de forma muito leve e bastante cômica. Daí, um amigo nosso, Gabriel Lara, teve a ideia de atribuir esse fim do mundo à cabeça de uma criança, o que para ela poderia ser a nave espacial que vai salvar alguns sortudos do apocalipse. É como se tudo o que é dito na letra fosse reinterpretado pela perspectiva da criança. Da mesma forma com que a letra trata o assunto, o clipe trata a letra” —, explica Hugo Rezende.


14 Tiê Ft. Luan Santana “Duvido”



Esse é para quem curte uma ótima animação. No dia 23/02 a Tiê lançou o videoclipe para “Duvido”, canção em que faz parceria com Luan Santana. A faixa integra o mais recente disco da cantora, Gaya (2017). Já o vídeo foi feito por Marina Quintanilha e conta a história de um triângulo amoroso cheio de temas lúdicos.


15 Monterrey “$em”



A banda Monterrey de Barueri (SP) no dia 02/02 lançou o videoclipe para “$em” e o que se destaca são as tomadas e dramatização. Gil Gonçalves assina a direção, direção de fotografia e edição. O video foi produzido pela banda em parceria com a Cafofo Filmes e foi gravado no Estúdio The Wall (Osasco / SP).


16 DESALMADO “Bridges To A New Dawn”



A banda paulistana de Death/Gring, Desalmado, lançou no dia 01/02 o videoclipe para “Bridges To A New Dawn”. A canção é a sexta faixa do disco Save Us From Ourselves. Assina a direção do clipe Vitor Arthur Pereira. O destaque fica para a fotografia acizentada, roteiro e adequação do vídeo ao gênero musical.

“Foi um projeto muito legal que fizemos com os universitários. Cinco grupos fizeram uma versão para a música “Bridges To A New Dawn”, cada um com uma linguagem diferente e todos muito bons. Escolhemos o do Estúdio Raiz. Mas os outros clipes ficaram tão legais que usaremos o trabalho do Estúdio Verde para o vídeo da música Blessed By Money”, por exemplo”, conta o baixista do Desalmado Bruno Teixeira.


17 Puppi “Ciranda dos Naúfragos”



O videoclipe do italiano radicado no Rio de Janeiro, Puppi, é um dos grandes destaques no quesito inovação e criatividade. O vídeo que tem direção, edição e filmagem de Almir Chiaratti e foi idealizado por Chiaratti e Federico Puppi explora do recurso das projeções em prédios. Tudo isso com bons takes e trocas de enquadramento, o que faz do vídeo algo bastante interessante.


18 Dona Cislene part. Bloco Galo Cego “Daqui pra Frente Carnaval”



O próximo vídeo da lista ganhou destaque justamente pela sua criatividade e timing. “Daqui para Frente Carnaval”, como eles mesmo autointitularam, é um Hidro Dance Video.

Lançado em pleno carnaval, 6/02, o vídeo da Dona Cislene (Brasília / DF), mostra amigos se divertindo com fantasias, bebidas e bom humor à beira da piscina. Com a letra pulando na tela feito pipoca na tela. Cadu Andrade assina a direção.


19 Compositor Fantasma “Só Mais Um Carnaval”



A ideia é muito simples porém a execução é ótima. Esse é o grande destaque do videoclipe de “Só Mais um Carnaval” do Compositor Fantasma que foi lançado no dia 08/02. Com direito a stop motion, gravação dentro de um bloquinho de carnaval – mesma ideia que a Der Baum teve – boa fotografia e edição. O vídeo foi editado por Marcelo Perdido.


20 Hotelo “Continuo a Te Esperar”



Não adianta! No mês do carnaval não teve outro assunto que fosse mais comentado e apreciado pelos músicos – e pela população em geral. O próximo da lista da Hotelo, de São Paulo, foi gravado em um domingo dentro de um bloquinho da Vila Mariana.

O vídeo dirigido por Ygor de Oliveira mostra a desventura de perder sua crush dentro de um bloquinho de carnaval. Tudo isso de maneira bastante divertida – e cheia de elementos que dão corpo a narrativa.


21 El Negro “Cinza”



A El Negro de Porto Alegre (RS) lançou no dia 28/02 o sensacional videoclipe animado para “Cinza”. O vídeo que teve seu conceito elaborado por José Pedro Bortolini e Guilherme Petry e direção de Petry trás 24 fotos trabalhadas a mão por segundo.

O material levou dois anos para ficar pronto porque usou o efeito de rotoscopia, onde cada segundo do vídeo é produzido por 24 fotos trabalhadas à mão.

“Cada um dos mais mais de 2 mil quadros que fazem o filme foram desenhados e distorcidos individualmente no Adobe Photoshop, para dar essa efeito. Depois joguei alguns efeitos para reforçar mais a textura dos brushes e pinceladas, dando esse aspecto mais pesado e diferente”, conta Bortolini.

“A música fala sobre a dificuldade de enfrentar a vida, quando muitas vezes ela mesma pode jogar contra e como tudo parece ser mais fácil se temos alguém do nosso lado”, explica o vocalista e guitarrista Mumu.

“O clipe, que é todo cinza como o nome da música, foi desenvolvido em cima da passagem ‘a vida lambuza as pessoas’. Efeitos como pingos e gotas se misturando ilustram isso”, finaliza.


22 Vivendo do Ócio “Beira do Mar”



O Vivendo do Ócio de Salvador (BA) no dia 08/02 lançou o videoclipe para “Beira do Mar”, faixa do seu último álbum “Selva Mundo”, lançado em setembro de 2015.

“É uma música de batera, são apenas dois acordes a música inteira, letra direta, sempre focando no suingue e na mão direita da guitarra. Iniciei a composição com meu grande amigo Thiago Guerra. Sempre tivemos um diálogo musical muito forte, mas nunca havíamos parado para compor juntos, “Beira do Mar” foi a primeira e abrange muito a diversidade social brasileira. Não existe lugar melhor que a praia, ela acolhe bem tanto a família que chega cedo no buzú lotado, quanto o antissocial que compra a praia para não ter ninguém do lado”, conta o baterista Dieguito Reis.

A maioria das imagens foram registradas entre 2016 e 2018, durante os shows da turnê Selva Mundo. São gravações feitas em algumas cidades litorâneas por onde a banda passou: Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió, Florianópolis e Morro de São Paulo. A ilha de Tinharé na Bahia foi palco das imagens mais antigas e inéditas do clipe, gravadas há quase 10 anos pelo filmmaker Rafael Kent, quando a banda passou um dia na Chapada do Elias, refúgio onde mora um dos mais antigos pescadores de Morro de São Paulo. O vídeo foi dirigido por Davide e Luca Bori.


23 Far From Alaska “Monkey”



A Far From Alaska, Natal (RN), continua lançando clipes que são vistos como referência para as mais diversas bandas. Desta vez foi a vez de “Monkey”, de seu mais recente álbum Unlikely, ganhar um videoclipe.

Este que brinca com o universo dos videogames e nos leva direto para os anos 90. Nele os personagens do game são os próprios integrantes da banda. Destaque pela narrativa e produção do vídeo que foi dirigido por Hymalayas, teve direção de fotografia de Vitor D’Angelo e Co-produção da Cave.


24 Ego Kill Talent “Last Ride”



No dia 20/02 a Ego Kill Talent de São Paulo (SP) lançou o vídeo para “Last Ride”. O clipe que foi gravado no deserto do Atacama (Chile), foi dirigido por Cléver Cardoso e produzido pela Granada Filmes, Elemess e a banda. O destaque fica pela fotografia, belo cenário e dinâmica do vídeo.


25 Yannick “Também Conhecido Como Afro Samurai (REMIX) Part. Petrus (Ol´Darth Bastard) e Dieguito Reis (Vivendo do Ócio)”



O rapper paulistano Yannick aparece mais uma vez nos listões mensais do Hits Perdidos. Desta vez com um videoclipe para um remix para “Também Conhecido Como Afro Samurai (REMIX)”, este que conta com a participação do Petrus (Ol´Darth Bastard) e do Dieguito Reis da Vivendo do Ócio.

Gravado em estúdio, o vídeo apresenta os dançarinos Danilo Martins e Dartlita Double-Lock em performances intercaladas com a presença do próprio artista. O cenário alterna as cores azul, vermelha e branca, gerando uma sensação de drama e suspense, como sugere a letra. O vídeo foi dirigido por Seiji Hara e Rodrigo Furlani.

Pretendo lançar clipe de todas as faixas do EP até o final de 2018”, explica Yannick. O trabalho é totalmente inspirado no mangá e anime Afro Samurai, cujo o enredo narra a saga de um samurai negro chamado Afro que busca vingar a morte do pai, assinado por Justice”, conta o rapper paulistano.

Recentemente o rapper participou do programa Manos e Minas na TV Cultura.


26 Aqui Em M∆RTE “Zøna de cønførtø”



Uma boa ideia e um ótimo roteiro fazem toda a diferença, como sempre lembramos por aqui uma mega produção não necessariamente faz um clipe se destacar nas listas, e sim uma boa execução e roteiro consistente.

E o clipe para “Zona de Cønførtø” do projeto do músico mineiro Marcelo Heidenreich, Aqui Em M∆RTE (Congonhas / MG), consegue prender a sua atenção do começo ao fim. O próprio músico assina a produção, direção e roteiro.


27 GRITO “Dream”



A banda Grito de Barretos (SP) no dia 23/02 lançou o videoclipe para “Dream” através do canal de youtube da Sinewave Label. A faia fará parte do álbum Endless que será lançado em breve. A direção e fotografia são assinadas por Amauri Alves Marçal.

O vídeo conta com a dança da bailarina Carol Campos que também foi responsável pela coreografia. Simples e direto, o vídeo com ótima fotografia narra visualmente a carga pesada da rotina em contrapartida dos momentos de leveza.


Outros videoclipes

Além dos 27 eleitos como melhores do mês nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Sound Bullet “Em Um Mundo de Milhões de Buscas” (Rio de Janeiro / RJ), Der Baum “Pra Inglês Ver” (São Bernardo do Campo / SP), Lucas Fier “Tratamento de Choque” (Curitiba / PR), Zéis “Bem Maior” (Fortaleza / CE), Estranhos Românticos “Karma” (Rio de Janeiro / RJ), The Dead Suns “Living Among the Stars” (Rio de Janeiro / RJ), Julio Igrejas “O Mundo Era Bem Mais Legal” (Porto Alegre / RS), W-Yo & Questions  “Eu Não Vou!! (Versão de Tough Guy do Beastie Boys)” (São Paulo / SP), Statues On Fire “My Shoes Are Tight” (Santo André / SP), Chimpanzé Clube Trio “DARPA” (São Paulo / SP), Baianasystem & Nação Zumbi “Alfazema” (Salvador / BA e Recife / PE), João Perreka e os Alambiques “Temer Capiroto” (Guarulhos / SP), Diego Xavier “Bandeja” (São José dos Campos / SP), Leza “Buena Onda” (São Paulo / SP), Fodastic Brenfers “Teenage Mutant Ninja Brenfer” (Belo Horizonte / MG).

Bullet Bane “Amparo” (São Paulo / SP), WIBE  “Ela MV” (São Paulo / SP), Madame Rrose Sélavy “Eterno Retorno” (Belo Horizonte / MG), Santos “Temporal” (Rio de Janeiro / RJ), Feito Café “Boa Viagem” (Angra dos Reis / RJ), Lucas Adon “Tem Mas Tá Em Falta” (São Paulo / SP), VINAA ” Dias de Aurora” (São Luís / MA), Pata “Monster” (Belo Horizonte / MG), Alvares “Derreter” (Rio de Janeiro / RJ), Quarto Astral “Terráqueos” (Candeias / PE), Emicida “Pantera Negra” (São Paulo / SP), Fernanda Branco Polse “Laranja Neon” (Londrina / PR), Masmorra “Não Quero Mais Sentir” (São Paulo / SP), Diablo Motor “Ultimato” (Recife / PE), Nona Avenida “Meras Indagações” (Lages / SC), Escombro “Maldita Herança” (São Paulo / SP), Caramurú e Julião “Veio e Foi” (Recife / PE),  Madd ft Resistência Urbana “Sua Cruz” (São Paulo / SP), Kassio Guaraná “Eu Só Quero Amar” (Curitiba / PR), Vó Tereza “Ar Condicionado” (São Paulo / SP), Baco Exu do Blues “Sinfonia do Adeus” (Salvador / BA), DistintoS “Viver é melhor” (Fortaleza / CE), Acemira “Castelo de Areia” (Volta Redonda / RJ), Black Sheep “Morena (Part. Linck)” (RS), El Efecto “O Drama da Humana Manada” (Rio de Janeiro / RJ), Threesome “My Eyes” (Campinas / SP),


PLAYLIST NO YOUTUBE

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 68 videoclipes coletados durante o mês de fevereiro. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



Melhores Clipes FEV18


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de Fevereiro (2018). Dos 68 vídeos do post, 60 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-



Para você, qual o melhor do mês?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s