Lista

Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)

Confira os melhores clipes independentes | Setembro (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2023

As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Videoclipes 2023

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)

Neste mês de Outubro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 80 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Setembro

Em Setembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 80 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,66 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 79 artistas de 15 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE SETEMBO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) My Magical Glowing Lens “Sobrevoar”



A My Magical Glowing Lens, projeto do Espírito Santo, capitaneado por Gabriela Terra apresentou em Outubro o videoclipe para “Sobrevoar”, faixa que tem a produção de Pupillo.

“Essa música é sobre tentar compreender os outros. Sobre abrir mão da sua própria visão só pra tentar entender a visão do outro. Mas ela traz também essa virada, que é quando você percebe a armadilha que está caindo. Pois, por mais que a gente tente, nunca será possível chegar até a visão do outro sem perder a nossa própria. A música também fala da sensação de se sentir plena na solidão interna que todos temos. A nomeei assim pois amo esse movimento de planar, se afastar e apenas observar de longe para entender melhor”, reflete Gabriela Terra.

A natureza noturna e sua vivacidade foi um dos desafios da produção que tem a astronomia como parte da inspiração para as criações da artista capixaba. “A lua remete à ilusão, ao sonho, à força oculta que emana sua energia em todas as coisas daqui. Há algo de imensamente mágico na natureza; os olhos vêem apenas detalhes disso. A figura da lua e sua luz sutil reforçam muito essa energia”, comenta.

O curta-metragem tem direção, fotografia, edição e lookdev de Alexandre Barcelos, com assistência de direção e efeitos especiais de Gustavo Senna e preparação corporal e direção de cena de Gabriela Moriondo.

2) Mc Sid, Krawk “Qual de Nós?”



O rapper brasiliense MC Sid continua a aproveitar bastante o campo do audiovisual para divulgar seus materiais. Uma prova disso foi a é o rico storytelling do desenvolvimento do “Sidverso” em “Qual de Nós?” faixa e clipe que tem participação do rapper Krawk no formato de animação. A canção que tem uma narrativa onde os dois MC’s se apaixonam pela mesma mulher ganhou um cenário de um aeroporto onde ambos se encontram casualmente para encontrá-la, a partir disso de dá início uma batalha de MC’s.

“Nesse projeto, assim como as outras animações, eu busco poder tirar o MC um pouco da seriedade do discurso única e exclusivamente político, única e exclusivamente sobre saúde mental. Todos esses assuntos são de extrema importância, minha carreira é baseada neles, porém, ninguém é assim 24 horas por dia. Todo mundo às vezes acorda querendo um pouco outra coisa, sabe? Eu quero dar mais risada, quero descontrair”, conta Sid.

Sobre a parceria Sid comenta: “A ideia foi mesmo chamar o Krawk para esse som, já que ele é um parceiro meu há muito tempo. Mas, em seis anos, a gente nunca conseguiu fazer nenhum trabalho junto porque não combinava. Até que eu tive a ideia dessa música e eu falei, poxa, eu acho que a gente finalmente pode fazer alguma coisa junto – e ele ficou tão feliz quanto eu de poder finalmente fazer algo junto, não só como artistas, mas como amigos”.

O material foi animado por Seelvart, artista gráfico que assinou as sete animações já lançadas pela Bendita Gravadora, de Sid.

3) Luiza Lian “Viajante”



Após lançar um dos melhores álbuns brasileiros do ano, 7 Estrelas | quem arrancou o céu?, Luiza Lian apresentou em Outubro o videoclipe para “Viajante”. A faixa introspectiva revela a trajetória de um “viajante solitário das galáxias internas” em uma jornada para fora para explorar seu próprio ser.

A produção tem na direção Camila Maluhy, que já assinou o álbum visual de Oyá Tempo, ao lado de Octavio Tavares, e os videoclipes para “Azul Moderno” e “Mil Mulheres”.

4) Ana Frango Elétrico “Insista em Mim”



Ana Frango Elétrico em Outubro apresentou o segundo single de seu novo álbum Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua, que sai no dia 20/10 via RISCO, Mr Bongo (UK) e Think! Records by Disk Union (Japão), “Insista em mim”.

“Fiz essa música pensando em Cassiano, Tim Maia, baladas brasileiras no geral. Talvez tenha um fundo, bem no fundo, de Roberto Carlos também. Fora isso, acho que é minha letra mais explícita, tá tudo ali”, conta Ana

O vídeo que foi dirigido por Marina Zabenzi, escrito por ela e Maria Isabel Iorio conta a história da insistência como uma luta interna, ininterrupta, solitária.

“O personagem não cessa de cantar, assim como o sentimento não cessa de se embrenhar dentro dele, podendo se espalhar, se refazer. A luta é um campo erótico, amoroso. Dois corpos tentando conversar e nunca se encerrando. Fazendo isso dentro de nós.

Nessa história, Ana tem um duplo, um menino com um machucado no joelho, uma ferida sangrando, que ele assopra para sarar. A dor da separação pede sempre um esforço que fazemos longe dos outros, na beira de uma estrada, em vão. Tomar um suco usando um canudo muito longo dentro de um copo minúsculo. As imagens desse desajuste. A estrada é o lugar onde contamos essa trajetória, por onde Ana dirige, sem deixar de cantar. Na beira dessa estrada está o machucado, mas também o ringue improvisado, que acontece para sempre, enquanto os carros passam. E há, por fim, uma piscina, no meio do nada, onde Ana boia, canta, mergulha. Onde o corpo perde a resistência, a postura, e a insistência se amolece.

O tempo não é linear, os acontecimentos se sobrepõe, como as paisagens de uma estrada, em que só há continuação. Os meninos continuarão lutando, dia e noite, mesmo depois que o filme acabar.”, conta Maria Isabel Iorio

No elenco atuam Ana Frango Elétrico, Gustavo Luz, Khauê Borges, João Benzaquem, a assistência de direção ficou por conta da dupla Lucas Affonso e Gabriela Perigo, a direção de fotografia por João Faissal, o primeiro assistente João Orban e como segundo assistente Vito Carvalho. Um dos pontos altos é a direção de arte por Bárbara Tavares e Raquel Dimantas que tiveram Ana Amorim como assistente.

5) Exclusive Os Cabides “Rua da Lua Cheia”



De Florianópolis (SC) quem aparece em destaque por aqui também é a banda Exclusive Os Cabides com o vídeo para “Rua da lua cheia”. A referência do nome da música vem justamente do nome de uma rua localizada na Praia da Armação, na capital catarinense, onde se encontra o Ouié Studio, local onde ela foi gravada.

Tendo um universo bastante abrangente, que vai de bicicletas a alienígenas….com referências até mesmo ao filme ET, o clipe brinca com o clima de romance tranquilo que se embala em uma viagem. A criatividade do vídeo dirigido por Lucas Bellaguarda serve de inspiração para outros artistas que querem fazer um trabalho audiovisual que se destaque em meio de uma enxurrada de produções.

6) Gole Seco “Me chamou de feia”



A veia cômica é o que guia a produção da Gole Seco no vídeo para “Me Chamou de Feia”. A produção em parceria com o selo Fervo trás situações desconfortáveis que atingem a autoestima de mulheres em seu cotidiano.

“Escrevi essa música com o intuito de tirar uma onda comigo mesma. Eu sempre achei o humor uma ótima ferramenta para lidar com situações desconfortáveis… E a situação, no caso, é literalmente um momento em que fui chamada de feia pela internet e como fui afetada por isso, passando por sensações contraditórias como ficar indignada, triste, dar risada e realmente acreditar no que disseram”, comenta NIWA, que assina a letra.

A produção audiovisual foi concebida e dirigida pelo próprio Gole Seco em colaboração com Iolanda Sinatra e Alan Fabio Gomes, tendo como roteiro uma festa onde as integrantes são confrontadas com comentários negativos e distorcidos através de uma câmera 360, simbolizando os famosos e cansativos “haters”.

Sobre o conceito do foco no canto elas comentam:

“Historicamente a voz foi por vezes realocada a um papel coadjuvante e ornamental em meio a composições instrumentais. O protagonismo da voz é espinha dorsal desse projeto, com a voz contribuindo com elementos também da base harmônica, rítmica e melódica, além da poesia e outras complexidades. Somos apaixonadas pela voz e suas infinitas possibilidades no âmbito do arranjo e da composição, reivindicando a noção de que temos plena capacidade de executar tudo que gostaríamos de maneira ímpar apenas com a voz.

Buscamos como grupo vocal ir além da sonoridade de uma dita “voz equilibrada” em arranjos elaborados por nós mesmas, que buscam explorar a fundo variações timbrísticas, dinâmicas, texturas, ritmos e intenções, ampliando as possibilidades criativas com esse complexo instrumento. O desejo da busca da individualidade, em contraponto a unidade e harmonia perfeita que se observa na maioria dos grupos vocais tradicionais, provém desse nosso encontro de 4 solistas que, na amizade e admiração mútua, criam espaço para se manifestar”

7) Angélica Duarte “Barriga de Lanche”



A paulistana, radicada no Rio de Janeiro, Angélica Duarte disponibilizou em Setembro o videoclipe para “Barriga de Lanche”. Uma faixa que faz uma ode ao corpo real, de gostar de quem se é e um grito contra padrões que nos obrigam a abandonar o que gostamos para encaixar numa visão de beleza.

“Ao fazer a canção pensei muito sobre o quanto desrespeitei meu corpo por tanto tempo, qualificando características físicas minhas como imperfeições. É claro que o olhar do outro influenciou a relação que tenho com minha imagem, mas percebo em mim uma autocrítica desmedida, e – por compor e viver de falar sobre as coisas do mundo – observo em muitas amigas uma grande infelicidade com a própria figura. Não acho que essa questão acometa somente as mulheres, mas sinto que a cobrança de perfeição estética recai sobre nós de maneira mais cruel”, reflete

Já a produção audiovisual é uma viagem psicodélica que evoca o prazer de comer algo gostoso e foi dirigido por Caio Riscado.

“O videoclipe recorre a um aspecto mais pop da canção, e menos íntimo pois o Caio Riscado soube dar protagonismo à alegria e ao humor contidos no arranjo e na letra. Essa parceria me faz muito feliz, é lindo ver o corpo que as palavras que escrevi puderam tomar nesse novo trabalho tão bem desenhado por ele e por toda a equipe criativa”, conta Angélica, que usou sua própria vida como inspiração para compor a música.

A direção de fotografia é assinada por Miguel Lindenberg; a produção executiva por Phil Baptiste; edição, cenografia virtual e efeitos visuais por Pedro Capello e assistência de direção por Carla Rebouças.

8) Janu “Caiu no Poço”



O alagoano Janu em Setembro lançou o videoclipe para “Caiu no Poço”, terceira música do seu disco mais recente, Miolo do Oxente (2022). Assim como o conceito central do disco a produção é inspirada na estética de Mané do Rosário – manifestação da cultura popular de Alagoas -, desta vez se aprofundando em dilemas existenciais humanos, refletindo-se em imagens que brincam com sombras, sonhos e psicodelia.

A luz e a sombra são os elementos mais explorados da produção que foi gravado no povoado de Poxim, de Coruipe, litoral de Alagoas, cuja cultura inspirou o disco. O vilarejo é representado através das filmagens da Igreja de São José e do grupo do folguedo.

O clipe foi dirigido pelo próprio artista e roteirizado por, além de Janu, Iago Caíque e Rodrigo Cruz. A obra audiovisual foi produzida pela Lindeza Produções e Viella Filmes.

9) Disk Mandy “Algumas Noites”



De Curitiba (PR), a cantora independente de bedroom pop, Disk Mandy, divulgou em setembro o vídeo para “Algumas Noites” que de forma bastante metafórica faz uma ponte sobre “os fantasmas” que a perseguem e impedem de seguir em frente.

A produção é assinada por Camaleão Daltônico, com direção de Pedro Santoro, assistência de Viki, direção de fotografia por Bruno Freddiani e direção de arte por Henrique Domingues.

10) YOÙN, Carlos do Complexo “Não Vou Dançar Sozinho”



O duo de Duque de Caxias (RJ), YOÙN se junta a Carlos do Complexo em “Não Vou Dançar Sozinho”, onde celebra os encontros e as boas memórias.

“NVDS reflete muito da atmosfera do nosso próximo álbum. Chegamos nessa conta, após perceber que não tínhamos músicas para manter a pista no nível máximo! Músicas como “Abra o Coração” e “Só Love” trazem esse sentimento mais calmo. Nossa intenção é manter a pista fervendo! (…) Essa música nasce de uma forma diferente de tudo que já fizemos, com samples de um instrumental de outra faixa já lançada, começamos a tentar criar no estúdio algo mais dançante e trazer novidades pro nosso som.”, contam eles

Sobre o roteiro do clipe envolver uma festa que nunca para, eles comentam.

“Seguindo a linha traçada para o álbum, o clipe se passa na cidade de São Paulo, à noite. O contexto urbano é um dos assuntos que permeiam a obra! Nesse clipe, podemos mostrar um rolé bem alto-astral e o quanto a música pode ser contagiante.”

O clipe é uma realização da ANAT Produções com direção de Leo Ferraz, direção criativa de Leo Ferraz, Keo e Raony e direção de fotografia e operação de câmera de Davi Valente.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 10 eleitos como melhores do mês de Setembro | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Leffs “Saliva” (Maringá / PR), FERALKAT “Colapso Tropicaos” (Curitiba / PR), CALOROSA “Malemá Tentiano” (Cuiabá / MT), Agnes Nunes feat Mike11 “Refúgio” (Feira de Santana / BA), Fogu “Serpente” (feat. Alfamor) (SP / RS), BAKA * Blanc Sec “Dia de Paz” (MG).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)| Parte 2

Bixiga 70 “Na Quarta-Feira” (São Paulo / SP), Bel Medula “Samambaia” (Pelotas / RS), DUPLA 02Jup do Bairro “Famozin” (São Paulo / SP), BAL “8:45 SP” feat Helleno (São Paulo / SP), Filipe Catto “Nada Demais” (Lajeado / RS), dadá Joãozinho “Habitual” (Niterói / RJ), Jão “Me Lambe” (Américo Brasiliense / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)| Parte 3

Grillo e os Mosquitos & Camerata Florianópolis “Doutor Pedroca” (SC), Marcelo Falcão “Vitória” (Rio de Janeiro / RJ), Luísa Sonza “A Dona Aranha” (Tuparendi / RS), Marina Sena e Fleezus “Que Tal” (Taiobeiras / MG), Apeles ft. Awate “Magical/Rational” (São Paulo / SP), Gabriel O PensadorBlack Alien “Nunca Tenha Medo” (Rio de Janeiro / RJ), Mar.iana “sorte sua” (Rio de Janeiro / RJ), Bruno Berle “É Preciso Ter Amor” (Maceió / AL), Cristal “KAWO” (Porto Alegre / RS), Don L part. Terra Preta “Lili” (Fortaleza / CE), Jaloo “MAU” (Belém / PA).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)| Parte 4

Tuany “Instalação” (Santo André / SP), Billy Crocanty “Bumbum” (Rio de Janeiro / RJ), Sandyalê “Espera” (Aracaju / SE), Flavia K “Muito Sou(L)” (feat. Rashid) (SP), Cardamomo “Acelerado” (Porto Alegre / RS), GabeuDornelles “Colo da Tropa” (Franca / SP), Bruno Gadiol TINN “só sei me apaixonar” (São Paulo / SP), JEY feat Mano Moreno e Roberta Santiago “Praiana”, Angra “Tide of Changes” (São Paulo / SP), Bersote “Na Curva a Me Esperar” (Macaé / RJ), Jona Poeta “Tua Mania” (Florianópolis / SC), Natan Kurata “Não dá” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)| Parte 5

Norvana “Festa Hétero” feat. GAS$ (SP), Nattiva “Todo Lugar” (RS), Vicka “Eu só queria que você soubesse” (Cascavel / PR), Dennehy “Mr Catharsis” (Brasília / DF), Drama em Crise “Vertigem” (Mogi das Cruzes / SP), Mixdgroove “Calmaria Em Meio Ao Caos” (Bauru / SP), Clau “STR!PP3R” (Passo Fundo / RS), Kawe “Levante” (São Paulo / SP), Capim-Limão “Planeta Para” (Curitiba / PR), Clara Levy “Toque e Flow ;)” (Rio de Janeiro / RJ), Anna Ratto feat César Lacerda “A lhe esperar”  (Rio de Janeiro / RJ), Marina Sena, Chicão do Piseiro, Roni Bruno, MTS no Beat “Ombrim (Ai Que Delícia o Verão)” (Taiobeiras / MG), Fúria “Ken Elas Quer”.

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)| Parte 6

L7NNON “Ibiza” (Rio de Janeiro / RJ), MC Versa ft. MC Clandestina “Inveja é Mato” (Florianópolis / SC), Wolftrucker “Thunderbolt” (Porto Alegre / RS), SadBoots “Pulling the Thread” (Belo Horizonte / MG), Pedro Autz “Novas Estrelas” (São Paulo / SP), MD Chefe “Chocolate” ft. Ryu, the Runner (Rio de Janeiro / RJ), Almanac “Tira a Camisa” (São Paulo / SP), Alma “Price” (Rio de Janeiro / RJ), Lúcio Maia “Horas Iguais” (Recife / PE), Lily Nobre MK No Beat “Movimento Perigoso” (Rio de Janeiro / RJ), O Terceiro Ambiente “Joelhos” (Brasília / DF), Ro Araujo “Força Ancestral” (Nova Iguaçu / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023)| Parte 7

BACKHOME “Pa Demoler” (SP), fidaionice “Bolo” (feat. Lalá) (MG), Logri “Amazônia” (Aracaju / SE), Gabriel Gonti “Tô Pela Cidade” (Pato de Minas / MG), Zeca Baleiro e Edson Cordeiro “Mambo Só” (Arari / MA), PEXERA HC “Caça Aos Homens de Bem” (Recife / PE), Curinga Roque “Carro Mil” (Franca / SP), Social Breakdown “Under Control” (SP), Julio Meloni “Herdeiro da Lua” (São Paulo / SP).

My Magical Glowing LensFoto Por: Alexandre Barcelos

PLAYLIST NO YOUTUBE (Setembro) | 2023)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 80 videoclipes coletados durante o mês de Setembro | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Setembro | 2023)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Setembro (2022). Dos 80 vídeos do post, 80 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Destaque na Capa: Exclusive Os Cabides


Qual dos melhores clipes independentes | Setembro (2023) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Setembro (2023) você mais gostou!

This post was published on 18 de outubro de 2023 11:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024)

As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

15 de janeiro de 2025

terraplana passeia por um parque de diversões no videoclipe para “charlie”

"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…

14 de janeiro de 2025

M-V-F- Awards 2024: Conheça os finalistas e vote agora nas categorias abertas ao público

M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…

13 de janeiro de 2025

100 Hits Perdidos de 2024 – Playlist Oficial

Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…

23 de dezembro de 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024

215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…

20 de dezembro de 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024

55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…

19 de dezembro de 2024

This website uses cookies.