Você conhece o Tagore?

Screen Shot 2014-06-02 at 1.55.49 PM


Que Pernambuco é uma terra abençoada de boa música, não é nenhuma novidade. Mas o som do Tagore, sim.

A cidade é um celeiro de bandas com uma característica muito marcante em eu DNA: a brasilidade. É quase chover no molhado falar bem da Nação Zumbi e do legado que Chico Sciense deixou, porém é necessário. Após sua morte, a banda continuou mesmo assim e envolve o público com seu ”maracatu atômico” a cada apresentação que faz.

Fruto disso é a carreira bem sucedida de Otto, que depois que saiu da Nação fez uma carreira bastante sólida e se consolidou no cenário musical do país. Outro que decidiu a pouco tempo atrás iniciar em paralelo da banda, um projeto solo é Gustavo da Lua. Sim, o líder da banda lançou um disco bastante interessante, cheio de nostalgia e você pode conferir o que escrevi aqui.

Mas voltemos ao Tagore, uma excelente banda. O grupo faz um som que te remete a psicodelia dos Mutantes e ao mesmo tempo trás em seu DNA a influência de rítimos locais de Pernambuco: como por exemplo o Maracatu.

A banda surgiu em 2010 quando Tagore Suassuna (Voz/Violão) e João Cavalcanti (Baixo/Sintetizador/Guitarra) gravaram um EP chamado ”Aldeia”, contendo poucas músicas. O grupo leva o nome de seu vocalista, Tagore.  Em 2011, eles montaram a banda para poder reproduzir o som ao vivo e desde então não se separaram. Eles estão lançando seu primeiro disco ”Movido A Vapor” e no momento estão no meio uma turnê pelo sul e sudeste do país pela primeira vez.


Tagore poster


Conheci a banda conversando com Caramurú Baumgartner durante uma festa na augusta. Ele que além do ”trampo” da banda no tempo livre também é designer e ilustrador.  Vale a pena conhecer um pouco do trabalho dele aqui.

O que me chamou mais a atenção na banda foi algo que no Brasil é muito valorizado: as letras. Sim, além de serem boas ”cospem na cara” e denunciam a realidade política e social do país

O líder da banda Tagore Suassuna já é figura carimbada da cena local e é famoso por suas performances ímpares e bastante energéticas. Ele que já se apresentou duas vezes em um dos festivais mais legais do Brasil, o Abril Pro Rock.


Tagore Suassuna - Voz e violão Caramurú Baumgartner - Voz e percussão Emerson Calado - Bateria João Cavalcanti - Baixo, sintetizador e Guitarra Gustavo Perylo - Baixo, sintetizador e Guitarra
Tagore Suassuna – Voz e violão
Caramurú Baumgartner – Voz e percussão
Emerson Calado – Bateria
João Cavalcanti – Baixo, sintetizador e Guitarra
Gustavo Perylo – Baixo, sintetizador e Guitarra

Acompanhe o trabalho da banda no Facebook, siga o instagram deles, conheça o tumblr (do Caramurú), confira o som deles no soundcloud e caso alguém tenha interesse e quiser contratá-los para algum show; fica aqui o contato.

Advertisements

One thought on “Você conhece o Tagore?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s