South by Southwest 2022 reúne Tuyo, Bivolt, Anavitória, Atalhos, Tagua Tagua, Gabriel Gonti e AKEEM Music

 South by Southwest 2022 reúne Tuyo, Bivolt, Anavitória, Atalhos, Tagua Tagua, Gabriel Gonti e AKEEM Music

O South by Southwest 2022 (SXSW), acontece anualmente em Austin, no Texas e já há alguns anos tem contado em seu line-up com apresentações de artistas brasileiros. O festival de música, tecnologia, cinema e inovação reúne as principais novidades durante uma semana e apresenta grandes novidades e destaques do mundo como conheceremos amanhã. Neste ano o SXSW conta com Tuyo, Bivolt, Anavitória, Atalhos, Tagua Tagua, Gabriel Gonti, AKEEM Music representando o Brasil.

Com diversidade de ritmos e estilos e artistas de diversos lugares do mundo, a feira de música que acontece entre 11 a 20 de março reúne mais de 300 artistas.

“Nossa primeira rodada de Showcasing Artists é uma amostra do que você pode esperar ver no SXSW 2022; uma programação diversificada cheia de talentos aventureiros prontos para serem descobertos. Estamos ansiosos para reunir o mundo da música novamente em março para ver para onde estamos indo.”, James Minor, chefe do SXSW Music Festival

Bandas Brasileiras no South By Southwest 2022


South By Southwest 2022 terá artistas brasileiros em seu line-up


Tuyo

Depois de participarem da edição digital do SXSW, em 2021, Lio, Lay e Machado agora viajam para realizar shows físicos na edição e apresentam o disco Chegamos Sozinhos em Casa, lançado no ano passado.

Eles chegam para  três apresentações, sendo uma delas na noite de abertura do festival de música, no dia 15 de março. Mais dois shows do grupo estão confirmados: no dia 17 de março, na Igreja St. David’s Historic Sanctuary; e, no dia 19 de março, encerram a sua passagem com show no palco da casa de show Augustine (localizado na Rainey Street).

“Fazer parte de um festival que tem como característica principal a tecnologia e enxergar o mundo enquanto uma coisa a ser pensada a partir da perspectiva do futuro, é muito importante para três pessoas pretas brasileiras que estão, neste momento, politicamente alojadas num ambiente de passado”, afirma Lio.

“Para nós, é valioso demais esse tipo de chancela muito por conta do que a gente vive repetindo: a ideia de que a gente conseguiu ler, interpretar e compreender o nosso próprio tempo junto das pessoas que estão vivendo as mesmas coisas que nós”, reflete a artista.

Estamos ansiosos para viver espetáculos do mundo, conhecer outros artistas… Eu sinto que a nossa principal missão no SXSW, além de defender a nossa estética, é de apregoar o nosso ritmo e criar vínculos”, finaliza Lio. 


O trio paraense Tuyo lança o álbum Chegamos Sozinhos em Casa Vol. 1 - Juh Almeida @juhafotografa Direção de arte / Projeto Gráfico: Edi @edizinha__ South by Southwest 2022 (SXSW)
TuyoFoto Por: Juh Almeida (@juhafotografa) – Direção de arte / Projeto Gráfico: Edi (@edizinha__)

Bivolt

Bivolt faz seu primeiro show em solo internacional no South By Southwest 2022. Com mais de 10 anos de carreira, a cantora faz três apresentações e representa o rap brasileiro dentro da programação.

No dia 15 de março (terça-feira), às 18h, Bivolt faz sua estreia em formato de pocket show no encerramento do SP Invest Day, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, que acontece no The Line Hotel. Às 23h, ela faz um showcase no Flamingo Cantina compartilhando o palco com artistas de diversos países. Na quarta-feira, dia 16, às 18h, a cantora faz outro showcase no SXSW International Day Stage, no Brush Square Park.

“Minhas expectativas pro SXSW são as melhores possíveis, afinal ir pra fora do Brasil pela primeira vez pra fazer um show e poder levar minha música, minha arte, minha cultura, é muito representativo. É uma oportunidade incrível, eu tô muito feliz com esse grande passo na minha carreira.

E tô muito ansiosa pra aprender com essa experiência. São mais de 300 atrações musicais no festival, é tudo muito grande… quero aproveitar para assistir outros shows, conhecer novos artistas e quero fazer collabs também, já estamos em contato negociando isso e em breve quero poder mostrar pra vocês as novidades! Então, me acompanhem nas redes, que eu vou tentar mostrar de tudo um pouco, vai ser incrível!”, declara Bivolt.


Bivolt - South By Southwest 2022


Anavitória

O duo Anavitória, chega para se apresentar no festival texano em grande estilo, tendo sido vencedoras no Grammy Latino de 2021 do prêmio de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo álbum Cor, e de Melhor Canção em Língua Portuguesa pela música “Lisboa”, parceria com Lenine.

Elas se apresentam dentro da grade do festival no no dia 19/03 às 22 horas na Central Presbyterian Church.


South By Southwest 2022 Anavitória instagram
Anavitória – Foto: Reprodução / Instagram

Atalhos

A Atalhos, de Birigui (SP), acaba de lançar seu quarto álbum A Tentação do Fracasso com oito faixas em seu total. Previamente, já foram disponibilizados os singles “Mesmo Coração”, a faixa-título do disco, “Te Encontrei em SP”, em parceria com a cantora argentina Delfina Campos; e “Teoría Del Cuerpo Enamorado” ao lado do argentino El Principe Idiota.

Além da apresentação do duo no South By Southwest 2022, onde se apresentam no palco do Esther’s Follies, no dia 18/03, ao meio-dia, eles estendem a turnê norte-americana e se apresentam em março no Treefort, que acontece em Idaho, e em abril no festival The Freakout Weekender, em Seattle.

“A expectativa de encontrar um público norte-americano atento e aberto a novas experiências é grande, um público que mesmo sem compreender as letras é capaz de se conectar com a nossa música. E esperamos que a partir dessas apresentações nos EUA nós consigamos também conquistar novos espaços aqui no Brasil, que é a nossa casa”, comenta Gabriel Soares, vocalista da Atalhos.


Atalhos - Foto Por Bruno Alfano South By Southwest 2022
AtalhosFoto Por: Bruno Alfano

Tagua Tagua

O músico gaúcho Felipe Puperi conhecido nacionalmente por seu trabalho ao lado da Wannabe Jalva lançou em Outubro de 2020 o álbum de estreia do Tagua TaguaInteiro Metade, via Natura Musical e Costa Futuro. Após dois EPs lançados com o projeto, Tombamento Inevitável (2017) e Pedaço Vivo (2018), ele apresenta o disco.

O músico também teve canção dentro da série de videogames FIFA e agora está pronto para finalmente lançar seu disco presencialmente com direito a turnê. O gaúcho se apresenta no festival texano no dia 18/03, às 20:30, no Hotel Vegas Patio Mar.

“Quero conhecer mais de perto os artistas de Portugal, pensar em possíveis parcerias, estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Europa. Tenho certeza que será um período bem importante na trajetória do Tagua Tagua, afirma Puperi sobre a vontade por tocar seu disco em palcos do mundo inteiro em entrevista para o Hits Perdidos ainda em 2020.

“É um disco sobre o processo de encontrar novos espaços pras mesmas pessoas dentro da vida. É ser inteiro num dia e metade noutro. A caminhada da transformação, da aceitação dessa mudança dentro de nós. Nesse percurso, aparecem os mais variados sentimentos: euforia, alegria, gratidão, saudade, tristeza, luto. Morre uma relação pra nascer outra”, conta Felipe

“A música de Tagua Tagua explora diversos terrenos. Está em contato com a tradição da música popular brasileira, surgem peças de Jorge Ben, Gilberto Gil e samba tradicional, mas, ao mesmo tempo, se projeta fortemente no futuro, exibindo sons atuais e universais.

Essa facilidade de conciliar a diversidade em um trabalho total e consistente, acho cativante. Tagua Tagua contribui com toda essa riqueza para o selo e “Mesmo Lugar” é um exemplo muito representativo da vastidão de seu universo sonoro”, comenta  Sebastian Ruiz-Tagle, chileno radicado em Barcelona (ES) que dirige o selo Costa Futuro


Tagua Tagua por Thiago Picolli South By Southwest 2022
Felipe Puperi (Tagua Tagua) – Foto Por: Thiago Picolli

AKEEM Music

O também gaúcho Akeem Delanhesi em seu set para o festival trará uma mistura entre músicas do seu disco atual com a deu seu disco de estreia. Além dos shows ele quer aproveitar a feira para se sintonizar com as últimas tendências tecnológicas que o festival tem a oferecer.

AKEEM Music se apresenta no festival no dia 18/03 no Speakeasy às 20 horas.


Akeem Music South By Southwest 2022
AKEEM Music na formação trio – Foto: Acervo Pessoal

Gabriel Gonti

Representando Patos de Minas (MG) o músico Gabriel Gonti fecha o line-up brasileiro do South By Southwest 2022. O músico da nova safra da MPB tem planos de lançar seu álbum Segredos da Sorte ainda esse ano.

No dia 13 de março, o cantor desembarca em Miami, na Flórida, para fazer o show de abertura da turnê internacional do duo Anavitória. No dia 18 de março, o artista irá se apresentar no  dentro da programação do SXSW. Já no dia 22 de março, o cantor encerra a turnê internacional com um show solo de piano e voz em Nova York.

No repertório ele contará com a faixa “Nuvens”, de seu primeiro álbum, composto por Ana Caetano, do duo Anavitória; “A Gente Se Dá Bem”, parceria com a cantora Ana Gabriela; “Carnaval a Dois” e “Menina Salvador”, do seu último EP Amaré; “Atrás da Cortina”, primeiro single de seu novo álbum.


gabriel-gonti-turne-miami south by southwest 2022

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!