Letty está prestes a lançar seu segundo single em português. Em plena quarentena a artista optou por realizar este lançamento de uma forma diferente do convencional. Tanto no formato como na mecânica. A iniciativa também se mostra como alternativa ao modelo de monetização de conteúdo dos artistas no digital.

Ela optou por não distribuir a música pelas plataformas digitais, pois acha o sistema falho. Dai criou uma proposta para monetizar a música: vendê-la em pré-lançamento com recompensas!


Letty

LettyFoto: Divulgação


A faixa “Aposentadoria” será lançada oficialmente no 1° de maio (Dia Internacional do Trabalho) e isso não foi por acaso. Ela foi escrita justamente durante a tragédia que ficou conhecida como Reforma da Previdência, onde milhões de brasileiros foram lesados pelas mudanças que praticamente sepultou o modelo de contratação CLT (e todos seus direitos).

Letty assina a composição, a produção e os arranjos. Já a mixagem e a masterização ficaram sob a responsabilidade de Guilherme Xibrusk.

Entenda o Pré-Lançamento

“Eu tenho quebrado a cabeça pra entender as engrenagens desse mercado cruel da música e, consequentemente, escapar dele. Somando à pandemia, nossa condição enquanto artista tá deprimente. por isso comecei a arquitetar uma maneira de sobreviver nesses tempos e poder oferecer algo em troca pra quem quiser e puder colaborar.”, conta Letty

“Pensando melhor sobre o momento em que estamos passando, principalmente enquanto artista, optei por não distribuir a música pelas plataformas digitais como o Spotify. Isso porque esse sistema de apoio indireto ao artista já se mostrou falho e injusto com quem cria e produz. A música estará disponível somente no YouTube – juntamente com um lyric video -, Bandcamp e Soundcloud, frisa Letty sobre seu descontentamento com os moldes da indústria.

A Mecânica da Ação

Através de um link no PagSeguro, você escolhe uma das 6 opções de recompensa e recebe um conteúdo exclusivo diretamente no email, além do link para ouvir a música. Uma das recompensas é um clipe exclusivo.

Você pode conferir todas no site do selo Howlin Records. Ao todo são 6 opções entre os benefícios da campanha: Confira no Site

Para instigar os fãs a Letty disponibilizou um teaser do videoclipe de sua própria autoria. O registro foi gravado no melhor estilo quarentena: diretamente do seu próprio quarto.



O Encerramento da Campanha

A campanha ficará ativa até o dia 30/04, véspera do lançamento oficial da música e do lyric video.

Quem é Letty?

Letty lançou seu EP de estreia, Anywhere But Here, em 2015. Em 2016, Songs I Should Never Have Written, e o single “Golpista”.

Em 2017, ela integrou o trio Letty and The Goos projeto que tivemos a honra de produzir uma edição do Contramão naquele ano. No Spotify você encontrará as faixas  “No One Else” e “Você Sabe”, a última é uma regravação do Autoramas que integrou a coletânea ao grupo, que reuniu ao todo 41 artistas independentes de 11 estados brasileiros.

A homenagem foi organizada por Rafael Chioccarello (Hits Perdidos), Débora Cassolatto (Debbie Records) e foi lançado em parceria com o selo Aurora Discos. Com o nome de A 300 KM por Hora – Um Tributo aos Autoramas, esse trabalho foi divulgado em 2018. Seu trabalho mais recente até então é o seu terceiro EP, o The Rolling Stones Were Always Wrong, divulgado no final da primavera de 2018, com o apoio da Howlin’ Records.

Ouça o Tributo aos Autoramas