As Melhores Live Sessions | Junho (2021)

O Que São Live Sessions?

Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em   Junho não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.

Confira a lista com as Melhores lançadas em Junho (2021); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!

Melhores Live Sessions | Junho 2021


Carabobina Fauhaus Sessions na Lista de Melhores Live Sessions - Junho (2021) Hits Perdidos

Alejandra Luciani (Carabobina) na Fauhaus SessionsFoto: Reprodução / Youtube


1) Carabobina @ Fauhaus Sessions



Após uma longa pausa as Fauhaus Sessions voltam via edital contemplado no Proac Expresso Lei Aldir Blanc com uma excelente live session com o duo Carabobina.

Produzida pela Purple Produções, a live session teve direção de Anne Santoro, direção de fotografia de Liz Riscado, assistência de fotografia de Camila Sánchez e edição e finalização de Fausta Filmes. A mixagem e masterização ficaram por conta de Alejandra Luciani – que além de integrar o projeto é engenheira de áudio.

2) Tagua Tagua @ Inteiro Metade Session



No fim de junho foi revelada a Inteiro Metade Session completa, recorte audiovisual do disco do Tagua Tagua – que entrou na nossa lista de Melhores Álbuns Nacionais (2020).

Com direção de Guillermo Calvin o material reúne uma performance do músico Felipe Puperi acompanhado de uma banda completa e executa com direito a cenário com projeções audiovisuais os 40 minutos de show.

“Essa session não é uma transposição do show pro estúdio, bem pelo contrário, é uma criação nova, minimalista e íntima, na qual a câmera passeia pelo palco e causa uma sensação de proximidade”. Com isso, a ideia é trazer o público para perto, mesmo à distância.

Quanto à direção de arte, o artista apostou no minimalismo, “exploramos os painéis para compor o cenário e, em grande parte das músicas, usamos as projeções com as artes do disco para ilustrar o sentimento das canções. É tudo minimalista, mas belo ao mesmo tempo. Teve também a ideia de sempre deixar ´vazar´ o estúdio, as câmeras, as luzes, assim, o projeto todo tem uma certa cara de making of”, relata o músico gaúcho

3) PLUMA “Esotérico” @ Artsy Club



O quarteto Pluma surpreendeu ao revelar durante o mês de junho uma live sessions regravando uma versão de “Esotérico” de Gilberto Gil.

O material, segundo o grupo, foi gravado em novembro de 2020, teve edição, edição e câmera de Gabriel Rolim, fotografia de Rodrigo Tamassia, engenharia de som de Renato Cunha; assistente de engenharia de som Alejandra Luciani; mixagem de Diego Vargas e masterização de Guilherme Cunha.

4) Crime Caqui @ Session Very Special



A Crime Caqui divulgou ainda no começo de junho a Session Very Especial com direito a apresentar três canções inéditas (“Violeta”, “Estrago” (ambas autorais) e uma releitura da canção “Vapor Barato”).

Segundo a banda paulista, o cenário escolhido – chácara centenária da família de uma das integrantes – sugere nostalgia além de um tom onírico provocado pela fotografia brilhante e colorida.

O material além das canções gravadas ao ar livre ainda conta com depoimentos das integrantes e se transforma em uma espécie de mini-doc – onde revelam mais sobre as composições e os bastidores do encontro.

A session é produzida pelo grupo e conta com direção de foto de Renata Pegorer, captação e mixagem de Flávia Fontolan, masterização de Bianca Milanda, montagem, cor e finalização de Fernanda Fontolan e letterings de Larissa Lobo.

5) Guma @ Hotel Central



Repaginada e bebendo da fonte do pop-brega, a banda Guma, de Pernambuco, revelou no Dia dos Namorados uma live session gravada no histórico Hotel Central, do Recife.

O trio de powerpop apresentou na sessions uma versão para “É Tudo Ilusão” da banda Vício Louco (PE), o novo single “Paraíso Astral”, “Destilado” e “Braba”.

“Para compor essa música, pegamos um pouco do new wave de The Cure e Joy Division, o pop de Weezer e o brega de Siba. Ficou uma mistura legal, que também norteou a escolha das outras músicas pra session, como a versão que fizemos de “É Tudo Ilusão”, de Vício Louco, um hit do brega de Pernambuco”, conta o guitarrista Carlos Filizola sobre a nova música “Paraíso Astral”

“A ideia é trabalhar o uso de samples ao vivo e uma performance mais livre e coesa. Nesse sentido, dá pra dizer que o novo álbum representa também uma virada no que pretendemos fazer no palco a partir de agora”, sintetiza a vocalista Katarina Nápoles sobre a performance na session

O material contou com direção e montagem da Runa Filmes, figurino original por Amanda Dias e o trabalho de preparação corporal de Daniel de Andrade Lima.

6) Pessoas Cinzas Normais @ Lavanderia Estúdio



A banda paulista Pessoas Cinzas Normais gravou uma live session no Lavanderia Estúdio (Campinas, SP) com 7 sons inéditos e 3 faixas do EP.

Este é mais um projeto que saiu do papel graças a Lei de Incentivo Aldir Blanc pelo Proac-Lab via produtora Mabê Cultura.

7) Yo Soy Toño: Mundo Inteiro Ao Vivo



O Alagoano Yo Soy Toño lançou o filme Mundo Inteiro Ao Vivo, que traz versões das músicas de seu primeiro álbum, Mundo Inteiro (2020), interpretadas por Antonio Oiticica ao lado de sua banda.

A produção audiovisual é o primeiro contato que o público pode ter com o formato do disco nos palcos, sendo também uma forma do músico alagoano apresentar suas músicas ao vivo em uma época na qual os shows não são possíveis.

O projeto foi realizado graças ao apoio cultural da Secretaria da Cultura do Alagoas, através do incentivo federal da Lei Aldir Blanc.

EXTRA:

Bônus: Documentário Bike



BIKE Apresenta: Doc é o making of das últimas sessões gravadas que o Bike apresentou em Junho. Somado a imagens de acervo, o grupo comenta disco a disco, a trajetória da banda até aqui, mostrando cena dos bastidores da gravação, das turnês e das vivências.

A edição e finalização foram realizadas por Diego Xavier com câmeras e imagens de João Felipe, Vida Walkiria, Nayron Rodrigues, Gabriel Carrara, Diego Xavier, Balcony TV, Wester Firayama, Eleva Audiovisual, Lucio Ribeiro; AliceCoopacabana, Mickey del Cueto, Waldemar Ramos, Victor Guerra, Núcleo de Extensão Cultural, Rennan Castro, Rafael Augusto, Nelson R. Santos, Niente Fluorescente; Mylena Sousa, Luana Tayze, Mateus Zumba; Gabriel Asafe, Expurgação Filmes e Produções Artísticas, Jägermeister, Mancmusic; Arianny Canepa, Antonio Fiona Hawaii.

Gostou da lista com As Melhores Live Sessions | Junho (2021)? No mês que vem tem mais!