Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)

 Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)

Confira os melhores clipes independentes lançados em Setembro | 2021 em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2021

As listas de melhores clipes independentes 2020 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo quinto ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Clipes (2021)

* Janeiro
* Fevereiro
* Março
* Abril
* Maio
* Junho
* Julho
*Agosto

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)

Neste mês de Outubro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 87 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Setembro

Em Setembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 87 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,9 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 87 artistas de 14 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE SETEMBRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) CRIOLO & Tropkillaz “CLEANE”



Em homenagem a irmã, uma entre as mais de 600 mil mortes de COVID-19, Criolo lançou o clipe manifesto para “Cleane”. Com performance e coreografia, menções, homenagens e mensagens nas entrelinhas, o vídeo é intenso e traz a tônica a indignação pela péssima gestão do país na pandemia.  A direção geral é de Helder Fruteira, a direção de fotografia de Beto Macedo e a direção de arte Tamara Soriano e Fernanda Correia.

2) Guto “Um Sopro”



O mineiro Guto Brant nos surpreendeu com uma ótima animação para “Um Sopro”. Feito uma crônica sobre o capitalismo, seus bens materiais e como lidamos com a efemeridade do tempo.

“‘Um Sopro’ é uma música sobre a implacabilidade do tempo e nossa estúpida insistência em viver em função dos excessos”, explica Brant.

“É uma canção autorreflexiva (e autocrítica) que evoca a onipresença do pensamento revolucionário em um cenário contraditório: estamos sedados mas raivosos”, complementa o artista, que encomendou o clipe em janeiro, logo após o lançamento da canção, a Andrei Oliveira e Vitor Meuren, da DOIDERA.TV.

3) Tássia Reis “Shonda D+” feat. Urias, Preta Ary e EVEHIVE



“Shonda D+”, da Tássia Reis, ganhou videoclipe dirigido por Camila Tuon e Gabiru (CeGê). O vídeo tem linguagem fashionista e é super conectado com uma narrativa girl boss, empoderando as minas no rap.

A faixa que foi produzida por EVEHIVE para integrar o disco Próspera D+ (versão deluxe de seu último lançamento repleto de participações) tem influência de drill e eletrônico, além de versos de Preta Ary e Urias.

4) Papisa e Haema “Fortuna”



A parceria entre Papisa e as portuguesas da Haema, além de dar liga ainda gerou um videoclipe. “Fortuna” nasceu de um convite do pesquisador musical português André Gomes e tem um resultado místico.

“Tem um pouco de caos e incômodo e a sensação de libertação do que nos aprisiona, indo mais pro centro das coisas, pro que é essencial”, revela Papisa

O clipe foi filmado na extensa serra de Sintra, próximo à Lisboa. A paisagem de vegetação intensa evoca um imaginário místico e sutil, unindo a atmosfera que permeia o trabalho das artistas. O vídeo ainda conta com as participações de Juli Baldi e Cecilia Gallindo. A edição final ficou por conta de Gabriel Rolim.

5) Flora “Saturno”



A alagoana Flora revelou uma das primeiras faixas de seu segundo álbum de estúdio que chega através da LAB 365. “Saturno” ganhou um clipe com excelente fotografia, obras de arte e metáforas. A direção e fotografia são assinadas por Henrique Oliveira.

“Gosto de fazer músicas que capturem um pensamento do outro, um sentimento, uma ideia, como uma forma de dar voz ao não dito. E ‘Saturno’ também é assim”, explica Flora

“Do Modernismo, há ali obras de João Câmara, Alfredo Volpi, Carlos Scliar, entre outros. Há também obras de artistas alagoanos como Lourenço Peixoto, Rosalvo Ribeiro, Fernando Lopes, e Vicente Ferreira de Lima, além de várias peças do próprio Pierre Chalita e de sua esposa, Solange Lages”, finaliza a artista

6) Scalene “Febril”



De volta ao rock os brasilienses da Scalene lançaram o novo single, “Febril”. A faixa ganhou um clipe imersivo e com narrativa que passa pelo plano dos sonhos com direito a imagens extraídas diretamente de um ferro velho que dão intensidade para a trama.

A direção é de Cinza (José Menezes & Lucas Justiniano), já o elenco contou com Samuel Kavalerski e Valeria Rossatti.

7) Cesar MC “Dai a Cesar o que é de Cesar”



O capixaba Cesar MC desvincula a fé do sistema opressor da época e leva a questão para níveis mais profundos no intenso videoclipe com mensagem forte para “Dai a César o que é de César”. Com direito a passagens bíblicas e denunciando o racismo o clipe prende e se destaca pela produção.

8) DESALMADO “Across The Land” 



Representando o som de peso em nossa lista, o Desalmado lançou o ótimo clipe para “Across the Land”. O filme conta com a direção de Walter de Andrade que aproveitou a atmosfera para criar uma animação alternando com takes da banda tocando.

“A letra trata da busca por um lugar, uma terra, um tempo, afundando no vazio que habita em qualquer um de nós nos momentos mais difíceis que vivemos durante a nossa existência. É uma música baseada no fardo que é enfrentar as dificuldades do mundo”, conta o vocalista Caio Augusttus

9) Olympyc “SSS”



Um pouco antes de lançar LOVE, segundo álbum de estúdio da OLYMPYC, foi a vez de “SSS” ganhar um vídeo com direito a colagens e uma estética que marcou uma época. Debochado, divertido e leve, a animação se preocupa em transformar a tela em uma pista de dança com direito a stop motion, cores saturadas, recortes e distorções imagéticas.

A direção é assinada por Elke Lamers (Ema Stoned) e tem roteiro assinado em conjunto por Lamers e Samuel Fraga.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 9 eleitos como melhores do mês de Setembro | 2021 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Bivolt e Emicida “Eu & Tu” (São Paulo / SP), Simone Talma “Eu Vou Ficar” (Natal / RN), Alice Caymmi “Serpente” (Rio de Janeiro / RJ), Naiá Camargo “Lua Nova”.

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)| Parte 2

Ciel feat Radiola Serra Alta “Terra Remix” (PE), Shower Curtain “You Make Me Feel” (SC), Viridiana “Menina” (RS), Tagore “Maya” (Recife / PE), Lori “Popstar” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)| Parte 3

Continue “Adicta” (Diadema / SP), Added Color “Goodbye” (BR / USA), Devise “Aurora” feat. YSEE (Belo Horizonte / MG), Daparte “Seu Endereço” (Belo Horizonte / MG), Giovanna Moraes, Natália Noronha & Cris Botarelli “O Escape É Seu Olhar” (São Paulo / SP), Clara x Sofia x Clara Valverde “fala (tô te querendo)”.
Felipe Cordeiro “Flecha” (Belém / PA), Chão de Taco “Adiante” (Piracicaba / SP), EugênioEspelho Invisível” (Sorocaba / SP), Paolo Ravley “Auê” (MA), El Negro “Labirinto” (Porto Alegre / RS), The Baggios “Deixa Raiar” (SE).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)| Parte 4

Noporn “Festa No Meu Quarto” (Rio de Janeiro / RJ), Därkee “Quimera” (Marília / SP), Gum Pop “De Amigo Pra Amigo” (SP), Ga Setubal “Na Pressão” (SP), Urutau “Juízo” (Uberlândia / MG), Marina Peralta “Freedom Fighters” (São Paulo / SP).
Afeto Clandestino “Princípio do Absurdo” (Rio de Janeiro / RJ), Maíra Tonezzer “Água Batizada” (São Paulo / SP), Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo “Fora do Meu Quarto” (São Paulo / SP), BRAZA & Nêgamanda “Olinda” (Rio de Janeiro / RJ), Rincon Sapiência part. Marissol Mwaba “Sol” (São Paulo / SP), Romero Ferro e Doralyce “Chega Perto” (Recife / PE).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)| Parte 5

Zé Ed “Uma canção pra acalmar você” (SP), Victoria Saavedra “(A)mar é Maré”, 43duo “Pulso e Sangue” (PR), André Paixão “My Perfect Life” (Rio de Janeiro / RJ), Deh Muss e Mãeana “Artemis” (Belo Horizonte / MG), Stella Folks “Stella” (Florianópolis / SC), Villa “Caiu na Rede”, Semper Volt feat. São Yantó “Massa Crítica” (São Paulo / SP).
Luedji Luna e Zudizilla “Ameixa” (Salvador / BA), Juçara Marçal “Crash” (Duque de Caxias / RJ), Felipe S “Amigo Máquina” (Recife / PE), Velhos Cabanos “Cores”  (PA), Bravaguarda “Seja Como For” (São Paulo / SP), Branca Lescher “Rapaz da Aldeia” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)| Parte 6

Pássaro Preto “Martelo” (Brasília / DF), F.SNIPES “Esperanza”, Felipe Andreoli “Driven” (São Paulo / SP), Bad Luv “Eu Só Quero Ser Alguém” (São Paulo / SP), Putz “Quando Saio de Mim” (São Paulo / SP), Atitude 67 “Menina Que Voa” (Campo Grande / MS), Gambitos “Outro Patamar” (Florianópolis / SC), sobretvdo “Antidepressivos”.
JAN e Daniel Scarmont Construção” (Rio de Janeiro / RJ), Vivi Rocha “Amanhã o Sol” (São Paulo / SP), Paulo Ohana “Caminho, Caminho” (São Paulo / SP), Brothers of Brazil “Salvem As Matas” (São Paulo / SP), Táia “Não Sei” (Aracaju / SE), naondi “voar pt. 1” (PE),
Fusage “Cerberus” (feat. João Lemos) (PR), Mallu Magalhães “Pé de Elefante” (São Paulo / SP), Jona Poeta “não pare agora” (RS), Felipe de Oliveira “Irmão”, Breno Miranda “Back To Begining”,

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021)| Parte 7

Malabaristas de Semáforo “Me Dê uma Dose” (Rio de Janeiro / RJ), As Travestis “Abaixa o Preço do Gás”, Moonheads “Fôlego” (Campos / RJ), Pri Glenda feat. Marquim D’Morais “Desanuviar” (Belo Horizonte / MG), L7NNON “HB20” (Rio de Janeiro / RJ), Yunk Vino e Mc Igu “190” (Carapicuíba / SP).

Axel Lór “Fora do Radar” (BA), Felp 22 & 2T “Brabão de Pegar” (Rio de Janeiro / RJ), Duane, Braga e Vini “Dominante” (Rio de Janeiro / RJ), 3030 “Realidade Paralela” (Porto Seguro / BA), VEIGA “Me Deixa Entrar na Sua Vida”, Danzo “Favelado enriquecendo”.


Melhores Clipes Independentes Setembro 2021


PLAYLIST NO YOUTUBE (Setembro | 2021)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 87 videoclipes coletados durante o mês de Setembro | 2021. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Setembro | 2021)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Setembro (2021). Dos 87 vídeos do post, 2 não têm as faixas disponíveis no Spotify, 85 estão em nossa lista!

Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma. Já outros singles por conta do artista (ou banda) não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-



Qual dos melhores clipes independentes você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Setembro (2021) você mais gostou!

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!