Internacional

Radio Color #2 – 10 bandas independentes uruguaias que você precisa conhecer

Lista reúne bandas independentes uruguaias

Dando continuidade à nossa escavação personalizada, dedicada justamente a descobrir os Hits Perdidos que rolam nos países da América Latina, atravessamos o Rio De La Plata – saímos da Argentina (Radio Color #1 – 10 Bandas Independentes Argentinas que Você Precisa Conhecer) – e aterrissamos nos nossos também vizinhos do Uruguai, que apesar de ser um pequeno país localizado ao sul do continente, conseguiu destacar-se tanto a nível sociopolítico de uma maneira impressionante, como também a nível cultural. 



O Uruguai sempre foi marcado por uma forte cena musical, como por exemplo, nos anos 60, onde bandas como Los Delfines, Los Shakers, Los Mockers, etc, foram capazes de abrir caminho para uma história que se sustenta com maestria até os dias atuais, com uma corrente independente interessantíssima, composta por bandas como Los Buenos Modales, Los Hermanos Laser, Buenos Muchachos e Algodón (vale a pena o Google). 

10 bandas independentes uruguaias

Hoje preparamos uma lista especial, com 10 bandas do país mais oriental da América Latina, para vocês escutarem no repeat, e somarem-se à esperança que carregamos no peito, de poder vê-los ao vivo em algum não tão distante momento. 



Niña Lobo

Banda fundada de Montevidéo formada em 2018, sendo inicialmente um projeto entre Camila Rodriguez, Camila Bustillo, Julia Guerriero e Isabel Palomeque, e que se consolidou em janeiro de 2019 com a entrada de Andrea Pérez nos teclados e sintetizadores.

Lançaram em 2019 o EP Migrar, seguido de uma Live Session na Pardelion Music, e diversos singles, entre eles ‘Fin de Año’, uma colaboração com Santiago Motorizado, vocalista da banda argentina El Mató a Un Policía Motorizado



Patricia Turnes


Escritora, compositora e musicista, sua infância transcorreu entre Buenos Aires, Piriápolis e Maldonado. Escreveu para a revista Subte Viajero de Piedra Muerta sob o pseudônimo de Piba Piraña. E em 2016 começou a divulgar sua faceta musical, apresentando-se em diversos palcos de Montevidéu. Em 2017 publica o seu primeiro álbum, Lentes Oscuros, em 2018 Yo Tenia Una Vida e em 2020 o genial Todo lo que no se cuenta en las canciones de amor

Os seus três álbuns de estúdio e também o EP Doméstica Realidad (2020) – peça teatral de Florencia Dansilio para a qual compôs a trilha – estão disponíveis para download gratuito na página do selo feel de agua e também no Bandcamp da Patricia Turnes



Charlie


Interessante promessa para a cena musical Uruguaia, a artista de apenas 18 anos, lançou seu primeiro EP em Setembro deste ano. Produzido por Paul Higgs, da banda Algodón , CRANEO é um disco ousado e macabro de uma forma bastante encantadora, fazendo jus ao gênero musical que se auto intitula zombie punk. 



Silvia Ana

Silvia AnaFoto Por: @eduantoniazzi

Banda indie pop emergente da cena de Montevidéo, possuem dois discos apaixonantes, o primeiro lançado em 2019 ‘Silvia Ana’, e o mais recente ‘Fibras’ (2021) são daqueles que você escuta do começo ao fim e fica querendo mais . 



Cielos de Plomo

Cielos de Plomo e Mux se apresentando na Sala Camacuá, em Montevidéo.

Cielos de Plomo é um projeto musical em mutação, nascido em Maldonado, Uruguai e atualmente radicado em Montevidéu, formado por Francisco Trujillo, Javier Cuadro, Leandro Dansilio, Laura Uriarte Gaspari, Darío Barrios, Ignacio de los Campos e Gabriela Escobar.

Em seus dois trabalhos lançados, Despedida (2015) e Entre Luces (2020), exploram uma sonoridade que transcorre entre o shoegaze, o post-rock, e a música eletrônica de uma maneira bastante encantadora.



Alfonsina

Cantora, compositora e multi-instrumentista que tem um som inspirado inicialmente no jazz e na canção popular, lançou o álbum El Bien Traerá el Bien y El Mal Traerá Canciones (2014), e em 2017 Pactos, seguido de uma apresentação no Estúdio Showlivre que está disponível no Spotify

Alfonsina tem uma história de conexão com o Brasil, já tocou em São Paulo, e abriu shows da Marisa Monte no Uruguai, além de parcerias com Paulinho Moska que sempre mostrou apoio à música realizada na América Latina.



La Mujer Pájaro

Nascida no final de 2015, é uma banda de indie rock com dois trabalhos de longa duração lançados, La Calma de las Cosas Quietas’ (2016), e o ganhador do Premio Graffiti – importante premiação do país – Faros Ciegos (2018), como melhor disco de Rock Alternativo.  



Los Ultraman

Banda de surf rock psicodélico de Canelones, com um vasto material disponível. Lançaram em 2011 o álbum Saicoreverberante, em 2016 ‘Paradigma Jurásico’, em 2018 Simples, Maquetas y Rarezas, e em 2020 El Disco Del Helado  além de outros 3 EPs.



Mariano Gallardo Pahlen

Compositor, produtor, cantor e multi-instrumentista uruguaio. Seu álbum de estreia Los Sueños de Los Otros (2020), de sonoridade complexa e sutil, foi eleito o melhor álbum uruguaio de 2020, de acordo com a imprensa especializada.



Helen Olhausen

Compositora, cantora e produtora, que lançou no ano passado seu disco de estreia Romperse. Sua música hipnotiza em sua busca audaciosa de experimentação e intimidade, e se apropria de um conceito que poderia ser descrito como ‘pop-eletro-melanco’.



Gostaram da lista com bandas independentes uruguaias?

Esperamos que tenham gostado dessa pequena viagem ao nosso país vizinho, até a próxima!  

This post was published on 25 de outubro de 2021 12:50 pm

Marina Cananda

Atriz e produtora cultural. Criadora da Radio Color, que nasceu para descobrir e fomentar o que há na música independente da América Latina.

Posts Recentes

Queremos! Festival 2022 reúne rap, pop, MPB e muito mais dia 28/05, no Rio de Janeiro

Queremos! Festival 2022 acontece neste fim de semana na Marina da Glória Para os fãs…

25 de maio de 2022

Tom Misch vem a capital gaúcha pela 1ª vez e encanta o público porto-alegrense

Uma das noites mais frias da semana mas nada que afastasse o porto-alegrense de prestigiar…

25 de maio de 2022

“Moonage Daydream”, assista ao trailer do novo filme sobre David Bowie

Moonage Daydream é o primeiro filme a ser apoiado pelo espólio de David Bowie David…

24 de maio de 2022

The Kooks comemora os 15 anos de “Inside In, Inside Out” embalado pela nostalgia e hits radiofônicos

Após 4 anos o The Kooks retornou a São Paulo para celebrar os 15 anos…

23 de maio de 2022

Festa Gimme Danger volta com show do Thee Dirty Rats

A volta da Festa Gimme Danger acontece neste domingo, 29/05 no Fffront O período de…

23 de maio de 2022

Virada Cultural 2022 apresenta programação descentralizada nos dias 28 e 29/05; confira a programação completa

A abertura da Virada Cultural 2022 acontece às 17h do sábado (28), com apresentação do…

20 de maio de 2022

This website uses cookies.