75 clipes independentes lançados em Março + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de março inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 75 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos uma média de 2,41 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 12 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE MARÇO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

#1 CRAPPY JAZZ “ZERO”



No dia 03/03 o duo de Londrina (PR), Crappy Jazz, chegou cheio de swing misturado ao peso da colisão no clipe de “Zero”. Na ativa desde 2015, a dupla formada por Silva Leonel (Baixo e Vocal) e Yuri André (Bateria e Vocal) faz uma música com referências que vão desde o rock dos anos 90, o noise e também a música regional brasileira. Um reflexo disso é “Zero” conter a mistura do baião nordestino com o metal alternativo corrosivo do estrangeiro.

O vídeo foi produzido e dirigido pelo próprio duo e contou com a ajuda de Bruno Calisto e Giovanna Machado que além de dançarem no clipe ainda foram responsáveis pela coreografia. O primeiro EP da banda deve ganhar vida ainda no primeiro semestre.


#2 S.F.A.C. “Consciência”



No dia 09/03 foi a vez da banda de hardcore S.F.A.C. de São Paulo lançae o clipe para a faixa “Consciência”. O vídeo é resultado das imagens captadas durante o XV Sampa Music Festival que rolou em novembro de 2016. Além do show dos caras o evento contou com a participação de bandas como NX Zero, Strike e Glória.

Para a banda este show foi marcante pois marcou a despedida do baixista Ritchie Boy da S.F.A.C. (Ex integrante do Gritando HC e atualmente vocalista e baixista do PMA TRIO).


#3 Old Dog  “Duelo”



Diretamente de Passo Fundo (RS) no dia 08/03 a banda Old Dog lançou o clipe de “Duelo”. Com raízes rock’n’roll o som da banda flerta com o Folk e o Country e isso se reflete na atmosfera do vídeo que foi gravado em um celeiro. A direção do vídeo é assinada por Ramon Anunciação.

Assim como as letras de Johnny Cash, a faixa tem a levada western e fala sobre a vida na prisão. Quem curtir Country Outlaw vai pirar no som da banda!


#4 Leões de Marte  “Fobos”



Apaixonado por bandas como Caspian, The Mars Volta, Explosions In The Sky, Tool e Hurtmold? Então você precisa conhecer para ontem o som da Leões de Marte. De Belo Horizonte (MG) para o mundo o som da banda tem a cara dos sons lançados pela Sinewave Label e flerta com o post-rock, o metal alternativo, o math-rock e o rock experimental.

O quinteto que conta com 3 guitarras lançou no dia 02/03 seu primeiro single oficial, “Fobos”. A fotografia e edição do vídeo foram feitas por João Victor Lopes, já as imagens adicionais foram coletadas por Martin Montiel. A banda tem previsão de lançar seu primeiro EP ainda no primeiro semestre.


#5 Insones  “Sonho Amigo”



Desde 2003 na ativa a banda paulistana Insones no dia 02/03 lançou seu mais novo clipe. A faixa escolhida foi “Sonho Amigo” que está presente no mais recente lançamento do grupo, Dente por Dente – Lado A.


#6 Até Tudo Desmoronar  “Desumanização em Massa”



Gritando contra o ódio, o preconceito e a repressão o grupo de hardcore/metal de Fortaleza (CE), Até Tudo Desmoronar, lançou o clipe para a faixa “Desumanização em Massa”. O vídeo conta com imagens da banda tocando em uma espécie de Squat.

“Desumanização em Massa” está presente no álbum Fim da Capacidade de Pensamento. A direção, câmera e edição ficaram por conta de Adilson Silva e Vicente Ferreira.


#7 Mundo Alto “É Complicado (Ainda)”



O Mundo Alto que participou do O Pulso Ainda Pulsa com a versão de “Insensível” lançou no começo do mês, no dia 06, o clipe para a canção “É Complicado (Ainda)”. A faixa foi gravada em janeiro de 2016 dentro do projeto Converse Rubber Tracks e foi lançada no split Autoramas x Mundo Alto via HBB (Hearts Bleed Blue).

O vídeo reúne imagens registradas durante o dia das gravações realizadas no estúdio Family Mob (São Paulo). Entre takes e efeitos na levada paint (alguém lembra da ferramenta?) o resultado é bastante divertido. Imagens, efeitos e finalização são assinados por Paulo “Chuim” Trindade. Já a edição ficou por conta de Paulo Senoni, que também é o responsável pela mixagem, masterização e guitarras na banda!


#8 Os Ultra Secretos “Sem Parar”



Quem representa o estado do Mato Grosso na lista de clipes do mês de março é a banda Os Ultra Secretos. A canção em 2017 completa 6 anos mas o clipe é zero bala e saiu no último dia 5.

Presente no álbum Trem Doido (2011), “Sem Parar” ganhou um vídeo no melhor estilo DIY em um clipe divertido com a estética VHS.


#9 Macaco Véi “Doce Canção”



Direto de Governador Valadares (MG) a banda Macaco Véi está na ativa a 5 anos e em seu som mistura funk, soul, reggae/dub, rock. No dia 08/03 foi a vez de lançar o clipe para a canção “Doce Canção” gravada em versão acústica, vale ressaltar. O vídeo é o resultado das imagens registradas ao vivo na Casa Bonita Café no dia 29/12 do ano passado.


#10 Bike “Do Caos Ao Cosmos”



Bike que nos últimos dias foi confirmado como uma das atrações do festival PRIMAVERA PRO de Barcelona (ES) lançou no dia 12/03 durante a primeira edição do Festival Viagem Eterna (nova empreitada da banda), seu mais novo single – que vem acompanhado de um belíssimo clipe – “Do Caos Ao Cosmos”.

Com direção de Matias Borgström e Rodrigo Notari o vídeo mostra imagens hipnotizantes de verdadeiros paraísos naturais ao longo de seus quase 6 minutos de vídeo. A inquietação e a diversidade do “caos” urbano de várias localidades do globo é confrontada com a calmaria das paradisíacas paisagens. Mostrando que onde existe caos, ainda existe paz. “Do Caos Ao Cosmos” estará presente no próximo disco da banda paulista, Em Busca da Viagem Eterna.


#11 Decreto Federal “Festim dos Renagados”



Direto de Volta Redonda (RJ) e tendo seu material produzido, mixado, masterizado, editado, produzido e filmado pela equipe do estúdio Pandario a banda Decreto Federal lançou no dia 07/03 o clipe para a canção “Festim de Renegados”.

Com uma fotografia incrível e um ar de escuridão o clipe consegue passar a sensação de sufoco, prisão, sufoco e exclusão. Tudo a ver com a crise dos carcerária que tem acontecido no país, não é mesmo?


#12 Heitor Vallim “O Fim”



O cantor e compositor santista Heitor Vallim lançou no dia 01/03 o clipe para a canção “O Fim”. A canção é a faixa bônus do EP Naissance lançado este ano este que navega pelas ondas do folk, MPB e rock.


#13 Supercombo “Jovem”



O Supercombo dispensa apresentações ainda mais após a boa repercussão do álbum Rogério lançado no ano passado e da participação do reality show da Rede Plin Plin. Dessa vez a banda que começou sua trajetória em Vitória (ES) mas se encontrou em São Paulo (SP) lançou no dia 07/03 o clipe ao vivo de “Jovem”.

Um pop rock feito direto para as grandes massas e que sabe dialogar com ela através de um som que gruda na sua cabeça feito chiclete. O vídeo foi gravado no SESC POMPEIA localizado na zona oeste de São Paulo. A direção conta com Filipe Rodrigues e o vídeo conta com a participação de Jean Dollabella (Ego Kill Talent, Family Mob, Ex-Sepultura).


#14 Médicos de Cuba “Não Deixe Acabar a Gasolina”



Com críticas sociais e um senso de humor aguçado os Médicos de Cuba de Araucária (PR) tiram onda com tudo que vem de errado em sua região. Dos preconceituosos as agressividades do dia-a-dia. No estilo manual do que não fazer, o clipe passeia por todos esses temas que poucos tem a coragem de colocar o dedo na ferida.

A direção é assinada pela própria banda e Alisson Kampa. A atmosfera lembra muito os clipes dos anos 90 que passavam durante as madrugadas da MTV BRASIL.


#15 Molotov Conspiracy “Freedom Is My Religion”



A não tanto tempo assim entrevistamos e resenhamos o primeiro trabalho do Molotov Conspiracy de Piranguinho (MG). Com a energia e a fúria das 4 rodinhas do Skate, o som deles agrada facilmente fãs de bandas como Suicidal Tendencies e de gêneros como Thrash Metal e Surf Music.

A faixa “Freedom Is My Religion” que está presente no Country Pit EP lançado no fim do ano passado é o resultado de gravações que vem sendo registradas desde 2014. O clipe claro, conta com imagens feitas durante o processo.


#16 Ventre “Mulher (part. Sandro Cobeleanschi)”



No dia internacional da Mulher e com postura política forte, a banda carioca Ventre lançou o clipe para “Mulher”. O vídeo foi registrado durante a SIM SÃO PAULO do ano passado e conta com a participação de Sandro Cobeleanschi (Bratislava) que foi convidado para substituir o baixista Hugo Noguchi na apresentação.

Na letra da canção, uma mulher se despede de um relacionamento. O vocalista e guitarrista Gabriel Ventura assume um alter-ego feminino para contar a história de um amor em pedaços. O vídeo foi gravado ao vivo no Centro Cultural São Paulo.


#17 Rateio “Química”



Influenciados por Metal, Rap, Punk, hardcore e reggae a Rateio de São Paulo lançou no dia 08/03, “Química”. Canção que dialoga com os “moleques da quebrada” sobre o vício nas drogas. Com atitude PMA, a faixa fala sobre fazer a escolha certa e largar o mundo das drogas.


#18 Atox  “Transporte Público”



Há poucos dias o Rancid se apresentou no Lollapalooza Brasil e quem diria que ainda tínhamos bandas surgindo e com influência direta do grupo punk da Califórnia.

Com punk rock simples e direto a banda Atox do Rio de Janeiro (RJ) lançou no último dia 07/03 o clipe para “Transporte Público”. Na letra a Atox berra pelos quatro cantos da cidade os dizeres “Transporte público deveria ser de graça”. O vídeo foi filmado e editado pelos próprios caras da banda.


#19 Paolla Rodrigues  “Err0″



Paolla Rodrigues é uma das grandes revelações do coletivo Geração Perdida de Minas Gerais. Ela que no ano passado lançou o EP ❤ wifi. Agora Paolla gravou clipe para a faixa “Err0”. Que ela mesmo filmou usando uma gopro session 5 e uma nikon d90.

Na hora de editar ela usou o software filmora e fez experimentos com nakin preto/nankin branco na água. Algo bem viajado, próprio de seu universo artístico. Conceitual e disruptivo.


#20 As Bahia e a Cozinha Mineira  “Fumaça”



Uma das grandes revelações da nova MPB, As Bahias e a Cozinha Mineira, lançou no último dia 09/03 o vídeo para a canção “Fumaça”. A faixa está presente no álbum “Mulher” lançado em 2015.

Desde então através da apresentações performáticas e a mensagem forte a banda tem crescido e ganhado uma série de admiradores. Sendo até chamada para se apresentar no programa global, Amor & Sexo.


#21 Acruz Sesper  “Monday Affair”



Alexandre Cruz Sesper é uma das lendas da música independente nacional. Estando a frente do Garage Fuzz desde 1993 ele nunca deixou de tocar projetos paralelos que dessem mais liberdade em suas composições. Um deles é o Acruz Sesper que no começo do mês lançou o clipe para “Monday Affair”.

Quem acompanha o programa do Hits Perdidos na Mutante Radio inclusive já ouviu o EP que conta com essa faixa na íntegra. O trabalho saiu pelos selos independentes Rolo Seco Discos e Submarine Records.


#22 Watch Out For The Hounds  “Gasoline”



Com influências do folk cigano e americano, ritmos brasileiro e celtas a banda curitibana Watch Out For The Hounds lançou nos últimos dias seu álbum de estreia, XIII. Inclusive este já está disponível para audição e merece a devida atenção dos leitores do Hits Perdidos pois está demais. De muito bom gosto os arranjos que contam com piano e banjo. Recomendado para fãs de Thrills & The Chase.

O single “Gasoline” que em sua introdução tem os cantigos clássicos das igrejas americanas ganhou um clipe no último dia 9 com direção da dupla Bernardo Rocha e Carol Winter. O vídeo te leva direto para aqueles pubs do sul do Estados Unidos: onde o blues ainda respira.


#23 Fleeting Circus  “Disconnection”



Não faz tanto tempo assim que lançamos em primeira mão no Hits Perdidos o single “Disconnection” do Fleeting Circus. Foi bem na semana do aniversário do clássico álbum do Television. Agora chegou a vez da faixa ganhar um divertido e descontraído clipe.

A direção ficou com Marco Aurélio Abreu, que trabalhou com a banda no vídeo de “Underground”. O clipe também conta com a participação do Patrick Laplan, que produziu o novo disco e gravou as baterias. A gravação durou um dia e foi realizada no próprio estúdio da banda, a Fleeting Cave.

“O mais importante era se divertir e fazer algo simples e direto que representasse melhor a nova fase que a banda se encontra. A gente queria algo que unisse a simplicidade da música, com a incoerência que há na letra e título da faixa”  comenta o guitarrista Felipe Vianna.


#24 Mudhill  “Expectations”



Após dois anos de espera o primeiro LP do trio paulista Mudhill foi lançado no segundo semestre do ano passado. Eram tantos sentimentos guardados e expectativas que o nome não poderia ser outro, “Expectations”.

A expectativa por parte do público também era algo evidente, muito por conta da história de cada um de seus integrantes. O vocalista Zeek Underwood (guitarra / voz) foi fundador e líder do Shed, participou da formação clássica da lendária banda Ludovic e tem passagens por projetos como o Single Parents e Fire Driven. Ali Zaher Jr. (baixo, voz) já tocou em diversas bandas do interior de São Paulo, tendo excursionado na Europa com o Eletrofan e feito parte da formação de reunião do Reffer. Já o baterista Rodrigo Montorso tendo feito parte do Smalls.

Com inspirações no hardcore, indie rock, college rock, post-hardcore o álbum soa um tanto quanto nostálgico e evoca aqueles ares empoeirados dos anos 90. Abraçando toda uma geração que cresceu prestigiando muitas bandas dessa escola musical.

Após o lançamento do vídeo de “Not About Survival” em novembro do ano passado, o Mudhill está lançando hoje seu segundo clipe para a faixa que dá nome ao disco, Expectations.

Sendo amigo de longa data de Zeek Underwood e tendo dirigido o clipe “It’s Today” do Shed em 2001 o diretor, George Queiroz, após conhecer sobre o novo projeto se interessou em produzir um clipe. A composição serviu como engate para o vídeo como conta Underwood: “ Segundo a letra do Ali, temos um cara que está esperando alguém que nunca vai chegar e ele fica no seu mundo esperando enquanto tem outras pessoas, no caso as meninas, se divertindo e curtindo a vida.

Depois do ponto de partida o brainstorm começou a ganhar forma e a “balada dos corações partidos” ganhou retoques de nostalgia de tempos que não irão voltar. Desta forma a dor do desapego é traduzida em takes de Ali em sua casa lamentando o que passou. Enquanto ao mesmo tempo existem outras garotas interessantes e com os mesmos hobbies – e interesses – mundo afora se divertindo.

Após pensar muito e ver vários videos como referência, surgiu a ideia de fazer só o Ali no quarto enquanto o pessoal se diverte andando de skate. Daí pensamos que poderia ser uma boa também ter meninas” afirma Zeek

Entre shapes e rodinhas a ideia se desenvolveu ainda mais. Eles não queriam apenas atrizes para o vídeo, e sim garotas skatistas. Com a ajuda do amigo Magoo Felix – baterista do Twinpine(s) – e a Adressa Miyasato essa missão foi possível. Sobre o dia das gravações o vocalista lembra: “Compramos cervejas e lanches para a galera e demos um role filmando pela Praça Roosevelt, Rua Augusta e Minhocão num dia de semana em julho de 2015.


#25 Theuzitz  “Sinédoque, SP”



Após lançar O Peso das Coisas pelos selos Banana Records e Lixo Records tivemos a oportunidade de conversar e resenhar o disco aqui no Hits Perdidos. Confesso que o disco ainda tem dias que bate de um jeito diferente e que é ótimo.

Até já cheguei a falar para o Matheus Antônio (Theuzitz) que os trabalhos que ele faz não são para o agora e sim para a posteridade. Não tem como ficar algo datado e sim algo relevante quando cai na mão de um bom ouvinte.

A faixa escolhida para ganhar clipe foi “Sinédoque, SP” que ganhou um clipe simples porém simbólico que explica um pouco sobre todo sentimento envolvido no álbum e seu percurso de indas e vindas.


#26 Zé Vito & Os Lúpulos  “Chica Velha”



Zé Vito é um dos fundadores da Abayomy Afrobeat Orquestra e já lançou 3 discos solo. Com uma levada de MPB que flerta com o rock, ele lançou sob o pseudônimo de Zé Vito & Os Lúpulos seu mais recente clipe no último dia 13/03.

“Chica Velha” conta a história sobre os últimos dias de uma cachorrinha que já não tem a força dos primeiros dias. O lidar com a tristeza de despedidas. A direção ficou por conta de Mario Tambellini.


#27 Siciliana “Who To Trust”



A banda carioca de rock’n’roll/stoner rock Siciliana lançou no dia 22/03 o clipe para a faixa “Who To Trust”. Essa que está presente em seu mais recente álbum, Living in your own prison (2016). O vídeo foi filmado por Felipe Lou e Rodrigo Zacconi no Kolera Studios (RJ).


#28 Bloco “Humor”



Direto de Canoas (RS) temos a banda Bloco com o clipe de “Humor”. Lançado no dia 09/03, o vídeo foi filmado no Parque do Corvo.

O vídeo conta com a parceria do Grupo Teatral Melhor Não ,protagonizado pela atriz gaúcha Luana Froehlich, que interpreta no clipe uma mulher em conflito com seu alter ego. O som mescla o pop rock ao post punk dos anos 80. A direção e produção do vídeo são assinadas por Rodrigo Eiles e Renato Chama.


#29 Sala Espacial “Jurema”



Com discurso positivista o vídeo de “Jurema” da Sala Espacial se inicia. Lançado no dia 14/03, o clipe é o resultado de uma apresentação ao vivo da banda registrada em um show no Teatro Mars na capital paulista em dezembro de 2016. A faixa está presente no disco Casa Moxei lançado no ano passado pelo selo HBB.

“Misturamos a música original do Sala Espacial, que fala sobre não fazer parte do jogo que tem por vencedor aquele que oprime o seu irmão, sobre se reerguer apesar das dificuldades e sobre festejar, com dois pontos de cabocla Jurema da linha de Oxóssi na Umbanda. Uma característica do Sala Espacial é misturar a espiritualidade, de variadas egrégoras, com o show, e neste teve a presença de um Ogã [médium responsável por conduzir o conjunto de vozes e toques do atabaque] na percussão” conta o vocalista Teco Martins.


#30 Estranhos Românticos “Lobo Mau”



Os clipes da banda carioca Estranhos Românticos são um show a parte. E claro que a faixa “Lobo Mau” não ia ser diferente. Falando nisso, eles confidenciaram para o Hits Perdidos que esse foi o clipe que mais se orgulham de ter feito até aqui. Para quem ainda não conhece o som da banda, eles definem o som como Punk Tropical, um punk que não tem vergonha de flertar com a new wave e o rock nacional dos anos 80. Divertido, energético e cheio de tiradas o som dos Estranhos Românticos fica na cabeça.

Dessa vez a direção ficou por conta do Luciano Cian (Sideral) contando com a performance do bailarino Danilo Camassutt (da Cia. de Dança Deborah Colker) e da atriz Mariana Badan. Assim como o nome da música, obviamente que o clipe seria uma brincadeira com o clássico Lobo Mau – e o Lobisomen. Porém o desfecho não é tão óbvio assim não, fica até difícil saber quem é a caça e quem é o caçador. E para saber mais só dando o play!


#31 Hazamat “15 de Março”



Direto de João Pessoa (PB) a banda Hazamat deu o que falar com seu clipe “15 de Março” esse que mostra bem a confusão política e ideológica que o país sofre nos últimos tempos. Em tempos que o discurso de ódio sobrepõe procurar por resolver todos problemas. A canção coloca tudo isso no ventilador e propõe a reflexão da nação.

As imagens foram retiradas do plenário, das ruas, dos protestos de uma sociedade polarizada entre direita e esquerda. O ódio sendo o combustível para espalhar ainda mais ódio. Quem perde? Todos nós. Bela crítica.


#32 Rebotte “Fim da Inocência”



A banda de metal paulistana Rebotte lançou no dia 04/03 o clipe para a canção “Fim da Inocência”. A direção do vídeo é assinada por Julio Filmes. O audio e as imagens foram captadas no evento Oxigênio Metal Fest na Clash Club.


#33 menores atos “Pressa”



No dia 17/03 foi a vez da banda carioca menores atos lançar o clipe de seu mais novo single, “Pressa”. A faixa estará presente na coletânea Flecha Discos Vol. 1, que ainda contará com a participação das bandas Zander, Bullet Bane e Chuva Negra.

Um fato interessante sobre o vídeo é que ele foi dirigido por Thiago Calviño durante o curso “Frame” que ele ministrava e toda a sua produção foi feita por seus alunos. O clipe também marca a volta da banda após 3 anos de hiato após o lançamento do aclamado disco Animalia em 2014.


#34 Ted Marengos “The Devil’s Got No Name”



A crítica aos hábitos modernos é o plot do clipe de “The Devil’s Got No Name” da banda paulistana Ted Marengos. A dependência tecnológica é questionada a partir da alienação que o mal uso dos celulares pode proporcionar. Para o vídeo até a Av. Faria Lima, local de trabalho de diversos paulistanos, é fechada.

O vídeo conta com a direção de Steve e o álbum Lifts será lançado no dia 28/04.


#35 Nada Em Vão “Perdidos e Confusos”



A banda punk de Brasília Nada Em Vão tem se destacado no cenário punk/hc brasileiro, sendo uma das grandes dicas dos parceiros do Nada Pop. E não é para menos, as letras são bastante poderosas e reflexivas.

“Perdidos e Confusos” fala sobre a quantidade de informação que somos bombardeados 24 horas por dia mas não consumimos de maneira decente. Assim se tornando uma ótima ferramenta de alienação. Falando nisso, quem nunca se estressou com a polarização de discursos nas redes sociais? Pois é o tapa na cara é muito bem dado.

Um trecho marcante do som é este:

“…É preciso repensar o admirável mundo novo
Criar tudo de novo
Estamos programados pra não ter opinião
Egoístas, vazios e sem razão

Pensar no todo, no coletivo
Em busca de maneiras pra se reinventar”

O clipe em P/B mostra todo esse drama vivido por milhares de brasileiros. A direção é assinada por Alessandro Resende. “Perdidos e Confusos” integra o EP Sempre Em Frente que foi produzido por Alvaro Dutra.


#36 Skrotes “Adogás”



Diretamente de Florianópolis (SC) um vídeo que pintou na timeline de facebook do Mutante Paulo Floriani foi “Adogás” do trio instrumental Os Skrotes. A faixa faz parte do álbum Nessun Dorma (2014) e acaba de ganhar uma animação.

O storyboard foi feito por Henrique Neumann que assina a animação e a ilustração. O curta fala sobre o caótico futuro de Floripa. Incrível, vale ver mais de uma vez!


#37 Dom Pescoço “Manhã”



A banda Dom Pescoço de São José dos Campos (SP) lançou no dia 05 o segundo videoclipe de sua história. A faixa escolhida foi “Manhã” e a crítica é em cima dos tempos de Escola Sem Partido e reformulação do ensino médio sem consulta à classe estudantil.

A reflexão é dada através de uma estética surrealista um tanto quanto divertida. A direção e roteiro ficaram por conta de Lucas Baumgratz. O clipe conta com a participação do ator Yago Carvalho e foi gravado em janeiro na cidade natal da banda.


#38 Norte Cartel “Agora e Sempre”



Na ativa desde 2006 a banda carioca Norte Cartel lançou no dia 06/03 o clipe para a canção “Agora e Sempre”. Este que conta com a participação de Badauí do CPM 22 e que faz parte do álbum De Volta Ao Jogo (2017) que sairá agora em Abril. O vídeo foi gravado no Gato Negro Pub.


#39 Filtro Vermelho “José Palandi”



Com influências que vão de Planet Hemp a Raimundos a banda carioca Filtro Vermelho lançou no dia 20/03 o primeiro clipe de sua história, “José Palandi”. Este feito de maneira de maneira D.I.Y. pela própria banda. A faixa está presente no EP Ossos do Ofício.


#40 Selvagens à Procura de Lei “Guetos Urbanos”



A banda cearense Selvagens à Procura de Lei divulgou no dia 27 seu mais novo clipe “Guetos Urbanos”. Este que conta com imagens registradas na Praia do Titanzinho local onde anteriormente eles fizeram um show beneficente.

A banda recebeu um vídeo de crianças que participam das atividades do Instituto Povo do Mar (IPOM) cantando a canção. Após esse dia eles resolveram voltar ao local e gravar o vídeo. A direção ficou por conta de Markos Montenegro.

A iniciativa desta organização sem fins lucrativos – projetada para fornecer oportunidades de educação, cultura, artes, esportes, tecnologia e cidadania para jovens da comunidade – foi o mote para que o grupo elegesse a comunidade Serviluz como cenário do clipe desta canção.

A faixa é a oitava do disco Praieiro lançado no ano passado e a música trata da realidade dos subúrbios brasileiros em situação de vulnerabilidade social, e traz na letra uma mensagem de luta e superação.


#41 Lloyd “Ninja Porn”



O quarteto paulistano Lloyd acredita na música como experiência de sensações. Sendo assim o som da banda mistura rock, música eletrônica, pop e experimental. Com uma roupagem e produção britânica misturando o mundo do Prodigy ao indie dançante “Ninja Porn” é um clipe sobre uma noite imprevisível que obviamente sai do controle.  O vídeo foi lançado no dia 17/03 e foi dirigido por OnzeTV. O single foi produzido por Charly Coombes.


#42 Monstros do Ula Ula “Sem Sentido”



Com CD a caminho que sairá pelo selo Monstro Discos (GO) a banda carioca Monstros do Ula Ula no dia 20/03 disponibilizou seu novo clipe. A faixa escolhida para o vídeo foi “Sem Sentido”, esta que estará presente em A Balada do TikiSiriPolvo.

O divertido e alto astral vídeo conta com um mix de imagens registradas em um show realizado no Teatro Ipanema (RJ) com imagens de domínio público que remetem a cultura pop e ao american way of life dos anos 50.

Para quem ainda não conhece a banda eles estão na ativa desde 2003 e podem ser considerados um supergroup do underground com ex-integrantes de bandas como Planet Hemp, Matanza, Autoramas, Black Future, Coquetel Molotov, X-Rated.


#43 Alarmes “Não Quero Mais”



A banda de Brasília (DF) Alarmes lançou no dia 21/03 seu mais novo clipe, “Não Quero Mais”. Para comemorar um ano do lançamento de seu primeiro álbum, Em Branco, eles disponibilizaram o vídeo com imagens registradas durante a turnê “Em Branco” que aconteceu entre 2016 e 2017. Em breve a banda deve se apresentar em Portugal com shows marcados para abril e maio.


#44 The Outs “O Tempo Fala”



Nas vésperas de subir ao palco do festival Lollapalooza os cariocas do The Outs lançaram mais um videoclipe para promover o álbum Percipere lançado no ano passado. Dessa vez a faixa escolhida foi “O Tempo Fala”.

Com direção de Anderson Ferreira a fotografia assim como em “Palavras Cruzadas” lançado no começo do ano é o grande destaque. Um clipe para ser sentido e apreciado com direto a coreografias e rituais em volta de uma grande fogueira.


#45 Miêta “Pet”



No dia 22/03 a banda Miêta de Belo Horizonte (MG) lançou o videoclipe de “Pet” com exclusividade para o Hits Perdidos. A letra toca no tema delicado dos relacionamentos abusivos e na matéria vocês podem conferir mais sobre.

O vídeo conta com a direção de Jonathan Tadeu que também ficou responsável pela edição e filmagem. O álbum de estreia da Miêta, Dive, tem previsão de lançamento para maio através dos selos independentes PWR Records e Howlin’ Records.


#46 Blackjaw “Find A Name That Perfectly Fits”



Conheci a banda de hardcore santista Blackjaw tem alguns anos através de um simpático clipe gravado dentro de um ônibus. Era o divertido vídeo de “Sell Your Body” de lá para cá se passaram 5 anos num piscar de olhos.

De certa forma me deparar com o novo clipe dos caras foi uma grata surpresa. A primeira por ainda estarem na ativa e correndo atrás dos seus sonhos, a segunda por o clipe ser ótimo.
A faixa escolhida dessa vez é “Find A Name That Perfectly Fits” que está presente no disco Anticlimax. A direção ficou por conta de Kennedy Lui.


#47 Jonathan Tadeu “Fantasmas”



Jonathan Tadeu além de ter dirigido o clipe da Miêta também aparecerá nessa lista com dois clipes de sua carreira solo. O artista que faz parte do coletivo Geração Perdida de Minas Gerais e um dos nomes mais notáveis do “rock triste” lançou no dia 13/03 o vídeo para a faixa “Fantasmas”. A canção é o primeiro single de Filho do Meio disco que sairá agora em abril. No vídeo dirigido por Flávio Charchar o músico afeita a barba.


#48 Jonathan Tadeu “Sorriso Amarelo”



Já no dia 27/03 foi a vez de Jonathan Tadeu lançar o lyric vídeo da arrasadora “Sorriso Amarelo” canção que serve como desabafo contra o preconceito e a hipocrisia da sociedade. A direção ficou por conta de João Carvalho (Rio Sem Nome, Sentidor, El Toro Fuerte). O disco será lançado no dia 04/04.


#49 Lo-Fi “Charge Hard”



A não tanto tempo assim resenhamos o novo disco do Lo-Fi, Meddling In Regressive Rock este que contou com uma entrevista cheia de bom humor e rock’n’roll. Pois bem no dia 21/03 eles lançaram o clipe para a faixa “Charge Hard”. No vídeo eles tocam na cobertura de um prédio com direito a filmagens panorâmicas.


#50 Tom Gangue “Baladinha”



O quarteto Tom Gangue – de Queimados (RJ) – após executar mais de 200.000 plays da canção “Baladinha” no Spotify  lançou um clipe para a faixa no dia 22/03. O vídeo foi idealizado, produzido e dirigido por Kathleen Ferreira.

O videoclipe foi gravado em Queimados, Nova Iguaçu e no estacionamento do shopping Nova América no Rio de Janeiro. Uma curiosidade é que o curta se tornou o TCC de Kathleen que se formou em Publicidade e Propaganda.

Sobre o vídeo o baterista Daniel conta: “A Kathleen estava pensando em fazer um clipe da banda para seu TCC, aí entrou em contato com a gente para tentarmos ajudá-la nessa tarefa. Na verdade, foi ela que nos ajudou, porque se dependesse de nós, esse clipe levaria bem mais tempo pra ser feito“.

A faixa está presente no segundo EP da banda, Grande Esperança, lançado em janeiro de 2016 pelo selo Midsummer Madness.


#51 New Day Rising “Alguém na Paisagem”



A banda carioca – que tem o mesmo nome do disco do Hüsker Dü  New Day Rising lançou no dia 17/03 o vídeo para a canção “Alguém na Paisagem”. A canção está presente no álbum Nós Fazemos Parte da Resistência lançado em 2015.

O clipe foi feito pela Cotia Filmes e conta com imagens registradas entre 2015 e 2017 na passagem da banda por diversas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.


#52 Three X “Talvez”



Diretamente de Santa Maria (RS) a banda Three X define seu som como metal alternativo e carrega influências de Helmet, Deftones, Suicidal Tendencies, Incubus, Faith no More, Sheik Tosado entre outras e no dia 16/03 lançou o clipe para a faixa “Talvez”.

A direção ficou por conta de Ericson Friedrich, o vídeo conta com imagens registradas no estúdio da banda Brinquedo Velho (Santa Maria/RS) com uma Canon DSLR. Já as imagens dos personagens foram gravadas nas ruas da cidade e Brique da Vila Belga com um Iphone 6S. O custo de produção do vídeo foi de apenas R$40.


#53 Lista de Lily “Dinheiro”



A banda experimental de Brasília (DF) Lista de Lily pouco antes de embarcar para o SXSW lançou o clipe para a canção “Dinheiro” no dia 10/03. A direção ficou por conta de Mateus Silva.


#54 Boobarellas “Mutilate Me”



O Boobarellas é um power trio curitibano com mais de 20 anos de estrada. Lembro que pude conhecer o trabalho deles a muitos anos atrás através do Zonapunk. Recentemente a banda participou de uma coletânea chamada Skate Or Fly homenageando o Teenage Bottlerocket.

Para o tributo os punk rockers ficaram responsáveis por regravar uma versão de “Mutilate Me” esta que ganhou um vídeo no último dia 14. O clipe foi produzido e editado por Alceste Ribas.


#55 Depois da Tempestade “Juno”



A banda santista Depois da Tempestade lançou no dia 17/03 um lyric video para a faixa “Juno”. Esta que é a quinta do trabalho mais recente do grupo, Multiverso que foi lançado no domingo (02/04) no palco do Hangar 110.


#56 Aldo, The Band “Mastaba”



Com influências de Happy Mondays, Prince, Chic,  LCD Soundsystem, Chemical Brothers a banda Aldo, The Band tem se destacado a alguns anos tendo até sendo chamada para integrar o selo Ganzá da Skol Music.

No dia 23/03 foi a vez dos paulistanos lançarem o primeiro single do terceiro disco, “Mastaba”. O álbum tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2017.


#57 Cattarse “Walking On Glass”



No ano passado a banda gaúcha Cattarse lançou o ótimo álbum Black Water este que tocou direto nas paradas do Hits Perdidos e do Dezgovernadoz na Mutante Radio – e entrou na lista de 100 Hits Perdidos do Indie Nacional 2016.

No dia 27/03 foi a vez da faixa “Walking On Glass” ganhar um vídeo. O clipe foi dirigido por Marcelo Acosta, já a direção de arte ficou por conta do guitarrista Yuri van der Laan.


#58 Capitão Eu e Os Piratas Vingativos “Aurora”



Direto de Fortaleza (CE) quem aparece por aqui também é a banda Capitão Eu e Os Piratas Vingativos. Já que no dia 24/03 eles lançaram um vídeo para a canção “Aurora” este que foi dirigido pela própria banda e Isabella Freire.


#59 Cidade Estéril “Mais um Prato”



No dia 28/03 foi a vez da banda Cidade Estéril de Teresina (PI) lançar seu primeiro clipe. A faixa escolhida foi “Mais Um Prato” esta que integrará o EP Cegos Pugilistas que será lançado em abril através do coletivo – e selo – Geração TrisTherezina.

Além da banda outros artistas do coletivo como Heitor Matos, vocalista da Cianeto HC, Valciãn Calixto e Nilo Roque, que gravou e produziu a banda também aparecem nas imagens em p/b.


#60 SILVA “Beija Eu”



O músico capixaba SILVA lançou no dia 29/03 através do selo Slap uma versão para a canção “Beija Eu” originalmente escrita por Marisa Monte e Arnaldo Antunes e Arto Lindsay. A versão ganhou um clipe que foi dirigido por Jorge Bispo.


#61 Cafe Republica “Sand Upon The Wind”



A banda de rock alternativo/neo psicodelia Cafe Republica lançou no dia 29/03 seu mais novo videoclipe. A faixa escolhida foi “Sand Upon The Wind” e esta presente no EP Ludere Occultant lançado no ano passado.

O clipe foi dirigido por Anderson Ferreira e Barbanjo Reis e mostra as belezas naturais da paisagem do Rio de Janeiro. Entre as locações escolhidas estão a Vista Chinesa, Paineiras, Prainha, Grumari, Alto da Boa Vista, Joatinga, dunas de Cabo Frio, o balneário de São Pedro da Aldeia e uma fazenda em Casimiro de Abreu.

Sobre a escolha das paisagens o tecladista Anderson Ferreira conta:

“Fomos e tocamos cercados pela natureza em todas as formas quanto possível. Do clarão ao breu, da areia ao verde alucinante. Nos percebemos mínimos diante da plenitude de toda a natureza”


#62 Amarelo Manga “Miojo”



A Amarelo Manga do Rio de Janeiro lançou no dia 22/03 o clipe para a canção “Miojo”. No melhor estilo VHS anos 90 e cheio de colagens o vídeo foi dirigido pela própria banda. “Miojo” está presente no álbum Nuca.


#63 Fernanda Takai “Partida”



No dia 30/03 foi a vez da Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, lançar o clipe para a canção “Partida”. A música abre o DVD Na Medida do Impossível Ao Vivo No Inhotim. A direção, concepção e roteiro foram feitos Cristiano Trad e Nathália Marçal (Árvore Filmes).


#64 Rebel Machine “It Doesn’t Matter”



No fim do ano passado a banda de High Energy Rock’n’Roll gaúcha, Rebel Machine, lançou o ótimo álbum de estreia, Nothing Happens Overnight e teve resenha + entrevista aqui no Hits Perdidos. No dia 31/03 foi a vez da canção “It Doesn’t Matter To Me” ganhar um clipe dirigido por Ulisses Da Motta.

O videoclipe é um desafio para fãs de Rock: ao longo dos quase quatro minutos de exibição, a audiência é convidada a participar do “40 Rock Artists Challenge”, onde 40 elementos fazem referência a grandes bandas de Rock das últimas cinco décadas.


#65 Rubel “Ben”



No dia 31/03 aos 45 do segundo tempo do mês de março Rubel lançou seu mais novo clipe, “Ben”. No vídeo dirigido por Rubel, Ana Bolshaw, Antonia Muniz e Miguel Carvalho, o artista viaja através de uma animação pelo universo do clássico Super Mario World.


#66 Mary Chase “Lucy”



Na sexta-feira (31) também foi a vez da banda paulistana Mary Chase lançar seu mais novo clipe. O vídeo de “Lucy” foi gravado em fevereiro de 2016 e conta com a direção, montagem e finalização de Matheus Tibira e Renan Lazari. A faixa está presente no álbum Electric Dog Walk (2015).


#67 The Boneyard Club “Nashua St.”



No melhor estilo U.S. Bombs a banda paulista The Boneyard Club lançou no dia 31/03 o videoclipe para a canção “Nashua St.”. Com direção de Giancarlo Mazzeo o clipe é um mix de imagens da banda se apresentando com uma insana perseguição no melhor estilo “Officer Dick”. Que saudades do Tony Hawk Pro Skater!

“Nashua St.” está preente no álbum Uppers, Downers and All-Arounders lançado no ano passado. No ano passado eles participaram da coletânea Para Incomodar Vol. 2 lançado pela Semper Adversus, subselo de street punk da Hearts Bleed Blue.


#68 Faca Preta “Vida Dura”



A bordo de um Opala Comodoro 77 os punk rockers paulistanos do Faca Preta lançaram no dia 24/03 o videoclipe para a canção “Vida Dura”. No vídeo dirigido por Rodrigo Braga a banda roda pelas ruas da capital paulista e também aparece tocando em um galpão.

A faixa foi lançada no ano passado especialmente para coletânea Para Incomodar Vol. 2, lançada pelo selo Semper Adversus, subsidiária da Hearts Bleed Blue.


#69 Lupa “Justo Eu”



No dia 31/03 foi a vez da banda brasiliense Lupa lançar o primeiro single do álbum Lupercália, “Justo Eu”. O vídeo no estilo “clean”, sabe usar das cores e faz através de referências bem humoradas – de duplo sentido – referências ao sexo e masturbação.

O clipe foi produzido pela Toranja Filmes e conta com a direção de João Gabriel Caffarelli. Sobre a ideia de quebrar tabus o vocalista Múcio comenta:

Nós crescemos aprendendo a ter vergonha dos nossos corpos e do que nos dá prazer. No clipe a gente escolheu falar sobre um dos poucos momentos em que nós somos honestos com nós mesmos.”


#70 Alvares “Velejar”



O músico carioca Alvares lançou no dia 30/03 o clipe de “Velejar”. A música integra o EP de estreia, Primeiro, o terceiro e último single a ganhar um vídeo – após  “Vida” e “Vendaval”.

O curta conta com a tela sendo dividida em três e Pedro Oliveira teve a responsabilidade de dirigir e editar as imagens registradas durante um show na Vizinha123 em Botafogo, Rio de Janeiro. Primeiro foi lançado pelo selo DALS Records.

“Esse novo clipe significa o fim de um ciclo e o começo de uma nova trajetória. Um brinde à ‘maturidade’ e um saudosismo de uma época boa”, reflete Alvares


#71 Lobos de Calla “Sala de Emergência”



No dia 17/03 foi a vez do Lobos de Calla de Belo Horizonte (MG) lançar o videoclipe de “Sala de Emergência”, faixa 12 do álbum Às Vezes Eles Voltam lançado em fevereiro. O tema do vídeo dirigido por Eduardo Ladeira e Bernardo Silvino é o da invisibilidade social.

A ideia do roteiro veio da vontade de retratar um personagem urbano vivendo em meio às mazelas da cidade, interpretando seus lamentos e questionamentos. As imagens só ganharam vida quando os músicos chegaram à rua para a captação, sem saber o que esperar das ruas no entorno da Praça da Estação, em Belo Horizonte. Sobre a escolha da estética em p/b o vocalista Eduardo Ladeira comenta:

“Acredito que o preto e branco se enquadra melhor na própria estética musical da faixa. Ela possui uma espécie de mantra com um ar bem denso, e por mais que possua várias camadas sonoras, são variações do mesmo preto e branco das imagens”


#72 Mar Morto “Ódio”



Direto de Praia Grande (SP), a banda de hardcore melódico Mar Morto lançou no dia 29/03 o clipe para a canção “Ódio”. Gravado no Coletivo Caverna House o vídeo mostra a banda tocando dentro de uma pista de skate.

O vídeo contém imagens registradas por Mac Gomes e editadas por Anderson Souza. A faixa está presente no EP Vendar seus Olhos que foi lançado no ano passado. O grupo prepara novo material para este ano.


#73 AKEEN MUSIC “Could You Please?”



O artista porto alegrense AKEEM Music lançou no dia 27/03 seu novo single “Could You Please?” através de um clipe com levada pop-eletrônica combina que brinca com o universo dos computadores. Assim comparando a nossa vida com a de um sistema que obedece por 0’s e 1’s. O vocalista e guitarrista Akeem Delanhesi conta:

“Essa evolução dos computadores pode-se associar a evolução da nossa sociedade, com suas melhorias e seus vírus”

A faixa foi produzida por DedStudio e foi masterizada pela Sarah Register (USA) que já trabalhou com nomes como David Bowie, Ariana Grande e Garbage. O primeiro álbum da banda deve ser lançado ainda no primeiro semestre e se chamará The Real Meaning of Revolution, only Astromers Know. Completam o Akeem Music: Jojo (guitarra), do Wannabe Jalva, Lucas Juswiak  (baixo), que também faz parte da Bidê ou Balde, e Will (baerista).


#74 Mayam “As Horas Passam”



O músico e produtor carioca Mayam lançou no ano passado seu segundo disco, 8. No dia 30 foi a vez dele lançar um lyric vídeo empunhando sua Fender Stratocaster com takes fechados no instrumento.


#75 Grupo Porco de Grindcore Interpretativo “Gatocracia”



Já pensou em poder votar em gatos para nos governar? Foi mais ou menos esse o ponto de partida do Grupo Porco de Grindcore Interpretativo para seu mais novo single, “Gatocracia”. Lançado na sexta-feira (31/03) – através de um clipe dirigido por Xisto – a faixa “Gatocracia” estará presente no álbum Procrastinator.

O vídeo é um best of de vídeos de gatos que todo mundo adora com cenas políticas e marmanjos de cuecas. Em outros tempos da televisão brasileira poderíamos ver Marcos Mion detonando o clipe em cada detalhe esdrúxulo com seu fiel escudeiro cavalinho de pau.

Porém a graça está justamente aí: a tiração de onda não ter fim. Vale lembrar que o Porquinho (Ex-UDR) é um dos integrantes da banda. No ano passado eles lançaram outro clipe imperdível para “Eu sou amigo da sua mãe no Badoo (m)”.


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de março (2017). Dos 75 vídeos do post, 51 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Março


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s