As Melhores Live Sessions | Julho (2023)

 As Melhores Live Sessions | Julho (2023)

Planet Hemp é um dos destaques – Foto Por: Ronaldo Land

As Melhores Live SessionsJulho (2023)

O Que São Live Sessions?

Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em Julho não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.

Confira a lista com as Melhores lançadas em Julho (2023); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!

Listas de Melhores Live Sessions 2023

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho


As Melhores Live Sessions | Junho (2023) - Planet Hemp por Ronaldo Land
Planet Hemp é um dos destaques – Foto Por: Ronaldo Land

1) terraplana ao vivo na vinícola



No Hits Perdidos costumamos elencar por aqui todos os meses as melhores live sessions. O formato é muito importante para que contratantes possam observar o show que será vendido e muitas bandas investem em produzir materiais caprichados. Este foi o caso da banda curitibana terraplana que lançou em Premiere no Hits Perdidos uma live session ao vivo na vinícola.

A live session lançada na terça-feira (18/07) integra o projeto ‘Na Vinícola’, produzido por Enzo Merolli, dirigido por João Sinhori, com direção de fotografia de Gustavo Salun.

A sessão traz cinco faixas do álbum ‘olhar pra trás’ ( “conversas”,  “você”, “memórias”, “me esquecer” e “cais”) que foram gravadas e mixadas por Leonardo Gumiero e masterizadas por Jack Shirley, que já trabalhou com Deafheaven e Whirr. Além do conteúdo no canal do YouTube do selo Balaclava, o EP ganha também distribuição em todas as plataformas digitais.

“A ideia de gravarmos uma sessão ao vivo sempre foi uma vontade nossa desde o início e, a partir do convite de Enzo, conseguimos viabilizar a produção do material da forma como queríamos.

Apesar do álbum ter uma ótima sonoridade, sentimos a vontade de apresentar como a banda soa ao vivo, de uma forma mais crua e mais intensa. Juntamos então uma equipe incrível, que fez a gravação acontecer do melhor jeito possível”, conta Vinícius Lourenço, guitarrista da banda.

Ficha Técnica da Live Session

Direção: Sinhori
Direção de produção: Enzo Merolli

Direção de fotografia: Gustavo Salun
Direção de arte: Isabela Michelin
Assistente de direção: Vitor Sawaf
1º Ass. de câmera: Patrick Miyaoka
2º Ass. de câmera: Guilherme Carneiro
Assistente de produção: Guilherme Machado
Assistente de arte: Lina Zuccherelli
Fotografia still: Zab Milita
Color: Gustavo Salun
Edição e finalização: Sinhori
Lettering: Stephani Heuczuk

Captação de som e mixagem: Leonardo Gumiero
Masterização: Jack Shirley

2) Supercombo @ Sonastério ilumina



Com mais de 15 anos de carreira o Supercombo participou do episódio do projeto Sonastério Ilumina. Por lá eles apresentaram canções do novo álbum Remédios com direito a uma estética com direito a luzes neon e escuro para criar uma atmosfera imersiva.

Sonastério ilumina é uma série audiovisual musical de alta qualidade feita para trazer ao público a verdade de grandes artistas e bandas. Em experiência de imersão no Sonastério, o artista apresenta sua essência e grava versões de músicas para a eternidade.

Em um conteúdo perfeito para conhecer o universo de cada artista, o foco são as performances ao vivo – trazendo versões inesquecíveis de músicas importantes para a cultura brasileira – complementadas por um minidocumentário, que vai além e traz detalhes da história, da música, do som e dos momentos vividos pelos artistas para fazer aquela sessão.

Os episódios, com estética exclusiva para cada convidado, formam pontes entre a música, a performance ao vivo e a experiência do Sonastério.

3) Lazúli Live Session



Conhecida por seu trabalho a frente da Francisco, el hombre, Ju Strassacapa lançou em 2022 seu primeiro álbum de estúdio, De Lua. Agora para dar mais visibilidade para o projeto solo, LAZÚLI, apresenta uma live session inédita do disco com direção musical de Mônica Agena (Moxine, Natiruts, Emicida, Arrigo Barnabé, Manu Gavassi) e coordenação geral via Difusa Fronteira, produção executiva de Ariane Laubin e produção de Nina Souza.

A live session realizada através do edital ProAc – São Paulo, inclusive, teve como inspiração a pedra preciosa “lápis lazúli”, e até por isso o conceito e as escolhas estéticas, tais como as cores do palco e o figurino dão luz a esse universo místico. O material mostra canções como “Pomba Gira”, “Chamo Minhas Ancestrais” e “Intuição”, o que trás toda essa carga ancestral, espiritualizada e cheia de elementos naturais para evidenciar os processos de cura envolvidos no projeto solo de Ju Strassacapa.

“Isso está entranhado em tudo o que faço. Desde que comecei a enxergar a vida com mais profundidade, esta nunca deixou de bordear minha percepção.

A música e a criatividade me vem num lugar de canalização, de trazer ao mundo mensagens de expansão de consciência, de despertar. Uma medicina para mim e para os ouvidos e corações que se dispuserem a ser tocados.”, comenta LAZÚLI

Além das canções presentes no disco de estreia, de bônus a apresentação ao vivo conta com uma versão renovada de “Triste, Louca ou Má”, composta por Ju com seu outro projeto Francisco, el hombre, com uma roupagem mais roqueira.

Ficha Técnica

Ju Strassacapa: Voz e percussão
Camila Teixeira: Bateria, SPD, percussão
Helena Papini: Baixo, guitarra e voz
Michele Cordeiro: Guitarra e voz
Difusa Fronteira: Coordenação do Projeto
Ariane Laubin: Produção Executiva
Nina de Souza: Produção
Mônica Agena: Produção Geral, Direção musical, VS
Bia Wolf: captação, monitoração, mixagem e masterização
Luiza Aventura: Iluminação
Azevedo Lobo – Edição de imagens
Sílvia Luz: Figurino e Maquiagem
Juliana Tavares – Bater Mãos Acessibilidade: Intérprete de LIBRAS

4) Planet Hemp @ No Jardim “DISTOPIA”



Em 2022 após 22 anos sem material inédito o Planet Hemp volta a lançar um disco às vésperas de uma das eleições mais importantes da história do país. Na linha de frente a formação atual conta com Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru. No ano que vem o grupo celebrará inclusive seus 30 anos de história e sua discografia conta Usuário (1995),  Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Pára (1997), A Invasão do Sagaz Homem Fumaça (2000) e agora com Jardineiros (2022).

Rock, rap, funk, funk metal, punk rockhardcore, reggae, jazz, bossa-nova e até samba, todos ritmos fazem parte da história do grupo ao longo de sua discografia que tem como referências nomes que vão de Run-DMC a Dead Kennedys, Bad Brains a Cypress Hill, Bezerra da Silva a John Coltrane.

Explosão, confusão, crítica social afiada e linha de frente. A volta do Planet Hemp não poderia carregar elementos que nos mostrem um pouco mais do DNA ativista, contra o sistema vigente e repudiando a onda de retrocesso político e social recorrentes nos últimos anos no país. No meio disso a “Distopia” em que vivemos é o que centraliza a narrativa do primeiro disco do supergrupo carioca que vai do rock’n’roll ao rap, do funk ao dub sem pedir passagem em mais de duas décadas.

Em julho eles lançaram a live session para “Dispopia” gravada diretamente do jardim. O vídeo faz parte do projeto audiovisual “NO JARDIM”, que ainda terá as faixas “PUXA FUMO”, também do disco mais recente, e “NINGUÉM SEGURA A GENTE”, lançada no início do mês, disponíveis na plataforma de vídeos.

O próprio grupo assina a direção dos vídeos, produzidos em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro quando o quinteto se reuniu para as sessões de gravação de “JARDINEIROS”. A captação e mixagem das tracks é do baterista Pedro Garcia e a edição e colorização, que confere um aspecto retrô às imagens, é de Wilson Domingues.

Os recentes lançamentos de “NÃO VAMOS DESISTIR”, “O RITMO E A RAIVA RMX”, “NINGUÉM SEGURA A GENTE” e “SALVE KALUNGA” dão continuidade ao fluxo frequente de novo material liberado pelo Planet Hemp no início do segundo semestre, que resultará em um novo produto a ser divulgado em breve.

Ficha Técnica

Direção: Todo Mundo
Câmera: Ronaldo Land
Produção Executiva & Câmera: Luiza Machado
Produção Executiva & Câmera: Luisa Fosco
Câmera: Shimene Lima
Edição: Wilson Domingues “Wilbor Studio”
Assistente De Edição: Brede Korsmo

5) Pedro Altério “Mistério do Som” @ Sala de Estar



Integrante do coletivo 5 a Seco ao lado de Tó Brandileone, Vinícius Calderoni, Leo Bianchini e Pedro Viáfora, o compositor paulista Pedro Altério se apresentou em junho na live session Sala de Estar, laboratório criativo que cede espaço a artistas dos mais variados lugares no mundo da música, buscando unir qualidade a uma atmosfera leve e aconchegante. Por lá ele apresentou uma live session com “Mistério do Som”, “Miudinho” e “Era Pra Ser”.

6) Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo “Parabéns Pra Você”



Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo apresentaram em julho uma live session para “Parabéns pra Você”, uma regravação de um clássico do grupo Fundo de Quintal, de 1985. A faixa, que marca o primeiro single do próximo EP da dupla, intitulado Do Jeito Que a Vida Quer – previsto para chegar ainda neste segundo semestre.

“A ideia foi justamente realizar um registro audiovisual que eterniza esses momentos tão naturais para nós e compartilhar com o público, que há tantos anos acolhe com tanto carinho a obra do meu pai”, explica Rodrigo Vellozo 

“É um grupo que está presente na vida do meu pai por anos, por meio de uma relação de amizade e apreço. Então, o tom de familiaridade das obras é bem natural”, afirma Rodrigo sobre sua relação com o Fundo de Quintal

 “Cantar com meu pai faz parte da minha história de vida. É algo que acontece desde pequeno e, no contexto profissional, já há alguns anos também. O clipe capta esses momentos de cumplicidade e criação que fazem parte das nossas vidas. Família e música estão conectadas de uma forma inseparável”, conta Rodrigo.

Dirigido por Bruno Trindade Ruiz, com direção artística do próprio Rodrigo em conjunto com Romulo Fróes e feito pela produtora b+ca.

7) Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo “Idas e Vindas do Amor” @ Lobotomia Apresenta



Uma dos projetos que volta a aparecer por aqui depois de alguns meses é o Lobotomia apresenta de Sorocaba (SP). Quem passou por lá desta vez foi a Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo que por lá teve registrado a apresentação ao vivo para “Idas e Vindas do Amor”.

O material conta com imagens registrada por Luan Silva, Thiago Roma e Rafael Augusto, coloração de Thiago Roma, edição de Rafael Augusto, luz por Camilo Dragon e Audio Mix/Master por Marcel Marques.

8) A Banda Mais Bonita da Cidade “Quiça” @ Sala de Estar



Quem também esteve presente na Sala de Estar foi A Banda Mais Bonita da Cidade. A banda representada por Uyara Torrente e Vinícius Nisi aproveitou para divulgar seu novo EP Maré alta, enfim lançado no dia 2 de março de 2023. Da live session destacamos por aqui “Quiçá”, single lançado em 2020.

9) Papangu @ DosolTV Sessions



De João Pessoa (PB), e desde 2012 na estrada, o Papangu esteve presente nos estúdios do DoSol e por lá gravaou “São Francisco” e “Água Branca”. O material teve mix e master por Yves Fernandes e imagens captadas por Taline Freitas.

10) Diego Xavier Trio “Passado” @ Studio Tenda



No episódio de julho do programa Tenda, do Studio Tenda de Curitiba (PR), o Diego Xavier Trio, formato por Diego (Guitarra e Voz), Ricardo Garofalo (Baixo) e Rodrigo Leal (Bateria) participou apresentando Passado. As imagens foram captadas por Lyrian Oliveira, som por Mario Oliveira, edição por Cafuringa e produção do próprio estúdio.

Gostou da lista com as Melhores Live Sessions | Julho (2023)?

Quer ver sua live session na lista do próximo mês?

Não deixe de enviar ao longo de Agosto!

error: O conteúdo está protegido!!