60 clipes independentes lançados em Abril + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de abril inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 60 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos uma média de 2 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 17 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE ABRIL. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


#1 Rocca Vegas “O Anti-Herói”



Era meia noite do dia 1/04 quando ia para o ar o clipe de ” O Anti-Herói” da banda cearense Rocca Vegas. O clipe foi gravado em Fortaleza em um cenário repleto de luzes de led no fundo numa levada um tanto quanto Nine Inch Nails esteticamente dizendo. O som por outro lado é rock’n’roll com aquele ar oitentista com direito a synths. Quem assina a direção é Derick Borba, já o roteiro foi feito pela própria banda.


#2 In Venus “Mother Nature”



Como sempre fui muito fã de Babes In Toyland, Breeders, Savages, Rakta e Sonic Youth quando pude conhecer o som da In Venus foi paixão a primeira vista. Estou inclusive animadíssimo para o show de estreia do primeiro álbum da banda paulistana, Ruínas, que acontecerá no dia 26/05 no Estúdio Aurora (Pinheiros – São Paulo). O disco sai pelos selos Howlin’ RecordsPWR Records e Efusiva.

No começo de abril foi a vez de fazer o devido “esquenta” com um clipe feito com imagens “Creative Commons” que juntas – através da edição da Cintia Ferreira – passam uma mensagem forte e de transformação.

Nas palavras da banda: “O mundo desmorona em grande velocidade. A Grande Mãe dá seus últimos suspiros antes de convalescer e o caos completo se estabelecer. Aceleramos o tempo, desenvolvemos máquinas e destruímos nossa essência, o que nos criou, o que nos mantém vivos nessa selva de cimento. Esquecemos daqueles que zelam, prezam e sobrevivem por Gaya, à troco de migalhas. O resultado dessa caçada é a morte lenta e sufocante. Arquétipos precisam ser mudados. IMEDIATAMENTE. COM VOCÊS, MOTHER NATURE


#3 Merda “Bipolar”



O Merda ou melhor dizendo Conjunto de Música Jovem Merda a cada lançamento trata de literalmente “jogar a merda no ventilador”. O tom de deboche, escárnio e fanfarão vai muito além da estética do logo ou do Crackinho. Suas letras são sagazes e suas tiradas: cômicas.

“Bipolar” é o primeiro single do álbum, Descarga Adrenérgica, que foi lançado no fim de abril pelo selo capixaba Läjä Records. O disco foi produzido por Rafael RamosPara quem curtir o bagaceira lifestyle vai cansar de cantarolar os versos:

“BIPOLAR
Não vou
Vou!
Não vou
Faço!
Não vou
Quero!
Bipolar”

O clipe foi gravado no estúdio Tambor (RJ) e conta com apenas 58 segundos com imagens dos integrantes em situações aleatórias como entrar numa geladeira apenas de cueca trajando um capacete, baderna e bebedeira.


#4 Heavenless “The Reclaim”



A banda de metal Heavenless de Mossoró (RN) lançou no dia primeiro de abril o vídeo para a canção “The Reclaim”. Com direito a cruz invertida pegando fogo, cenário em chamas e a banda tocando seu som pesado. O clipe tem uma fotografia de se elogiar com as cores vibrantes.

Acredito que fãs de Burzum e Black Metal em geral vão adorar. A faixa está presente no disco Whocantbenamed e o vídeo foi dirigido, filmado e editado por Vicente Ferreira e Adilson Silva.


#5 Insanamentesã “Iluminar”



Através do groove do funk, do rap, do reggae, new metal e rock a banda paulistana Insanamentesã lançou no último mês o EP, Vol.1. Para o lançamento do disco eles prepararam um clipe para a faixa “Iluminar”, esta que carrega fortemente a identidade e estética do grupo da Barra Funda.  O vídeo tem direção e roteiro por André Bolzan, Flávio Galli e Sergio Hime.


#6 Make Make “Sol Sem Fogo”



O quarteto paulistano que funde rock alternativo e funk, Make Make, está na ativa desde 2015. Em breve lançará o disco Velhas Teorias Sobre o Sol, primeiro disco da banda, gravado nos estúdios Nimbus e JRC.

Enquanto o grande momento não chega no começo de abril foi lançado o clipe para a faixa “Sol Sem Fogo” com cenas gravadas na Pedra Grande, em Atibaia, e no Mad Studios, em São Paulo. O vídeo foi filmado por Vitor Furlan.


#7 Diabo Verde “Senhor do Destino”



Os cariocas da Diabo Verde lançaram no dia 25/04 seu mais novo vídeo. A faixa escolhida foi “Senhor do Destino” que integra o mais recente disco do grupo Veni, Vidi, Vici!.

A canção – e vídeo – tem a participação do Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish. O clipe foi dirigido, editado e filmado por Gustavo Caldas e também conta imagens feitas por Marcus Iahn Krx durante o show de lançamento do álbum novo no Imperator Centro Cultural João Nogueira (Rio de Janeiro – RJ).


#8 Nacional Riviera “Câmera”



A banda porto alegrense, Nacional Riviera, tem na sua gama de sons ritmos brasileiros, música experimental, folk, jazz e rock. Desde 2013 na ativa o sexteto lançou no dia 03/04 seu mais novo clipe, “Câmera”. O vídeo conta com imagens da natureza mescladas com imagens dos integrantes na praia e a atmosfera da canção faz com que o ouvinte viaje por estas ondas.

A direção é assinada por Matheus Walter. Já a montagem e finalização ficaram a cargo de Virginia Simone da produtora Avalanche + NR. Um belo clipe que merece ser apreciado por mais de uma vez.


#9 The Galo Power “Começo do Fim”



Formada em 2007, com fortes influências de Grand Funk Railroad, Cream, Deep Purple, Black Sabbath, Creedence e outros medalhões dos anos 60 e 70, a banda goiana The Galo Power participou de uma session realizada na Sala Fumarte (Brasília – DF) em dezembro de 2016.

A faixa escolhida para a Fumarte Session foi “Começo do Fim”, esta que foi mixada e masterizada pelos irmãos Bruno e Breno Prieto. Já a captação e a edição de imagens ficaram por conta de Patrícia Soransso. The Galo Power integra o casting do selo goiano, Monstro Discos.


#10 Ekena “Todxs Putxs”



Misturando folk / MPB e Indie Pop a banda de Araraquara (SP), Ekena, lança neste mês seu primeiro disco, . O álbum terá como temas os relacionamentos e a luta da mulher em meio a uma sociedade machista.

O clipe de “Todxs Putxa” coloca o dedo na ferida e através de mulheres mostra a marca da violência e as individualidades. Com uma estética de muito bom gosto, levanta bandeiras contra a homofobia, machismo e gordofobia. Com versos ácidos escancara problemas enfrentados pela mulher no dia-a-dia narrando passagens através de fatos.

O vídeo conta com participações de Ana Moraes, Daniele Adorna, Mayra Aveliz e Jorge Rufino. A Direção de Cena e fotografia, captação e edição são assinadas por Ana Moraes.


#11 Mezatrio “Imperfeito”



Desde 2004 na ativa a banda manauara Mezatrio disponibilizou no dia 05/04 seu mais novo vídeo. O single escolhido foi “Imperfeito” e a temática é sobre os relacionamentos líquidos que Zygmunt Bauman tanto discorreu enquanto em vida.

Sobre a canção a banda afirma: “Com uma temática existencial, “Imperfeito” apresenta questões que rodeiam nossas mentes diariamente. Em tempos de modernidade líquida, onde todos os relacionamentos são vivenciados de forma superficial, buscar uma existência perfeita tornou-se regra.
 
Diante dessas premissas, a música mostra que os caminhos da perfeição e do erro estarão sempre entrelaçados. Não importa o quão árdua seja a busca pela vida perfeita, ao longo da jornada sempre encontraremos um desvio que nos levará para o Imperfeito.
 
Logo, não é possível ouvir “Imperfeito” sem se identificar com seus versos, uma vez que cada linha está carregada com os mais corriqueiros sentimentos humanos, que já podem ser encontrados em seu próprio título que, de forma direta, resume a existência humana: Imperfeita.” 

No vídeo temos a participação de Ana Luiza Compagnoni, Thaís Querinna, Jackson Julio, Sthé Caroline, Murilo Shioji além claro da banda. A direção é assinada por Diego Nogueira.


#12 Garotas Suécas “Me Erra”



O EP Mal Educado foi lançado em 2015 pelo Garotas Suécas. No dia 12/04 foi a vez de “Me Erra” ganhar um clipe com direção de Gabriel Rolim.

O vídeo aborda temas urgentes como o machismo enraizado na sociedade, os relacionamentos abusivos – olá BBB – e o cotidiano de maneira bem humorada. Com direito até a propaganda alá Polishop (não é publi, ok?) de um removedor de abuso. O destaque fica para a atuação da vocalista Irina Bertolucci.


#13 Atrack “Trump, Bolsonaro e o Facismo no mundo neoliberal”



Direto de Porto Alegre (RS) a Atrack manda brasa com um clipe cheio de ódio e palavras duras. Feito para colocar o dedo na ferida mesmo, escancarar o problema do crescimento do autoritarismo, conservadorismo e neo facismo.

O vídeo lançado no dia 07/04 possui imagens da banda tocando no Estudio Hurricane misturadas outras de domínio público. A direção, imagens, edição ficaram por conta de Billy Valdez. Já a produção é assinada pelo Coletivo Catarse e a própria banda.


#14 Dead Fish “Suasalito”



A experiente banda capixaba de hardcore Dead Fish lançou no dia 07/04 o clipe para a canção “Suasalito”, este que contou com a direção de Derick Borba. O vídeo foi gravado em São Francisco (EUA) e conta com uma produção impecável.

Mesclando imagens gravadas em paisagens icônicas da cidade estado unidense, como a Golden Gate Bridge e a Prisão de Alcatraz, com imagens registradas no Brasil. A canção está presente no álbum Vitória lançado em 2015 via Red Star Recordings.


#15 Stolen Byrds “Come Undone”



Os Stolen Byrds de Maringá (PR) divulgaram seu mais novo clipe “Come Undone” no dia 07/04. O vídeo consegue captar a atmosfera lisérgica e vibrante do rock torto da banda através de uma viagem colorida e alucinante.

Com ares do rock dos anos 70, o vídeo produzido pela Suburbano Filmes e dirigido por Guilherme Massago e Gustavo Oliveira, te tira desta órbita e consegue te prender nos 3:22 minutos de filme. O álbum 2019 será lançado no dia 28/05 e a faixa “Jetplane” foi lançada nos últimos dias.


#16 Mario The Alencar “When You’re Helpless”



No dia 10/04 foi a vez do músico alagoano Mário de Alencar através de seu projeto solo Mario The Alencar o clipe para a canção “When You’re Helpless”. Mário também é o grande responsável pelo selo independente Crooked Tree Records em que o Hits Perdidos a não tanto tempo assim falou sobre a coletânea de 1 ano.

Segundo Mário o clipe “é um vídeo clipe caseiro com imagens retiradas de um curta-metragem pela internet.” A faixa faz parte do novo álbum Great Diary Things que será lançado neste mês. Acredito que se gostar de Pavement, Sebadoh, Pixies, Seaweed, Built To Spill e Hüsker Dü irá certamente curtir.


#17 Vanguart “Beijo Estranho”



No dia 07/04 o Vanguart de Cuiabá (MT) divulgou o clipe para a faixa “Beijo Estranho” com o intuito de promover o álbum que marca a volta da banda. O disco Beijo Estranho foi lançado no dia 28.

O vídeo conta com colagens e cenas captadas em estúdio pela jornalista Lorena Calábria durante as gravações do álbum, junto com cenas de filmes surrealistas. A direção é assinada pela banda e Pedro Hansen.

Sobre a letra da canção o vocalista Hélio Flanders comenta: “A canção evoca magias libertadoras, o grito primal de alguém que já não suporta mais viver longe de si. Isso está na minha voz, na letra, no arranjo. Às vezes é necessário um beijo estranho para acordar o corpo para o mundo. É certamente a canção mais forte que a banda fez até hoje”.


#18 California “O Provocador”



A banda de screamo/metalcore de Maresias (SP), Califórnia, disponibilizou através de suas redes sociais no dia 09/04 seu mais novo clipe, “O Provocador”. A faixa está presente no EP La Vendetta.

Quem assume a direção do vídeo clipe é o próprio vocalista Will Takashi. No clipe além da banda conta com participações especiais de Bodão, Alexandre Jr, Matheus Antônio, Danilo Xavier, Bia D’avilla, Rani Batista, Arthur Macfadem, Caio Felipe (ex membro), Camila Ferraz, Cristian Sousa, Thiago Moose, Jonathan Feliciano (ex membro), Nathalia Ribeiro, Diego Barbosa (ex membro), Bia Castilho, Natalia Raila e Diko Screamo.


#19 Unbelievable Things “Cansadão”



O trio paranaense Unbelievable Things lançou no dia 09/04 o primeiro clipe de sua até então pequena história. O projeto que começou como terapia para Tim Fleming (NapNap Records) durante uma viagem pela Califórnia foi ganhando asas e se tornando algo mágico com o passar do tempo.

Sendo sincero, lo-fi e simples. Inclusive na primeira coluna Som Na Caixa comentamos sobre o novo lançamento. O clipe foi gravado durante os dias 25 e 26 de março em Maringá e Londrina.


#20 CHCL “Sem Freio”



O quarteto de São José dos Campos (SP), CHCL, lançou no dia 10/04 o vídeo para a canção “Sem Freio”. A faixa abre a coletânea Café do selo Bigorna Discos. A produção foi feita em parceria com o La Puerta Roja Filmes e tem direção de Lucas Sant’Ana.


#21 Zander “Desembarque”



No dia 10/04 quem também disponibilizou seu novo vídeo foi a banda Camarones Orquestra Guitarrística de Natal (RN). A canção escolhida foi “Feeexta” faixa título do novo álbum da banda potiguar lançado no mês passado.

O clipe conta com imagens do acervo pessoal da banda registradas durante as turnês e festivais como o DoSol. Quem assina a direção e edição é Anderson Foca através da produtora Dosol Image.


#23 Encare “Munição”



A banda paulistana Encare surgiu em São Paulo no ano passado e no dia 17/04 disponibilizou em suas redes sociais seu primeiro clipe. A faixa escolhida foi “Munição” e teve seu vídeo gravado em um dos edifícios mais conhecidos da cidade, o Copan.

O filme foi registrado por Last Mosh. Já a captação e edição ficaram por conta de Claudio Cestare Jr. A música foi gravada no Bay Area Estudios e teve sua mixagem e masterização feitas por Diego Henrique Rocha.


#24 Old Books Room “Bag Of Bones”



No dia 10/04 foi a vez da banda cearense Old Books Room lançar seu novo single através de um clipe. Produzido da maneira mais D.I.Y. possível apenas com uma câmera em mãos eles saíram pelas ruas de Fortaleza e foram colando trechos da canção em postes de cartões postais da região central da cidade. Entre eles foram escolhidos a catedral de Fortaleza, a Praça do Ferreira e a Praça dos Leões.

Além do clipe a banda está para lançar seu novo EP em breve que já tem até nome Where Do The Wild Dogs Live?. O disco contará com três faixas inéditas entre elas claro, “Bag Of Bones”.


#25 Salomão Terra “Não Há (Nada O Que Se Faça)”



No dia 10/04 foi a vez do músico mineiro Salomão Terra lançar um belo clipe para “Não Há (Nada O Que Se Faça)”, faixa de seu primeiro disco Pacífico (2016). O vídeo que teve direção do fotógrafo Flávio Charcar foi registrado em algumas localidades de Belo Horizonte (Parque Estadual do Rola Moça e estação central de metrô de BH).

O vídeo conta com a participação e performance da multiartista Paloma Parentoni. Ela que também coordena o projeto O Trajeto do Afeto, que por performances espalhadas em cidades, busca trazer o diálogo entre os espaços vazios e a memória.

O clipe leva à tela uma personagem tão densa quanto a essência da música, mas contextualiza-se no ambiente urbano, comum e transitório”, comenta Salomão sobre o vídeo.


#26 BEL “Fica Fácil Assim”



Após lançar seu primeiro álbum Quando Brinca a cantora carioca BEL divulga seu primeiro clipe. A faixa escolhida foi “Fico Fácil Assim” e no vídeo Bel dividir a experiência com a performer paraense Mayara Yamada. O cenário escolhido é a travessia do Rio Amazonas, entre Belém e Santarém, e na cidade de Castanhal, no Pará.

A música fala sobre o sentimento de ter sua morada invadida e desrespeitada constantemente; seja ela sua casa, seu corpo, seu lugar de existência. O conceito surgiu a partir do desejo de reconquista desse território, de persistência e resistência, de justiça. Existe uma voz de mulher, um protesto feminino, e é sobre tomarmos novamente as rédeas das nossas vidas, das nossas escolhas”, conta BEL.

O vídeo que conta com direção de Caio Riscado e Lucas Canavarro trata de mostrar a riqueza e sutileza dos detalhes da travessia, deste percurso que é rota diária de centenas de pessoas. Enquanto Bel e Mayara fazem sua performance para mostrar a vibração da canção e a feminilidade.

Representamos uma relação de fantasmagoria e sororidade. Somos a mesma mulher, somos muitas, eu vivo nela e ela vive em mim. As lutas que cada uma de nós assume dentro dessa sociedade reverberam em todas”, ressalta cantora.

Na versão de estúdio a faixa conta com participação especial de integrantes do Xanaxou (Laura Lavieri, Rafaela Prestes, Mari Romano e Larissa Conforto).


#27 MC Linn da Quebrada “blasFêmea”



Em plena sexta-feira santa foi lançado um curta-metragem para a canção “blasFêmea”. Este que faz parte da divulgação do single “Mulher” e é a primeira obra audiovisual roteirizada e dirigida pela própria artista.

A faixa fará parte do álbum Pajubá que no momento está em pré-produção e com campanha no Kickante (campanha inclusive ainda rolando, você ainda pode ajudar!). O curta toca em temas delicados como a violência sofrida pelas trans e também reforça a união, a força e o empoderamento. Para saber mais confira a riquíssima entrevista que a Revista Noize fez com a MC.


#28 Sasha Grey As Wife “Trans Crux”



O vídeo que foi lançado com exclusividade para o Hits Perdidos na sexta-feira (14/04) é no mínimo polêmico. O clipe foi filmado pelo irmão de Júlio Victor (Sasha Grey As Wife), Bruno de Oliveira, e foi registrado na Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis (RJ). A canção escolhida foi “Trans Crux” e a data não poderia ser menos polêmica: logo a Sexta-Feira Santa.

A escolha do dia tão especial para religião católica tem um significado simbólico dentro da obra de Júlio Victor que assina seus trabalhos como Sasha Grey As Wife. Júlio foi criado até os 18 anos em Igreja evangélica e chegou a pregar e até converter conhecidos para a igreja. Após contestar ele foi afastado e toda essa ânsia precisava ser descarregada de uma forma imaterial. A música foi a melhor forma que encontrou para se libertar destas chagas.

Inclusive todos os versos de “Trans Crux” são passagens reais que ele presenciou durante os tempos que frequentou os encontros religiosos. Preconceito, indiferença, agressão psicológica contra quem se desviava do padrão, homofobia e tantos outos motivos que são escancarados nos versos da ácida canção.

O vídeo não poderia desalinhar o conceito e através de detalhes cinematográficos Júlio e seu irmão tentam passar a ideia da escuridão e trevas dentro da igreja – e uma luz no fim do túnel representada pelo lado de fora da igreja. Assim representando todo processo traumático que passou e sua transformação.


#29 Anissa “Engano”



O grupo Anissa de Metalcore/Post Hardcore/Rock Alternativo de Brodowski (SP) lançou no dia 07/04 seu novo single e videoclipe, “Engano. O vídeo foi produzido por Black-at Filmes. A faixa é a primeira canção da banda desde 2014 e foi gravado, mixado e produzido por Romulo Ramazini Felicio no Under Studio.


#30 Ted Marengos feat. Lillie Mae “The Ground That I’m Living”



No dia 11/04 foi a vez da banda paulistana Ted Marengos lançar o lyric video para a faixa “The Ground That I’m Living” este que conta com a participação especial da violinista americana Lillie Mae. O vídeo foi dirigido por Renan Torres Gonçalves e Arthur Siqueira. O álbum Lifts foi lançado no dia 28/04.


#31 Way Of King “Killing”



Com influências de Sepultura, P.O.D., Suicidal Tendencies, Korn e Deftones a banda recifense Way Of King apresenta sem New Metal/Hardcore funkeado em “Killing”. A faixa está presente no álbum Decadence que foi lançado em fevereiro.


#32 Urbanites “Pull Me Back In”



O grupo curitibano Urbanites está na ativa desde 2013 com influências de rock alternativo/brit pop/blues no leque. Em 2017 chegou a hora de lançar seu primeiro EP, Anxious Minds Vol. 1, este que veio acompanhado do primeiro clipe oficial da banda.

O vídeo de “Pull Me Back In” foi gravado em um planetário desativado na região metropolitana de Curitiba. Este que foi filmado, dirigido e editado por Joaquim Sarmento e Arthur Tuoto.


#33 Céu de Vênus “Coletivo”



O Céu De Vênus teve seu material divulgado a não tanto tempo assim por aqui no Hits Perdidos. No dia 17/03 foi a vez do primeiro EP da banda paranaense, Introspecto, ser lançado pelo selo paulistano Sinewave Label.

Pois bem no dia de seu lançamento foi disponibilizado no canal oficial da banda um clipe ao vivo da gravação da música “Coletivo” no Estúdio Elephant. A gravação, mixagem e masterização do disco ficaram por conta de Thiago Machosky. Já a edição das imagens do vídeo foi feita por Murilo Ferrari.


#34 Versalle ft. Lucas Silveira  “Dito Popular” (Official Recording Session)



No dia 14/04 foi a vez da banda de Porto Velho (RO), Versalle, lançar uma recording session da canção “Dito Popular”. Esta que conta com a participação de Lucas Silveira, vocalista da banda porto alegrense Fresno. O vídeo dirigido por Diquebra Produções foi gravado nod 14 de março, no Dark Matter Studio.


#35 Supla  “Amigo”



O mais novo clipe do Supla conta com uma história para lá de curiosa. Ela inclusive está fixada na descrição do vídeo no youtube:

Os surfistas Jesse Mendes, Ian Gouveia e Thiago Guimarães escutaram o som amigo e fizeram um video que capta bem a vibração da musica….
Lembrando que o Supla também pega umas ondas, lógico que não tão bem quanto esses garotos mas dá para o gasto… Então ficou tudo em casa!! Supla adorou as imagens e assim surgiu o clipe!!

As imagens foram feitas no Hawaii em 2016 e 2017. Quem assina a direção é Caio Faria.


#36 Grande Ursa  “In The Blink Of An Eye”



Direto de São Luis (MA) a Grande Ursa respira rock’n’roll. As influências de Rival Sons, Turbowolf, Hellacopters, Backyard Babies, Mastodon e Turbonegro não deixam negar. No dia 04/04 foi a vez deles lançarem o clipe para a canção “In The Blink Of An Eye”, primeiro single do EP Psychedelic Bear Attack. O clipe foi gravado e produzido por Franci Assunção.

Sobre a locação do vídeo o vocalista Luís Do Vale conta em entrevista para o site Escalada:

A música pode tratar tanto de uma busca por alguma resposta interior ou algo maior, essa foi a intenção da composição. Já o clipe, gravado em uma área de mata em Açailândia, tem a intenção de transmitir um ambiente sombrio e claustrofóbico, mesmo se passando em um local aberto, por meio da fotografia, das velas, da escuridão, da solidão do protagonista (o guitarrista da banda, por sinal)


 #37 Astralplane  “Ori”



Direto de Salvador (BA) o quarteto Atralplane lançou no dia 10/04 o videoclipe para a canção “Oxí”. Este que é o primeiro single do álbum Redevout. O vídeo conta com a edição e direção de Rafael Galvão.


 #38 Barro  “Ficamos Assim”



O cantor, compositor e produtor musical recifense, Barro iniciou sua carreira solo em 2016. Ele que lançou seu primeiro disco, Miocardio, no ano passado. “Ficamos Assim “é a segunda faixa do disco.

No dia 18/04 foi a vez da canção ganhar um clipe. Este que foi produzido por Nuvem Filmes e La Strada, com roteiro de Lorena Calábria e direção de Lorena Calábria e Mariana Zdravca.


 #39 Acacia  “Zero”



A banda de PostHC/Metalcore goiana, Acacia, lançou no dia 07/04 o clipe para a faixa “Zero”. Este que conta com filmagens da gravação no Estúdio Resistência. A captação ficou por conta de Leandro Arcângelo e a edição foi feita por Maykol Douglas.


#40 Veludo Branco  “Verdade Ruína”



O power trio roraimense, Veludo Branco, disponibilizou no dia 12/04 seu primeiro clipe. A canção escolhida foi “Verdade Ruína” este que foi gravado ao vivo no dia 21/04/2016 no Schin Fest Rock que aconteceu em Boa Vista (RO). O vídeo foi feito para promover o DVD Veludo Branco Ao Vivo – 10 Anos Mantendo o Lastro que deve ser lançado em breve.


#41 DR. HANK  “Suave na Nave”



Os porto alegrenses da DR. HANK lançaram no dia 20/04 um clipe um tanto quanto divertido para “Suave Na Nave”, este que conta com participação de Tonho Crocco (Ultramen). Com direito a aliens e uma verdadeira invasão alá Roswell os agentes secretos tentam defender o planeta com armas de brinquedo. Hilário!

O vídeo que foi dirigido por Renan Queiroz e produzido pelo próprio grupo teve suas imagens gravadas na cidade de Canela (RS). O universo claro tem a ver com os filmes lado B dos anos 80 – alô canal Sci Fi), Hermes e Renato (sdds MTV) e os filmes de Seth Rogen e James Franco. Ou seja vale o play!

Tivemos uma experiência com ele e simplesmente viajamos longe, perdendo noção de espaço e tempo com meditação e música numa tarde qualquer em nosso sítio. Pensamos então que seria legal representar isso de maneira lúdica no clipe que estávamos produzindo“, comenta Queiroz.

A faixa foi produzida por Tonho Crocco (Momo King Records) e integrará um futuro álbum da banda. Este que ainda temos pouquíssimas informações então fique ligado.


#42 Lomba Raivosa  “Turbilhão de Loucura / Marionete de Satã”



A duas semanas o Lomba Raivosa de São Paulo lançava seu quarto disco – este que resenhamos – e claro os ânimos da trupe que valoriza o corote e tem como a ~Ousadia e Alegria~ seu lema estavam nas alturas.

Assim uma semana antes do lançamento de Carpe Lobem veio ao mundo uma arte em paint pixelada para as telonas. O clipe duplo de “Turbilhão de Loucura / Marionete de Satã” que foi filmado por Marga e editado pelo próprio César Passa-Mal é pura diversão e loucura bitcho!

Os efeitos de “foguinho” alá Beavis & Butthead são um show a parte no toscocore embriagado dos paulistas. Claro que os uivos e a matilha também completam a festa. O resto você confere dando o famigerado play. “Por sua conta e risco” como diriam os membros do Lomba.


#43 Firefriend  “The Black Hole”



Dia 17/04 foi o dia do Firefriend divulgar seu mais novo single através de um videoclipe. A música em questão é “The Black Hole” que estará no álbum OPAQUE BLUE que já está em pré-venda. Cheio de delay e cores a atmosfera trás o melhor do rock alternativo dos anos 90. Fãs de Sonic Youth, Pavement e My Bloody Valentine vão apreciar.


#44 Instinto Animal  “Amar é Loucura”



O power trio Instinto Animal de São Paulo lançou no dia 16/04 o primeiro single do álbum Vertigem, “Amar é Loucura”. A canção acompanha um vídeo que foi dirigido por Priscilla Rocha e produzido por Geração Y Produções. Durante o clipe a banda vai “se sujando” de tintas de diversas cores conforme a música vai ficando mais “derretida”.


#45 Thymus Boogie “Grapejuice”



Misturando rock psicodélico e stoner o Thymus Boogie surgiu em 2014. No segundo semestre a banda paulista tem planos de lançar seu primeiro álbum que já tem nome: Olga. “Grapejuice” é o segundo single do disco a ser disponibilizado através das redes sociais da banda no dia 20/4.

Este ganhou um videoclipe que abusa de cores, psicodelia e brinca com o ocultismo. Com direito a takes de floresta e rituais de magia negra. Algo um tanto quanto Bruxa de Blair.


#46 Simulacro “Pousar”



Os cariocas da Simulacro disponibilizaram no dia 28/04 seu primeiro videoclipe. A canção escolhida foi “Pousar” esta que integra o primeiro álbum do grupo lançado em 2015.

O vídeo tem na direção Caró Vilares e Lucas Kiler e nele a banda utiliza de máscaras coloridas e toca em diversos cenários. Utilizando bem o recurso das luzes e da ambientação. Bela estreia nas telonas!


#47 Dona Cislene “Tattoar”



Os brasilienses da Dona Cislene para promover o disco Meninos & Leões no dia 21/04 lançaram um vídeo para a canção “Tattoar”. Este que foi dirigido por Pedro Bedê da Godzilla Filmes e teve como locação o hangar Aviam Air Service de Goiânia.

No clipe o tatuador Pablo Hermano (El Bando Tattoo) tatua os integrantes da banda intercalando com takes da banda tocando.


#48 Jean Mafra e Luís Canela “Baudelaire”



Os catarinenses Jean Mafra e Luís Canela lançaram em parceria o clipe para a canção “Baudelaire” no dia 19. O vídeo foi gravado em uma instalação chamada #PorAí, de Bruno Ropelato, que também dirigiu o vídeo e contou com as bailarinas contemporâneas Karina Collaço e Daniela Alves, as drags Black Mamba e Naomi, e figuras conhecidas na cena musical de Florianópolis como Tatiana Cobbett, Juliana D’Passos e Renata Swoboda.


#49 Circus Rock “Falácia”



Em um momento político conturbado e cheio de escândalos de corrupção sendo expostos a banda de hardcore Circus Rock lançou no dia 20/04 seu mais novo webclipe. A faixa escolhida pelos cariocas foi “Falácia”, sobre a composição a banda comenta:

A letra dessa musica fala sobre a consciência e o pensamento de um politico/empresário corrupto, que a partir de falácias desenvolve-se roubando, explorando, manipulando e coagindo.


#50 Do Culto Ao Coma “Vias Abertas”



A banda paulistana Do Culto Ao Coma no dia 28/04 disponibilizou seu mais novo videoclipe, “Vias Abertas”.

Este que é o primeiro single da banda na nova formação, com Lui Oliveira assumindo os vocais. A canção foi gravada, produzida, mixada e masterizada por Nicolas Csiky, Gabriel Olivieri e Alyson Borges, no Cavalo Estúdio (São Paulo), em fevereiro de 2015. Já o clipe foi dirigido por Rodrigo Enrico e produzido por MasterMind Produções.


#51 Aeromoças e Tenistas Russas “ Russian Cat Party”



O lyric video do Aeromoças e Tenistas Russas de São Carlos (SP) é um dos mais divertidos e non sense da lista. Com certeza agradará fãs de Rogério Skylab e Aletrix afinal de contas a banda escolheu gatos e o non-sense para apresentar o clipe de “Russian Cat Party”.

O vídeo foi produzido – pela banda e Espiral – com imagens virais de gatos retiradas da internet, para compôr uma trilha visual. A edição e finalização ficaram por conta de Gustavo Palma e quem colaborou com as imagens foi o VJ Ya B. Dealer.


#52 Filtra “ Setenta”



O quarteto carioca FILTRA lançou o clipe para “Setenta” faixa do EP O Mundo no dia 13. Um vídeo mega simples mas sem perder o brilho, durante o curta cerca de 30 pessoas aparecem se divertindo e cantarolando o som. Quem assina a direção é Karine Barros.


#53 Duas Casas “ Deve Estar Lá”



Com inspiração na música folk dos anos 60 e 70 o duo Duas Casas apresenta seu primeiro single/videoclipe com a canção “Deve Estar Lá”. O projeto é uma parceria de Bezão e Nô Stopa músicos da nova safra da cena folk de São Paulo. A direção do clipe é assinada por Marcos Hermes e pelo duo.


#54 Cabana Jack “Reflexo”



A banda santista Cabana Jack mistura rock e rap no clipe de “Reflexo”. O vídeo foi lançado no dia 12 de abril e foi produzido por Marcela Sanches e a banda. Nele a cidade de Santos é cenário para as transições do vídeo, das ruas ao porto. A canção faz parte do álbum Simples.


#55 Goldenloki “Instinto Animal”



Se você circula pelo circuito underground paulistano com toda certeza já ouviu falar sobre o quinteto Goldenloki. No ano passado eles lançaram o EP, Muda este que me introduziu ao trabalho da banda e good trip do som com certeza é o grande destaque.

Este ano a banda pretende voos ainda maiores com o lançamento do primeiro álbum que até já tem nome: Largado na Existência. O primeiro aperitivo do que podemos esperar é o single/clipe de “Instinto Animal”. Que eu recomendo para fãs de Marrakesh, Bike, My Magical Glowing Lens e The Outs.

O clipe inclusive é uma grande viagem com imagens da banda intercalados com imagens completamente aleatórias e alucinantes. O vídeo foi produzido pela produtora Melted Videos.


#56 All The Postcards “Exile Of The World”



Para aquecer para o lançamento do novo EP, Wolves, a banda carioca All The Postcards divulgou no dia 25/04 o lyric video para a faixa “Exile Of The World”. O álbum foi lançado no dia 03/05 e já está disponível no Spotify – e nas demais plataformas.

O lyric vídeo foi produzido pela Pandário. Já o EP foi lançado através dos selos Sunrise Music e Burning London Records.

Sobra a letra da canção a banda comenta: “Antes de nos tornarmos aqueles que lutam para quebrar as correntes, também já fomos parte daqueles que lutavam cegamente para mantê-las ali. Ter vergonha de quem fomos é comum. E quando lembramos de quem já fomos um dia, queremos fugir para o Exílio.”


#57 Zéfiro “Andes”



O quinteto brasiliense Zéfiro lançou em fevereiro deste ano seu primeiro EP, Andes. Este que conta com quatro canções mesclam rock alternativo a mpb. No dia 26/04 foi a vez da faixa título “Andes” ser a primeira faixa da banda a ganhar um videoclipe.

Com direito a performance – e dança – da atriz Juliana Drummond alternado com imagens da banda o vídeo tem uma levada intimista e contemplativa. Tiago Miollo assina a direção.

“Andes” trata do momento em que o indivíduo depara-se com a imponência do desconhecido. Ao mesmo tempo em que o novo amedronta o sujeito, também o faz andar.”


#58 Camões “Nova Aurora”



No dia 26/04 foi a vez do cantor e compositor carioca Camões disponibilizar seu mais novo clipe, “Nova Aurora”. Sua grande inspiração foram os moradores da baixada fluminense, fazendo referência ao bairro de Belford Roxo e representa a vontade do compositor em democratizar a música.

“Essa música é um respiro na narrativa de aflições amorosas que vinha construindo. Tenho tido mais interesse pelo que alegra do que pelo que agonia. Acho que ‘Nova Aurora’ traz essa leveza”, conta Camões.

O clipe assume a nostalgia, adotando uma estética de filmes caseiros, buscando a mesma sensação familiar da canção. Fábio Nogueira e Neno Andueza assinam direção e fotografia do vídeo.


#59 Hateletters “Anoitecer”



No dia 28/04 foi a vez da banda paulistana de Emo/Emocore Hateletters divulgar seu mais novo single através de um lyric video. “Anoitecer” teve a letra escrita e o lyric vídeo produzido por Adryano “Andy” Mattos. A canção é o segundo single do álbum Ascenção, Apogeu e Queda que deve ser lançado em breve.


#60 Born To Freedom “Wasting Time”



Enquanto a banda potiguar Born To Freedom prepara novas composições eles aproveitaram imagens registradas durante a turnê Sul/Sudeste – realizada no ano passado –  para divulgar um novo clipe. “Wasting Time” integra o álbum Life Is A Movement.


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de abril (2017). Dos 60 vídeos do post, 45 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Abril


Advertisements

One thought on “60 clipes independentes lançados em Abril + Playlist no Spotify

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s