97 Clipes Independentes lançados em Novembro + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de novembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 97 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos uma média de 3,23 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 16 estados.

A capa do post faz referência ao Novembro Azul. O mês passa mas a conscientização é todo dia!

Confira as listas anteriores:

>>>>>>Janeiro<<<<<<<<
>>>>>>Fevereiro<<<<<<
>>>>>>Março<<<<<<<<<
>>>>>>Abril<<<<<<<<<<
>>>>>>Maio<<<<<<<<<<
>>>>>>Junho<<<<<<<<<
>>>>>>Julho<<<<<<<<<<
>>>>>>Agosto<<<<<<<<
>>>>>>Setembro<<<<<<
>>>>>>Outubro<<<<<<

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE NOVEMBRO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


#1 FingerFingerrr “Hypnotize”



O duo paulistano FingerFingerrr no dia 10/11 disponibilizou o videoclipe para o single “Hypnotize”. Este que está presente no álbum Mar lançado pelo selo Rosa Flamingo no ano passado.

Para a direção do clipe foi convidado Pedro Margherito que já dirigiu clipes para bandas como Far From AlaskaHellbenders e Boogarins (Fotografia). O videoclipe passa a intensidade nua e crua do show dos caras e vale a pena conferir. No dia 12/12 eles participam da Festa dos Selos HBB, EAEO e Rosa Flamingo que acontece na Jai Club.


#2 WRY “Life Is Like a Dream”



A experiente banda de Sorocaba (SP), Wry, lançou no dia 17/11 o videoclipe para “Life is like a Dream”. A canção é o segundo single a ser disponibilizado na parceria com o selo Deck Disk.

O clipe foi dirigido e produzido pela Seven Cats Filmes e teve roteiro de Mario Bross e Vinícius Vidal. O vídeo conta também com coreografias do o dançarino sorocabano Jorge Fernando.


#3 Stereophant “Tem algo estranho no ar”



Para celebrar a participação no palco do festival Rio Novo Rock os cariocas da Stereophant lançaram no dia 21/11 o videoclipe ao vivo para “Tem algo estranho no ar”. A noite marcou o show de lançamento do álbum, Mar de Espelhos, com a banda recriando o disco no palco, na ordem e na íntegra.

O vídeo foi dirigido e montado por Tullio Juric. Já as imagens foram registradas por Tullio Juric, Pedro Menezes e Raquel Gandra.

“Essa foi umas das primeiras músicas que surgiram para o disco. Partimos da ideia de compor uma música mais frenética, mais rápida, em que o refrão voltasse várias vezes e que não desse descanso para ouvinte. É o início da história do personagem, onde ele percebe que tem algo errado mas ainda tem muita insegurança e dúvidas sobre isso”, explica o vocalista Alexandre Rozemberg, compositor da letra.


#4 Dingo Bells “Sinta-se em casa”



A banda gaúcha Dingo Bells lançou no dia 21/11 o videoclipe para “Sinta-se em Casa”, faixa que estará no próximo álbum do grupo que será lançado no ano que vem. Este que está sendo viabilizado pela iniciativa Natura Musical e financiamento do Pró-Cultura RS.

O clipe teve roteiro escrito pelo ator Marcelo Restori que também participa do vídeo. Já a direção é assinada por Lucas Tergolina.


#5 Boogarins “Corredor Polonês”



Os goianos do Boogarins disponibilizaram no dia 27/11 o videoclipe para a faixa “Corredor Polonês”. A canção integra o álbum Lá Vem a Morte que foi lançado neste ano. O clipe colorido, animado e viajante conta com a direção de Nei Caetano da Silva e Tom Yaniv e retrata o começo e o fim da vida.


#6 Luneta Mágica “Parte”



O quinteto manauara Luneta Mágica disponibilizou seu mais novo single “Parte” através de um lyric vídeo no dia 10/11. A faixa foi produzida por Carlos Eduardo Miranda e é uma das grandes apostas do rock psicodélico da região. A direção do vídeo é assinada por Icaro Lobo.

‘Parte’ nasceu da dúvida sobre quem se é. Às vezes temos alguma característica que achamos nos pertencer, mas na verdade veio de pessoas importantes que marcaram nossa vida”, diz Erick Omena, vocalista, guitarrista e autor da canção.


#7 Sammliz e Dona Onete “Deusa da Lua (Mulher Perigosa)”



Um dos clipes que mais me chamou a atenção no mês foi o da paraense Sammliz. O single escolhido para ganhar clipe foi justamente uma canção super empoderada, “Deusa da Lua (Mulher Perigosa)”. Esta que é uma parceria com Dona Onete.

Criada ocasionalmente durante uma festa, a canção teve seus primeiros versos cantados ali mesmo, numa conversa informal e que mais tarde seria concretizada em estúdio.

“Dona Onete começou ali mesmo, na minha frente, a esboçar letra e melodia, e rápido saquei o celular para gravar”, relembra Sammliz sobre a ocasião.

“Falávamos sobre dificuldades nos começos e recomeços na vida, amores, trabalhos e do quanto ser mulher desempenhando posições de liderança é maravilhoso e também intimidador para grande parte da sociedade”, diz ela sobre o tema e a letra que canta a mulher à frente de sua vida e suas escolhas, a mulher mais perigosa dos tempos modernos.

A nova faixa é o primeiro lançamento inédito de Sammliz desde o debut Mamba, álbum solo lançado em 2016 pela Natura Musical, e chega também com videoclipe.

Assinado pela diretora Adrianna Oliveira (também na direção do clipe anterior de Sammliz, “Quando Chegar o Amanhã”, e premiada com o curta-metragem “A Batalha de São Braz”), o clipe foi realizado com fundos do Edital do Prêmio Produção e Difusão Artística 2017 – Programa Seiva da Fundação Cultural do Pará (FCP). As imagens foram registradas em Mosqueiro e Belém.


#8 Os Remanescentes “Etilismo Agudo”



Direto de Mafra (SC) Os Remanescentes vem com seu punk rock reto e direto somar a lista de clipes de Novembro do Hits Perdidos. O single está presente no mais recente trabalho do grupo, Bar Doce Lar.

Movido a álcool “Etilismo Agudo” fala basicamente sobre as bebedeiras corriqueiras de um coração partido. Gosta de punk rock anos noventa escola The Queers, Rancid e Green Day? Então esse som é para você!

O vídeo lançado no dia 30/11 foi dirigido e editado por Germano Gamba (TripeTree). Já o roteiro e produção são assinados por Dudo Remanescente.


#9 Estranhos Românticos “Moderno Mundo”



Os Estranhos Românticos do Rio de Janeiro disponibilizaram no dia 07/11 o videoclipe para “Moderno Mundo”. O lyric video foi dirigido e editado por Luciano Cian utilizando cenas de bancos de imagem (normalmente usadas na publicidade), que em contraponto à letra romântico-existencialista da música ganham outros sentidos.

O clipe é tão nonsense que o resultado é divertidíssimo. A faixa compõe o álbum autointitulado que foi lançado em março de 2016.


#10 As Bahias e a Cozinha Mineira “Um Doido Caso”



O grupo paulista As Bahias e a Cozinha Mineira lançou no dia 22/11 o videoclipe para “Um Doido Caso”. A faixa é um dos grandes destaques do álbum Bixa que foi lançado em Setembro. O vídeo foi gravado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, onde a banda foi formada.

A direção, fotografia e montagem ficaram por conta de Luis Signorini Novaes. Já o roteiro foi feito de maneira coletiva por Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Luis Signorini Novaes.


#11 Bullet Bane “Gangorra”



Em setembro os paulistas do Bullet Bane tinham disponibilizado o single “Gangorra”, o primeiro de seu novo álbum, Continental. Desta vez no dia 1/11 foi a vez da faixa ganhar um clipe. Murilo Amancio assina a direção do videoclipe.

“O clipe teve imagens gravadas no festival Oxigênio, que rolou em agosto desse ano, e algumas imagens do Victor no MAC (Museu de Arte Contemporânea) aqui em São Paulo, além de cenas próximas à Avenida Paulista”, conta o guitarrista Fernando Uehara.

“Da mesma forma que a letra fala sobre os altos e baixos como uma gangorra, o clipe também mostra esse lado de estarmos um pouco mais sozinhos em alguns momentos, mas depois de ‘aceitar que nada é constante demais’, ainda temos um ao outro e temos muita coisa pra viver juntos”, finaliza.


#12 Dead Fish “Cara Violência”



Os capixabas do Dead Fish continuam a divulgar o álbum Vitória (2015). Desta vez a canção que ganhou clipe foi “Cara Violência”. O roteiro foi realizado por Nicolas Delavy e Rodrigo Lima. Já direção é assinada por Nicolas Delavy.


#13 Fresno “Onde Fica a Estrela”



Os gaúchos da Fresno lançaram no dia 02/11 o videoclipe para “Onde Fica a Estrela”. A canção foi lançado na versão deluxe do álbum A Sinfonia De Tudo Que Há.

A música foi composta pelo vocalista Lucas Silveira na noite em que sua avó faleceu. O clipe tem a direção assinada por Luringa.


#14 Condessa Safira “Fim dos Dias”



O lyric video da Condessa Safira “Fim dos Dias” marcou a volta ao estúdio da banda que lançou em Novembro o álbum, 11. O clipe foi disponibilizado no dia 10/11 e foi feito por Calvin Kilivitz (Thrills & The Chase).


#15 Medulla “Deus”



O Medulla lançou no ano passado seu terceiro álbum de estúdio Deus e o Átomo e desde então vem trabalhando ele. No dia 08/11 eles disponibilizaram o clipe para “Deus”, este que foi gravado na cidade de Descalvado (SP).

No vídeo dirigido por CUPA (Gabriel Cupaiolo) é mostrada a vida simples dos trabalhadores do campo.


#16 Scatolove “Princesa (Torta de Maçã)”



Scatolove é o novo projeto do Leo Ramos, vocalista e guitarrista da Supercombo, e Isa Salles, que já foi parceira musical de Supla. Nele Leo assume as baquetas, vozes e piano, já issa toca guitarra, canta e também toca piano. Edu Filgueira (Far From Alaska) gravou alguns dos baixos.

O primeiro disco da dupla, Lei de Muffin, será lançado em 2018. No dia 24/11 foi lançado mais um vídeo do projeto, “Princesa (Torta de Maçã)”, este que foi dirigido por Marcel Klaczko.


#17 Monoclub “Istambul”



A banda de folk de Sorocaba (SP) Monoclub lançou no dia 17/11 o videoclipe para a faixa “Istambul”. Durante a turnê que passou por estados brasileiros, Argentina e Uruguai eles aproveitaram para gravar o vídeo na bonita cidade de Tafí del Valle (Argentina). O registro das imagens e edição ficou por conta de Bruno Fujii.


#18 Kalouv “Mergulho Profundo”



Os pernambucanos da Kalouv lançaram a não tanto tempo assim o ótimo álbum, Elã. Este que resenhamos no Hits Perdidos e soa como uma excelente trilha sonora instrumental para videogame.

Para dar continuidade na divulgação do disco que saiu pelo selo Sinewave Label, no dia 21/11 eles disponibilizaram a bonita animação para a faixa “Mergulho Profundo”. O video foi realizado por Alan Holly e Rory Byrne.


#19 Cartolas “Zero a Zero”



Para criticar a inércia do momento político que estamos vivendo com muito bom humor os gaúchos do Cartolas lançaram no dia 07/11 o videoclipe para a faixa “Zero a Zero”.

O clipe, foi produzido e fotografo pela dupla de amigos Fabio Alt e Leo Stein. A canção faz parte de uma série de singles que serão lançados pelo grupo no decorrer de 2018 e pode virar um disco.

“Essa música não fala sobre relacionamentos amorosos. Esses nunca acabam em zero a zero. Estamos vivendo num tempo diferente de outros. Sociedade do espetáculo, desencontros institucionais graves, negação das diferenças sexuais, um vampiro reaça no poder, um barbudo gratidão prestes a entrar na jaula. Políticos que não nos representam.  O dia a dia sempre igual de muitos de nós que, infelizmente, gastam suas vidas de estação em estação, ganhando um tiro na lata sem saber o porquê.”, explica Dé Silveira citando a letra da canção.


#20 YMA “Vampiro”



A cantora paulista Yasmin Mamedio aka. YMA lançou no dia 08/11 o trevoso clipe para “Vampiro”.

O novo single, lançado pela Matraca Records, trata do romantismo sensível que ultrapassa os sentidos humanos – explica YMA, complementando: “Vampiro está na fantasia de uma subjetividade que foge um pouco da liquidez dos afetos, e é exatamente onde eu gostaria de me perder! (risos)”.

O vídeo foi gravado em Blumenau (SC) e parcialmente filmado no brechó Paradise, organizado por Mayara Cruz (Morgy), que protagoniza o clipe junto com Gustavo Starke (N3fxt). A direção é assinada por YMA e pelo videomaker Daniel RootRider.


#21 Versalle “Dúvidas”



A Versalle de Porto Velho (RO) disponibilizou no dia 20/11 o videoclipe para a canção “Dúvidas”, esta que está presente no álbum Distante em Algum Lugar (2015) via Slap Music.

Miguel Pacheco (baixista da banda) assina a direção e a edição do clipe e diz:  “assim como a música, o clipe tinha que passar a sensação de um sonho que termina numa viagem.”


#22 Scalene “Ponta do Anzol”



A Scalene de Brasília (DF) disponibilizou no dia 16/11 o videoclipe para “Ponta do Anzol” faixa presente no mais recente disco do grupo, Magnetite.

O clipe conta com imagens da banda registradas no YouTube Space do Rio de Janeiro. A produção foi feita por Cosmo Cine e Dudu Roquette assina a direção.


#23 Tuyo “Amadurece e Apodrece”



A Tuyo de Curitiba (PR) disponibilizou no dia 21/11 o videoclipe para a canção “Amadurece e Apodrece”. Este que contou com 16 pessoas no elenco com o objetivo de fortalecer a beleza do coletivo.

“São rostos e corpos semelhantes aos nossos, para transmitir a ideia de muitos de nós mesmos. Criamos um cenário familiar na intenção de reforçar a ascendência e a identidade da Tuyo.” – conta Lio Soares.

O vídeo foi dirigido por Leticiah Futata e contou com a coreografia de Milena Stemberg. Sobre o processo Leticiah contou:

“Como ‘Amadurece e Apodrece’ não é uma música dançante, os movimentos coreografados podem ser um fator surpresa. Então, o vídeo subverte essa lógica e propõe um olhar diferente. O resultado ficou orgânico e destaca todos os participantes, não só a Tuyo.”

Além do clipe, os protagonistas desse encontro também serão retratados em um documentário sobre beleza e elogio, dirigido por Alexandre Spiacci, a ser lançado em 2018.


#24 Canto Cego “Zé do Caroço”



Os cariocas da Canto Cego lançaram no dia 06/11 o videoclipe para uma versão de um clássico de Leci Brandão, “Zé do Caroço”. O vídeo mostra um outro lado das comunidades e favelas do Rio, com direito a participação da própria Leci, artistas, ativistas e líderes sociais do Complexo do Alemão, Bangu e Nova Iguaçu.

“Antes de tudo, as favelas e periferias são muito mais o espaço de pessoas honestas e trabalhadoras do que lugares onde a criminalidade prospera. Infelizmente, a informação massificada de violência mascara a natureza incrível dessas pessoas que estão diariamente dando o melhor de si.

Nossa ideia foi trazer pra perto esses heróis da vida real. Líderes que estão passando ao nosso lado todos os dias. É fundamental a gente olhar pros lados, reconhecer e se identificar com a força dessas personalidades”, elucida Roberta Dittz, vocalista e responsável pela direção do clipe.

Figura marcante na história do Morro do Pau da Bandeira, localizado em Vila Isabel, o líder comunitário do Caroço era um policial aposentado chamado José Mendes da Silva. Conhecido pelo inusitado apelido e dedicado a defender a favela, ele colocou um alto-falante na laje de sua casa para transmitir notícias relevantes aos moradores da redondeza. Foi quando a esposa de um militar que morava em rua próxima ao Morro reclamou que o serviço de do Caroço a incomodava quando assistia à novela.

A história foi contada a Leci Brandão, na época moradora da Mangueira, que compôs a música lamentando que não havia figura parecida em seu bairro, e elogiando a iniciativa de , que fornecia informação alternativa para os moradores.


#25 Cuscobayo “Andei Muito”



A Cuscobayo de Caxias do Sul (RS) que integra o selo independente Honey Bomb Records disponibilizou no dia 17/11 o videoclipe para a balada folk “Andei Muito”.

A faixa é o primeiro single inédito do próximo álbum da banda com lançamento previsto para 2018. O clipe foi produzido por Toca Audiovisual, roteirizado por Fabrício Koltermann, Matheus Chitolina e Matheus Fighera e dirigido por Fabrício Koltermann.


#26 Mannequin Trees “A Little Closer”



O projeto Mannequin Trees do músico sergipano Ícaro Reis lançou no dia 17/11 seu novo single “A Little Closer” através de um videoclipe. A canção integrará o seu novo EP que será lançado através do selo paulistano Balaclava Records.

“A música conta uma despedida involuntária; os pensamentos que temos quando ainda sentimos vontade de alguém”, comenta Ícaro sobre a faixa

“A ideia que tinha pra o clipe era mais elaborada, com roteiro e mais pessoas, mas Grão chegou com a ideia de filmar apenas eu dançando. Como eu adoro dançar e já tinha vontade de filmar algo dançando, topei.”

“Grão filmou e dirigiu comigo o clipe. Wes Sacramento fez a produção. Foi algo bem rápido, filmado na sala de casa. Fiquei meio envergonhado, mas no final acho que rolou”, completa o artista sobre o clipe.


#27 Project Black Pantera “Prefácio”



De Uberaba (MG) para os principais palcos de metal do mundo o Project Black Pantera vem surpreendendo por onde passa. E isto não é novidade para ninguém. Mas talvez para alguns o vídeo de “Prefácio” lançado no dia 03/11 seja. O clipe que conta com imagens da banda tocando foi produzido por Triângulo Mídias.


#28 Forte Norte  “Consumo a Loucura”



No dia 7/11 a banda paulistana Forte Norte disponibilizou em suas redes sociais o videoclipe para a faixa “Consumo a Loucura”.  A canção faz parte do mais recente EP do grupo, intitulado Overdose de Si. O vídeo foi dirigido por Rodrigo Ferreira e tem roteiro assinado por Rodrigo D’Angelo e Rodrigo Ferreira.


#29 Marginal Attack  “On City Streets”



Os paulistanos do Marginal Attack lançaram no mês passado seu álbum de estreia, Keep The Faith In You, através do selo independente Craic Dealer Recors com direito a Premiere no Hits Perdidos.

No dia 10/11 foi a vez do single “On City Streets” ganhar um videoclipe. O vídeo conta com imagens do grupo tocando no estúdio alternando com a banda andando por becos de São Paulo.


#30 Asfixia Social  “Opressor”



No dia 01/11 foi a vez do grupo paulista Asfixia Social lançar o videoclipe para “Opressor”. O registro foi gravado pelo CAV (Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo) durante apresentação da banda no Festival Da Rua pra Rua.


#31 Coronel Pacheco  “Fast Fashion”



Os paulistanos do Coronel Pacheco lançaram no dia 21/11 o videoclipe para “Fast Fashion”. Faixa que integra o conceitual Petit Comité, o disco de estreia do quarteto, vem da ideia de se polir o que há de áspero na vida.

No vídeo concebido e roteirizado pela banda e por André Andrade, e dirigido pelo último, a atriz Anisha Zevallos passa horas a mais em uma loja de fast fashion, tal qual o título da música. Nessa noite surrealista, os manequins ganham vida para animá-la.


#32 Banda-Fôrra  “Apego”



No dia 22/11 a Banda-Fôrra de João Pessoa (PB) disponibilizou em suas redes sociais o lyric video para a canção “Apego”. A banda nos contou que está preparando um disco de inéditas no ano que vem. O vídeo conta com imagens registradas durante as gravações no Estúdio Mutuca e Isas de Azevêdo ficou responsável pela edição das imagens.


#33 Linn Da Quebrada feat. As Bahias e A Cozinha Mineira  “Absolutas”



Uma conhecida marca de vodka convidou a rapper MC Linn da Quebrada e o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira para gravar uma canção em parceria para o projeto “Absolut Art Resistance”. Este que reúne manifestações artísticas ligadas às questões sociais junto com a trajetória da marca desde o seu lançamento em 1986.

A produção ganhou as redes sociais atentando para os frequentes casos de transfobia no Brasil e no mundo que resultam na morte de centenas de pessoas  transgênero. O Brasil é considerado o país que mais mata em virtude de indentidade de gênero e orientação sexual, segundo dados da ONG internacional Transgender Europe.


#34 Rincon Sapiência  “A Volta pra Casa”



O rapper paulistano Rincon Sapiência lançou no dia 27/11 o videoclipe para “A Volta Pra Casa”. A faixa que narra a rotina dos trabalhadores integra o elogiado álbum Galanga Livre.

Com roteiro, direção e produção da dupla de diretores Kill the Buddha, formada por André Chitas e Vinicius Terranova, o clipe foi rodado em São Paulo e contou com a coprodução da Barry Company e da Boia Fria Produções. A história coincide com a realidade da população periférica, que perde boa parte do seu dia no trajeto entre o trabalho, a faculdade e o lar.

“O clipe teve como principal conceito uma representação poética dessa luta diária do trabalhador brasileiro, que é a sua volta pra casa. Depois de um dia de trabalho árduo, das jornadas duplas, dos perigos que a cidade impõe e da precariedade dos transportes, esses cidadãos são confrontados com essas dificuldades diariamente”, explica a dupla de diretores.


#35 Rodrigo Ogi  “Passagem”



No dia 07/11 foi a vez do rapper Rodrigo Ogi lançar o videoclipe para a faixa “Passagem”. O vídeo é protagonizado pelo skatista Filipe Ortiz, que vive um jovem se entedia do isolamento das redes sociais e resolve dar um “rolê” pela cidade. A canção faz parte do recém-lançado EP Pé No Chão. Gabi Jacob assina a direção do clipe.


#36 Yannick Part. Paula Malvar (Vó Tereza) “Luto Por Você”



O rapper paulistano Yannick que no ano passado lançou o EP Também Conhecido Como Afro Samurai e tem lançado vários remixes disponibilizou no dia 06/11 o videoclipe para a faixa “Luto Por Você”. Esta que conta com a participação de Paula Malvar da banda Vó Tereza. A direção é assinada por Seiji Hara e Rodrigo Furlani.


#37 Mutum “Química”



O Mutum é o novo projeto de Jairo Pereira (Aláfia). O músico paulista lançou no dia 12/11 seu primeiro videoclipe. A canção escolhida foi “Química” que discorre sobre o amor livre.

“Assim como a música, o clipe discute a sexualidade para além da via comum, que costuma girar em torno de relações heteronormativas. Fazemos um grande questionamento sobre o que são esses caminhos afetivos sexuais que foram impostos na nossa sociedade, e mostramos que a química está nas peles, nos odores, na energia e não necessariamente no gênero ou numa relação construída somente por duas pessoas”, explica Jairo.

Foram dois meses com longas reuniões semanais com a equipe do clipe, formada por Jairo, a diretora Aimê Uehara e mais três mulheres: a fotógrafa Mariana Ser e as produtoras Izabela Bueno e Rosi Laine Closs.

“Discutimos muito a letra da música, que fala de sexo, relações, corpos e desde o início decidimos tomar muito cuidado com a forma que mulher seria exposta no vídeo. O Jairo deixou esse espaço muito afrouxado para nós e isso foi fundamental na nossa entrega”, conta a diretora Aimê.

“A música fala de sexo em um lugar que não é nem rebuscado nem vulgar, apenas o naturaliza assim como ele é na vida real, sem pirotecnias. Acredito que no dia que falarmos de sexo sem pudor, sem referências religiosas, e de forma aberta como se fosse algo comum, como de fato é, certamente encontraremos a chave para falar dos mais diversos tabus”, completa Jairo.


#38 Gragoatá “Café Forte”



A banda Gragoatá de Niterói (RJ) lançou no dia 17/11 o videoclipe para a canção “Café Forte”. Gravado com luz natural, o visual de “Café Forte” surge da vontade da equipe, formada por profissionais do curso de Cinema, Gustavo de Almeida, Liara Belmira e Vitor Teixeira.

“Como grande parte do pessoal é muito interessada em videoclipes, decidimos então investir nessa produção e buscar bandas que estavam iniciando para fazer um videoclipe pequeno em questão de orçamento, no qual podíamos explorar a montagem”, explica Liara uma das diretoras do clipe.

A música surgiu após o músico assistir o documentário “180º South”, em que um homem viaja de barco da Califórnia até a Patagônia, porém, no meio do caminho ele precisa consertar o mastro na Ilha da Páscoa. Durante os sete dias que passa no local, ele conhece uma nativa que pede para seguir na jornada.

“No documentário não mostra muita coisa dessa parte, mas eu fiquei imaginando como eu pediria pra alguém pra ir junto. “Café Forte” nasceu assim, um pedido para acompanhar”, explica Renato.


#39 Cícero & Albatroz “A Cidade”



Cícero está prestes de lançar seu quarto álbum e para aquecer no dia 27/11 ele disponibilizou o videoclipe para o single “A Cidade”.  A música marca a parceria do artista com Victor Rice, produtor norte-americano (de Nova York) radicado na capital de São Paulo. Gravado pelo cantor e compositor carioca com a banda Albatroz, o álbum Cícero & Albatroz chega às plataformas digitais em 8 de dezembro.


#40 Armando Lôbo “Pindaré Reloaded”



Um dos clipes mais doidões e esquizofrênicos da lista com certeza é o do recifense Armando Lôbo. O músico que acaba de lançar o álbum Myopic Serenade disponibilizou no dia 22/11 o videoclipe para a canção “Pindaré Reloaded”.

A faixa é uma recriação livre e multifacetada do hino folclórico do estado do Maranhão pela diretora e artista visual romena Oana Stanciu. Música e clipe homenageiam a toada de boi imortalizada por Mestre Coxinho com pegada um tanto atordoante.


#41 Killing Surfers “Special Mend”



O grupo alagoano Killing Surfers lançou no dia 01/11 o videoclipe para “Special Mend”. A faixa que integra a coletânea The Crooked Friends Collective – Vol. 1 ganhou um videoclipe feito a partir de imagens creative commons.

#42 Sebage “Stupid Boys”



No dia 02/11 tivemos outro lançamento de clipe do selo alagoano Crooked Tree Records. Desta vez foi o videoclipe do Sebage este que também foi criado a partir de imagens de domínio público. A faixa escolhida foi “Stupid Boys”.


#43 Armada & Sérgio Reis “Próxima Estação”



No dia 23/11 a banda Armada novo projeto de Henrike do Blind Pigs lançou um single em parceria com o músico Sérgio Reis, “Próxima Estação”. A canção que estará no álbum Bandeira Negra que será lançado através do selo independente Hearts Bleed Blue (HBB) em fevereiro de 2018, tem uma levada alá Johnny Cash.

Fã incondicional de Johnny Cash, Henrike viu em Sergio Reis a possibilidade de gravar uma música que remetesse as clássicas gravações do início do rockabilly na gravadora Sun Records. Sem bateria e com baixo acústico “Próxima Estação” tem um ar nostálgico e, segundo Henrike, este clima apareceu durante as gravações. “Assim que o Sergio Reis acabou de gravar, ele disse que cantou o refrão pensando em seu pai e em seu avô. Foi uma experiência inesquecível tê-lo cantando comigo, em uma música composta por mim e pela minha banda”.

O videoclipe de “Próxima Estação” foi dirigido por Henrike e pelo também baixista do Armada, Mauro Tracco. As imagens que compõem o vídeo são do artista Paulo Rocker, que é responsável ainda por toda a arte do álbum.


#44 Mari Romano “Um Ar (feat. Pedro Pastoriz)”



A carioca Mari Romano (Xanaxou) lançou no dia 10/11 o videoclipe viajante para a canção “Um Ar”. Esta que conta com a participação do músico Pedro Pastoriz (Mustache & Os Apaches). Em agosto ela lançou o álbum Romance Modelo através do selo RISCO.

“Adoro “No Ar”. Acho que é a música que a minha mãe mais gosta também, ela se apaixonou pela voz do Pedro. Recomendo demais o disco dele, “Projeções”, que saiu pelo mesmo selo que o meu, o RISCO”, diz Mari. “O Thomas [Jágoda, tecladista] também deu toda a graça da canção, aquele synth arpegiando, muito lindo.” – contou Mari no lançamento do clipe para a Redbull.


#45 Chutes “A Seu Respeito”



A banda Chutes de Passo Fundo (RS) disponibilizou no dia 05/11 o videoclipe para a canção “A Seu Respeito”. O clipe foi dirigido por Dhara Luna.


#46 DSTN “Malibu”



A banda DSTN, de Limeira (SP) divulgou seu primeiro single, “Malibu”, através de um lyric video. O trabalho simula um karaokê à moda antiga e tem edição de Pedro Baptistella e cores de Riccardo Melchiades (Pitty, CPM22, Braza). A produção é de Thomas Dalfré.


#47 Vinikov “Lunaparques”



No dia 10/11 o artista mineiro Vinikov que fez a PREMIERE de seu disco Babyloneliness no Hits Perdidos disponibilizou seu primeiro videoclipe, “Lunaparques”. O vídeo foi idealizado por Vinikov e dirigido por Dellani Lima, cineasta e multiartista paraibano também integrante da banda .

O clipe conta com a participção de Patrícia Rezende, parceira e amiga de longa data de Vinikov na banda Dead Lover’s Twisted Heart.


#48 Ceano “A Represa”



A banda Ceano de Campinas (SP) lançou no dia 17/11 o videoclipe para “A Represa”. A faixa integra o álbum Índice que foi lançado em 2016.

A canção e clipe tem como temática a inércia da vida e isso é retratado de maneira lúdica no vídeo. Luan Medeiros assina a direção, fotografia, edição e finalização.


#49 Rubens “Terra de Ninguém”



O músico Rubens que também faz parte do grupo Mustache & Os Apaches disponibilizou em novembro suas primeiras faixas solo. Ele que tem planos de no primeiro semestre lançar seu primeiro disco que até já tem nome: Existe Um Cachorro Faminto Na Minha Barriga Latindo Pra Você.

A faixa, “Terra é de Ninguém” foi gravada no estúdio Gerência, no Vale do Anhangabaú (SP), e mixada e produzida por Tomas Oliveira e pelo próprio artista.

Já o clipe conta com imagens feitas no deserto do Saara em setembro 2017 e teve edição e captação realizada pelo próprio Rubens.


#50 Dolores 602 “Dolores”



A banda mineira Dolores 602 no dia 24/11 lançou o videoclipe para a canção “Dolores”. As imagens compiladas de diversos momentos do grupo são registros feitos por profissionais do audiovisual que acompanharam a banda, como Emília Aidar, Brodagem Filmes-SP e Raquel Pinheiro – videomaker que assina a direção do clipe junto com a banda –, por amigos e pela própria banda.


#51 O Retrô Ativo “Catuaba Por Você”



A banda rondoniense de rock alternativo O Retrô Ativo lançou no dia 02/11 o videoclipe para a música “Catuaba Por Você”. As imagens foram feitas em São Paulo. O clipe do grupo de Ouro Preto do Oeste foi gravado durante turnê da banda, que contou com shows na capital paulista, Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

O clipe foi produzido pela Geração Y Produções, com direção de Priscila Rocha e captação de Cassiano Geraldo. Já o roteiro foi feito pela própria banda e finalizado em conjunto com a diretora.

“A gente quis fazer um blues rock que tivesse algo sobre catuaba, tendo em vista que é uma bebida popular e a banda já organizou eventos com o tema ‘Catuaba’. Com tudo isso, acabou criando essa associação e surgiu a música”, explica o vocalista da banda.


#52 Agoristas “Amanheceu”



O Agoristas de Goiânia (GO) lançou no dia 02/11 o videoclipe para “Amanheceu”. Inclusive já resenhamos um disco do grupo por aqui com direito a entrevista com Danilo Xidan, um dos membros do projeto.

Segundo o grupo o vídeo é fruto da sincronia do vídeo “Metamorfose”, de Pedro Haru, com “Amanheceu”, mantra retirado da obra Oculto, de Agoristas.


#53 Stupid “Última Garoa”



No dia 03/11 a banda Stupid de Indaiatuba (SP) disponibilizou o videoclipe para a faixa “Última Garoa”, esta que integra o EP Dádiva. A a produção tanto do clipe quando do EP ficaram sob a responsabilidade de Adriano Ferreira, baterista da banda Black Days.  


#54 ATRIP “A Música é Nossa Clínica”



A banda guarulhense ATRIP lançou no dia 03/11 o videoclipe para a canção “A Música é Nossa Clínica”. A faixa integra o álbum Respeite Sua Essência que foi lançado neste ano.


#55 Dislexia “Atacante”



A banda de hardcore paraense Dislexia lançou no dia 01/11 o videoclipe para a faixa “Atacante”, esta que está presente no single (In​)​Justiça – lançado em janeiro deste ano. A direção do vídeo é assinada por Raoni Joseph e foi gravado na Fábrika Studio.


#56 Melvin & os Inoxidáveis  “Mil Vezes Mais”



Conhecido por tocar em muitos projetos Melvin Ribeiro (Carbona) lançou nos últimos tempos seu primeiro projeto solo. Este que foi apelidado de Melvin & os Inoxidáveis e no dia 22/11 ganhou seu primeiro videoclipe.

A faixa escolhida foi “Mil Vezes Mais” essa que em seu vídeo conta com imagens registrada durante apresentação da banda no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. O show marcou a estreia do projeto e foi realizado em Outubro do ano passado.

As imagens foram registradas por Leonardo Castilho, Guta Stresser, Iago dos Santos e Rodrigo Barba. Já a edição ficou por conta do próprio Melvin. A banda que o acompanha conta com  gugabruno, Marcelão e Barba.


#57 Tequila Baby  “O Som Da Gilete Batendo No Azulejo Do Banheiro”



Os veteranos punk rockers gaúchos do Tequila Baby lançaram no dia 27/11 o lyric video para “O Som Da Gilete Batendo No Azulejo Do Banheiro”. A faixa fará parte de um disco de inéditas planejado para o ano que vem.


#58 Clearview  “Break The Trap”



A experiente banda de hardcore/trash metal paulistana Clearview disponibilizou no dia 14/11 o videoclipe para a faixa “Break The Trap”. Esta que está presente no mais recente disco do grupo Absolute Madness que foi lançado neste ano. Marina Zavros assina a direção do videoclipe que conta com imagens registradas em arranha-céus de São Paulo.


#59 Republica  “Broken”



A banda Republica de São Paulo lançou o clipe “Broken” que registra o clima das gravações do álbum Brutal & BeautifulFeito em Los Angeles e produzido pelo americano Matt Walace. O videoclipe foi gravado no lendário estúdio Sound City. Assina a produção a Corazon Filmes, já a direção ficou por conta de Martin Toro.


#60 Caffeine Boy  “Cold light, self-hatred”



A banda paulistana Caffeine Boy lançou no dia 28/11 o videoclipe para a canção “Cold light, self-hatred”. A faixa está presente no EP de mesmo nome lançado no dia 9.

Segundo a própria banda o clipe é um vídeo de montagem editado a partir de filmagens de danceterias e festas dos anos 80, animações digitais dos primórdios da computação gráfica, publicidade turística vintage, entre outras esquisitices.


#61 Mais Valia  “Desterro”



Depois da Kalouv temos outra banda representando a Sinewave Label na lista. Direto de Jaú (SP) quem chega é a Mais Valia com seu excelente rock instrumental. No dia 09/11 foi a vez do videoclipe de “Desterro” ser lançado, a faixa que está presente no EP Mesopotamia.


#62 Paulo Beto  “Portas do Milênio”



O músico fluminense Paulo Beto lançou no dia 22/11 o videoclipe para “Portas do Milênio”. A faixa é a primeira canção do álbum Memórias d’aldeia do bicho que mente (2015).

O vídeo foi inspirado no surrealismo de Buñuel e Alejandro Jodorowsky e bebendo na fonte do teatro de Zé Celso, Paulo busca na liberdade do passado a resistência para o futuro.

“A música busca estabelecer um discurso de repúdio às práticas da vida moderna, convidando o receptor à ação, já, de seu devir e sonho, anunciando a incomensurabilidade e a vulnerabilidade da experiência dos corpos, intransponível, única e fugaz”, explica Paulo.

Dirigido por Amanda Lebeis, João Arthur e pelo próprio Paulo Beto. O vídeo foi gravado no Palacete dos Amores, um casarão do século XIX habitado por artistas na região central do Rio de Janeiro.


#63 Héloa  “A paz que desejei”



A cantora sergipana Héloa lançou no dia 27/11 o videoclipe para “A Paz Que Desejei”, faixa presente no disco Eu lançado pelo selo YB Music. As imagens do vídeo foram registradas no interior do estado e exaltam sua ancestralidade negra, Oxum e a natureza.

O vídeo foi dirigido por Héloa e Gabriel Barreto e tem roteiro e figurino elaborados pela própria musicista.


#64 Cássia Novello  “Higher”



A cantora carioca Cássia Novello no dia 28/11 lançou o videoclipe para “Higher”. A canção que está presente em seu mais recente álbum Mundo Presente. O vídeo é uma realização de Thiago Locke e da Masmorra Produções.

Figura sagrada venerada no México, a Santa Muerte vem de uma espécie de mistura entre crenças católicas e mesoamericanas. Porém, a cultura da era pré-colombiana já venerava a morte, tendo, inclusive uma data para sua celebração: o Dia dos Mortos. Em “Ninguém Nasce Herói”, os personagens que representam a justiça e a subversão, usam a imagem de Santa Muerte para representar a ideia de igualdade – seja rico ou pobre, a morte é inerente ao ser humano.

O vídeo sintetiza o conceito do livro e mostra a personagem de Cássia Novello sendo perseguida pela chamada “Guarda Branca”. Enquanto ela foge para se proteger, as lembranças de seus amigos a ajudam a ter força para continuar. Foi a eles que a artista se uniu para dar forma a essa ideia: a Muerte é interpretada pela atriz e dubladora Pamella Rodrigues e o amigo é o cantor e compositor Brenno William. Já a Guarda Branca são Rhaul Victor e Marcelo Venturini, músicos que integram a banda Cosmobox ao lado de Cássia.


#65 Stoyca  “Valha”



No dia 24/11 foi a vez da banda brasiliense Stoyaca disponibilizar o videoclipe para “Valha”. A faixa está presente no disco Ninguém estava aqui (2016). O clipe foi inspirado no noticiário, quando uma mulher foi linchada após ser confundida no Guarujá (SP).

O vídeo traz os olhares estranhos mediante a performance do brasiliense Abu Garrido. Jorge Verlindo ficou responsável pela direção e roteiro.


#66 Nove Zero Nove  “Temporal”



A banda de rock carioca Nove Zero Nove lançou no dia 17/11 o videoclipe para a faixa “Temporal”, esta presente no álbum Blindado. As imagens foram registradas no Rio de Janeiro entre julho e setembro deste ano. O clipe foi dirigido por Gabriel Gomes.


#67 Victor Cavalcanti  “Reinando”



No dia 06/11 foi a vez do músico paulista Victor Cavalcanti lançar o lyric video para “Reinando”. A canção integra seu segundo álbum, Caos.

“Os momentos caóticos são minhas horas mais criativas. Eu anoto tudo ou gravo no celular e vou acumulando. Quando a cabeça esfria e eu entendo pelo o que eu passei, começo a colocar técnica, produção e afins. Acho que eu, sem caos, nunca criaria nada”, conta Victor.

“Minha teoria é de que fomos feitos para o caos, e precisamos aprender a lidar e crescer com ele” – finaliza o músico.


#68 Jacintho  “Cê já pode morrer”



O músico paulista Jacintho disponibilizou em suas redes sociais o clipe para “Cê já pode morrer” no dia 06/11. O single que está presente em seu EP homônimo é o primeiro a ganhar um videoclipe este que foi dirigido pelo diretor cubano Victor Guerrero.

O artista convidou para essa parceria o notório guitarrista e músico paraense Felipe Cordeiro para ajudar no aprofundamento de suas raízes nortistas e em todas as referências latinas presentes em seu primeiro EP, lançado em abril deste ano.

“Nessa música, a pessoa conta como de fato foi o fim de tudo. Contando que não era essa história mágica, que se imaginava e ela vai desabafando. Então, uma música fala de uma lembrança boa e a outra é um desabafo”, conta artista.


#69 Maneva  “Segredos”



A banda de reggae paulistana Maneva lançou no dia 02/11 um clipe extraído de seu mais recente DVD, Ao Vivo em São Paulo que foi lançado em março. 

O DVD inédito “Ao Vivo em São Paulo”, o segundo trabalho ao vivo da carreira da banda, conta com as participações especiais de Armandinho, Zeider Pires (Planta e Raiz), Tati Portella (Chimarruts), Haikass, Oriente e Deko. O Maneva é formado por Tales de Polli (voz), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (baterista).


#70 Lloyd  “Keep The Light On”



A banda Lloyd de São Paulo disponibilizou no dia 01/11 o videoclipe para “Keep The Light On”. A canção integra o recém lançado álbum Rendering the Corners Ahead.


#71 5 a seco  “Lua Cheia”



A banda paulista 5 a seco lançou no dia 03/11 o videoclipe para a canção inédita “Lua Cheia”. Em novo vídeo, o integrante Pedro Viáfora aproveita a paisagem do Mirante Alto do Céu da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, para cantar e tocar violão a música de sua própria autoria.


#72 Nina Becker  “Voo Rasante”



A carioca Nina Becker no dia 29/11 lançou o videoclipe para a canção “Voo Rasante”, esta que é uma parceria da musicista com Jonas Sá. O clipe foi gravado em p/b em Copacabana e conta com a direção de Fernando Neumayer e Luís Martino. A canção está presente no disco Acrílico, lançado em outubro pela YBmusic e Natura Musical.


#73 O Terno  “Diretos”



Um ano após o lançamento do disco Melhor Do Que Parece a banda paulistana O Terno lançou mais um videoclipe no dia 29/11. A faixa é uma bonus track inédita e um presente de fim de ano para os fãs.

A música veio acompanhada de vídeo durante a gravação da música no estúdio. A direção e montagem ficaram por conta de José Menezes.


#74 Ops  “A Sua Culpa”



O produtor musical brasiliense Ops lançou no dia 14/11 o videoclipe de “A Sua Culpa”. A faixa está presente no álbum Não Ta Tudo Bem que foi lançado neste ano. Caetano Maia ficou responsável pela direção, câmera e edição do vídeo.


#75 Ponto Nulo no Céu  “Horizontal”



A banda catarinense de Gravatal Ponto Nulo no Céu lançou no dia 10/11 o videoclipe para “Horizontal”. A faixa integra o mais recente lançamento da banda, Pintando Quadros do Invisível. O clipe é a sequência de “Telas”, vídeo lançado anteriormente pela banda.

“Nossa ideia era continuar contando aquela história, pois o álbum em si tem um núcleo ideário exposto nas letras e clipes”, explica o vocalista Dijjy Rodriguez.


#76 Natália Matos  “A Cura”



A cantora paraense Natália Matos que tem sido produzida por Léo Chermont e tem direção artística de Carlos Eduardo Miranda lançou no dia 02/11 o lyric video para “A Cura”. A canção está presente no novo disco da musicista, Não Sei Fazer Canção de Amor que foi lançado no dia 10.


#77 Paulo Miklos  “Vou Te Encontrar”



O eterno titã Paulo Miklos no último ano decidiu partir para uma carreira solo e flertar com a MPB. Tendo lançado o álbum A Gente Mora no Agora e sido elogiado por muitos. No dia 09/11 foi a vez do músico disponibilizar o videoclipe para “Vou Te Encontrar”.

A música fala sobre as dificuldades pelas quais Paulo passou em sua vida pessoal e amorosa recentemente e mostra como ele está pronto para seguir em frente, e seu clipe oficial é um retrato de tudo isso.

O video foi dirigido por Andre Novis e Matias Mariani da Primo Filmes, que utilizaram uma técnica chamada “face tracking” para projetar imagens que acompanham os traços do rosto do cantor.


#78 Versos Polaris  “A Do Aeroporto”



A cantora e compositora paraense Nathália Lobato, mais conhecida como Versos Polaris lançou no dia 14/11 o videoclipe para “A Do Aeroporto”. A faixa que encantará os fãs de folk integra seu EP As Músicas da Nath que foi lançado em junho.

As imagens foram captadas por uma amiga, pela própria Nath e por seu pai, num registro informal e despretensioso dos diversos aeroportos por onde a artista passou nos últimos tempos. Lívia Mendes e Nathália Lobato assinam a direção.


#79 Magnólia  “Entropia (part. Elektra)”



A banda Magnólia de Florianópolis (SC) lançou no dia 03/11 o videoclipe para a canção “Entropia” esta que conta com a participação especial da Elektra. A faixa é a primeira do novo disco do grupo lançado neste ano, o segundo da carreira do grupo. O vídeo conta com imagens registradas e editadas por Gabriel Stella.


#80 Válvera  “Demons Of War”



A banda de heavy metal de Votuporanga (SP) Válvera lançou no dia 02/11 o videoclipe para “Demons Of War”. A faixa integra o álbum Back To Hell. O clipe é baseado no estresse pós-traumático que as pessoas sofrem com a guerra e foi produzido por Pier 66 Films e dirigido por Plínio Scambora.

“Recentemente, tivemos contato com um veterano que serviu no Iraque e ele nos contou algumas experiências que teve na guerra e como ela pode mudar e destruir a vida das pessoas”, contou o vocalista e guitarrista Glauber Barreto.

“Ele disse que a sensação é de viver em um pesadelo. Mesmo voltando, ele não se sentia em casa, não vivia em paz e nem em segurança. Começou a beber para fugir de tudo. Tinha uma série de perturbações e sonhos recorrentes de que ia morrer. É como se a guerra fosse um fantasma que sempre o assombraria”, completou.


#81 Entropia  “NR19″



Entropia é o projeto eletrônico de Matheus Câmara, ele que é multi instrumentista e compositor recifense mas que atualmente reside em São Paulo. Em novembro ele lançou através do selo Mamba Negra o EP ĐЄMØŁIÇÃØ este que conta com a faixa “NR19”. Todas as quatro faixas foram lançadas através vídeos que captam de maneira visual os beats.


#82 Blue Violet  “Feel Enough”



A banda paulista Blue Violet lançou no dia 02/11 o videoclipe para “Feel Enough”. Este que foi feito de maneira D.I.Y. pela própria banda.


#83 Mady & Seus Namorados  “Fui no Bar com o Davi”



Os sempre bem humorados manauaras do Mady & Seus Namorados lançaram no dia 13/11 o videoclipe para “Fui No Bar Beber Com o Davi”, este que é a continuação do clipe lançado “Eu Adoro Quando O Punk Vira Brega” que foi lançado em setembro.


#84 Lobos de Calla  “Verdade Absoluta”



O trio Lobos de Calla de Belo Horizonte (MG) lançou no dia 18/11 o videoclipe para a faixa “Verdade Absoluta”. A faixa integra o álbum Às Vezes Eles Voltam que foi lançado em fevereiro deste ano. O videoclipe teve roteiro e direção de Taísa Campos.

O título do disco, assim como o nome da banda, é referência a uma obra do autor norte-americano Stephen King, e brinca com o fato de que a banda está de volta à ativa após um hiato de três anos.


#85 Limonge  “Astronauta”



O cantor, compositor e multi instrumentista Limonge lançou no dia 13/11 o lyric video para “Astronauta”. A canção faz parte do novo álbum do músico, Nem Todos São Como Astronautas. O clipe reúne uma série de imagens coletadas pela ISS (Estação Espacial Internacional).


#86 SPINOSA  “CIC, RG e Certidão De Casamento”



No dia 25 de julho o músico Renato Spinosa que assina seu projeto como SPINOSA lançou seu EP Beijo Burocrático no palco do Teatro de Contêiner. O lançamento foi registrado com diversas câmeras e na faixa “CIC, RG E CERTIDÃO DE Casamento” ele se apresentou ao lado de Rodrigo EBA! e Arthur Tofani.

Além de Renato, Rodrigo e Arthur a mega banda que os acompanha é composta por Rafael Lourenço na Bateria, Mauricio Biazzi no baixo, Diego Amaral na guitarra, Kim Jinkings nos teclados, Fabio Martinelli no trombone, Luiz Santiago Málaga no saxofone e Fabio de Oliveira no trompete. O vídeo foi gravado por Rodrigo Panassolo e foi editado por Malu Risi.


#87 Cupin  “Inara RMX”



A banda Cupin aos 45 do segundo tempo no dia 30/11 lançou o videoclipe para o remix de “Inara”. A faixa integram o primeiro álbum homônimo do grupo que foi lançado em 2016 através do selo Freak.

Os elementos da cultura brasileira como levadas de escolas de samba e do funk serviram para dar asas a imaginação da faixa e do clipe que contém várias viagens e mash-ups insanos. Grande parte disso se deve a parceria estabelecida com a Melted Videos que idealizou e concebeu o vídeo. Estes que são conhecidos pela identidade “trash”. O

vídeo é composto por imagens que vão de paisagens naturais a grandes centros urbanos; de manifestações a festas de rua; do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, às marginais paulistanas; da propaganda política ao cara que dá grau de moto e escuta som de porta-malas bombando no rolê. Isto é um pouco do Brasil de 2017.

“Eu queria uma faixa que soasse como um party-rock eletrônico, que o cara ouve e fala que é som de balada. Mas ao mesmo tempo, todas as guitarras e o som orgânico de banda sampleada estão ali, bem na cara”, conta Pedro Luce


#88 Ódio ao Extremo  “Nóia”



A banda de Thrash/Grind/Punk Ódio ao Extremo de Lavras (MG) o videoclipe para “Nóia”. O vídeo foi produzido pela produtora OxHxC Filmes.


#89 Urbanites  “Always A Listener”



O grupo curitibano Urbanites está na ativa desde 2013 com influências de rock alternativo/brit pop/blues no leque. Em 2017 eles lançaram seu primeiro EP, Anxious Minds Vol. 1.

No dia 27/11 foi a vez do single “Always a Listener”  ganhar um lyric video. Este que foi produzido pelo baterista da banda, Leandro Castro.


#90 João Brasil  “Latinha”



O Dj carioca João Brasil lançou no dia 30/11 o videoclipe para “Latinha”. A canção que foi feita em parceria com o Brazza Squad. O vídeo conta com imagens registradas durante a participação do músico na edição do Rock In Rio deste ano.

A faixa integra o EP #Naite este que conta com “Michael Douglas”. O vídeo foi produzido pela Tocavideos e teve edição de Fernando Neumayer.


#91 Thrills & The Chase “Monday Night Confessions”



Os paulistanos do Thrills & The Chase lançaram no dia 27/11 o lyric video para “Monday Night Confessions”. A faixa integra o álbum Original Monday Night Soundtrack que foi lançado em janeiro. Roberta Fabruzzi assina a direção da animação.


#92 MX “Fleeing Terror”



A banda de thrash metal paulistana MX lançou no dia 27/11 o videoclipe para “Fleeing Terror”. A MX prepara um álbum para o primeiro trimestre de 2018 que está sendo gravando no Estúdio Lamparina com produção de Tiago Hóspede. Tiago e Zema Abreu assinam a direção do vídeo.


#93 RZO “Uma Multidão Rumo à Solidão ft. Sombra”



O lendário grupo de rap RZO lançou no dia 30/11 o videoclipe para “Uma Multidão Rumo à Solidão”. O clipe conta com a participação de Sombra e foi inspirado em histórias como “Mad Max” e “O Livro de Eli”. O vídeo foi dirigido por Thiago Russi e idealizado por Sandrão, do RZO.


#94 Satanique Samba Trio “Altos Traumas”



O trio brasiliense Satanique Samba Trio lançou no dia 30/11 o videoclipe para “Altos Traumas”, faixa que integra Xenossamba que foi lançado neste ano. O vídeo foi dirigido por Pedro B. e Tiago Rocha e é uma realização 3Conto e Casadearroz.


#95 Mari Blue “A Gente”



A musicista mineira Mari Blue lançou no dia 24/11 o videoclipe para “A Gente”. O vídeo foi dirigido por Alexandre Branco Borges e conta diversos simbolismos escondidos nos manequins da produção assinada pela Asha Filmes. A música integra seu mais recente álbum, Fruto da Flor,  que saiu via Sagitta Records.


#96 ETNO “Existe Amanhã”



Para comemorar os 15 anos de carreira a banda ETNO de Brasília (DF) lançou no dia 10/11 o lyric video para “Existe Amanhã”. A faixa estará presente no terceiro álbum do grupo que tem previsão de lançamento para 2018. O vídeo foi dirigido e editado por Tiago Palma.

“A letra fala sobre obstáculos e sobre como as relações entre as pessoas acabam se tornando mais frias e distantes num mundo cada dia mais virtual, mas sempre há possibilidades de começar um novo caminho”, comenta o baixista Iano Fázio.


#97 Stillo Radical “Não Vão nos Calar”



Direto da zona sul de São Paulo o grupo de rap Stillo Radical retomou as atividades com o EP Cocaia. No dia 16/11 foi a vez de “Não Vamos Nos Calar” ganha um videoclipe.

Para o próximo ano, o grupo prepara um documentário para contar a própria trajetória e importância no hip-hop da periferia da zona Sul de São Paulo. O filme terá participações de artistas como CrioloMano Brown e Mano Cobra.


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de Novembro (2017). Dos 97 vídeos do post, 81 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Novembro


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s