Nos últimos dias o Twitter Brasil revelou uma pesquisa estatísticas com dados internos a respeito dos últimos 10 anos do K-pop na plataforma. Para termos uma breve ideia sobre o tamanho do engajamento que o assunto gera na rede social, só nos últimos 12 meses foram cerca de 6,1 bilhões de tweets relacionados ao K-pop.

São mais de 300 tópicos K-pop (por nomes de artistas) que podem ser acompanhados no Twitter. O Brasil é o sexto colocado entre os que que mais falam sobre K-pop ao redor do mundo, ficando atrás apenas de Tailândia, Coréia do Sul, Indonésia, Filipinas e Estados Unidos.

Sendo assim hoje vamos apresentar para quem quer conhecer mais sobre quais seriam os 10 artistas e grupos de K-pop mais mencionados no Brasil e os 10 artistas que estão em ascensão por aqui segundo o próprio Twitter.

Confira também:

17 bandas coreanas além da febre do K-pop


BTS K-pop Twitter

BTSFoto: Divulgação


Os 10 artistas e grupos de K-pop mais mencionados no Brasil

10) LOONA

O LOONA é um grupo de k-pop feminino formado por 12 integrantes (HeeJin, HyunJin, HaSeul, YeoJin, ViVi, Kim Lip, JinSoul, Choerry, Yves, Chuu, Go Won e Olivia Hye) que está em atividade desde 2016. De Seul, o nome do grupo significa “Garota do Mês” e foi formado pela Blockberry Creative, uma gravadora subsidiária da Polaris Entertainment.



9) TWICE

Também de Seul, Twice é um grupo feminino nipo-coreano formado pela JYP Entertainment, na ativa desde 2015. O encontro veio através de um reality show musical, Reality Show Sixteen, em que as novo integrantes (Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dayun, Chaeyoung e Tzuyu) participaram.

No ano seguinte elas já emplacaram o single “Cheer Up” no topo das paradas locais, sendo um sucesso de vendas e em 2017 assinando com a Warner Music Japan. A discografia conta com os álbuns Twicetgram (2017), lançado na Coréia do Sul, e BDZ (2018) e &Twice (2019), lançados no Japão.



8) GOT7

Também formado pela JYP Entertainment, o GOT7 é um grupo masculino sul-coreano composto por 7 integrantes (Mark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom). A primeira aparição do grupo foi em um episódio do reality show da Mnet Who is Next: WIN, em 2013. O álbum de estreia, Got It?, ficou em primeiro lugar na lista da Billboard.



7) ATEEZ

Com 8 integrantes o ATEEZ é um grupo masculino de K-pop formado por Hongjoong, Seonghwa, Yunho, Yeosang, San, Mingi, Wooyoung e Jongho. Sua estreia foi em 2018, no ano passado eles assinaram com a RCA Records.



6) Stray Kids

De Seul, o Stray Kids é um grupo masculino de K-pop formado pela JYP Entertainment e atualmente conta com oito integrantes (Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N. Eles se destacaram por criar suas próprias canções e coreografias quando participaram de um reality show de mesmo nome.



5) Monsta X

O Monsta X, de Seul, é um grupo masculino de K-pop que mistura bastantes referências em seu som que passeia por gêneros como Trap, Hip Hop, Dance e música eletrônica.

Eles foram formados pela Starship Entertainment através do programa NO.Mercy. Inicialmente formado por 7 integrantes, atualmente a formação conta com Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon e I.M. A estreia veio em 2015, e dois anos depois veio o primeiro disco.



4) EXO

O EXO é um grupo masculino de K-pop sino-coreano formado pela S.M. Entertainment em 2011. O grupo estreou no ano seguinte com 12 membros separados em dois grupos: EXO-K e EXO-M. Performando músicas em coreano e mandarim, respectivamente.

Atualmente o grupo é composto por nove integrantes: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyn, Chen, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun. Seu som traz referências de R&B, Dance-Pop e Eletrônica.



3) TXT

O TXT (acrônimo de Tomorrow X Together) é um grupo masculino formado pela Big Hit Entertainment. Em sua formação eles contam com cinco integrantes: Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai.

Sua estreia mundial é muito recente, para terem ideia o debut, The Dream Chapter: Star, foi lançado em março de 2019. O grupo funde em seu som Hip Hop, R&B e EDM. O integrante mais velho, Yeonjun, tem apenas 21 anos.



2) BLACKPINK

BLACKPINK é um grupo de K-pop feminino formado pela YG Entertainment em 2016. Em sua formação atual é composto por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. Um dos seus grandes feitos foi ser o primeiro grupo feminino coreano a entrar e entrar no topo da parada de Artistas Emergentes da Billboard e três vezes no topo da tabela World Digital Song Sales da Billboard – e também se tornou o primeiro ato feminino coreano a receber uma certificação da Recording Industry Association of America (RIAA).

Seu novo single, “Ice Cream” foi lançado em parceria com a Selena Gomez, no dia 28 de agosto, aumentando ainda mais a projeção global do quarteto.



1) BTS

O BTS é praticamente sinônimo de K-pop no Brasil. Também conhecido como Bangtan Boys (Beyond The Scene) é um grupo sul-coreano estreado pela Big Hit Entertainment e em atividade desde 2013.

Febre mundial, o grupo teve seus ingressos da sua apresentação no Brasil disputadíssimos. Sua popularidade já foi até comparadas com a dos Beatles pela imprensa estadounidense, tendo a cada lançamento quebrado recordes de plays e de visualizações no youtube. Seu quarto álbum de estúdio, Map of the Soul: 7, foi lançado em fevereiro de 2020.



TOP 10 Músicas de K-pop mais mencionadas


K-pop TOP 10 Músicas


A equipe do Twitter também apontou as canções mais mencionadas durante 1 de julho de 2019 a 30 de junho de 2020.

Observação: Após o levantamento foi lançado o novo single, do BTS, que em aproximadamente 46 milhões de Tweets relacionados ao grupo e a música “Dynamite” em apenas 72 horas – entre 31 de agosto e 2 de setembro -, com um total de 257 milhões de Tweets gerados desde que o título da música foi lançado no início de agosto.

A canção também alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. É impressionante a mobilização dos fãs do BTS nas redes – tendo 6 dos 10 singles do grupo no topo da lista.

Os 10 artistas de K-pop que estão em ascensão no Brasil 

Quatro grupos já citados na lista acima aparecem na lista entre os artistas de K-pop que estão em ascensão no país. Sendo TXT, em primeiro lugar, seguido de Stray Kids, ATEEZ e LOONA.

5) ITZY

O ITZY é um grupo feminino sul-coreano formado pela JYP Entertainment em 2019. Com pouco mais de um ano e meio de atividade o quarteto conta em sua formação com Yeji, Lia, Ryujin, Chaeryeong e Yuna. O nome do grupo significa “Você tem tudo o que queremos, certo? É claro”. Itzy também significa “Ter” em coreano.

Todas as integrantes, com exceção de Lia, apareceram no reality show da Mnet, Stray Kids como um grupo de projeto contra o grupo masculino Stray Kids em 2017. Cada integrante é de uma cidade da Coréia do Sul, sendo que Yuna tem apenas 16 anos. Seu último EP intitulado Not Shy foi lançado em agosto.



6) Dreamcatcher

Atualmente nomeado Dreamcatcher, e antes conhecido como MINX, é um grupo da Coréia do Sul formado pela Happy Face Entertainment em 2017. Tendo estreado em 2017, em sua formação conta com sete integrantes: JiU, SuA, Siyeon, Handong, Yoohyeon, Dami e Gahyeon, mas inicialmente contava apenas com 5. Inclusive a mudança de nome se deu justamente pela entrada de duas integrantes. O som mistura hard rock e K-rock.



7) KARD

O KARD, também estilizado como K.A.R.D., é um grupo misto formado pela DSP Media em 2016. O quarteto é composto por J.Seph, BM, Somin e Jiwoo.

Uma curiosidade fica pelo BM, nascido Matthew Kim, ser natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, seu nome coreano é Kim Woo Jin (Seu nome coreano de nascimento é Kim Jin-seok). O som do grupo além do K-pop e Hip Hop conta com elementos de Eletropop, Reggaeton, Synthpop, EDM e Tropical house.



8) SuperM

SuperM é um supergrupo formado em 2019 pela SM Entertainment em parceria com a Capitol Records, que conta com sete membros de outros grupos da SM: Taemin do Shinee, Baekhyun e Kai do EXO, Taeyong e Mark do NCT 127, Ten e Lucas do WayV. O sucesso foi imediato e logo em seu primeiro EP eles chegaram ao topo da lista Billboard 200.



9) THE BOYZ

O grupo de K-pop masculino THE BOYZ foi formado em 2017 e conta com 11 integrantes (Sangyeon, Jacob, Younghoon, Hyunjae, Juyeon, Kevin, New, Q, Haknyeon, Sunwoo e Eric). Jacob e Kevin nasceram no Canadá. Eles tem lançado seus materiais via Cre.Ker Entertainment.



10) WayV

WayV é um grupo masculino chinês, que serve como quarta subunidade oficial e subunidade chinesa do grupo masculino sul-coreano NCT. Sua estreia foi em 2019 com o single The Vision, em sua formação conta com Kun, Ten, Winwin, Lucas, Xiaojun, Hendery e Yangyang.

Após ganharem o prêmio de Melhor Novo Artista Asiático no Mnet Asian Music Awards 2019, neste ano eles lançaram o álbum de estreia, Awaken the World.



O que achou da lista?

Conta pra gente se concorda com o levantamento do Twitter e quais seriam os grupos que merecem sair em um próximo post por aqui!

Confira também:

17 bandas coreanas além da febre do K-pop

Os Dados do K-pop no Spotify

No Spotify a realidade também não é diferente, segundo a plataforma de streaming, o gênero K-pop cresce 47% em média ano a ano tornando o Brasil o 5º maior mercado de streaming de K-pop no Spotify.

Inclusive a Plataforma conta com uma playlist oficial do estilo (confira). O principal salto veio em 2017 com o fenômeno do BTS, o grupo se tornou o primeiro artista de K-Pop a entrar no chart global Top 50 do Spotify, com a canção “DNA”.

O K-pop conquistou popularidade primeiramente no Leste da Ásia, no final da década de 1990, e entrou no mercado de música japonês na virada do século XXI. Entretanto, foi só em 2012 com “Gangnam Style”, lançada pelo PSY, que o mundo tomou conhecimento do poder do K-pop. Hoje, além do BTS, há outros grupos populares no Spotify, como, BLACKPINK, Monsta X e EXO.

A própria plataforma comenta sobre o fenômeno que vai de Seul a São Paulo em um programa especial sobre a ascensão global do K-pop (Ouça). Mais recentemente eles entrevistaram os 7 membros do BTS de uma só vez (Ouça).

• Música de k-pop mais ouvida em cada ano pelos usuários do Spotify no Brasil:

2014 – PSY Gangnam Style
2015 – IRON, Ji Min Puss
2016 – BTS Dope
2017 – BTS DNA
2018 – BTS FAKE LOVE
2019 – BLACKPINK Kill This Love

• 10 músicas de K-pop mais ouvidas do Spotify no Brasil:

BLACKPINK – Kill This Love
BTS, Halsey – Boy With Luv (feat. Halsey)
BLACKPINK, Dua Lipa – Kiss and Make Up
BTS – DNA
BLACKPINK – DDU-DU DDU-DU
BTS – FAKE LOVE
BTS – Blood Sweat & Tears
BLACKPINK – BOOMBAYAH – KR Ver.
BLACKPINK – As If It’s Your Last
(G)I-DLE, Jaira Burns, K/DA, League of Legends, Madison Beer – POP/STARS

• Top 10 artistas de k-pop do Spotify no Brasil:

BTS
BLACKPINK
EXO
TWICE
Red Velvet
Monsta X
(G)I-DLE
Stray Kids
NCT 127
SEVENTEEN

• Top 10 artistas mulheres de K-pop do Spotify no Brasil:

BLACKPINK
TWICE
Red Velvet
(G)I-DLE
Mamamoo
LOONA
KARD
Girls’ Generation
SUNMI
2NE1 

• Top 10 artistas homens de K-pop do Spotify no Brasil:

BTS
EXO
Monsta X
Stray Kids
NCT 127
SEVENTEEN
BIGBANG
GOT7
RM
iKON

• Top 10 cidades brasileiras que mais escutam k-pop no Spotify:

São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Curitiba (PR)
Porto Alegre (RS)
Salvador (BA)
Campinas (SP)
Fortaleza (CE)
Florianópolis (SC)

BTS no Tiny Desk (Home) Concert

O BTS se apresentou nesta segunda-feira (21/09) no Tiny Desk (Home) Concert, série a distância da clássica live session da NPR Music.