Nacional

Projetonave & Caco Pontes abrem os caminhos pra vencer a miséria abissal em “Estranha Fração”

“Estranha Fração” ganha videoclipe dirigido por Caco Pontes

Na ativa ininterruptamente desde 1997, o Projetonave é um dos grupos mais representativos do underground do ABC paulista. Vivenciaram de perto mudanças na cena musical, no mercado, na cidade e no país.

Seu trabalho já os levou a estarem ao lado de alguns dos maiores nomes da música brasileira contemporânea: KL Jay, GOG, Emicida, Síntese, Drik Barbosa, Rapadura, Flora Matos, Buguinha Dub, Rincon Sapiência, Rico Dalasam e incontáveis outros. Mas mesmo com o longo e constante currículo, a banda permanece sendo um fenômeno essencialmente local.

Quando o programa da TV Cultura Manos e Minas foi retomado e repaginado em 2010 depois de alguns meses fora do ar, foi natural a escolha do Projetonave para ser a banda residente do programa. O convite de um emprego fixo na TV estatal foi um alívio e um conforto para uma banda independente autoral, além da possibilidade de interagir com uma quantidade e diversidade muito maior de pessoas do que na Sarajevo.

Saiba Mais sobre a História do Projetonave


Projetonave – Foto Por: Marcos Ramos Zenin

Projetonave & Caco Pontes “Estranha Fração”

Agora, em 2022, eles se preparam para lançar o disco cheio Órbita que em sua narrativa que promete ir da poesia à política. Em parceria com Caco Pontes, o Projetonave apresenta o single, e clipe, para “Estranha Fração”. A produção audiovisual, inclusive, tem como roteiro um passeio pelos abismos da cidade/civilização e pede a benção de Exú e Xangô para mudar a trilha de miséria e devastação que assola o tempo presente.

Em um ano eleitoral onde o destino de milhões de vidas podem ser transformados no voto, esses abismos parecem ganhar ainda mais lastro em um país onde o acesso a educação, saneamento básico, saúde e cultura estão longe de ser para todos. Ainda mais em tempos de ascensão do conservadorismo marcado pela intolerância e doutrinação religiosa na hora de fazer política. Assim como o aumento da pobreza mediante o descaso das políticas públicas com as populações periféricas.

“Reunir a dura realidade concreta de um povo sobrevivente, por vezes dizimado, aos mistérios do universo invisível e metafísico…”, comenta sobre o lançamento o poeta e artista múltiplo Caco Pontes



Confira o papo com eles para entender mais sobre a parceria, mensagem, clipe e o que esperar do próximo trabalho.

Por que “Estranha Fração” abre os trabalhos de Órbita, sendo seu primeiro lançamento fonográfico?

Caco: “Muito provavelmente por trazer a mensagem-chave “Laroiê Elegbara abra os caminhos pra vencer essa miséria abissal”. Vale frisar que a letra foi construída tempos atrás quando recebi um mote do compositor Jonathan Silva, em que inicialmente ele citava o bairro da Lapa como ambiente que se dá o início da narrativa relatando o assassinato em clima de crônica urbana, ao que transpus para o universo da Cohab, por representar meu contexto de identidade, pertencimento e achar mais verossímil.

Daí em diante desenvolvi o restante da letra, com verso e refrão. Vejo a composição como um misto de canção com rap, pois envolve a estrutura padrão d A e B, mas com discurso-manifesto adotando um flow em cima do beat, além da atualização trazida pelo produtor musical e DJ B8 na pesquisa de depoimentos e reportagens sobre ações das milícias, utilizados como samples de introdução à faixa.

Existem duas versões, no single e videoclipe rola a repetição do verso e refrão, enquanto no álbum completo e vinil compacto 7” optamos pelo formato reduzido de única volta na música, propondo assim diferentes abordagens e possibilidades da obra.”

Como se deu o processo criativo do clipe de “Estranha Fração”?

Willian Aleixo (Tecladista e produtor do Projetonave): “Como a letra fala de periferia, logo sugeri que poderíamos gravar uns takes na minha quebrada, lugar onde eu cresci e moro até hoje, região da zona leste, na Fazenda da Juta e nos arredores, Mascarenhas de Moraes, onde o Caco também viveu na sua infância. O ponto de encontro foi em casa e de lá fomos caminhando por algumas vielas e lugares como escadão, campo de várzea e córregos sujos que cruzam a favela.

Foi interessante reunir a banca do Projetonave pra dar esse rolê num dia frio e nublado, algo até então inédito na nossa caminhada juntos como banda . Várias ideias foram trocadas e até tiramos um tempo pra almoçar juntos ali por perto.”

O Momento

Tanto Projetonave quanto Caco Pontes somam mais de duas décadas em suas respectivas carreiras. A banda, além de possuir relevante trabalho autoral, desenvolveu muitas parcerias com expoentes do rap nacional, em reflexo da experiência enquanto residente do Programa ‘Manos e Minas’ ao longo da sua veiculação nacional na TV Cultura.

Caco, poeta e multiartista, além das publicações literárias que realizou desde o período em que integrou o coletivo Poesia Maloqueirista, no início dos anos 2000, desenvolve um trabalho com performance poética/musical e dentre outras iniciativas fundou e lidera o projeto ‘Baião de Spokens’, iniciado em 2014, com o qual já lançou álbum, EP, single e videoclipes.

O diferencial na junção do trabalho que refletiu na criação do álbum ‘Órbita’ se dá na primeira parceria do Projetonave com a linguagem do Spoken Word na essência da linguagem, bem como um processo criativo intenso e mais longo, possibilitando convívio com um artista da palavra que passa a ter lastro de maior profundidade na troca que já dura 3 anos e tem outros projetos paralelos sendo gestados, simultaneamente a este atual.



Órbita, que em breve será lançado, é um projeto conjunto, onde a inovação poética de Caco Pontes se soma à extensa trajetória musical do Projetonave. O que essa fusão significa para a carreira de ambos?

Marco Pablo Vitorino (Guitarrista e fundador do Projetonave): “Foi preciso encher os pulmões de ar para realizar este mergulho no encontro da nossa música com as palavras e poesias de Caco. Do ar pesado destes últimos anos retirar o suficiente para nascerem sonhos e movimento. Caco traz em si as marcas daquele que é um “urbanóide”, mas cheio de brasilidade. Esta última, que ao meu ver não se encontra muito na música do Projeto Nave, se fez presente em ritmo e poesia, e na própria convivência com o poeta e suas histórias, do dia-a-dia cheio de misticismo, deuses e demônios, energias e correrias.

Eu sinto o Projetonave ser uma banda punk. Não se fala muito ali. Mais se toca. Essa convivência pra mim traz o Projetonave de volta à terra durante os momentos em que estamos juntos. Coisa boa. Com o mínimo de recursos registramos um som autêntico, com sonoridade de garagem. Ouvir no vinil é emocionante. Seguimos em busca do sentimento.”

Projetonave e Caco Pontes “Estranha Fração”



Ficha Técnica “Estranha Fração”

de Caco Pontes, Jonathan Silva e Projetonave
Voz/Efeitos: Caco Pontes
Base/Samples: DJ B8
Guitarra: Marco Pablo Vitorino
Contrabaixo: Alex Dias
Samples/Pads: Flávio Lazzarin
Teclado/Synth: Willian Aleixo

Videoclipe

Concepção e Direção Geral: Caco Pontes
Câmera, edição e co-direção: Marcos Ramos ‘Zenin’
Operação Drone: Raphael Matos
Produção Executiva: Maria Fernanda Carmo
Elenco: Alex Dias, Annie Gomes, Caco Pontes, Daisy Coelho, DJ B8, Faustino Faz,
Flávio Lazzarin, Gildo Granada, Marco Pablo Vitorino, Oliver U-Róla e Willian Aleixo.

This post was published on 21 de junho de 2022 4:27 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Roxette em São Paulo: como foi o show com Lena Philipsson no Espaço Unimed

O Roxette voltou ao Brasil para um show em São Paulo que marcou uma nova…

15 de abril de 2026

Crise estreia com “por favor, me perdoe. às más notícias finalmente chegaram” — um manifesto sobre ansiedade digital

A banda Crise, de Sorocaba, lança o álbum de estreia “por favor, me perdoe. às…

13 de abril de 2026

Vitor Araújo lança “TORÓ” com a Metropole Orkest e aprofunda pesquisa em música experimental

Vitor Araújo lança nesta quarta (8) o álbum ao vivo TORÓ, projeto em parceria com…

8 de abril de 2026

11 artistas da nova cena alagoana para conhecer agora

Entre psicodelia e cultura popular: o novo trabalho de Pedro Salvador Pedro Salvador é natural…

8 de abril de 2026

Mapeamento expõe nova fase da cena independente de Goiânia a partir de 49 casas de shows

Cena Independente de Goiânia: Projeto mapeia mais de 115 artistas e 49 casas de shows…

6 de abril de 2026

5 Bandas 2026 anuncia retorno do Black Drawing Chalks e completa line-up em SP

Festival 5 Bandas revela últimas atrações da edição 2026, com retorno do Black Drawing Chalks…

6 de abril de 2026

This website uses cookies.