As Melhores Live Sessions | Agosto (2023)
As Melhores Live Sessions | Agosto (2023)
O Que São Live Sessions?
Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em Agosto não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.
Confira a lista com as Melhores lançadas em Agosto (2023); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!
Listas de Melhores Live Sessions 2023
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
1) Collateral Lab “Outside” @ Estufa Live Session
No dia 28/07 foi lançado o primeiro EP oficial do projeto, Flora, produzido de forma independente em um homestúdio e lançado pela Lofi Land, sendo o primeiro lançamento “cheio” do duo paranaense.
Para promover a música de trabalho, “Outside”, pautada no neo-soul, eles disponibilizaram um vídeo gravado n’A Sala de Atos do Paço da Liberdade, localizada no centro histórico de Curitiba (PR). A produção foi uma parceria entre o Collateral Lab e o diretor e fotógrafo Léo Silva e ao todo reuniu 20 profissionais.
A captação, cenografia e atmosfera da live session convidam o ouvinte para mais perto.
2) Fresno Quarto dos Livros 20 anos
Para comemorar os 20 anos do primeiro disco da Fresno, Quarto dos Livros, que foi lançado em agosto de 2003, a banda organizou um especial em formato de live no TikTok e no YouTube. Esse material inédito também teve o acompanhamento de um bate-papo do grupo com o músico e ex-VJ da MTV Brasil, Luiz Thunderbird.
“É o nosso primeiro disco a completar 20 anos. Nosso aprendizado foi muito livre e espontâneo, e o Quarto dos Livros ainda guarda muito disso”, comenta Lucas Silveira, que completa a Fresno ao lado de Gustavo Mantovani (Vavo) e Thiago Guerra (Guerra).
“Tudo que fizemos nos trabalhos que vieram depois foram evoluções dessa primeira proposta”, complementa.
O especial ao vivo não chega como uma releitura, em que os integrantes repaginam as canções, mas, sim, como uma homenagem àquele que abriu os caminhos.
“Procuramos fazer uma viagem no tempo, mas não de forma literal, então existem pequenos códigos que ajudam a contar a história e a contextualizar o disco com a sua época”, revela Lucas.
“Acho que ela caracteriza muito bem o nosso som na época. Músicas urgentes e músicas calmas em contraste, às vezes tudo isso dentro de uma construção só”, reflete o vocalista.
Tracklist:
1. “Teu Semblante”
2. “Carta”
3. “Mais um Soldado”
4. “Se Algum Dia Eu Não Acordar”
5. “1 Eu Sem 1 Você”
6. “Stonehenge”
7. “Sono Profundo”
3) Tianastácia @ Sonas Sessions
O estúdio musical Sonastério inaugura a série Sonas Sessions, de Belo Horizonte (MG), que busca trazer uma nova era de performances musicais intimistas. A série estreia com a banda Tianastácia, mostrando sua sonoridade pulsante após três décadas de carreira. A banda, que combina rock n’ roll, influências das décadas de 60 e 70, elementos eletrônicos e música brasileira, se destaca como expoente do rock mineiro.
O EP gravado ao vivo em estúdio inclui sete faixas, destacando canções inéditas e sucessos atemporais, capturando a essência musical da banda. A iniciativa promete ressaltar artistas consagrados e emergentes em um ambiente aconchegante, marcando uma nova abordagem nas performances musicais contemporâneas.
“O Sonastério é um estúdio muito bem montado. Os equipamentos e o espaço físico são impressionantes. E o material humano, que é o mais importante, é incrível. Pro Tianastácia está sendo um prazer! Participar do Sonas Sessions é uma oportunidade para o artista ter um aprendizado sobre gravação e um material profissionais”, conta Beto Nastácia.
“Nesta série, o artista captura a essência da performance em um ambiente mais íntimo e o conteúdo reflete a linguagem das redes sociais. É uma experiência que mergulha na alma da música e traz uma conexão mais profunda com os fãs”, resume Caroline Leroy, Diretora de Projeto & Conteúdo do Sonastério.
4) Jão “Me Lambe” (Ao Vivo)
Jão lançou em seu canal do Youtube uma performance ao vivo de ‘Me Lambe’, lead single do seu quarto álbum de estúdio, SUPER, que parece ter uma interpolação de “Island In The Sun” do Weezer. A canção é uma composição de Jão, Zebu, Pedro Tófani e Tropkillaz.
5) Nath Rodrigues | Sonas Sessions (Episódio 02)
Quem também passou pela série Sonas Sessions foi Nath Rodrigues apresentando sua mistura de soul, MPB e world music. O episódio traz cinco de suas músicas de maneira ímpar: “Por todo o indizível”, “Água Boa”, “D’Ajuda”, “Conto” e “Sussurro”. Nath (voz, violino e guitarra) é acompanhada por Lucas de Mello na guitarra e direção musical, Lucas de Moro no teclado, Acauã Ranne no baixo e Cyrano Almeida na bateria.
6) Sessa @ Live on KEXP
O músico paulista, Sessa, ex-integrante do Garotas Suecas, se apresentou na lendária live session da KEXP, em Seattle. Por lá ele apresentou “Sereia Sentimental”, “Pele da Esfera”, “Que Lado Você Dorme?” e “Canção da Cura”.
7) Tagua Tagua “Inteiro Metade” Rooftop Fauhaus Session
No fim de agosto, o canal da Rooftop Fauhaus Sessions disponibilizou um corte para “Inteiro Metade” da live session gravada em São Paulo. O material disponibilizado na íntegra no canal oficial do projeto gaúcho tem direção de Anne Santoro e câmeras de Camila Sánchez, Rodrigo Tamassia e Anne.
8) Bratislava “Pode Chegar” ao vivo @ ONErpm Studios
A banda paulistana Bratislava apresentou diretamente da ONErpm Studios uma live session para “Pode Chegar”, faixa que integra o álbum Parte Do Que Vem (2022). O material tem direção e produção da Natalia Mecatti, fotografia, câmera e edição por Lucas Tomaz Neves, câmera por Davi Lopes e gravação, mixagem e masterização por Judaz Mallet.
9) Elisa Maia “Luas Pra Tantas Faces” [Dança Sozinha Sessions]
Elisa Maia lançou seu EP audiovisual ao vivo intitulado “Dança Sozinha Sessions”. O projeto traz quatro faixas que exploram uma diversidade de estilos musicais, trazendo influências que vão do rock noventista até bases de reggae, R&B e programações eletrônicas. Por aqui separamos o vídeo para “Luas Pra Tantas Faces”.
“Acaba que a sessão ao vivo cumpre a missão de fazer com que a minha música e a minha voz chegue aonde ainda não cheguei, inclusive pra públicos que não foram atingidos pela versões originais das músicas. O projeto é também uma celebração da minha imagem, do meu corpo. Sou uma mulher negra, de uma Amazônia urbana com poucas referências e meu trabalho é atravessado pelas vivências nesse lugar. No fim, dançar sozinha é se recompor também para o coletivo”, comenta Elisa Maia.
10) Ana Paia “É mais fácil falar quando não te vejo” Ao Vivo @ Lobotomia Apresenta
Ana Paia teve seu vídeo para “É mais fácil falar quando não te vejo” gravado ao vivo no Lobotomia Apresenta de Sorocaba (SP). As imagens foram captadas por Luan Silva, Thiago Roma e Rafael Augusto. A coloração é assinada por Roma, edição por Augusto, luz por Camilo Dragon, som por João Antunes e mixagem e masterização por Marcel Marques.
11) Victor Xamã “Bússola Quebrada 2” @ Sala de Estar
Victor Xamã, nome do hip hop nacional, artista natural de Manaus, em março de 2023 lançou seu mais novo álbum intitulado “Garcia”, com um conceito íntimo e pessoal nunca antes visto em suas composições, um álbum colaborativo que tem diversos artistas e produtores, se apresentou em junho na live session Sala de Estar, laboratório criativo que cede espaço a artistas dos mais variados lugares no mundo da música, buscando unir qualidade a uma atmosfera leve e aconchegante.
Da live session separamos a música “Bússola Quebrada 2” em que teva a companhia de Gabi Farias, Sa Suhett, DJ Rasul e Thiago Ticana.
12) Francisco, el Hombre “Tá Com Dólar, Tá Com Deus” @ Sala de Estar
Francisco, el Hombre, quinteto que abre um novo capítulo de sua trajetória e reúne as músicas mais marcantes de seu show no disco 10 AÑOS, se apresentou em junho na live session Sala de Estar, laboratório criativo que cede espaço a artistas dos mais variados lugares no mundo da música, buscando unir qualidade a uma atmosfera leve e aconchegante.
Da live session separamos a música “Tá Com Dólar, Tá Com Deus”.
13) Indy Naíse “É Sobre Você” @ Sala de Estar
Indy Naíse, cantora, compositora e empresária, mora em SP, mas nasceu em Juazeiro, na Bahia, que transita por diversos gêneros musicais, como MPB, o Rap e o R&B, se apresentou em junho na live session Sala de Estar, laboratório criativo que cede espaço a artistas dos mais variados lugares no mundo da música, buscando unir qualidade a uma atmosfera leve e aconchegante.
Da live session separamos a música “É Sobre Você”.
14) Frank Jorge “Pode Dizer Assim” @ Loop Sessions
A live session gaúcha Loop Reclame, gravada na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, apresentou em Agosto a live session para “Pode Dizer Sim” do Frank Jorge. O material teve imagens captadas por Mateus Aluisio, edição de imagem por Roney Bezzerra, captação de áudio por Naum Gallo e Bibiana Petek e mix e master por Naum Gallo.
15) Mei0 Céu “Devo Admitir”
Meio céu, formado por Lucas Lopes (guitarra e voz) , Devlyn Veras(violão e voz) e Micael de Sá (baixo e voz), disponibilizou uma live session para “Devo Admitir”. Entre os gênero que a sonoridade do grupo engloba estão o folk, a MPB, o Rock e o Pop. O vídeo foi dirigido por Lucas Lopes e Sabrina May.
16) Arquétipo Rafa “Me Leve” @ Ao Vivo no Parque da Água Branca
O cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Arquétipo Rafa lançou uma live session para “Me Leve” com a direção de Patrícia Araújo.
““Me leve” tenta falar sobre uma sensação que está entre nós o tempo todo. Muitas vezes, tememos expor nossa vulnerabilidade e não conversamos sobre a perda de alguém que não vai mais voltar. O luto está presente no nosso cotidiano todos os dias, principalmente depois de um período histórico em que tantas pessoas se foram”, contou Rafa.
“A música oscila entre a tristeza e a alegria, e o arranjo acompanha as nuances da letra de uma forma muito sensível. Trouxemos uma imagem do Brasil da década de 60/70, que ajudou a dar essa sensação de nostalgia que a letra tem. Uma letra que fala de memórias e lembranças, somadas a uma sonoridade característica de um outro período. Tudo isso torna a faixa muito sensorial…e sempre que ouço, me emociono”, completa.
17) Plutão Já Foi Planeta “O Ficar e Ir da Gente” @ Ao vivo na Sede Cultural Dosol
A banda Plutão Já Foi Planeta esteve ao vivo na Sede Cultural DoSol e por lá gravou uma sessão ao vivo para “O Ficar e ir da Gente”. O trio acaba de lançar seu terceiro álbum de estúdio pelo selo Algohits, já o material foi gravado por Yves Fernandes e filmado por Taline Freitas.
Gostou da lista com as Melhores Live Sessions | Agosto (2023)?
Quer ver sua live session na lista do próximo mês?
Não deixe de enviar ao longo de Setembro!