Confira os melhores clipes independentes | Maio (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Junho trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 95 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Maio inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 95 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 3,06 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 94 artistas de 14 estados.
É raro mas acontece! Em um curto período de tempo Rubel abocanha sua segunda pole position nas listas de melhores clipes do Hits Perdidos e com grandes méritos. Não bastasse a produção, o vídeo ainda conta com um roteiro instigante e excelentes frames de fotografia.
O vídeo ainda reúne os artistas do feat, cada um com seu momento de protagonismo, e Rubel parece se divertir sendo meio que um crooner da epopeia da “Putaria”. A cena em que imitam a pintura, é a grande cereja do bolo. Já virou clássico esse clipe.
“Putaria é o clipe mais divertido, louco, caro, intenso e safado que eu já fiz. Eu queria fazer uma música para as pessoas dançarem, para as pessoas treparem, para as pessoas serem felizes.”, revela Rubel
O vídeo tem direção geral de Belle de Melo, foi produzido pela Iconoclast, tem produção executiva de Francesco Civita, Pity Lieutaud, Henrique Danieletto, Alonso Sperb e Ana Monte, pesquisa criativa de Guilherme Dellavalle e Nathalia Schultz, coordenação de produção de André Bauer e Marina Blum e Fabio Politi (Pops) – a lista da equipe é extensa e vale a pena conferir todos os créditos.
Distópico e antenado com os seus tempos, o clipe para “Macho-Rey, do gaúcho Ian Ramil, tem direito a participação da jornalista Eliane Brum acaba com churrasco bolsonarista, com personagens pitorescos e narrativas que lembram um misto de filmes de terror psicológico, misturado com surrealismo e críticas sociais dignas do cinema coreano. O que você vai entender assistindo.
A composição é bem humorada e brinca com a personalidade “alfa”, divertindo o espectador com certa facilidade justamente por ver como o comportamento beira o ridículo. Em tempos de embates acalourados, nada como o humor para contornar grandes discussões.
A produção audiovisual foi dirigida pelo cineasta Davi Pretto (Castanha [2014], Rifle [2016]).
“É o primeiro grande videoclipe de uma música minha. Quando escrevi o roteiro com o Diones nunca imaginei que faríamos algo tão bonito assim. A Eliane ter adorado a música e topado atuar no clipe me dá muita alegria.”, diz Ian.
A parceria entre Thais Kiwi e o mineiro Renato Enoch, na canção “Eu Não Vou Embora”, rendeu um videoclipe bastante sensorial e colorido para uma canção de amor feita para a sua esposa. A brincadeira do recurso do cenário ser montado ao longo da trama deixa tudo leve e divertido para quem assiste.
“A música fala sobre a descoberta do outro através da intimidade e a decisão de permanecer na vida de quem se ama. É uma canção para despertar os sentidos de quem está apaixonado, pois fala de coisas como o tato e a influência do cheiro da pessoa amada, sendo esses os fatores que trazem a certeza de que a melhor coisa a se fazer é continuar construindo uma história juntos”, afirma Thais Kiwi
“A guitarra com slide remete a um som havaiano que está muito presente na canção. Além do instrumental, os arranjos vocais são bastante marcantes, com diversos backings e sobreposições de vozes na parte final da música”, comenta a cantora.
De Maceió (AL), Duda Bertho optou por lançar seu primeiro single solo através de um videoclipe. “epiphany” é uma canção com a estética que vai do dream pop a indieletronica. Integrante da banda Milkshakes que já foi elogiada por aqui, o artista tabalha como profissional no campo audiovisual como diretor e fotógrafo, o que certamente ajudou no direcionamento da ótima produção.
O músico relata que “Epiphany” é uma música que parte de um recomeço e da inércia do criar e do desconforto do ócio improdutivo. No vídeo, a escolha de luzes e fotografia ornam com o estilo mais introspectivo da música, o que faz toda a diferença na hora de assistir a produção.
O vídeo tem direção de fotografia de Thiago Canuto, assistência de Ana Luisa Falcão, fotografia adicional por Manuela Barreiros e direção e montagem por Duda Bertho.
Um clipe que ganha destaque justamente por seu lado irreverente, boa edição, locação e continuidade de cenas é o de “Russyan Tanjiro”, parceria entre a DUPLA 02 e a cantora Rubi.
“Ela é uma artista que nós acompanhamos desde a sua parceria com o Apashe. A Instasamka é muito versátil, diferente do que estamos acostumados a ouvir no mainstream e no underground”, explica Thalin sobre as referências de som da rapper russa Instasamka
O universo dos animes também é uma referência que aparece no refrão da música cita Tanjiro Kamado, personagem principal do anime Demon Slayer, e a inspiração do título do single une ambas as inspirações.
“Somos também muito fãs da estética e da história do anime ‘Demon Slayer’. ENOW se inspirou no personagem principal Tanjiro Kamado para fazer seu cabelo no videoclipe, além de fazermos uma analogia do enredo do anime com os demônios que temos que enfrentar na vida real na letra da música”, pontua Thalin
“Ela fala um pouco sobre a vida do artista, eu e o Thalin escrevemos pensando nisso. Eu, particularmente, a fiz pensando na nossa viagem para Curitiba, a primeira viagem a trabalho que a música nos proporcionou. Ela fala sobre as nossas primeiras impressões como jovens artistas e trabalhadores”, lembra RUBI
“Ela vem com ideias, assim como a gente, que, na maioria das vezes, se complementam. A RUBI escreve de maneira mais direta, mais agressiva, diferente do Thalin, que é mais debochado. Por isso, o som ficou tão bom; os dois vão intercalando versos até o final da música, causando uma dualidade muito interessante. Não teria pessoa melhor pra rimar nesse beat se não ela”, destaca ENOW sobre a parceria
Já o videoclipe teve direção de Cainã Tavares e Joma Nigra.
“O vídeo mescla 3D e cenários reais a partir de gravações com câmera 360 em carros e motos. Além dos figurinos e cabelos chamativos e muitos figurantes, tudo isso num ritmo de muita velocidade e dinâmica”, explica ENOW.
Para apresentar a nova fase e a nova estética, a Viratempo disponibilizou o videoclipe para “Te Quiero”, segundo single a ser revelado do segundo álbum da banda. O disco que também teve o nome revelado, Cidade Tropical Pensamento, tem produção musical de Janluska (Terno Rei, Tuyo) e masterização de Guigo Berger (Marina Sena, Mateus Carrilho).
“Nos aproximamos de referências que já faziam parte das nossas vidas, mas que nunca tínhamos experimentado no nosso som, como a mpb e o drum ‘n’ bass, se juntando com outras referências que compõem a essência da banda, como a disco e o trip-hop. Tivemos grande influência de artistas como Marcos Valle, Daft Punk e Gorillaz. Eu acho que a influência da mpb ficou mais evidente neste trabalho, por termos arriscado sair um pouco daquela estética synth pop gringa e adicionar elementos do soul brasileiro, violões acústicos e harmonias mais tropicais”, conta Vallada, vocalista da banda.
O roteiro e direção da produção audiovisual é de Marina Vancini trazem referências dos anos 90, do Santana Quantum, a paixão pelo lado retrô do futebol. Com roteiro de um romance que parece que vai decolar, mas não se concretiza, o vídeo tem frames com potencial de gerar memes.
Para adiantar o álbum AFROGLOW, a artista gaúcha Ianaê Régia lançou o videoclipe para “Meio do Céu Em Leão”, com inspirações na astrologia para trazer uma mensagem de acolhimento e afeto. Meio do Céu é a referência no mapa astral de uma pessoa sobre onde ela se projeta profissionalmente, sendo o meio do céu da Ianaê Régia em Leão expressa qualidades em seu campo artístico como brilho, autoconfiança e magnetismo.
“O direito ao afeto nos foi retirado, e eu preciso que os indivíduos da minha comunidade possam ter lugares de acolhimento, onde possam ser vulneráveis e de fato, cuidados. E assim, lembrar do seu destaque, da sua potência e do seu brilho individual. Eu quero o meu povo sendo lembrado em vida!”, relata Ianaê sobre o disco que tem como uma das mensagens a saúde mental da população negra.
Já o videoclipe tem referências que vão da estética visual de artistas como Solange a segunda temporada da série Euphoria. A direção é de Thainá Silva e tem como mensagem central a mensagem de acolhimento e afeto, mulheres negras reunidas em movimentos de união e cuidado mútuo, intercalados por muito brilho e enaltecidas pelo glamour da estética AFROGLOW.
“Meu Meio do Céu é em Leão. O encantamento que causa, os olhares curiosos que provoca…Tudo isso se intensifica no âmbito profissional. Essa música é um resumo do ‘AFROGLOW’ e também uma mensagem a respeito da nossa realeza black, do nosso destaque, da nossa potência e da nossa finésse”, explica Ianaê Régia.
Para adiantar o álbum previsto para o segundo semestre o cantor pop Vitor Fadul apresentou a faixa “Brincar”. Pensada na necessidade de transformação que nasce nos momentos difíceis, a faixa ganhou um videoclipe dirigido por Lucas Matos. A locação foi uma floresta tentando mostrar um pouco mais os momentos de introspecção em choque com a agitação, cores e vivacidade.
“Como é o fluir da vida, suas fases e transformações inevitáveis, mas que, apesar de inevitáveis, se pudermos olhar com leveza de uma brincadeira, podemos passar por fases que nem imaginamos. Por isso, investimos em contraste de cenas, ora alegres, com dança, capoeira, cores, ora misteriosas, nas sombras e sob a luz do luar”, ressalta Vitor
O álbum de inéditas dos Titãs, lançado no ano passado para celebrar os 40 anos da banda, Olho Furta-cor, em maio ganhou um videoclipe em animação para “Papai e Mamãe”. O material foi dirigido por Nico Matteis, que assina também o roteiro do curta, e tem como norte a radiografia dos sentimentos. Com estética do mangá e paleta de cores bem definida, a inquietação do personagem deixa a produção viva e cheia de intensidade.
“Fiz essa canção inspirado, em parte, na adolescência difícil pela qual passei e pela qual muitas pessoas passam. Em tempos de pandemia isso pareceu ganhar uma proporção maior ainda. Minha filha mais nova, assim como tantos outros adolescentes, caiu nesse redemoinho.
O processo de crescimento é muitas vezes doloroso e solitário e por vezes deixa marcas pro resto da vida. Explosões de raiva, isolamento e, finalmente, redenção fazem parte do caminho. É bonito notar como está tudo ali no vídeo de maneira alegórica, bela e poética”, comenta Sérgio Britto
“Incrível a qualidade e as leituras que essa animação propõe sobre a música. Desde a concepção à criação dos personagens e ambientes, tudo foi feito com um capricho e apuração incríveis”, finaliza Britto
No começo de maio a Pedra Relógio lançou o videoclipe animado para “Vamosss!”. Segundo o grupo, o videoclipe representa a história da canção. A produção tem cores vivas com certa opacidade e retrata o cotidiano do personagem comum que entre frustrações, mudanças e nos pequenos encontros e desencontros da rotina…encontra a felicidade.
MC Tchelinho, do Heavy Baile, segue promovendo sua carreira solo e suas produções audiovisuais continuam sendo destaque envolvendo a arte do “passinho”. Esse é o caso de “Macumbinha”, produzida por DJ Seduty, e com direção de Pierre Leblon (que dirigiu “Big Momma Freestyle” da Slipmami). O disco de estreia solo está programado para o segundo semestre.
“Como o funk tem uma dinâmica de som que dialoga com vários espaços, momentos e movimentações, por conta de suas vertentes, procurei encaixar um flow que faça sentido com a batida da música”, explica MC Tchelinho.
As imagens foram gravadas no The Maze — ponto turístico do Rio de Janeiro, localizado na comunidade de Tavares Bastos, no Catete.
Além dos 11 eleitos como melhores do mês de Maio | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
Bad Feels Club “Evaporar” (Vitória / ES), Refloat “Outro Lugar” (MG), Retrato “Voo” (São Paulo / SP), MC Sid “Perca Peso” (Brasília / DF), Bai e Marina Mar “Tá Tudo Certo” (RS), Auri “Tirar o Melhor do Pior” (Vitória / ES), Gui Flowerz “Moonlight” (Limeira / SP), Sound Bullet “Jupiter Jazz Pt.2” (Rio de Janeiro / RJ), Mc Sid “Copo Na Mão” (Brasília / DF), Alok “Ready Set Go” (Goiânia / GO), Tila “Sagitário” (SP), Billy Saga “Conversa Sincera” feat. Tuyo (São Paulo / SP), Gabi Farias “Querer Amar” (AM), Mahmundi “Noites Tropicais” (Rio de Janeiro / RJ), Gabriel Aragão “Ainda Está no Ar” (Fortaleza / CE), Ismael Tiso “Onírico” (Três Pontas / MG).
John Wayne “Semblantes” (feat. Jéssica Waltrick) (São Paulo / SP), bule “tudo pra mim” (Recife / PE), NIZZ e Torres “Assumo” (São Paulo / SP), Cabal “Underdog” (São Paulo / SP), Bia Nogueira ft. Bela Maria “Pele” (MG), Noise Under Control “Caixa dos Esquecidos” (Rio de Janeiro / RJ), Pirikito “YES I WAS WRONG” (feat 6ok, Magro, Rodolfo Simor) (Vitória / ES), Passarinho “Biodegradação” (Santo André / SP), João Cavalcanti & Vinicius Castro “A Atriz” (Rio de Janeiro / RJ), Gabi Rossini “Numa Caixa” (São Paulo / SP), MiBel “Reverse Engineering” (Belém / PA), Sonja “Calma” (RJ), Rare G ft. Alee, Dallass “Corpo Nu” (RJ), Dennis e Kevin O Chris “TÁ OK” (Rio de Janeiro / RJ).
Ossos Cruzados “Encruzilhada” (São Paulo / SP), Sargaço Nightclub “O Grande Irmão” (PE), DomLaike “Malandrex” ft. Vinicin, Bielzin (Rio de Janeiro / RJ), Gustah e Pyroma ‘Focalise” (SP), Space Animals “The Party” (Jundiaí / SP), Kaust “Labirintos de concreto” (Belo Horizonte / MG), Resp “Llaves del Mundo” (Curitiba / PR).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 95 videoclipes coletados durante o mês de Maio | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Maio (2022). Dos 95 vídeos do post 95 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Maio (2023) você mais gostou!
This post was published on 13 de junho de 2023 10:00 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.