As Melhores Live Sessions | Fevereiro (2022)

 As Melhores Live Sessions | Fevereiro (2022)

Bala Desejo – Foto Por: Lucas Vaz

As Melhores Live Sessions | Fevereiro (2022)

O Que São Live Sessions?

Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em Fevereiro não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.

Confira a lista com as Melhores lançadas em Fevereiro (2022); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!

Melhores Live Sessions | Fevereiro 2022


Melhores Live Sessions Fevereiro (2022) - Bala Desejo
Bala DesejoFoto Por: Lucas Vaz

1) Gabriel Ventura “Tarde”



A banda carioca Ventre foi uma das que mais deixou saudade na cena independente brasileira. Após o encerramento das atividades do trio em uma despedida no palco do LollapaloozaLarissa Conforto lançou seu projeto solo ÀIYÉHugo Noguchi lançou material com suas bandas Posada e o Clã e SLVDR; e agora chega o momento de Gabriel Ventura apresentar seu primeiro álbum solo.

O cantor, compositor, produtor e guitarrista lançará o disco Tarde através do selo independente Balaclava Records e assina a produção ao lado do renomado produtor Patrick Laplan. Inclusive o músico o acompanha na bateria, percussão e baixo, nas gravações, enquanto Gabriel faz as guitarras, violões e voz.

Após o lançamento do single (“O Teste”) Gabriel Ventura também disponibilizou no dia 18/02 uma live session adiantando cinco canções de seu álbum, tendo a companhia de Patrick Laplan (Bateria) e Felipe Duriez (Baixo, MPC e voz).

O material foi gravado no Gafieira Elite, no Rio de Janeiro. A produção é assinada pela Filmes Possíveis, com direção de Alexandre Rozemberg, montagem de Isadora Boschiroli e filmagem por AlexandreIsadoraDaniel Terra e Frances Sansão.

A captação de áudio ficou sob a responsabilidade de Bruno Giorgi e Bruno Schulz, sendo que Giorgi também assina a mixagem e masterização do projeto, assim como de todo o disco.

Tracklist:
1 O Teste
2 Unhas (A busca)
3 Privação
4 Infância
5 Feito Palha (O espaço)

2) Bala Desejo “Baile de Máscaras (Recarnaval)” @ Ao Vivo no Bona/Ladeira das Artes



Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021, a Bala Desejo se apresentou em São Paulo (Bona) e Rio de Janeiro (Ladeira das Artes) e foram gravados vídeos que compõe a live session com takes das duas apresentações. O grupo formado pelos músicos cariocas Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra lançou recentemente o álbum Sim Sim Sim dividido em lado A e B via Coala Records.

Recarnaval

“Quando começamos a conceber esse disco, no meio da pandemia, pensamos muito em criar músicas que existissem no lugar “sublime”, em algo que fosse belo, algo que arrebatasse pela pura beleza e através dela existisse no mundo. O belo que curaria, o belo que emocionaria, mas naquele momento ainda estávamos só nas confabulações conceituais do disco. Quando sentamos para compor de fato, vimos que a tônica, que a urgência do momento na verdade não necessariamente era o sublime ou o etéreo, mas sim o corpo. A dimensão do corpo estava tão comprometida pela pandemia que ficou muito claro que tinha de ser esse o fio condutor do disco, o que iríamos de fato ter como norte para nos guiar nesse desafio de compor um disco em 6 meses.

A vontade de fazer música para se dançar já era algo que existia dentro de nós, então quando entendemos que a gente queria era fazer um álbum para o corpo, tudo começou a andar. “Recarnaval” foi o maior desafio em termos de arranjo do disco, porque desde o primeiro momento, desde a primeira linha melódica já dava pra sentir que ali tinha algo que incorporava toda a sensação que queríamos transmitir com ele, mas como colocar isso da melhor maneira possível?

Tal qual uma cápsula super densa de informação translúcida, a dança entre a melodia e a harmonia de “Recarnaval” tentava nos dizer para onde devíamos caminhar, mas demoramos muito para entender para onde ela queria ir. Tem músicas que nos obrigam a desbravar territórios novos, gêneros novos, hibridismos musicais, e “Recarnaval” nos obrigou. Foi uma luta nesses meses, tentando achar a perfeita tradução para ela. Alguns dizem que é um frevo, outros dizem que parece disco music, o fato é que pensamos em Caetano, Abba, Moraes e Tom Jobim, no que deu não cabe a nós classificar, mas de certa forma achamos que ela conseguiu incorporar definitivamente o espírito recarnavalizante do álbum. “Recarnaval” é, como muitas músicas são em um disco, a flecha conceitual, que concatena dentro dela as ambições tanto musicais quanto subjetivas do Bala Desejo no disco Sim Sim Sim.”, contam os integrantes sobre a faixa

3) Applegate “Miragem”



Os paulistanos da Applegate disponibilizaram a live session para “Miragem” gravada durante a participação no podcast Dois Mil e Depois: a música brasileira no século XXI, produção da Secretaria Municipal de Cultura de SP e da Ampère que visa apresentar artistas da nova geração e debater os caminhos que nossa música anda trilhando.

Lançado em outubro de 2021, o episódio está disponível nas plataformas de streaming e conta com a apresentação da jornalista musical Pérola Mathias (@poroaberto).

Gostou da lista com As Melhores Live Sessions | Fevereiro (2022)? No mês que vem tem mais!

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!