68 Clipes Independentes lançados em Agosto + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de agosto inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 68 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos uma média de 2,19 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 13 estados.

Confira as listas anteriores:

>>>>>>Janeiro<<<<<<<<
>>>>>>Fevereiro<<<<<<
>>>>>>Março<<<<<<<<<
>>>>>>Abril<<<<<<<<<<
>>>>>>Maio<<<<<<<<<<
>>>>>>Junho<<<<<<<<<
>>>>>>Julho<<<<<<<<<<

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE JULHO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


#1 Lautmusik “Stargazer”



No dia 03/08 a Lautmusik de Porto Alegre (RS) lançou o clipe para a faixa “Stargazer”. A banda shoegazer com elementos de post-punk fez uma em animação 2D para quinta faixa do álbum Juniper (2015). Este que foi lançado pelo selo Midsummer Madness.

O clipe teve a direção de Maria Alice Machado, direção de fotografia assinada por Eduardo Nascimento Rosa e produção realizada por Dr. Smith! Estúdio de Animação.


#2 Ozu “Dust Psalm”



De Cotia (SP), o quinteto Ozu está na ativa desde 2015 e vem impressionando através de suas linhas de trip-hop/down beat. No dia 16/08 foi a vez do clipe imersivo de “Dust Psalm” ganhar a luz do dia.

O vídeo foi dirigido por Os Carcassonne, a direção de fotografia é assinada por Rodrigo Ribeiro e a produção por Breno Zaccaro.


#3 Yannick feat. Camila Brumatti “Eu Ando Tendo Sorte”



No dia 15/05 foi lançado o tributo O Mundo Ainda Não Está Pronto homenageando os 25 anos do Pato Fu. Grupo mineiro que atualmente além do trio original composto por Fernanda Takai, John Ulhoa e Ricardo Koctus conta com Glauco Mendes e Richard Neves.

A coletânea reúne diversos artistas do cenário independente nacional dando seu toque em versões para as canções do Pato Fu, as recriando em passeios por estilos como rock, tecnobrega, forró, rap, MPB, folk, stoner rock, psicodelia, experimentalismo e teve a parceria do Hits Perdidos com o Crush em Hi-Fi.

Nesta sexta-feira (25/08) o rapper Yannick fez a Premiere do videoclipe para sua versão da faixa “Eu Ando Tendo Sorte”, esta originalmente composta para o álbum Não Pare Pra Pensar (2014) dos Patos. A escolha pelo dia 25 de Agosto foi por conta do aniversário da vocalista Fernanda Takai que completa 46 primaveras hoje. Parabéns Fernanda!

O clipe foi gravado na ETEC de Artes localizado no bairro de Santana em São Paulo e teve a direção Seiji Hara e Henrique Ferraz. Rápido e sucinto sua cena inicial tem como referência a capa do disco Isopor (1999) ideia que veio de Camila Brumatti que colabora na versão. Para transmitir a mensagem da passagem do tempo o vídeo foi feito com a estética do VHS, tecnologia que se fez presente nos anos 80 e 90.

“Eu escolhi gravar esse clipe na ETEC de Artes porque é o que fala a música, “E eu sobrevivi, renasci, foi o não que virou sim”. Eu voltei a estudar até por uma questão pessoal, eu queria que fosse lá o local. O local de meu renascimento artístico, o lugar que eu estou estudando. Atualmente na fase do TCC. E chamar as pessoas que estão envolvidas no projeto, você como idealizador do tributo (Rafael do Hits Perdidos), a Camilla que canta, o Caio que trabalha e já foi aluno da ETEC de Artes – e é cantor e também músico.


#4 Luvbugs “Coração Desbotado”



No dia 13/07 foi lançado o novo álbum do Luvbugs do Rio de Janeiro (RJ), Dias em Lo-Fi, através do selo independente Violeta Discos. Já no dia 02/08 foi a vez da faixa “Coração Desbotado” ganhar um clipe que conta com imagens no estilo VHS registradas em um camping nas montanhas – com direito a cachoeiras na paisagem.


#5 Stone House On Fire “Purge and Purify”



Os fluminenses da Stone House On Fire lançaram no ano passado seu segundo álbum, Neverending Cycle, através de selos como Abraxas e Dinamite Records. Com seu som Psych-Stoner envolvente eles foram convidados para excursionar pela Europa.

O resultado foi uma viagem que passou por países como França, Suíça, Alemanha e República Tcheca. Para celebrar a turnê que durou de abril a maio eles produziram um videoclipe para “Purge & Purify” que contou com imagens registradas por Vandré Huppes e Giancarlo Palermo. O vídeo foi lançado no dia 21/08.


#6 The Bombers “¿Qué pasa? (part. Jhou Bastos e Jay Bone)”



No dia 21/08 foi a vez do The Bombers de Santos (SP) lançar o segundo clipe para o álbum Embracing The Sun que saiu em no dia 07/07 via HBB. A faixa em questão é a parceria com Jhou Bastos e Jay Bone que mandaram muito nesse punky-reggae-rap-rocksteady-anthem contemporâneo, “¿Qué pasa?”. Ambos também integrantes dos grupos Mafia Red e Shark Attack.

“Sempre admiramos o trabalho deles e já havíamos feitos algumas jams sessions juntos. Quando chegamos a “Qué Pasa?”, sabíamos que ninguém faria melhor do que os dois. Foi um prazer conseguirmos registrar no disco essa parceria que já rolava durante os nossos shows” – afirma o vocalista e guitarrista Matheus Krempel

Confira o trecho da resenha do Hits Perdidos que comentamos sobre a faixa:

“…Mas quem te pega de assalto é “¿Qué Pasa?”. Que veio de uma brincadeira de amigos. Faixa meio reggaemuffin, rocksteady, com hip hop e participação dos manos do Mafia Head e Shark Attack (Jhou e Jay Bone). Se você não tirar o pé do chão e não começar a ouvir no repeat….só te digo que você ouviu errado.

A letra da rima inclusive tem um tom politizado, fala sobre a crise e as dificuldades do dia-a-dia. A subida do meio pro fim da música deixa o clima de festa….já que entre uma rima e outra entra uma gaita esperta ao mesmo tempo que as guitarras aumentam freneticamente. O baile está tomado!”

Com direção de Helder Correia, Thiago Vinicius Seemann e Edgard Bittencourt, o videoclipe de “¿Qué Pasa?” mescla imagens captadas no show do The Bombers no SESC de Santos, com uma gravação feita em uma igreja abandonada em São Paulo.


#7 A Creche “Esculacho”



Em março os paulistas do A Creche lançaram o disco que seus membros adorariam chamar de nota zero, Geração Zero. Com clássicos como “Merenda Maldita” e “Tá Todo Mundo Tão Velho”. Com um punk rock bubblegum mais chicletudo que bubbaloo eles vem distilando corote e derretendo neurônios. Após lançarem o clipe de “Merenda Maldita” foi a vez de “Esculacho” ganhar um vídeo no dia 15/08.

Um protesto contra as normas regimentais das empresas que exigem um dress code bizarro para ir trabalhar. O roteiro foi elaborado pelo guitarrista César-Passa Mal que também foi o responsável pela edição. Já a câmera e fotografia foram coordenadas por Marcelo Jacob.


#8 Twinpine(s) “Holiday Out”



Um ano após lançar o clipe de “Holiday Out” os paulistanos do Twinpine(s) lançaram no dia 11/08 um lyric video para a canção. A animação é uma parceria dos desenhos do baterista Magoo Felix com o artista de After Effects Rodrigo Dutra.

Segundo o baterista Magoo Felix, “Holiday Out” fala sobre a sensação de prisão provocada pelo trabalho e a vontade incontrolável de fugir

A novidade fica por conta da banda estar se preparando para entrar em estúdio e iniciar as gravações de um novo disco, que será lançado pela Heart Bleeds Blue e terá produção da lenda do indie nacional, Zé Antonio Algodoal, guitarrista fundador do Pinups.


#9 Camila Brumatti “Cidadão de Bem”



A cantora Camila Brumatti de São Bernardo do Campo (SP) lançou no dia 14/08 o videoclipe para a faixa “Cidadão de Bem”. Esta que está presente no EP Peleja. A letra que declama o medo e pavor aos “justiceiros sociais” – e seu discurso de ódio – ganhou um clipe a altura.

O clipe foi produzido por Herbert Aldrin (Aldrin Films) e mostra através de um homem mascarado o ódio sendo destilado em cima dos diversos atores que participam do curta.


#10 A Band Called Love “Noite Quente”



A Band Called Love é a banda misteriosa que você precisa conhecer. Com pouquíssimas informações sobre seus membros ela é a nova aposta do selo Balaclava Records que deve lançar nos próximos meses seu primeiro álbum. Apostando na temática erótica e decadente o som passa sensações calientes. Não é a toa que o single tem o nome de “Noite Quente”.

O clipe, que foi exibido durante o Music Video Festival, em São Paulo, é inspirado na estética mondo films, também conhecida como shockumentary – documentários B com temas polêmicos. Enquanto a banda toca num salão qualquer, imagens do filme Topless Mondo (1966), de Russ Weiss, mostram a popularização do topless em São Francisco, Califórnia. A direção do videoclipe é assinada por ABC. A faixa estará no álbum de estreia do projeto que já tem até nome, ABC Love e o Álbum do Prazer.


#11 Miêta “I Like You So Much Better When You’re Down”



Em maio/17, a Miêta saiu em turnê pelo centro-oeste brasileiro se apresentando em Goiânia/GO (festival Bananada), Brasília/DF (Hostel 7), Uberaba/MG (Laboratório 96) e Uberlândia/MG (festival Bananinha).

O clipe, filmado e editado por Matheus Prado, é uma compilação de cenas de um roadmovie registrado pelo videomaker, que acompanhou a banda ao longo dessa viagem. O vídeo foi lançado no dia 11/08.

“I Like You So Much Better When I’m Down” é um single composto especialmente para a coletânea Come On Feel the NoiZe – BraZil Class’17, do selo The Blog That Celebrates Itself. O álbum de estreia dos mineiros, Dive, está prestes a ser lançado.


#12 Joseph Little Drop “Vampiro Namorador”



Os potifuares da simpática Joseph Little Drop lançaram no dia 08/08 o videoclipe para a cômica “Vampiro Namorador”. Faixa que está presente no álbum Punk José que foi lançado no ano passado pelo selo Frika Records. O vídeo também marca a estreia deles nas produções cinematográficas e logo com inspiração nos filmes B.

A ideia é simples mas o clipe consegue te prender através da iluminação no melhor estilo trashcore. Com direito a sangue respingando na boca de seus membros, cruzes e performance. O vídeo foi dirigido por Alexandre Wake, produzido por Emily Barletta e Talita Yohana e editado e Finalizado por Lab2Studio.


#13 Old Books Room “Saving Smiles”



Os cearenses da Old Books Room lançaram no dia 04/08 o lyric video para “Saving Smiles”. A faixa é o segundo single do EP Where Do The Wild Dogs Live?, mais recente trabalho da banda. Quem assina a direção é o próprio guitarrista Ricardo Ferreira, já a edição foi dividida entre os gêmeos Reinaldo e Ricardo.


#14 Jonathan Tadeu “Deus Sempre Mata os Saudosistas Primeiro”



O músico mineiro Jonathan Tadeu lançou no dia 08/08 o videoclipe para “Deus Sempre Mata os Saudosistas Primeiro”, terceira faixa do disco Filho do Meio, lançado em abril de 2017. O vídeo foi dirigido por Fernando Motta, também membro do coletivo Geração Perdida, e editado por Capitão Ahab |Jonathan Tadeu.


#15 Overdrive Saravá “Ressucita Pataxó”



Inspirados pela tragédia do índio Pataxó, Galdino Jesus dos Santos, aconteceu em nossa época, há 20 anos, o Overdrive Saravá lançou no dia 01/08 seu segundo clipe. A faixa escolhida foi “Ressuscita Pataxó”, esta presente no álbum homônimo lançado no ano passado.

A frase marcante do refrão “Foi tudo uma brincadeira”, leva o público ao ano de 1997, quando assassinos sádicos incendiaram o corpo de Galdino. A inquietude foi o que levou o grupo a trazer o assunto à tona. O guitarrista Thiago Henud apresentou a ideia e toda a densidade do tema, e foi a partir de recortes de jornais que a letra surgiu, de forma obtusa e delirante.

Gregory Combat, vocalista da Overdrive, comenta sobre a criação da canção: “A ideia veio por meio de um senso coletivo do que estávamos produzindo e compondo, com um discurso militante e de posicionamento. A música transita nesses espectros, na densidade do tema, na sociedade doentia e a busca constante da afirmação de seus privilégios”

O vídeo de “Ressuscita Pataxó” conta com direção do Estúdio Cru, produção de Sabixona e direção de arte de Aranha. A maquiagem é de Raíssa Tavares, enquanto a edição ficou com Vic Esteves, os stills são de João Paca. A performance final é de Thaís Pinheiro, que contracena com os então integrantes da Overdrive Saravá: Gregory Combat (voz), Thiago Henud (guitarra), Matheus Freire (baixo) e Frederico Cardin (bateria). Além deles, a banda conta o com o guitarrista Lucas Botti e o atual baterista, Renan Carriço (Facção Caipira).


#16 Electric Light Pulp “Dizzy and Sick”



Electric Light Pulp é o projeto do gaúcho Tiago Felipin que durante agosto decidiu lançar separadamente – e semanalmente – as faixas do quarto EP I’m Not Here. Mas ao invés de lançar cada faixa em alguma outra ferramenta de streaming, ele decidiu que cada uma teria um videoclipe.

O EP saiu pelo selo Lofi In High. Através da página do selo você também consegue baixar as canções. O vídeo de “Dizzy and Sick” lançado no dia 02/08 foi feito a partir de imagens de domínio público.


#17 Cinnamon Tapes “Sol”



Cinnamon Tapes é o nome artístico da cantora, compositora, atriz e instrumentista paulistana Susan Souza, que lançou Nabia, disco de estreia em parceria com o norte-americano Steve Shelley (Sonic Youth) como baterista e produtor, com lançamento pelo selo Balaclava Records.

O material foi gravado em Hoboken, nos Estados Unidos, no estúdio mantido pelo Sonic Youth, local onde o grupo também registrou seus últimos trabalhos. As gravações contaram ainda com participações do norte-americano Emil Amos (Holy Sons, Grails, Om) e Paulo Kishimoto (Forgotten Boys, Riviera Gaz, Pitty).

Em junho de 2017, Susan se juntou à fotógrafa Valérie Mesquita para gravar o videoclipe da música “Sol”, primeiro single do disco. O roteiro foi desenhado em parceria a partir das vivências de Nabia, personagem criada por Susan para narrar o disco. A direção e a fotografia são assinadas por Valérie.

Gravado na praia de Itamambuca, no litoral norte de São Paulo, o vídeo mostra o conflito vivido por Nabia desde que deixou sua antiga morada no mar, onde descansava sobre conchas, para enfrentar a terra firme. Após se decepcionar com a vida humana, a personagem retorna ao mar levando consigo um “baú de mistérios”. O clipe foi lançado no dia 03/08.


#18 Luiza Lian “Nela Que Se Mora”



Após lançar o ótimo álbum visual em março, Luiza Lian dá continuidade a divulgação do projeto. Desta vez a faixa que ganha clipe é “É Nela Que Se Mora”, esta que conta com parceria de Moita Carvalho. O vídeo conta com produção Filmes da Diaba e direção de Camila Maluhy e Octávio Tavares.


#19 Haloperidol “Into The Void”



O death metal paulista também está presente na lista. No dia 02/08 foi a vez do Haloperidol lançar o videoclipe para o novo single da banda, “Into The Void”. O clipe é sombrio e mostra através de luzes azuis uma espécie de serial killer em ação, tudo isso mesclado com imagens da banda tocando.


#20 Rico Dalasam “Fogo em Mim”



O pop também está representado na lista, porque não? Quem lançou clipe no dia 04/08 foi Rico Dalasam com “Fogo em Mim” canção que conta com participação de Mahal Pita. A faixa está presente no EP  Balanga Raba.

O clipe é dirigido pela dupla João Monteiro e Fernando Moraes, responsável por vídeos da drag queen, além de Pabllo Vittar, Jaloo e Banda Uó. Quem também aparece no vídeo é Gloria Groove como relata o portal Papel Pop.


#21 Nana “Copacabana”



No dia 04/08 foi a vez da baiana Nana disponibilizar em suas redes sociais o clipe de “Copacabana”, esta presente no álbum MG-NGM-PDE (2017). O disco tem previsão de ser lançado agora em  setembro e tem produção assinada em parceria entre a artista e Habacuque Lima, mixagem de Diogo Strauz e as participações de Lulina e Felipe S. (Mombojó).

A cantora, que atualmente reside na Alemanha, quis homenagear a cidade do Rio de Janeiro através da canção que tem seu videoclipe dirigido por Marccela Moreno.


#22 Bullstone “Stoner Soul”



Bullstone é o projeto solo do música curitibano Ikki Zacaluzne este que carrega influências de artistas como Black Label Society, Black Sabbath, Texas Hippie Coalition, Ozzy Osbourne e Alice in Chains. No dia 07/08 foi a vez da terceira faixa do álbum Steel and Stone ganhar um simples lyric video.


#23 Leso “Jordânia”



A banda Leso de Serrana (SP) no dia 08/08 lançou o clipe para “Jordânia”. A faixa esta presente no EP 4 e fala sobre os preconceitos enfrentados pelo refugiados da Síria que vem tentar a sorte fora do país.

O clipe foi gravado em Ribeirão Preto (SP) no segundo trimestre de 2017 e conta com a direção de Matheus Souza. O curta foi tema de trabalho de conclusão de Pós-Graduação em Cinema do diretor.


#24 Desacato Civil “Ódio ao Futebol Moderno”



Com quase 10 anos de estrada o Desacato Civil é uma banda de punk/hardcore de São Paulo. A faixa “Ódio ao Futebol Moderno”, presente no último álbum do grupo chamado Monumentos da Barbárie, simboliza o desgosto e decepção com o futebol, mas também ao jogo fora de campo. Confira a resenha do disco no parceiro Nada Pop. O clipe foi feito pela própria banda no melhor estilo D.I.Y..


#25 Project46 “Corre”



A banda de metal paulista Project 46 lançou no dia 07/08 o clipe para a faixa “Corre”, primeiro single do álbum TRES. O lyric video dirigido por Caio MacBeserra conta com imagens das apresentações da banda, neles os circle pits e stave divings roubam a cena.


#26 O Grande Ogro “Evolução do Caos”



No fim de junho a banda paulistana O Grande Ogro se apresentou na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Era uma segunda-feira em horário de pico e a movimentação na região era grande. O ir e vir de uma grande metrópole.

Eles aproveitaram para gravar takes para o clipe de “Evolução do Caos”, faixa presente no álbum Discurso para mentes em silêncio lançado no ano passado. O vídeo foi gravado por Dayane Trevisan Lira, André Astro e Clayton João. Já a edição ficou por conta de André Astro e Diogo Dias (Rock Ex Machina).


#27 Meio Amargo “Cão Bravo”



A banda paraense Meio Amargo lançou um clipe que vai ser considerado por muitos como “fofo” no dia 08/08. Eles apostaram no cãozinho Tobias como estrela do vídeo para a canção “Cão Bravo”.

O divertido webclipe foi feito apenas com um Iphone 5 e conta com direção, edição e câmera de Lucas Padilha. A faixa está presente no álbum Tudo o que dissemos que não era lançado neste ano. No facebook a banda apresentou seu protagonista desta maneira:

“Apresentamos à vocês, Tobias. Beagle, 12 anos, brasileiro que não desiste nunca, numa saga incansável para conseguir roubar comida dos pratos alheios. Ele é a estrela do nosso novo clipe, “Cão Bravo””


#28 Foba “Albatroz”



O projeto curitibano Foba lançou no dia 07/08 o clipe para a faixa “Albatroz”. Este que consegue entreter do começo ao fim com seus takes mirabolantes e cenários vivos.

O vídeo foi produzido por Asteroide + Asteroide Lab, dirigido por Giuliano Batista, Guilherme Pau y Biglia & Tiago Gavassi e conta com direção de fotografia de Ramsés Rezende.


#29 Bife Simples & O Carabala “Na Farmácia”



O Bife Simples & O Carabala de Porto Alegre (RS) lançou no dia 11/08 o clipe para a faixa “A Farmácia”. O vídeo conta com imagens das gravações do EP O Cheiro da Chuva Na Farmácia Pobre da Velha Congela misturadas a explosões de cores piscodélicas.


#30 Fabiano Nasi “Por Tudo”



Fabiano Nasi é o projeto solo da banda gaúcha Os Flutuantes e no dia 01/08 foi a vez de “Por Tudo” ganhar um videoclipe. O vídeo gravado em p/b foi dirigido por Leonardo Stein e conta com a atuação da atriz Aline Schindler.


#31 Sauna “Cu Doce”



A banda Sauna vem para quebrar todos os tabus, literalmente. Tudo isso com muito bom humor e sinthpop. Melhor deixar para elas explicaram o nascimento da banda:

“Homens sentem prazer anal? A ciência diz que sim. As mulheres têm vontade de brincar com os parceiros? Elas também dizem que sim. Então por que a grande maioria dos homens héteros tratam o tema como restrito a homossexuais? É para questionar esse e outros tabus de forma bem humorada que surgiu a banda Sauna.”

O clipe de “Cu Doce” inclusive é cheio dos trocadilhos audiovisuais. O Ep de estreia do grupo No Fundo We Like To Funk será lançado em breve. Cansei de Ser Sexy e Banda podem ser consideradas influências do trio que terá seu material divulgado pelo selo Sêla.

“Existem muitos tabus que precisam ser discutidos. Às vezes as pessoas dão risada se a gente tenta falar sobre eles a sério, então por que não descontrair de uma vez?”, explica uma das integrantes da Sauna – por enquanto, os três membros do grupo preferem não se identificar.


#32 BRAZA “Ela Me Chamou Para Dançar um Ragga”



Se tem uma banda que sempre manda bem em seus videoclipes é a BRAZA. Os cariocas misturam vários ritmos como reggae, rap, dub, som sistema agora vem com o clipe de “Ela Me Chamou Para Dançar um Ragga”. Eles mesmo descrevem o vídeo:

“Alguns encontros são mágicos. Parecem transcender o tempo e o espaço, suspender a realidade e eternizar o instante. O vídeo retrata a efusividade do narrador que, após ter conhecido e dançado com uma mulher que o atraiu física, emocional e espiritualmente, transborda sua felicidade expressando a terceiros as emoções proporcionadas pelo encontro.”

O vídeo foi lançado no dia 08/08 e contou com direção, direção de fotografia e edição realizadas por BRAZA e Ronaldo Land. A canção é a faixa 4 do álbum Tijolo por Tijolo que foi lançado em junho.


#33 Bite Beat Bite Bright “Meet Too Soon”



A banda de rock de garagem sorocabana Bite Beat Bite Bright lançou no dia 03/08 o videoclipe para “Meet Too Soon”. Esta que esta presente no EP Bridge que foi lançado no dia primeiro de Setembro. O vídeo conta com direção e produção de Bárbara Góes, Camila Franco e Priscila Ribeiro e edição de Bárbara Góes.


#34 Out Of The Blue “The Trigger”



A banda limeirense Out Of The Blue lançou no dia 25/08 seu mais novo EP, Knockout. Mas um pouco antes disso no dias 08/08 foi a vez da canção “The Trigger” receber um divertido Lyric Vídeo.

O vídeo conta com imagens de diversos conflitos entre civis e militares no mundo, além de letras que saltam na tela de maneira bastante interativa.


#35 Kanduras “Você é Sorte”



A banda paulistana Kanduras após assinar com a Cavaca Records lançou no dia 10/08 o clipe para o single “Você é Sorte”. A faixa está presente no EP Caminhar (2016). O vídeo foi dirigido por Gustavo Campos, edição de Marcelo Gasperin, teve roteiro escrito pela banda e conta com a participação da atriz Talita Coling.


#36 Blackdust “Poisoned”



A banda paulistana Blackdust lançou no dia 03/08 o lyric vídeo para a faixa “Poisoned”. Com influências de Stoner, rock setentista e Blues-rock o peso é perceptível na faixa. O lançamento do vídeo é o aquecimento para novidades que devem vir em breve.


#37 Scalene “Distopia”



Os brasilienses da Scalene lançaram a pouquíssimo tempo seu terceiro álbum, Magnetite. No dia 10/08 foi a vez da dura “Distopia” ganhar um videoclipe.

A faixa que critica líderes religiosos que usam de seu poder para se aproveitar dos fiéis e enriquecerem, os chamados “falsos profetas”. O vídeo conta com direção de Rafael Kent  e roteiro escrito por Fabricio Ide.


#38 Seu Ninguém “Dois Quarteirões”



A banda potiguar Seu Ninguém debutou no mundo dos videoclipes literalmente com o vídeo de “Dois Quarteirões”. A canção é o mais novo single da banda e está em todas as plataformas digitais desde o dia 11/08. O vídeo teve a direção, conceito e edição feitos porMarcos Trigueiro. Já a produção é assinada pela Taturana Filmes.


#39 Ekena “Bem-Te-Vi”



A cantora Ekena de Araraquara (SP) lançou no dia 25/08 o disco Nós e para aquecer no dia 11/08 foi lançado o videoclipe para “Bem-Te-Vi”. Este que foi produzido pela In Mídia Digital e dirigido por Fernando Mira, Fernando Lucas Mira, Tiago Kuurtz.


#40 Toro “Luz Vermelha”



Os brasilienses do Toro estão lançando seu primeiro EP que será lançado ainda no segundo semestre. O som da banda funde o stoner rock e hard rock e os caras não tem papas na língua para dizer que atualmente os artistas estão mais preocupados em vender sua imagem do que mostrar seu som. Polêmicas a parte isso faz parte da estética do clipe que mostra eles abaixo da penumbra do escuro.

“A ideia do clipe é ir contra a maré do que é produzido e do tipo de produto que é veiculado no mercado musical brasileiro. Atualmente você encontra mais bundas do que acordes em muitos trabalhos do mainstream” critica Francisco Vasconcelos, guitarrista.

“É um clipe focado na arte produzida pelas pessoas envolvidas. O resto é dispensável e secundário. A bailarina com os chifres representa a Fúria, praticamente uma divindade, que há muito falta no rock’n’roll, que anda muito comportadinho”, atiça.

A direção e fotografia é da videomaker Thais Mallon num roteiro desenvolvido por ela e por Francisco. A gravação foi feita na loja Corina Cervejas Especiais, em Brasília.


#41 República Popular “Curió”



A República Popular é uma banda manauara criada em 2009 e deve lançar seu próximo trabalho, Húmus, em 2018. As inspirações para este trabalho vão de Caetano a Bon Iver, passando por nomes como Milton Nascimento e Tame Impala. No dia 15 de agosto foi a vez dos fãs terem um primeiro aperitivo do que será este novo álbum.

E nada como uma animação incrível e muito bonita para celebrar essa nova fase. Para a missão de animar o vídeo de “Curió” foi escalada a artista Bianca Mól. A história foi criada a partir de materiais de arquivos e todo um universo de memórias, que ganharam intervenção de Bianca, cuja interpretação da letra explorou diversas linguagens narrativas.

Movido pela emoção, o vídeo conta a história de um casal do início ao fim, guiados pela flor vermelha e pelo curió, pássaro que representa um amor que é imortal.

“Ficamos muito felizes com a obra final e o sentimento foi indescritível ao assistirmos pela primeira vez. Curió já é algo marcante para nós e esperamos que muitos outros compartilhem desse sentimento com a gente”, conta Sérgio Leônidas, vocalista e baixista.


#42 Msário “Segura o Reggae”



Há 15 anos Msário vem representando no cenário hip hop paulistano e desta vez após lançar dois lyric videos para promover seu mais novo EP, Indefinido, ele chega com o clipe de “Segura o Reggae”.

A direção é assinada por Rodrigo Zanchini e a produção por Zeppelin Filmes, o clipe tem fotografia e luzes marcantes, fazendo o roteiro ganhar muito estilo na tela.

“Essa música é sobre as consequências das atitudes que tomamos no dia-a-dia. Ter que segurar a onda depois de fazer escolhas”, diz o MC sobre a letra.

A faixa e vídeo também contam com uma série de colaborações. Os arranjos por exemplo foram feitos pelos produtores do EP, Bruno Dupre e Jeff Boto, já os beats foram maquinados por Caio Nefussi. Já Laulah Arruda, cantora e DJ contribui nos backin vocals do refrão. O vídeo ainda conta comm figuração de Felipe Barros (Zero), personagem que simboliza a busca, o corre e o esforço para encontrar um caminho certo e sentido para a vida.


#43 Liniker e Os Caramelows “Sem Nome, Mas Com Endereço”



No dia 17/08 foi a vez da Lineker lançar mais um videoclipe. Desta ver a faixa escolhida foi “Sem Nome, Mas Com Endereço”. A canção faz parte do álbum, Remonta, lançado em 2016 e que traz participações como Tulipa Ruiz, Assucena Assucena e Raquel Virgínia. Quem assina a direção do belo clipe é Sabrina Duarte.


#44 Atalhos “Pra Matar”



A banda de folk Atalhos, de Birigui (SP), lançou no dia 17/08 o primeiro lyric video do novo álbum, Animais Feridos, “Pra Matar”. Usando tons de vermelho e animações o vídeo é uma criação que teve como diretor Bruno Mazzilli. A produtora Panama Filmes assina a produção.


#45 Clemente e a Fantástica Banda Sem Nome “Sou Como o Sol”



Clemente e A Fantástica Banda Sem Nome, novo projeto do Clemente Nascimento (Inocentes / Plebe Rude) e dos também veteranos de palco Joe Gomes (ex-Pitty), Johnny Monster (Daniel Belleza e Corações em Fúria) e Rodrigo Cerqueira (ex-Skuba/Firebug) lançou no dia 17/08 o clipe para “Sou como o Sol” este que contou com a direção de Gastão Moreira, eterno VJ da MTV, que faz sua estreia na direção de clipes.

“Essa música é especial, foi a primeira que apresentei para a banda para iniciarmos o projeto, é uma letra forte e muito confessional, além de ter um arranjo diferente e ser unanimidade entre a banda”, explica o vocalista.

A faixa está presente no disco Antes que Seja Tarde lançado pela HBB no ano passado. O local escolhido para as filmagens foi o Partisans Pub.

“Fiquei muito feliz com o resultado e por ter confiado no roteiro e na direção do Gastão, é legal quando conseguimos chegar aonde queremos usando poucos recursos e a criatividade”, conta Clemente.


#46 Erwins “Vício”



O duo de Belo Horizonte Erwins que faz uma fusão de estilos do blues ao rock and roll disponibilizou no dia 15/08 o videoclipe para a faixa “Vício”. Este que teve sua captação feita com um celular e efeitos adicionados utilizando o aplicativo prisma. Segundo eles foram mais de 2000 imagens tratadas.


 #47 Display “Acrofobia”



De Balneário Camboriú (SC) a banda de hardcore melódico Display lançou no dia 03/08 lançou o clipe para “Acrofobia”. O video mostra a banda basicamente tocando em um cenário preto o que dá destaque a movimentação de seus membros. A canção está presente no álbum Marcha do Mundo, Vol. 2. Quem assina a direção do videoclipe é Derick Borba.


 #48 Twin Pumpkin “Hello, My Name Is Twin Pumpkin”



O Twin Pumpkin de Taubaté (SP) deu as caras no dia 17/08 para lançar o clipe para a faixa “Hello, My Name Is Twin Pumpkin”. A canção abre o EP Spook Like Halloween.

Com seu rock energético, que funde o som do rock alternativo a ícones do cinema como Tyler Durden, a narrativa não podia ser outra além de muita ação e freakshow. A direção e roteiro do clipe ficou por conta de Izzy Castro, já a edição foi realizada por Izzy e ZeRO.


 #49 Rosalia Paranoia “Degradação”



A banda guarulhense que mistura rap e reggae Rosalia Paranoia disponibilizou no dia 13/08 o vídeo para a canção “Degradação”. A faixa está presente no disco Instinto de Sobrevivência. Quem assina a direção é Carlos Eduardo Machado, já a montagem e roteiro foram feitos por Vinicius Stepanov.


 #50 WAR (We Are Revolution) “Ninguém Sabe Quem Somos a Sós”



A banda de Farroupilha (RS), War – We Are Revolution, lançou no dia 18/08 o lyric video para a canção “Ninguém Sabe Quem Somos a Sós”. Esta que foi produzida por por Pedro Ramos (Tópaz,Supercombo) e mixada e masterizada por Leonardo Ramos (Supercombo). Já o vídeo foi dirigido e editado por Kurmann.


 #51 Demonia “Espaço Sideral”



De Natal (RN) quem aparece por aqui também é o quinteto punk rocker riot girl Demonia. Elas lançaram um clipe ao vivo de sua primeira apresentação no dia 21/08.

O vídeo é total D.I.Y. e foi filmado durante apresentação no espaço luz na praia do meio. A filmagem e edição foram feitas por Mylena Sousa.


 #52 Gritando HC “Jovens”



A mais de 20 anos o Gritando HC é referência no punk rock brasileiro. Neste ano eles lançaram através do selo independente Crasso Records o EP Terra de Lobisomens e no dia 23/08 foi a vez da faixa “Jovens” ganhar um clipe. Este que foi dirigido por Cris Crass.


 #53 Flanders 72 “Fernando Got Drunk In Berlin”



A experiente banda, de São Leopoldo (RS), Flanders 72, que já foi até elogiada por Joe Queer (The Queers) por manter a chama dos Ramones viva, lançou no dia 24/08 o clipe para a faixa “Fernando Got Drunk in Berlin”.

Simples, reta e direta as influências são claras e o tom de deboche e alto astral está presente na cômica “Fernando Got Drunk In Berlin”. Lembrando boas canções do Green Day, Teenage Bottlerocket, Screeching Weasel, The Queers, Ramones e tantas outras. A faixa compõe o mais recente lançamento da banda, Atomic. O vídeo foi dirigido por Paulinho Tscherniak.


 #54 CPM 22 “Ser Mais Simples”



Um dos clipes que chamou a atenção no mês foi o do CPM 22. Muito por conta das referências que o diretor Daniel Ferro buscou para o vídeo. Particularmente o cenário de galpão me lembrou o jogo Tony Hawk Pro Skater, clipes de new metal e punk rock, todos estes dos anos 90.

A faixa está presente no mais recente lançamento do grupo, Suor e Sacrifício, e a composição é de Phil Fargnoli que além de mais novo integrante da banda é ex-Dead Fish.


 #55 Bike “A Divina Máquina Voadora”



O Bike, uma das novas revelações do underground brasileiro, pôde ir para sua primeira turnê na Europa neste ano. As lembranças não foram apenas eternizadas em suas memórias mas como em um videoclipe.

Este que foi gravado com a ajuda de um celular durante a turnê do disco Em Busca da Viagem Eterna. A edição e finalização ficou por conta de Diego Xavier.


 #56 Taunting Glaciers “The Swan Song”



No dia 28 foi a vez dos catarinenses do Taunting Glaciers lançarem o videoclipe para “The Swan Song”, esta que faz parte do EP digital Eulogy Maker / The Swan Song que será lançado pela HBB em breve. O videoclipe foi feito pelo casal de integrantes da Taunting Glaciers, Roberto de Lucena e Lola Belli.

O clipe foi gravado em uma fazenda em Benedito Novo, município que fica a 70 quilômetros de Blumenau. Sobre o vídeo Lucena comenta:

“Para mim é um vídeo especial, porque conta pela primeira vez com a participação do nosso filho, o Dodô. As imagens e a edição são bem despretensiosas, mas combinam com a simplicidade da gravação, que foi feita apenas em dois canais”, explica Roberto.


 #57 Monster Coyote “Swallowed By The Sea”



Direto de Mossoró (RN) para o listão de clipes do Hits Perdidos o Monster Coyote mistura em seu som Metal/Stoner rock/Sludge e faz parte do casting da Abraxas.

No dia 28 foi lançado o clipe para “Swallowed By The Sea”, o mais novo single do grupo. O lyric video foi produzido por Nicolas Gomes e Leme Filmes.


 #58 Do Culto Ao Coma “Fuga”



Quem também apostou nas animações durante o mês de agosto foi a banda de Atibaia (SP), Do Culto Ao Coma. O single escolhido foi “Fuga” e a animação foi dirigida por Leandro TG Mendes e Ricardo Kump. Completam a equipe de animação Mário Nosoline, Rogério Ferraz, Paula Urbinati e Rodrigo Eba.


 #59 Sã “Translação”



O power trio goiano é formado por Danilo Xidan (figura conhecida da cena local e que já integrou bandas como o Goldfish Memories e o Agoristas) e os irmãos Alexandre e Bruno Sardelari.

No dia 16/08 foi a vez deles lançarem o videoclipe para a canção “Translação” que tem produção musical de Braz Torres e foi gravado no Complexo Produções Musicais, com participações de membros do Black Drawing Chalks e Hellbenders. O Roteiro e a direção são assinados por Victor Souza e Diogo Fleury, da Moment.


 #60 Nana “Menino Carioca”



A cantora baiana erradicada na Alemanha Nana aparece mais uma vez na lista. Desta vez por conta do clipe do single “Menino Carioca” que ganhou as telinhas da internet no dia 25/08. A faixa assim como a do clipe anterior integra o álbum CMG-NGM-PDE e também foi dirigido, produzido e montado por Marccela Moreno.


 #61 Institution “No Limiar do Exílio”



A banda de hardcore Institution lançou seu primeiro single em português no dia 29/08. E logo de cara com um clipe. A faixa escolhida foi “No Limiar Do Exílio” que estará no EP digital Fragmentos Subversivos que será lançado via HBB em parceria com a Artico Music. O videoclipe de “No Limiar Do Exílio” tem direção de Yuri Nieto e, do também baixista do Institution, Rodolfo Duarte.

Segundo o vocalista Hélio Siqueira, a ideia é facilitar o acesso às mensagens contidas nas músicas da banda.

“Uma vez que nossas letras são políticas e tratam muitas vezes de temas diretamente relacionados a problemas sociais do Brasil, penso que o português é a escolha certa para expressarmos nossas reflexões e posições a respeito dessas questões. Além disso, é nossa língua nativa, o que torna a música mais intimista, mais próxima dos ouvintes. A identificação é maior nesse caso.

A meu ver, compor em português exige um pouco mais, tanto na escrita, quanto na construção das linhas de voz, mas tem sido um trabalho bastante estimulante. As músicas continuam tão agressivas quanto as do ‘Desolation Times’, mas com novos elementos. Estamos experimentando mais do que antes cada riff ou ideia””, explica.


 #62 Tim Bernardes “Tanto Faz”



Tim Bernardes, vocalista d’O Terno lançou no dia 29/08 o videoclipe para a canção “Tanto Faz” e anunciou que irá lançar disco solo, Recomeçar em breve. Tendo até já revelado a capa nos últimos dias.

A simplicidade do clipe mostra sua nova fase. Com apenas um projetor e uma parede ele consegue entreter o público através de suas suaves melodias. A direção e roteiro foram feitas a duas mãos, em uma parceria entre Gabriel Rolim e Tim.


 #63 Frida “Quando o Amor Acaba”



A banda de Gravataí (RS) Frida lançou no dia 29/08 o clipe para a faixa “Quando o Amor Acaba”. A faixa encerra o primeiro disco da banda lançado em 2015. O clipe conta com a direção de fotografia de Cris Santoro, direção de Marcelo Acosta e produção do The Southern Crown.


 #64 Mudhill “So Far Gone”



No dia 30/08 fez um ano do lançamento do EP de estreia dos paulistas do Mudhill, Expectations e para comemorar eles disponibilizaram em suas redes sociais o clipe para “So Far Gone”.

O clipe foi filmado durante a tour de 4 shows no Rio de Janeiro nas cidades de Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói e Angra dos Reis. As filmagens, direção e edição ficaram por conta de Bayron Rodrigues.


 #65 Emicaeli “Tonelero”


Screen Shot 2017-09-06 at 11.32.20


Aos 45 do segundo tempo no dia 31/08 foi lançado o clipe dos paulistanos do Emicaeli, “Tonelero”. Segundo palavras da própria banda: “00:37 segundos de doidera, como se você tivesse desenfreado descendo a Rua Tonelero como um maluco.”

A faixa está presente no disco PoPs, o mais recente lançamento da banda, e o vídeo conta com direção de Piettro Torchio, imagens de Marcelo Uchoa e edição de Alexandre Pereira. Veja o clipe no facebook oficial da banda.


 #66 Electric Light Pulp “Between Heaven and Hell”



O gaúcho Tiago Felipin aparece mais uma vez na lista com seu projeto Electric Light Pulp. Desta vez com a curta faixa “A Place Between Heaven and Hell”, este que mostra ele andando pela cidade com um filtro turvo no estilo VHS – que me remete a Twin Peaks – na tela na câmera.

A canção é a terceira música do EP ”I’m Not Here”, o quarto EP do projeto que está sendo lançado pelo selo Lofi In High.


 #67 Electric Light Pulp “Who Am I?”



O gaúcho Tiago Felipin aparece pela terceira vez na lista com seu projeto Electric Light Pulp. Desta vez com a curta faixa “Who Am I?”, esta que questiona quem somos nós no mundo atual. Ele mesmo escreveu um texto para tentar explicar sua arte.

“O quanto do quarto em que dormimos, dos lugares que passamos e das pessoas que convivemos fazem com que nós achemos que estamos mais perto do que acreditamos ser nós mesmos? O seu quarto, o seu cabelo, a sua roupa. Esse é você? Quem sou eu? Quem é você? Quem somos nós? O que é ser? “Não sou nada. Nunca serei nada, não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”


 #68 Oxy “No Shoes”



O quinteto shoegazer de Brasília (DF) Oxy disponibilizou no youtube o clipe para a faixa “No Shoes” no dia 11/08. O vídeo com estética anos 80 foi filmado em V8 e mostra além de paisagens da cidade a banda interagindo durante diversas situações. Me lembrando um pouco a estética do Real Estate. A direção e produção é assinada por Enzo Correia.


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de Junho (2017). Dos 68 vídeos do post, 54 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Agosto


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s