Tudo que você precisa saber sobre o Wet Leg, banda inglesa lança debut em abril

 Tudo que você precisa saber sobre o Wet Leg, banda inglesa lança debut em abril

O duo do sul da Inglaterra, Wet Leg lança seu álbum de estreia e abril via Domino. – Foto Por: Sarah Louise Bennett

Com disco de estreia previsto para o dia 08/04 o Wet Leg tem lançado singles, sessions e covers com certa frequência. Uma das novas promessas do indie rock, a dupla da Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, fundada por Rhian Teasdale (guitarra e backin vocals) e Hester Chambers (vocais, guitarra); disponibilizou no começo de dezembro uma excelente participação na icônica NPR Tiny Desk Sessions com direito a duas faixas inéditas e estética setentista.

A história delas começou já tem um bom tempo. Desde então já se vão mais 10 anos de amizade entre Teasdale e Chambers, que se conheceram ainda no ensino médio. Em 2019 elas iniciaram o duo Wet Leg e assinaram com a Domino Recording Company no ano passado. O disco debut conta com a produção de Jon McMullen e mixagem de Alan Moulder (Arctic Monkeys, Beach House, Foals).


Wet-Leg_October-2021 - foto por Sarah Louise Bennett
O duo do sul da Inglaterra, Wet Leg, lança seu álbum de estreia e abril via Domino. – Foto Por: Sarah Louise Bennett

O Começo de Tudo

Tudo começou como uma brincadeira e paixão por artistas como The Ronettes e Jane Birkin, além de Ty Segall e Björk. Teasdale iniciou a carreira como pianista e cantora mas foi da infelicidade com o andamento da coisa toda que ela decidiu chamar Chambers para acompanhá-la nas guitarras durante as apresentações. A música que faziam não tinha nada a ver com a sonoridade dos dias atuais e com o tempo pararam de se importar com “se eram boas o suficiente no que estavam fazendo”. Elas contam que o projeto era apenas algo para espairecer da vida corporativa.

“O que temos a perder?” elas disseram, de acordo com Teasdale.
“Quem se importa se as pessoas pensam que somos lixo ou eu sou muito ruim na guitarra?
Vamos fazer isso por diversão e ver o que acontece.”

“Nós começamos como uma brincadeira. E está indo muito bem, e há todo esse burburinho e hype, o que parece um pouco estranho”, explica Teasdale sobre a banda em entrevista para a BBC

Chambers conta que sua maior heroína na música é Bjork. Já Hester diria Adrianne Lenker do Big Thief e o The White Stripes. Além do The Strokes, The Kings of Leon, PJ Harvey e Joanna Newsom.

Wet Leg: Tiny Desk Home Concert



Por lá o duo que ainda conta na formação para turnês com Henry Holmes (bateria), Ellis Durand (baixo) e Josh Mobaraki (guitarra, sintetizadores) apresentou as faixas “Chaise Longue”, “Wet Dream” e as duas até então inéditas: “Too Late Now” e “Oh No”.

Uma curiosidade fica por conta da música “Chaise Longue” ter a frase “Is your muffin buttered? Would you like us to assign someone to butter your muffin?” extraída do filme Mean Girls (“Meninas Malvadas”, Mark Waters, 2004). A faixa também tem como inspiração os móveis do avô de Chambers.

A estreia delas na televisão foi no dia 30/11 no programa Later… with Jools Holland na BBC2. A live session foi gravada na The Ivy House em Londres.



Os Covers do Wet Leg

Recentemente especialmente para a rádio SiriusXMU em uma live session a banda fez um cover para o mega hit “Material Girl” de Madonna (Like a Virgin, 1984). A versão ganhou uma textura lo-fi e camadas de reverb.



Para o programa da Radio 1’s do apresentador Jack Saunders, elas apresentaram “Wet Dream” com direito a mashup com o clássico “Bohemian Like You” do The Dandy Warhols.



Em show realizado em Nova Iorque, ainda em dezembro, eles apresentaram um cover para “Psycho Killer” do Talking Heads.



O clipe de “Wet Dream”

Já a curiosíssima “Wet Leg” ganhou um clipe com boas doses de humor e a história é no mínimo curiosa, a vocalista até explicou um pouco mais sobre durante o lançamento do single. Ela mesma dirige o clipe e diz que saiu dos sonhos mais selvagens de Věra Chytilová e Salvador Dali.

“’Wet Dream’ é uma música de separação; aconteceu quando um dos meus ex passou por uma fase de me enviar mensagens de texto depois que terminamos, me contando que ‘ele teve um sonho comigo”, conta Teasdale



O clipe de “Oh No”

“Tem sido um passeio muito louco para nós nos últimos meses, nunca realmente pensamos muito além de fazer música e fazer shows. É uma coisa muito estranha se abrir de repente para tantas críticas e elogios. Os comentários que completos estranhos deixarão em nossos vídeos são tão engraçados e variam muito de sentimento.

Embora saibamos que é ruim para nós lê-los e tentamos evitar, às vezes é irresistível quando você está sozinha; o pergaminho das 3 da manhã realmente te pega. Para este vídeo, selecionamos obsessivamente nossas partes favoritas das seções de comentários em nossas redes sociais, as boas, as ruins, as feias e as reaproveitamos para fazer algo novo – foi bastante catártico na verdade.”

“O vídeo foi filmado na Ilha de Wight no fundo de um teleférico que você pode pegar do topo do penhasco. O traje de corda – feito pela figurinista Kate Tabor – pesava uma tonelada e precisou de três de nós para carregá-lo do penhasco para filmar. Cada um de nós agarrava um galho e, após 20 minutos de trabalho pesado, conseguimos descer os degraus íngremes que levavam à praia. Estamos pensando em torná-lo uma aula de exercícios para os alternativos.”, finaliza Rhian



O Wet Leg foi recentemente confirmado no festival texano SXSW e foi indicado em 5 categorias no NME Awards.
Agora é esperar pelas próximas novidades do duo que brinca que todos as brincadeiras que fazem acabam se tornando realidade. A última foi que elas abririam para o Idles e parece que isso já está nos planos.

Enquanto isso a expectativa pelo primeiro disco do Wet Leg cresce a cada dia.

Mais detalhes sobre o primeiro álbum do Wet Leg

Wet Leg foi gravado e produzido principalmente por Dan Carey de Speedy Wunderground em abril de 2021, antes de qualquer single ser revelado para o público. O disco finalmente estará disponível no dia 08/04.

“Era um estúdio tão bonito e caseiro, sem vidro nos separando. Não tínhamos muita experiência de gravação em estúdio, mas imediatamente nos sentimos à vontade.”, revela Rhian 

“Acho que como tudo aconteceu não foi convencional”, admite Hester.

“Poucas bandas novas têm a oportunidade de se isolar no estúdio sem o barulho e as opiniões do mundo exterior”, diz Rhian

“Parecia um estranho experimento social”, brinca Hester sobre o processo

Wet Leg está disponível para pré-encomenda em vinil transparente exclusivo (com 7” de duas faixas que não são do álbum) através da loja virtual da banda, vinil padrão, cassete, CD e digitalmente. Uma variedade de produtos (camiseta, estampas) também está disponível como um pacote de pré-encomenda. Pré-venda: Wet Leg Store | Digital

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!