Confira os melhores clipes independentes | Outubro (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Novembro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 93 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Outubro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 93 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 3 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 92 artistas de 15 estados.
Para encerrar o projeto audiovisual ICARUS, que teve capa premiada em Cannes, BK’ lançou em Outubro o videoclipe para “Músicas de amor nunca mais” em que retrata o processo de superação de um amor. A música, inclusive, conta com feat com Luccas Carlos e Nansy Silvvz.
O clipe se passa numa realidade paralela da música “Planos” – que conta uma história de amor -, retratando um amor que acabou. Se a letra fala da superação e do esquecimento, as imagens mostram diversos momentos do casal, em tom melancólico, e o doloroso processo do fim. O material foi gravado em película 16mm e tem roteiro e direção assinados por Rafael Carmo, direção de fotografia de Fabio Politi e edição de Mah Ferraz, que já trabalhou com Rosalía e Travis Scott.
Para continuar a divulgação de seu disco Transes (Balaclava Records), ÀIYÉ disponibilizou um videoclipe duplo para “Pomba Gira / EXU”. A produção audiovisual é repleta de símbolos e traz o holofote para a sua estética e poética ancestral e futurista, aliando as entidades, forças espirituais e performance. O vídeo tem direção de ÀIYÉ e MOOLUSCOS.
“Esse é talvez o lançamento mais conceitual e profundo que eu já fiz. Escolhi essas músicas juntas pra homenagear tanto o Orixá Exú, a quem me refiro na música baseada em um itã da criação que conta como Exú comeu o mundo, digeriu, e depois devolveu tudo pro lugar – se tornando assim o guardião de todas as coisas, dos entres, tudo e nada, justamente por conhecer a essência de tudo que existe. E também a entidade Exu, através das pombogiras, que revelam a força e o poder de se saber mulher.
Elas são a própria revolução feminista, elas revelam as histórias das mulheres que lutaram por si mesmas, desafiando os muros do patriarcado, mesmo que isso lhes custasse a vida. As putas, as trabalhadoras, as mães solteiras, as travestis, aquelas que lutam pra ter direito sobre o próprio corpo.
Eu quis trazer uma releitura atual dessas entidades tão fortes e amadas. Quis mostrar pombogiras dos anos 2000, que dirigem suas bikes e andam de coturno. Pra mim, elas guardam o espírito punk/riot grrrl. São as punk brasileiras, a história das nossas marginais, que não serão esquecidas””, conta Larissa Conforto, a multiartista carioca à frente de ÀIYÉ.
Com direção de Henrique Sauer e produzido por LADYBIRD, Silva retorna aos lançamentos com o videoclipe para “Tudo Que Eu Quero” que surpreende por seu plot twist. O cantor que atua como protagonista na produção audiovisual vive um relacionamento inusitado que você só entende no final com quem é. O roteiro de maneira inteligente brinca com a própria letra da música. Outro destaque fica para a fotografia.
“Depois de um período sem lançar clipe, eu resolvi aparecer de novo bem acompanhado. Li que lagosta representa ‘renovar as experiências’ e fiquei com isso na cabeça. Esse recomeço está me dando outra vez um prazer absurdo de fazer música.”, brinca Silva
Com direção do Felipe Morozini, o duo A Balsa antecipa seu álbum de estreia com o videoclipe para “Boca do Mar”.
A produção audiovisual foi filmada no litoral norte de São Paulo e ilustra a temática central do vindouro disco que chegará as plataformas digitais em 2024. Ela que retratará a relação cada vez mais aflitiva e neurótica que temo com o tempo, incentivando a busca por momentos de calma e auto reflexão em meio à agitação e o caos da vida moderna.
Letrux em Outubro lançou o videoclipe para “Zebra”, faixa em parceria com Lulu Santos. O curta dirigido por Pedro Colombo tem a missão de traduzir a tristeza e a saudade após o término de um relacionamento, com um desejo de se reconciliar e recuperar o que foi perdido.
No roteiro Lulu aparece como um escritor em crise criativa tomado por pensamentos das aventuras de Letrux por cenários fantásticos. A animação e o figurino sendo os grandes destaques da obra.
Para homenagear o aniversário de Milton Nascimento, Criolo lançou o clipe de “Dez Anjos”, música que nasceu a pedido da cantora Gal Costa. A incrível animação foi criada por Gabriel Bitar.
“Eu e Criolo compusemos ‘Dez Anjos’ para minha saudosa amiga Gal Costa. Só por isso essa canção já se faz muito especial. Anos depois, a gravamos juntos, e, agora, ver isso tudo ganhando novos significados através das imagens desse clipe, é mais uma alegria que ganho com essa composição”, declara Milton Nascimento.
“Eu lembro quando, ao telefone, Milton com muito carinho e gentileza dividiu a alegria que uma amiga tão amada lhe teria pedido uma canção. Com esse clipe, que levou tanto tempo para ser concluído, enxergo mais uma vez o tamanho desse telefonema que Milton, de modo mágico, muda minha vida”, conta Criolo.
“O filme foi pensado como um desenho gigante, com a câmera conduzindo o espectador em um passeio por essas imagens. Comecei a trabalhar nessa animação durante a pandemia e fui desenvolvendo imagens em cima da música e da letra”, completa Bitar.
Um dos clipes que mais chamou a nossa intenção pela criatividade e desenvolvimento do roteiro foi o de “Chiclete” da banda Hipertrópico. Eles mesmo admitem que as referências foram justamente a Malhação dos anos 2000, e talvez alguns filmes da sessão da tarde, então eles entram na skin de adolescente e no universo das gincanas escolares – e das primeiras paixonites.
“O videoclipe de “Chiclete” vai muito além de uma goma de mascar, ele fala sobre insegurança, sobre sentimentos que temos dificuldades de expressar, que muitas vezes grudam no nosso pé e nos impedem de dizer o que realmente sentimos. O final do clipe é surpreendente! Aguardem que vai ser diversão garantida, ou seu chiclete de volta. 😝”, contam os integrantes da banda de Londrina (PR)
A produção aconteceu com patrocínio do PROMIC (Programa de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Londrina), estrelando o ator londrinense Johnny Garcia e a bailarina Ione Queiroz, com produção da Cafeteria Filmes e direção de Filipe Menck.
Além dos 7 eleitos como melhores do mês de Outubro | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
MagrolisMC e Yunk Vino “Alabama” (São Paulo / SP), Jota Quest “N-U-M-A-B-O-A” (Belo Horizonte / MG), Molho Negro “Não Me Faça Duvidar” (Belém / PA), Don L “élewood” (part. Luiza de Alexandre) (Brasília / DF), Bryan Behr “Não Vejo a Hora” (Brusque / SC), Cleo “Inferno” (Rio de Janeiro / RJ), Um Quarto (¼) “Saudades” (RJ), Anna “Abracadabra” (São Paulo / SP), Orquestra Modesta “Gente é pra Gostar de Gente” (São Paulo / SP), RAY “Olha Essa Mulher” (Montes Claros / MG).
Krisiun “Necronomical” (Ijuí / RS), Bruno Leo “Pessoa Oposta”, AGRESSIVIUM “Burning Acid” (Fortaleza / CE), MEE “Pidgeon Standard” (São Paulo / SP), Supla “Goth Girl From East L.A” (São Paulo / SP), Number Teddie “Meu Amor” (Manaus / AM), Flora “Vermelho” (Rio de Janeiro / RJ), andre L.R. mendes “Por Aí” (Salvador / BA).
Luciana Maya “Princesa” (Uberaba / MG), Naluz “Catártica Caótica Cromática” (São Paulo / SP), Aline Paes “Mar Aberto” (Rio de Janeiro / RJ), Carol Roberto “Invisível” (São Paulo / SP), Thales de Paiva “Faz Isso Não” (MG), Turim “Voltar a Sorrir” (São Paulo / SP), Zuana “O Elefante na Sala” (RS), Teto “Mais Um Voo” (Jacobina / BA), Alan James “Luz da Manhã” (Rio de Janeiro / RJ).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 93 videoclipes coletados durante o mês de Outubro | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Outubro (2022). Dos 93 vídeos do post, sendo que um é de um single duplo, 94 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Outubro (2023) você mais gostou!
This post was published on 13 de novembro de 2023 9:42 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.